quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Caucaia promove primeira Jornada Pedagógica dos Povos Originários e Tradicionais

A política pedagógica dos povos originários e tradicionais precisa ser discutida para que todos tenham acesso a uma educação que valorize as culturas e tradições dessas comunidades. Na manhã desta quarta-feira (01), no Centro Municipal de Formação e Avaliação (CEMFA), na Tabuba, foi realizada a primeira Jornada pedagógica dos povos originários e tradicionais de Caucaia. O evento, promovido pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Educação, contou com representantes das 22 escolas indígenas, quilombolas e do campo, além de gestores da educação, professores e lideranças comunitárias. 

Caucaia é um município com vasta multiplicidade cultural e com diversas nuances que precisam ser respeitadas. O objetivo da jornada foi reunir os representantes e professores indígenas, quilombolas e do campo para uma troca cultural e para a apresentação de especificidades que precisam ser inseridas e respeitadas dentro do plano de ensino. Estavam presentes na Jornada os representantes das comunidades do Campo, das etnias Tapeba e Anacé, e das comunidades quilombolas. 

De acordo com Meire Maciel, coordenadora de educação de etnias do município, o momento é de integração e de direcionamentos importantes. “Essa jornada é importantíssima pois aqui serão traçados todos os caminhos educacionais de 2023 para os povos indígenas, quilombolas e campo”, pontuou Meire. 

Madalena Barbosa, chefe de núcleo da etnia quilombola no município, reforçou que a jornada pedagógica é essencial para a troca de experiências e saberes e é muito importante para a valorização da cultura quilombola. 

Para Nildo Bento, que é da etnia Tapeba e diretor de escola indígena, a jornada foi um momento de troca de conhecimento e de acolhimento. “É um momento ímpar para nós, pois é um momento de reconhecimento da categoria educacional indígena. A educação acontece e se processa, também, fora da sala de aula”, destacou Nildo. 

Silvia Helena representante da etnia Anacé e coordenadora de ensino indígena, reforçou que "é um momento rico para o povo Anacé, pois valoriza os povos originários e tradicionais locais. É uma grande conquista que vai contribuir na educação da nossa educação indígena”.

Rosálio da Costa, que é técnico da educação do campo, destacou que ficou muito feliz em participar do evento pois era uma oportunidade de troca de experiências com as outras comunidades. “Fortalece a diversidade do município e facilita a troca entre quilombolas e indígenas. Isso tudo fortalece nossas escolas no campo. Temos muito para aprender e ensinar”, frisou Rosálio. 

Por conta de todas as especificidades referentes às etnias, as aulas irão começar no dia 6 de fevereiro, em um calendário diferente do ano letivo tradicional. De acordo com a coordenadora, a jornada pedagógica vai valorizar os povos com a manutenção da cultura, ampliação do currículo escolar e valorização da localização das escolas e o aprendizado das tradições.

Prefeitura de Caucaia realiza curso de boas práticas na alimentação escolar para merendeiras do município*



Aluno que se alimenta bem, aprende mais. Pensando no bem-estar dos alunos e na capacitação dos profissionais da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Projeto Prosperar, maior programa de capacitação do município, promoveu nos dias 30 e 31 de janeiro um curso de boas práticas na alimentação escolar para merendeiras de Caucaia.

A cerimônia de entrega dos 54 certificados aconteceu na tarde de terça-feira (31), no Centro Municipal de Formação e Avaliação (CEMFA), na Tabuba, e contou com a presença do prefeito de Caucaia Vitor Valim; secretário de Educação Sérgio Kobayashi; secretaria adjunta de Educação Milena Azevedo e do secretário de Patrimônio e Transporte Sílvio Nascimento. 

O prefeito Vitor Valim entregou os certificados e destacou o quão importante é o trabalho das merendeiras para a alimentação dos alunos e reforçou que a parceria com o Projeto Prosperar traz mais qualificação profissional e benefícios para o município. “É com muita alegria que estou aqui para fazer essa entrega dos certificados, pois isso significa mais servidores qualificados para servir nossos alunos. Com o Projeto Prosperar, as nossas merendeiras vão poder fazer uma merenda com mais qualidade para a nossa criançada. Tenham certeza de que o que eu puder fazer para melhorar a vida dos servidores e população, farei”, destacou o gestor. 

O prefeito reforçou que o Projeto Prosperar continua ativo e que tem mais de 57 cursos com 20 mil vagas que podem capacitar profissionalmente os caucaienses. 

