quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Turismo Caucaia institui selo para atrair nômades digitais para o Cumbuco em evento de sustentabilidade

Nômades digitais promovem uma verdadeira revolução no turismo pelo mundo. Em busca de flexibilidade, esse perfil de visitante trabalha enquanto viaja por longas temporadas. Prestadores de serviços no Cumbuco têm oportunidades na conquista desse novo público, especialmente formado por fãs de kitesurf. 

O município de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, conhecido por abrigar o Complexo Industrial e Portuário do Pecém e onde também está localizada a praia do Cumbuco, a Meca mundial do Kitesurf, deu mais um passo para se consolidar como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente para jovens, inovadores e criativos apaixonados por natureza e kitesurf. 

De olho neste público e com o objetivo de fomentar o turismo, o prefeito de Caucaia Vitor Valim, assinou nesta quinta-feira (22), o decreto que institui o "Caucaia Digital Nomads", durante o Winds for Future Festival, que se realiza entre os dias 22 e 25 de setembro no Cumbuco, o Selo "Caucaia Digital Nomads", conferido gratuitamente aos meios de hospedagem, coworkings, cafés, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço, que ofereçam aos “Nômades Digitais” toda a infraestrutura e suporte necessários para a execução do trabalho remoto, enquanto instalados em Caucaia. “Estamos fazendo uma gestão de olho na Sustentabilidade. Prova disso é o investimento em saneamento, no transporte, com o maior programa de mobilidade urbana do Brasil, fortalecendo as políticas ambientais com o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, com isso, estamos prestes a conseguir a certificação Bandeira Azul para a praia do Cumbuco, e esse é mais um importante passo que une visão, gestão eficiente, tecnologia e sustentabilidade”, disse o prefeito.

Segundo a Secretaria de Turismo de Caucaia, Yrwana Albuquerque, o nômade digital é um viajante que virou tendência, especialmente após a pandemia, impulsionado pela flexibilidade do trabalho remoto. “Trocando de cidade e até de país, esse profissional trabalha de qualquer lugar, sempre pronto para desbravar um novo destino sem que para isso precise pedir demissão”, complementa.  

Percebendo essa tendência, o município procura dar condições a esses novos turistas e criar excelentes oportunidades, especialmente para a indústria do turismo e de tecnologia instalada no município, que vem adotando uma série de medidas para desenvolver o seu ecossistema de economia criativa. É a opinião de Rômulo Soares, que preside o Instituto Winds for Future e que opera o Hub Cumbuco, em parceria com a Prefeitura, com a comunidade e com um grupo de instituições mantenedoras. Para ele, a iniciativa da prefeitura é super bem-vinda e traz um impacto expressivo para o Cumbuco se tornar uma smartbeach. “O apoio aos nômades digitais possibilita a criação de uma rede poderosa de conexões internacionais entre o Cumbuco e o mundo”, completa. 

Recentemente, o Brasil deu um passo importante para permitir que esse tipo de turista permaneça no Brasil por mais de 90 dias. Em setembro do ano passado o Conselho Nacional de Imigração, disciplinou a concessão de visto temporário e de autorização de residência para imigrante, sem vínculo empregatício no Brasil, cuja atividade profissional possa ser realizada de forma remota, denominado “nômade digital”.   

De acordo com Yrwana, “a disseminação do trabalho remoto, nasce para os imigrantes que já estão inseridos nessa modalidade, a chance de passar uma temporada em Caucaia, trabalhar e viver como um caucaiense, com mais liberdade, estímulo à criatividade, contato com a natureza, com belas praias e paisagens naturais e acima de tudo, qualidade de vida”, disse. 

O Selo "Caucaia Digital Nomads" tem o objetivo de permitir que Caucaia seja um relevante polo de Nômades Digitais da América do Sul, com vistas a receber turistas visitantes interessados em montar sua base de trabalho temporariamente no território do Município e incentivar este tipo de turismo, estimulando estabelecimentos cujos serviços interfiram positivamente na recepção de“nômades digitais”. 

Aspectos como preços acessíveis e diferenciados de hospedagem e serviços, conexão à internet wi-fi rápida e gratuita, fluência na língua inglês e outros idiomas estrangeiros, acessibilidade, espaços de trabalho (coworkings) e oportunidade de compartilhamento de informações ou serviços entre indivíduos, com intuito de fomentar seus relacionamentos para seu trabalho ou negócio (networking), são relevantes, conforme a proposta da Prefeitura de Caucaia. 

