sábado, 4 de agosto de 2012

CAUCAIA NÃO PODE PARAR NO CENTRO DE CAUCAIA. DR. WASHINGTON E PAULO GUERRA.

 Na manhã deste sábado a dupla Dr. Washington e Paulo Guerra da coligação Caucaia Não Pode Parar foi visita os comerciantes de Caucaia e mercado Juaci Pontes onde os dois receberam agradecimento pelo o crescimento de Caucaia e o desenvolvimento que chegou na administração deles.







Premium II Coreanos e portugueses na mira do Estado


Governador disse que irá negociar com empresários de fora do País para agilizar andamento da refinaria


Área da refinaria ainda espera decisão do terreno de índios para ser cercada Foto Kid Júnior

As empresas GS Caltex, da Coreia do Sul, e Galp Energia, de Portugal, estão na mira do governador Cid Gomes para a negociação de uma parceria na refinaria da Petrobras no Ceará. Em setembro, o chefe do Executivo estadual irá ao país asiático para tratar do assunto e, enquanto isso, espera o contato dos executivos da empresa europeia. O governador vem empreendendo uma busca por um parceiro para a Premium II desde que se reuniu com a presidente da estatal, Graças Foster, em meados de julho, quando ela afirmou que a entrada de um sócio aceleraria o andamento da refinaria.

Cid Gomes voltou na semana passada de férias de 10 dias na Europa e recebeu a informação do possível interesse da GS Caltex em participar do empreendimento através dos executivos das também sul-coreanas Posco e Dongkuk - sócias da Vale na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

"Eu tinha pedido aqui mesmo em Fortaleza, antes de viajar, aos sócios da CSP, que são coreanos, para estabelecer contatos com empresas petrolíferas na Coreia, e eles já me disseram que fizeram contato com GS Caltex, que é a segunda maior empresa de petróleo de lá, e eu devo em setembro visitá-los pessoalmente", informou ontem o governador, antes do início da reunião do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (MAPP) com os secretários estaduais.

Participação acionária

A ideia é de que a GS Caltex, que é vinculada ao grupo Texaco, entre com uma participação de 20% das ações da Premium II, deixando os 80% restantes com a Petrobras. A GS Caltex seria, portanto, um parceiro para capital, tecnologia e engenharia de refino. Atualmente, a empresa, que é a primeira companhia petrolífera privada da Coreia, é detentora de mais de 30% do mercado de refino sul-coreano.

Além desta, o governador citou a estatal portuguesa Galp Energia. "Eu pedi a algumas pessoas em Portugal que fizessem contatos com empresas portuguesas, e foi feito esse contato. Eles (a Galp) vão me procurar, embora adiantasse ele (o seu contato em Portugal) que para a empresa, por conta do momento que Portugal está vivendo, era difícil fazer o investimento. Mas nós vamos fazer, continuar fazendo os contatos", garantiu.

A Galp Energia é atualmente o único grupo integrado de produtos petrolíferos e gás natural de Portugal. As atividades da empresa, que somou um volume de negócios de 16 bilhões de euros no ano passado, vão da exploração e produção de petróleo e gás natural, ao refino e distribuição de produtos petrolíferos, além da distribuição e venda de gás natural e da geração de energia elétrica. Com 7,3 mil colaboradores, a Galp está presente hoje em 13 países, entre eles, o Brasil, onde participa de 21 projetos em parceria com a Petrobras na área de exploração e produção.

Outros contatos

Logo após confirmar à Graça Foster que iria em busca de parceiros para a refinaria, Cid Gomes realizou os primeiros contatos, iniciando com empresários ingleses que já haviam, no passado, mostrado interesse em construir uma planta de refino de petróleo no Estado. No último dia 13 de julho, ele informara que estaria marcando um encontro com um grupo de investidores, mas ainda não detalhou, até agora, sobre o avanço destes contatos.