Joélia Maria Carneiro, que é merendeira há 16 anos, contou que ficou muito feliz com a oportunidade de participar da formação oferecida pela Prefeitura de Caucaia. "Eu gostei muito de participar desse curso, pois foi uma maneira de renovar nosso conhecimento e melhorar ainda mais a nossa forma de fazer a merenda. Foi um aprendizado mútuo com as nutricionistas e eu só tenho que agradecer. Para mim é um orgulho ser merendeira, pois eu dou o melhor de mim para alimentar as crianças. Eu amo o que eu faço", reforçou Joélia.

O secretário de Educação, Sérgio Kobayashi, também esteve presente na cerimônia e reforçou que a iniciativa de formação de merendeiras é pioneira na Prefeitura de Caucaia e destacou a importância de incentivar essas atividades. “Quem ganha com essa formação é a merendeira, a Prefeitura e, principalmente, os alunos que ganham uma merenda mais adequada no seu dia a dia", frisou o secretário.

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Prefeitura de Caucaia oferece consultoria gratuita e individual para empreendedores

Em mais uma ação inovadora, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST) lança um novo serviço para empreendedores do município.

Em mais uma ação inovadora, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST) lança um novo serviço para empreendedores do município. Trata-se de uma consultoria individual e personalizada a fim de dar suporte a empreendimentos em diferentes áreas. São elas: Gastronomia, Marketing Digital e Redes Sociais, Planejamento e Gestão de Pequenos Negócios e Melhoramentos de Produtos e Vendas.

"Essas consultorias vêm apoiar as áreas de cursos já fornecidos pela gestão municipal, através do Projeto Prosperar. Serão vinte e quatro horas de formação com um profissional de mercado, onde abordarão técnicas e procedimentos a serem aprendidos e executados. Como resultados, os participantes poderão sair dessa consultoria já com seu plano de negócio, sua marca, suas mídias sociais, entre outras coisas", revela Izabel Calado, secretária executiva de Trabalho.

Ainda de acordo com Izabel, o objetivo é fazer com que esses empresários possam minimizar perdas, empregar procedimentos mais modernos, de acordo com o mercado, e alavancar vendas de produtos e serviços. "Nós sabemos que o sucesso do empresário caucaiense reflete no desenvolvimento da nossa cidade, além de movimentar a economia local. Essa e outras políticas públicas implementadas pela gestão já nos trazem esse retorno, e continuarão dando frutos para o município nos próximos anos", finaliza Izabel.

O empresário que desejar receber essa consultoria deve ir até o prédio do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ), na rua 15 de novembro, 1478, no centro de Caucaia. Lá ele irá se cadastrar, realizar uma breve entrevista e, posteriormente, serão agendados os encontros com os especialistas, a partir de cada caso e necessidades específicas.

Serviço:

Consultoria para empresários no CATEQ

Local: SINE CAUCAIA / CATEQ

Endereço: Rua 15 de novembro, 1478, centro de Caucaia (em frente ao Banco do Nordeste)

Horário de atendimento: 08h às 16h


segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Cumbuco recebe a 36ª edição do Rally Piocerá

A praia do Cumbuco, conhecida por ser o melhor point de Kitesurf do mundo, se destaca, também, por ter ótimas trilhas para o esporte Off-road. Por isso, foi escolhida para receber, mais uma vez, o Rally Piocerá, o maior da América Latina. O evento, que está na sua 36ª edição, começou nesta terça-feira (24), em Barreirinhas (MA), e encerra na próxima sexta-feira (27), na praia do Cumbuco, com a chegada dos participantes das modalidades Moto Rally, UTVs, Quadris e Carros.

O Cumbuco foi o ponto de partida do evento na edição passada e será o local de chegada neste ano. Na programação da sexta-feira (27), às 8h, ao lado do Centro de Apoio ao Turismo (CAT), acontecerá a largada da prova das bikes e a premiação geral do Rally será às 21h, no restaurante Chico do Caranguejo. Serão 518 participantes, sendo 221 nas bikes, 135 nas motos, 91 nos carros, 45 na expedição, 21 nos UTVs e cinco nos quadriciclos. O evento esportivo conta com participantes de todas as regiões do Brasil, além de países como Polônia, Suíça, Bélgica e França.