O Selo “Caucaia Digital Nomads” será emitido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, mediante solicitação do estabelecimento interessados que atender às condicionantes indicadas neste Decreto, por meio de link a ser disponibilizado no site oficial do Município de Caucaia, o qual também divulgará a lista dos estabelecimentos com o selo. 

O projeto será coordenado pela Secretaria de Turismo de Caucaia e será aplicável, num primeiro momento, para os estabelecimentos situados na região do Cumbuco, sem prejuízo de ser estendido para outras localidades, mediante análise de viabilidade.

Compromisso Prefeito Vitor Valim assina ordem de serviço para cobertura do camelódromo

Oferecer mais dignidade e condições de trabalho aos comerciantes do camelódromo é mais uma missão da Prefeitura de Caucaia. Na manhã desta quinta-feira (22), o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, cumprindo mais um compromisso de campanha, assinou a ordem de serviço para a cobertura do Camelódromo Municipal, no Centro. Outro compromisso assumido e já cumprido foi a devolução do valor pago pelos permissionários para aquisição dos boxes.

Vitor Valim esteve no local juntamente com o procurador do município, Guthemberg Holanda e o secretário de infraestrutura do município, André Daher, para assinar o documento com a empresa responsável pela execução da estrutura de cobertura do teto do camelódromo. Esse foi mais um compromisso feito em época de campanha que foi concluído para garantir a dignidade das pessoas que trabalham no local.

Na ocasião, o prefeito visitou alguns boxes do Camelódromo, conversou com os permissionários e garantiu aos presentes que a obra seria concluída em até 5 meses. “É com muita alegria que venho hoje visitar o camelódromo e entregar assinada essa ordem de serviço, que era um compromisso de campanha, para garantir a cobertura de 3.100 metros do camelódromo. Isso vai garantir boas condições de trabalho para todos daqui e trazer mais dignidade para todos”, destacou o prefeito.

“Para nós caucaienses é uma conquista muito grande receber essa cobertura, porque tira o povo do meio da rua e vai deixar no local certo e organizado, que é aqui no camelódromo. Nenhum outro prefeito tinha olhado pra gente como ele. Com a parte coberta vai melhorar muito, porque antes a gente enfrentava muito sol e o período de inverno. Tinha que se virar comprando lona e se cobrir de qualquer jeito, mas, com essa cobertura nova que a prefeitura está garantindo, vai melhorar 100% as nossas condições de trabalho”, garantiu Rafael da Costa Faria, pensionário do Camelódromo há mais de 10 anos.

*Compromisso*

Em maio deste ano, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Patrimônio e Transporte (SPT), já ressarciu aqueles que realizaram a compra das estruturas dos boxes licitados e fornecidos pela antiga gestão municipal.

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

MEIO AMBIENTE IMAC recolhe quase 300 kg de resíduos em ação de celebração do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias

/admin/view/noticia/img/20220921175000meio_ambiente.jpg

Praia linda é praia limpa! O litoral vivo é um litoral limpo. Para celebrar e incentivar os cuidados com a limpeza do litoral caucaiense, a Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), promoveu, na manhã do último sábado (17), junto com a ajuda de voluntários, uma grande atividade de coleta de resíduos em prol do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias.

Entre os principais materiais coletados nos 10 quilômetros percorridos pelos voluntários, estavam plásticos e isopor. De acordo com o IMAC, foram recolhidos 87 sacos de lixo coletados, cada um com capacidade de 100 litros. No total, foram registrados 299,55 kg de resíduos sólidos. Todo o resíduo coletado será doado a associação de catadores de Caucaia e para o projeto Empréstimo Solidário do Lions Clube.

A ação ocorreu em vários pontos estratégicos do litoral: no espigão do Icaraí, Pacheco, Iparana, Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe, totalizando um percurso de cerca de 10 km. O vice-presidente do Imac, Henrique Garcia, reforçou que o ponto de partida escolhido para a ação de hoje foi o Espigão do Icaraí, por ser um local simbólico para os caucaienses.

“Hoje é um dia muito importante para nós, pois o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias acontece em 160 países e em mais de 400 praias pelo mundo e isso traz de fato uma conscientização ambiental para a população. Em Caucaia, nós estamos muito orgulhosos de participar disso. Escolhemos como ponto de partida o espigão do Icaraí, pois aqui a obra já foi entregue e já oferece uma faixa de praia com um ótimo lugar de divertimento e lazer para a população. Então, estar aqui fazendo isso e conscientizando as pessoas fortalece nosso dever de cuidado e a limpeza do nosso litoral”, destacou Henrique Garcia. 

De acordo com o IMAC, a atividade de retirada de resíduos e materiais recicláveis da orla aconteceu com a ajuda de moradores da região e coletivos que defendem a proteção dos ambientes marinhos. Foram percorridos 1 km em cada um dos pontos de concentração.