A Petrobras já confirmou, e vem reiterando, através da presidente Graça Foster, que a refinaria Premium II é prioritária para a estatal, e que o seu cronograma estaria mantido para dezembro de 2017, com o início das operações da usina, podendo este prazo se estender até meados de 2018. A entrada de um sócio, todavia, poderia abreviar este cronograma.
Funai deve liderar discussão de terra

A Fundação Nacional do Índio (Funai) deverá se responsabilizar pela negociação de um terreno com a tribo Anacé com vistas à criação de uma reserva indígena para a comunidade. De acordo com o governador Cid Gomes, para facilitar as tratativas, o Governo do Estado e a Petrobras irão destinar ao órgão um volume de recursos para a compra e desapropriação do terreno, saindo, então, dessa discussão. A reserva é uma solicitação da Funai à Petrobras para que seja expedida a anuência para a execução da refinaria Premium II no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

"Ao invés de ficar negociando com Petrobras, Governo do Estado, Funai e Governo Federal, você já tiraria dois negociadores, o governo e a Petrobras, que iriam entrar com uma participação financeira. A Funai vai cuidar somente com a comunidade indígena, para encontrar uma área que atenda às expectativas deles. Estamos trabalhando nessa frente", esclareceu Cid Gomes.

Diálogos

Contudo, o governador garante que o Estado continuará aberto ao diálogo. "Embora creio que isso não seja um impeditivo definitivo pra que a gente possa avançar em outras coisas ligadas à refinaria", aponta. Esta determinação foi tratada ontem em Brasília, em reunião no Ministério do Planejamento na qual estiveram presentes representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), da Petrobras e da Funai.

Na próxima segunda-feira, ocorrerá nova reunião, também em Brasília, reunindo representantes das comunidades Anacé, Funai, governo estadual e Ministérios do Planejamento e Público Federal. Segundo o deputado Danilo Forte, quatro áreas já foram apresentadas aos Anacés, que aprovaram todos os locais.

Garantias da estatal

Além disso, segundo o deputado, a Petrobras já garantiu que vai construir espaços de recreação social, um centro de profissionalização e demais equipamentos de caráter social solicitados pela comunidade indígena. "Essa é a hora de resolver esse problema. É a oportunidade de assinar o Termo de Ajustamento de Conduta e, com isso, viabilizar a liberação da licença de instalação para o empreendimento", disse Danilo Forte.

No último dia 27 de julho, as comunidades se reuniram com a PGE para tentar definir a área da reserva. O governo apresentou duas alternativas de terreno, mas as opções foram rejeitadas pelos índios. Na ocasião, o titular da PGE, Fernando Oliveira, explicou: "a área que os Anacés desejam é uma adequada para eles continuarem com o tipo de plantação que eles já possuem. Então, eles disseram que ela teria de possuir um solo arenoso e, claro, proporcionar uma qualidade de vida boa para eles".
Governo vai se associar à Añon

O Cid Gomes confirmou ainda que o Estado irá participar acionariamente da Siderúrgica Latino-Americana (Silat), usina laminadora que será instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) pelo grupo espanhol Hierros Añon, mas afirmou que o mesmo não deverá ocorrer com a planta de siderurgia que poderá ser instalada pela Aço Cearense no Estado.

"Nós já temos negociação com a Añon, que vai colocar uma laminadora inicialmente de aços longos, mas na sequência ela quer fazer também uma laminadora de aços planos e, nesse empreendimento, o Ceará, através da Adece (Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado), vai ser sócio", afirmou.

Terceira siderúrgica no CE

Já em relação à possível terceira usina siderúrgica no Estado, declarou: "eu tive alguns contatos ainda informais com o Vilmar (Ferreira), que é o empreendedor da Aço Cearense, e ele tá avançando o contato com outros parceiros. E, ao que me consta, nesse caso não haveria o interesse de que o Estado tenha participação acionaria". Cid informou que o empresário está em tratativas com uma outra empresa de grande porte para ser sócia do empreendimento, cujo nome ele opta por não revelar.

"A Silat tem a capacidade de laminar aproximadamente o que da CSP vai ser reservado para o Brasil. Como a CSP está em ZPE (Zona de Processamento de Exportação), apenas 20% pode ficar no Brasil, ou seja, 600 mil toneladas. E é esse o projeto que a Aço está examinando", detalhou. (SS)

SÉRGIO DE SOUSA
REPÓRTER
Fonte: Diário do Nordeste

4 de Agosto - Dia do Padre

DIA DO PADRE

Dia do Padre
O Padre entende o chamado para ser um servo de Deus, um sacerdote, um pai (padre) à semelhança de Cristo que amou e deu sua vida ao povo pobre, simples e marginalizado. Nunca hesita. Tudo aceita, confia e acredita em Deus e na sua Providência, e caminha seguro para missão que lhe é designada.
É o padre, que através do Evangelho, leva os homens a Deus, pela conversão da fé em Cristo. Por isso, são pessoas que nascem com esse dom e logo cedo ou no momento oportuno, ouvem o chamado de Deus para se consagrarem a servir à comunidade, nos assuntos que se referem a Ele. Parabéns aos Padres da Cidade de Caucaia.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

