Castelão volta a ser a casa do Ferroviário
Castelão volta a ser a casa do Ferroviário
Ferroviário acertou na última quinta-feira (7) o contrato para mandar os seus jogos na Arena Castelão até 2018. O clube receberá uma cota fixa, de valor não revelado, que poderá ser aumentado de acordo com a produção. No estádio, o Tubarão da Barra disputou 388 partidas ao longo dos 80 anos de existência, conquistando três títulos estaduais.
O tricolor se sagrou campeão cearense nos anos de 1979, 1988 e 1994 no Castelão. A primeira partida aconteceu no dia 13 de janeiro de 1974, no empate de 1 a 1 contra o América, pela Taça Cidade de Fortaleza. O último jogo aconteceu no dia 20 de março de 2011, na vitória sobre o Fortaleza, pelo Estadual daquele ano.
Um dos momentos mais marcantes foi na final do Estadual de 79, o primeiro do clube. Na ocasião, o Ferrão venceu o Ceará por 1 a 0 no jogo de ida, com gol de Celso Gavião (atual técnico interino do Fortaleza), e voltou a vencer no jogo de volta, por 3 a 0, com dois gols de Paulo César e um de Babá.
Na década de 80, as principais equipes brasileiras passaram pelo Castelão em embates históricos contra o Ferroviário, em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro. Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, São Paulo, Santos, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Náutico foram alguns dos times que duelaram com o Tubarão da Barra.
“Marco histórico”
“Um marco histórico para o Ferroviário”. Com essa frase, o presidente Edmilson Alves Júnior definiu o acerto com a Arena Castelão para que o clube mande seus jogos num estádio de primeiro mundo pelos próximos seis anos. “Faz parte do nosso plano de reconstrução e visão de futuro, não apenas para o Ferroviário, mas para o futebol cearense como um todo”, afirmou.
Edmilson falou que a parceria é um passo essencial para o processo de reestruturação do clube: “Foi uma negociação que envolveu várias pessoas e estamos muito felizes porque aos poucos o futebol cearense está conhecendo a nova cara do Ferroviário, um clube que infelizmente foi esfacelado moralmente e financeiramente nos últimos anos, mas que está retomando o seu caminho glorioso com muito esforço e dedicação de uma nova diretoria, que resolveu arregaçar as mangas e virar o jogo”.
O vice-presidente do Conselho Deliberativo, Chateaubriand Arrais Filho, que participou pessoalmente das negociações com o presidente da Arena Castelão, Danilo Prado, também comemorou o acordo prevendo uma nova era para o Ferroviário Atlético Clube: “Estamos inserindo o clube num patamar diferenciado em termos de futebol brasileiro, já que a Arena Castelão é uma referência nacional. Teremos um gramado de qualidade para dotar nossa equipe das melhores condições de jogo, além de contarmos com um patrocínio financeiro importante e outras ações de mercado para o projeto de soerguimento do Ferroviário que estamos conduzindo desde meados do ano passado”.
Jangadeiroonline