O Rally Piocerá passa pela Rota das Emoções, roteiro turístico que reúne os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Em Caucaia, a passagem de um evento desse porte impacta diretamente o trade turístico e econômico local. A secretária de Turismo e Cultura do município, Lívia Holanda, destacou a importância do Cumbuco receber mais uma edição do Rally para o desenvolvimento do turismo de aventura na região. "É de grande importância o Cumbuco receber mais um grande evento esportivo como esse. O PIOCERÁ é reconhecido como a maior prova off-road da América Latina, atraindo olhares por onde passa. Aqui não vai ser diferente. Estamos preparando toda a estrutura necessária para recebermos os mais de 500 participantes que visitarão nosso destino. Um dos objetivos da nossa gestão é tornar o Cumbuco um destino referência no turismo esportivo, visando sempre o crescimento do local e gerando mais oportunidades e renda para população", ressaltou Lívia.

Ehrlich Cordão, diretor geral do Rally Piocerá/Cerapió, falou sobre a emoção de participar de mais um Rally. "Estou muito animado para esta edição e só temos a agradecer a todos os competidores e envolvidos. O Rally Piocerá é de enorme importância para os três estados e é muito mais que uma competição porque gera renda e promove ações sociais por onde passa", conta. Ele também destaca que a previsão é de que o evento movimente cerca de R$ 7,5 milhões ao todo nas cidades do roteiro deste ano.

Programação do Rally Piocerá 2023

24/1 - Terça-feira - Barreirinhas (MA) a Parnaíba (PI)

Carros, Quadris, UTVs e Moto Rally: 243 km

Motos Enduro: 237 km

Expedição: 232 km

Bikes: 80 km - Circuito Barreirinhas (MA)

7h - Largada 1ª Moto enduro

8h - Largada 1ª Moto rally, UTVs, Quadris e Carros

8h - Largada prova Bikes

8h - Saída Expedição e Moto Turismo

12h - Premiação Bike Day em Barreirinhas (MA)

14h30 - Chegada Praça Mandu Ladino em Parnaíba (PI)

14h30 - Chegada 1ª Moto Rally, UTVs, Quadris e Carros

15h - Chegada 1ª Moto Enduro

17h30 - Chegada Expedição

19h30 - Show Equipe Força & Ação

25/1 - Quarta-feira - Parnaíba (PI) e Camocim (CE)

Carros, Quadris, UTVs e Moto Rally: 258 Km

Motos Enduro: 277 km

Expedição: 197 km

Bikes: 72 km - Circuito Camocim (CE)

7h - Largada 1ª Moto Enduro

8h - Largada 1ª Moto Rally, UTVs, Quadris e Carros

8h - Largada prova Bikes

8h - Saída Expedição e Moto Turismo

13h - Premiação Bike Day em Camocim (CE)

14h30 - Chegada Av. Beira Mar em Camocim (CE)

14h30 - Chegada 1ª Moto Rally, UTVs, Quadris e Carros

15h - Chegada 1ª Moto Enduro

17h30 - Chegada Expedição

19h30 - Show Equipe Força & Ação

26/1 - Quinta-feira - Camocim (CE) a Icaraí de Amontada (CE)

Carros, Quadris, UTVs e Moto Rally: 78 Km

Motos Enduro: 268 km

Expedição: 214 km

Bikes: 87 km - Circuito Icaraí de Amontada (CE)

7h - Largada 1ª Moto Enduro

8h - Largada 1ª Moto Rally, UTVs, Quadris e Carros

8h - Largada prova Bikes

8h - Saída Expedição e Moto Turismo

13h - Premiação Bike Day em Icaraí de Amontada (CE)

14h50 - Chegada Praça Central em Icaraí de Amontada (CE)

14h50 - Chegada 1ª Moto Rally, UTVs, Quadris e Carros

15h - Chegada 1ª Moto Enduro

17h30 - Chegada Expedição

27/1 - Sexta-feira - Icaraí de Amontada (CE) a Caucaia (CE)

Carros, Quadris, UTVs e Moto Rally: 239 Km

Motos Enduro: 280 km

Expedição: 175 km

Bikes: 82 km - Circuito Cumbuco - Caucaia (CE)

7h - Largada 1ª Moto Enduro

8h - Largada 1ª Moto Rally, UTVs, Quadris e Carros

8h - Largada prova Bikes

8h - Saída Expedição e Moto Turismo

13h -'CE)

13h30 - Chegada no restaurante Velas do Cumbuco em Caucaia (CE)

13h30 - Chegada 1ª Moto Enduro

14h55 - Chegada 1ª Moto Rally, UTVs, Quadris e Carros

17h - Chegada Expedição

21h - Premiação restaurante Chico do Caranguejo

*Foto: Divulgação Rally Piocera*

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...