COLIGAÇÃO CAUCAIA NÃO PODE PARAR NO ITAMBÉ II

 Mas uma caminhada faz  o maior sucesso ao som da musica pula pula pro lado do 10 foi feita na tarde desde sábado no Itambé II a dupla foi recebida com muito carinho pelo os moradores.



Caucaia poderá ter um estaleiro no seu litoral.

Imagem ilustrativa de como poderá ficar o estaleiro em Caucaia 
Em parceria com os isentivos do Governo Municipal de Caucaia o litoral próximo ao Porto do Pecém poderá abrigar o maior estaleiro do Ceará. Será uma grande oportunidade para a cidade de Caucaia. O empreendimento iria colocar o município no mapa brasileiro de construção de embarcações, gerando mais emprego e renda
Localizada em posicionamento estratégico no litoral cearense (entre o Porto do Pecém e Fortaleza), o Estaleiro em Caucaia ficaria bem situado devido à proximidade com a capital, a capacitação profissional, além de possuir um extenso litoral de boas condições, e possíveis locais preparados para receber o mega-empreendimento.
.
O que é um Estaleiro?
.
A construção naval é a atividade de fabricar embarcações. Normalmente realiza-se em estaleiros de doca seca. Estaleiro é considerado o local onde se constroem, guardam e reparam asembarcações e os seus derivados, para todos os fins, militares,transportepolícialazerpesca. Frequentemente designada por indústria de construção e reparação naval, são atividades com especificidades distintas. A construção naval é uma atividade industrial tipo, enquanto que a reparação naval tem a vertente deserviços e conversão. Ambas as indústrias abrangem os setores da marinha mercante, petroleira, da pesca e de recreio.

Prefeitura de Caucaia inaugura reforma e ampliação de escolas

No dia 01 de agosto, foi  inaugurada a reforma  da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Economista Rubéns Vaz da Costa, localizada no bairro Marechal Rondom e a reforma e ampliação do Centro de Educação Infantil Gilda Braga, localizado no bairro Parque Pótira.
Na E.E.I.E.F. Rubéns Vaz da Costa, que funciona durante os três turnos, 974 alunos foram beneficiados com a reforma nas salas de aula, na parte elétrica e na hidráulica. Já o CEI Gilda Braga, que atende 94 alunos da creche e pré-escolar, além da reforma, foi contemplado também com uma    ampliação.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do Município, dez escolas terão reformas e ampliações inauguradas no período de agosto.
Fonte: Blog de Caucaia

RMF: Seis prefeituráveis têm candidaturas sob risco

Até agora, pelo menos seis candidatos a prefeito em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza correm o risco de não disputar as eleições municipais. Os candidatos Valdeci Cunha (PRTB), na Capital,  Kaio do Dr. Iran (PSB), em Guaiúba, Dênis Gomes (PTC), em Itaitinga, e Auri Araripe (PR), em Pacajus, tiveram suas candidaturas indeferidas pelos juízes responsáveis por suas zonas eleitorais.