A iniciativa contou com a participação de voluntários e moradores locais que tradicionalmente realizam ações de limpeza nas praias que residem. Verdadeiros líderes locais na promoção de ações de sensibilização ambiental, que contam com apoio do MAC. Na ocasião, a catadora Maria Marilene, representando a Associação dos agentes ambientais da Jurema, esteve presente e fez questão de participar e incentivar a retirada dos resíduos na praia. A catadora reforçou que ações como essas mudam a forma como enxergamos os locais públicos, principalmente, as praias.

"A gente tem que fazer esse tipo de ação porque é como se fosse nossa casa. Quando a gente recebe alguém em casa nós fazemos a limpeza, não é?! Então, na praia não é diferente. Nós recebemos pessoas de fora e também tem os nossos moradores. É preciso cuidar da praia. Eu fico muito feliz com o convite do Imac para fazer essa ação, pois conseguimos deixar nosso litoral caucaiense mais limpo e as pessoas mais conscientizadas sobre a preservação do meio ambiente", reforçou Marilene.

A moradora do bairro Icaraí, Cristiana Nascimento dos Santos, foi voluntária na ação do Imac e garantiu que será como guardiã da praia. "Há mais de 43 anos que sou nascida e criada aqui. Meus filhos e netos andam aqui e, pra mim, é muito importante ter um litoral como esse limpo. é a nossa casa, nosso quintal. Faço questão de deixar minha praia limpa e gostei muito de participar dessa ação junto ao IMAC, pois aprendi sobre os materiais recicláveis e como posso ajudar ainda mais na limpeza da praia. Isso é bom não só para a gente que mora aqui, mas também para todos que vêm de fora, como os turistas. Nossa praia merece ser limpa”, concluiu orgulhosa a moradora. 

Resíduos


O IMAC informou que após todas as coletas de resíduos do litoral de Caucaia, os materiais foram pesados e catalogados. Cada líder de praia elaborou um relatório com informações sobre os resíduos encontrados. Com isso, o Imac terá informações para identificar as peculiaridades e características de comportamento dos visitantes das praias do município. Com isso, é possível fazer um estudo e aplicar políticas públicas que garantam a preservação do ambiente costeiro marinho.

SAÚDE Caucaia oferece aulas de pilates solo gratuito para adultos e idosos

/admin/view/noticia/img/20220921134900saude.jpg

Com o objetivo de promover ainda mais o bem-estar e saúde à população, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza aulas de pilates para pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que sofrem de hipertensão e diabetes.

Além do recebimento da medicação e atendimento médico periódico, adultos e idosos têm a oportunidade de fazer uma atividade complementar totalmente gratuita para melhorar a qualidade de vida.

Antônio Oliveira, educador físico e professor de pilates, ressalta os benefícios da ação. “A prática de pilates para adultos e idosos é importante para a prevenção e o controle de doenças, proporcionando um envelhecimento saudável e funcional”, afirma.

Pelo menos 60 caucaienses já são beneficiados com as aulas de pilates, que acontecem às quartas e sextas-feiras, no salão paroquial (Araturi) e no Campo do Remo (Jurema), respectivamente, sempre de 8h às 9h.

Henrique Salviano, médico de família e comunidade da UBS do bairro Araturi, destaca os resultados obtidos pelos pacientes com doenças crônicas. “Esse trabalho executado pelo excelente profissional tem trazido melhorias globais na qualidade de vida dos nossos pacientes. A atividade física ajudou no controle do peso, alívio das dores crônicas, trouxe redução dos níveis de glicemia e pressão arterial dos nossos pacientes. Além disso, trouxe mais integração social e melhoras dos sintomas de ansiedade, estresse e depressão”, ressaltou.

O processo de encaminhamento do médico para a realização da atividade é baseado principalmente em pacientes portadores de doenças crônicas com capacidade física, na qual os componentes do sedentarismo, ansiedade, estresse, dor crônica pouco responsiva ao tratamento medicamentoso e com influência emocional, estejam comprometendo a qualidade de vida.

A paciente Conceição Gomes já comemora os resultados. “Fiz um tratamento de radioterapia e fiquei com algumas dores. Este ano, voltei a fazer pilates duas vezes na semana. Nos dias que faço, não sinto nenhuma dor no corpo.  Por tanto, eu digo que fazer pilates muda a vida de quem faz. Dá uma qualidade de vida melhor. Mudou a minha vida”.

A ação também é realizada em forma de aulões programados antecipadamente nas praias de Caucaia.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...