As candidatas Inês Arruda (PMDB), em Caucaia, e Regina Lúcia (PSD), em Pindoretama, apesar de terem suas candidaturas deferidas pelos juízes, ainda têm recursos, apresentados pelo Ministério Público e por uma coligação adversária do município, respectivamente, a serem julgados pela Justiça Eleitoral.
Nos casos de Guaiúba e de Pacajus, a chapa dos prefeituráveis foi indeferida pela inaptidão dos candidatos a vice-prefeito das coligações. Verônica Cavalcante (PSB) é a vice de Kaio, enquanto Fan Cunha (PR), que é ex-prefeito de Pacajus, é o vice de Auri, que concorre à reeleição. Ambas as chapas já recorreram da decisão do juiz.
Em toda a Região Metropolitana, ainda aguardam julgamento 18 candidatos majoritários dos municípios de Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Maracanaú, Pacatuba, e São Gonçalo do Amarante. Nas duas últimas cidades, nenhum dos candidatos foi julgado até agora.
Julgamentos
Um balanço parcial divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) mostra que já são 651 candidaturas, entre prefeitos, vices e vereadores, indeferidas no Estado.
Os juízes das zonas eleitorais do Ceará terão até o próximo domingo para julgar todos os registros de candidaturas solicitados nessas eleições. Portanto, na próxima segunda-feira, o quadro eleitoral do Estado já deve estar definido, no julgamento de primeira instância.
O candidato que tiver o registro indeferido pelo juiz poderá recorrer ao TRE. Caso também perca nessa instância, ainda tem chances de reverter a situação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Da mesma forma, o Ministério Público também poderá recorrer na Justiça, nas mesmas instâncias, se considerar que a candidatura foi equivocadamente deferida.
Como
ENTENDA A NOTÍCIA
Responsável pela aplicação das regras do pleito, a Justiça Eleitoral analisa todas as candidaturas a prefeito, vice e vereador das eleições. Cabe à instituição dar a palavra final sobre a regularidade das postulações.
Número
651
Candidaturas , entre prefeitos, vices e vereadores já foram indeferidas no Ceará
5/8
Prazo máximo para que todas os registros de candidaturas sejam julgado
SERVIÇO
Veja a situação dos registros de candidatura em seu município
Onde: Site do TSE – http://bit.ly/Qks6lb
Contatos: (61) 3030-7000 (funcionamento: de 11h às 19h)
Do O Povo / No O Povo mapa completo dos indeferimentos

GOVERNADOR CID GOMES EM REUNIÃO COM GESTORES

Foto. Twitter Governo do Estado
O Governador Cid Gomes reuniu  na  manha desta sexta feira todos os gestores para avaliação das ações do primeiro semestre.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

COLIGAÇÃO CAUCAIA NÃO PODE PARAR] NO POTIRA

 A coligação Caucaia Não Pode Parar faz mas uma caminhada  com o maior sucesso todos os moradores da Rua Poebra no Potira estava na calçadas esperando a dupla Dr. Washington e Paulo Guerra passar e cumprimentar.




Contribuinte pode pedir emissão de CPF de graça pela internet

A partir de desta quinta-feira (2), o contribuinte pode pedir de graça o Cadastro de Pessoa Física (CPF) pela internet. A novidade foi anunciada pelo subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso.
Para pedir o CPF, basta o contribuinte entrar na página da Receita na internet e digitar informações como nome completo, data de nascimento, título de eleitor, nome da mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular. O sistema criará automaticamente um número de CPF, mas Occaso alerta que o contribuinte precisará imprimir o comprovante de inscrição e anotar o número depois que os dados forem validados.
“Se o contribuinte perder as informações, só poderá recuperar o número em uma agência da Receita Federal. Não será possível se inscrever novamente pela internet porque o sistema não permite”, advertiu o subsecretário.
O serviço é gratuito e está disponível 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados. De acordo com a Receita, 500 mil pessoas físicas se cadastram no CPF por mês. Deste total, a Receita estima que 200 mil contribuintes recorram à inscrição pela internet.
Occaso diz que o sistema é totalmente seguro e está imune a fraudes. “Na hora em que contribuinte envia os dados, o sistema faz um cruzamento de informações com outras bases nacionais de dados. Somente então, a inscrição é validada e o número é gerado”, explicou.
Caso haja inconsistência nos dados que impossibilite a efetivação da inscrição, o contribuinte será orientado a ir a uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para pedir o CPF. A inscrição nesses postos de atendimento é instantânea, mas o serviço custa R$ 5,70. A emissão do CPF pela internet também não poderá ser feita por quem tem mais de 25 anos. “A Receita entende que toda pessoa física com essa idade já está inscrita no CPF”, esclareceu Occaso.
Desde 2010, a Receita aboliu a emissão do cartão de CPF por entender que o número aparece em outros documentos civis, como carteira de identidade e de motorista. Até agora, o CPF só podia ser obtido gratuitamente em postos conveniados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), disponíveis na zona rural, e em serviços de emissão de documentos mantidos por alguns governos estaduais, como os de Goiás e de Minas Gerais.
Fonte: Diário do Nordeste

Política Candidatos Prefeitos impedidos de disputar a reeleição

Recorrendo da decisão de indeferimento, o candidato pode fazer a campanha até esgotar todos os recursos
Em todo o Ceará, 515 pessoas postulam o comando das 184 prefeituras no pleito de outubro próximo. No entanto, 22 desses prefeituráveis já estão com suas candidaturas indeferidas pelos juizes eleitorais dos respectivos municípios, dentre eles, quatro que tentam a reeleição. Outros 284 candidatos já estão aptos a disputar o voto do eleitorado, mas 208 ainda aguardam decisão da Justiça, que tem até domingo para deferir ou indeferir os pedidos de registro, segundo o Calendário Eleitoral.


Deputado Perboyre Girão foi um dos que tiveram o pedido de registro de candidatura a prefeito indeferido pelo juiz da Zona Eleitoral FOTO: MARÍLIA CAMELO

Somente a candidata Regina Alves de Castro (DEM), no Trairi, renunciou de sua candidatura, segundo o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que mostra apenas as candidaturas indeferidas, deferidas, renunciadas e aguardando decisão, porém, não esclarece os motivos de tais indeferimentos, o que só pode ser visto no Diário de Justiça Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em 45 municípios do Estado, cerca de 208 candidatos ainda aguardam a sentença dos juizes eleitorais. Até o fechamento desta edição, cerca 284 candidatos estavam aptos a disputar a eleição majoritária.

Até o momento 22 pedidos de registro de candidaturas foram indeferidos em 19 municípios do Ceará, pelos juizes eleitorais das zonas eleitorais que estão trabalhando no período pré-eleição em todo o Estado. Os municípios que tiveram, pelo menos um indeferimento foram: Aracoiaba, Aratuba, Brejo Santo, Carnaubal, Caucaia, Fortim, Graça, Groairas, Guaramiranga, Martinópole, Mucambo, Mulungu, Nova Russas, Pacajus, Saboeiro, Santana do Acaraú, Sobral, Trairi e Fortaleza.

Outros
Em Aracoiaba foram indeferidas as candidaturas de Francisco Ari Ribeiro (PMDB) e de Maria Cleyde da Silva (PTB); em Aratuba está inapto para o pleito, o candidato do PSB, Wolner Santos e em Brejo Santo, Samuel Marcos de Araújo (PR). Em Carnaubal, Antônio Correia Araújo (PPS) está impossibilitando de concorrer, de acordo com sentença do juiz, assim como Amarílio Melo (PRTB) em Caucaia, e Raimunda Ribeiro dos Santos (PMDB) em Fortim.

Francisco das Chagas Alves, do PCdoB, está com candidatura indeferida no Município de Graça, e em Groairas, o petebista José Almir, que é atual prefeito daquele Município e tenta reeleição. Francisco Farias Neto (PP) está inapto para o pleito no Município de Guaramiranga, e em Martinópole, foi indeferida a candidatura de Francisco José Lopes, do PSD. No Mucambo, o candidato do PSDB, Wilebaudo Melo Aguiar, também está impossibilitado de concorrer, desde que não entre com recurso da decisão da Justiça Eleitoral. No Mulungu, o prefeiturável Mansueto (PSD) também teve registro indeferido e em Nova Russas, Marcos Alberto (PSC) também está inapto para a disputa. Em Morada Nova, Glauber Castro (PMDB), que também tenta reeleição se encontra com registro indeferido.

Auri Araripe, do PR, teve candidatura indeferida em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, assim como o suplente de deputado estadual, Perboyre Diógenes em Saboeiro. Em Santana do Acaraú, o candidato Roberto Carlos Farias (PSD), o "Betinho" também teve sua postulação desaprovada, assim com também o candidato pelo PV em Sobral, Francisco Alves Guimarães.

Em Trairi foram dois pedidos de candidaturas indeferidos, o do candidato pelo PT, Francisco Jerônimo do Nascimento, e Francisco Magno Magalhães, do PPS. Foi lá também que a professora Regina Alves, do DEM, resolveu renunciar de sua postulação. Na Capital, somente o candidato do PRTB, Valdeci Cunha, teve seu pedido de registro de candidatura indeferido, devida a falta de prestação de contas de sua candidatura em 2010.

Impugnações

Em Fortaleza, a comissão interventora do Partido Trabalhista Cristão (PTC), em Fortaleza, recorreu da decisão do juiz da 114ª zona, Mário Parente Teófilo Neto, que indeferiu o Documento de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP) do partido para a eleição proporcional e, por consequência, todos os pedidos de registro de candidatos a vereador apresentados pela comissão interventora.

Por causa dessa decisão alguns candidatos passaram a figurar na relação de inaptos (indeferidos) divulgada pelo TSE. Como existem candidatos que figuravam nas duas relações de pedidos de registro, no sistema de divulgação de candidatura o nome aparece duas vezes em situações diferentes, uma delas na condição de apto (deferido) e a outra como inapto (indeferido).

REGISTROS

515
Candidatos pediram registro à Justiça Eleitoral para participarem da disputa pelas 184 prefeituras do Estado do Ceará, no pleito de 7 de outubro deste ano

22 Foi o total indeferido pelos juízes eleitorais, dentre os quais estão incluídos até atuais prefeitos que estão querendo ser reeleitos para governarem mais quatro anos

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

CANDIDATO ANTONIO GOMES INAUGURA COMITÊ

 O Candidato Antonio Gomes  faz inauguração do seu comitê no parque Itapuãn com a presença do Majoritario Dr. Washington  e o Paulo Guerra.

DRA. RITA COLOCAR MUITA GENTE NA INAUGURAÇÃO DO SEU COMITÊ

 A candidata Dra. Rita fez inauguração do comitê no Parque Soledade na noite desta quarta feira com a presença do majoritario da coligaçãpo Caucaia Não Pode Parar. Dr. Washington e Paulo Guerra.
 .

COLIGAÇÃO CAUCAIA NÃO PODE PARAR NO TABAPUÁ

 Mas uma caminhada com o maior sucesso Dr. Washington e Paulo Guerra foram bem recebido pela a comunidade do Tabapuá muita pessoas acompnharam a caminhada com no rítimo da musica do Pula Pula Pula para o Lado de C^tinha gente dançando nas calçadas. Fazendo sinal de 10 foi show.


MAS UM CAUCAIENSE VAI VESTIR A CAMISA DO LEÃO


Meia Jackson é apresentado no Fortaleza

O Fortaleza acertou a contratação do meio-campo Jackson, revelado pelo Caucaia/CE, que atuava pelo Atlético/MG. O atleta tem 25 anos e está no Galo desde 2010, quando chegou em fase de testes e, após 2 meses, foi contratado.
Natural da Caucaia, na região metropolitana da capital, Jackson atuou no time da cidade, no Tiradentes e no Horizonte. O atleta veio por empréstimo e fica no Leão até o final do ano.
Apresentação
O novo reforço tricolor foi apresentado na tarde desta quarta-feira (01), no Alcides Santos e já iniciou os treinamentos.
“Estou preparado para jogar no domingo. Estava treinando normalmente no Atlético-MG e se o treinador optar por mim estarei à disposição”, comentou o jogador.
Ficha técnica:
Apelido: Jackson
Nome: Francisco Jackson Menezes da Costa
Posição: Meio-campista
Nascimento: 21/05/1987
Naturalidade: Caucaia-CE
Clubes:
- Caucaia – 2008
- Horizonte – 2009
- Tiradentes – 2009
- Caucaia – 2009
- Horizonte – 2010
- Atlético/MG – 2010/2012
Fonte: Time de Fora com adpatção

 

terça-feira, 31 de julho de 2012

PM e adolescente são assassinados em terreiro de umbanda em Caucaia


Um policial militar e um adolescente foram assassinados dentro de um terreiro de umbanda nesta terça-feira (31) na localidade do Toco, em Caucaia.

Foto: Kiko
Segundo a polícia, os indivíduos estavam bebendo no local quando foram surpreendidos por quatro homens armados que efetuaram diversos disparos e fugiram em um veículo vermelho.
O PM Cléber Xavier Martins e o adolescente Roberto Rodrigues, de 17 anos, morreram no local. Uma terceira pessoa foi atingida no braço e encaminhada ao Hospital Municipal de Caucaia.
Prisão
Após os assassinatos, a polícia conseguiu localizar um veículo Celta vermelho com as mesmas descrições do carro visto no local do crime.
Os dois homens, que estavam na posse do veículo, negaram o duplo homicídio. Os suspeitos foram levados à Delegacia de Roubos e Furtos, pois foi constatado que o carro era fruto de roubo.
Até o momento, a polícia não tem informações dos suspeitos e nem da motivação do crime.
Fonte: Diário do Nordeste

COLIGAÇÃO CAUCAIA NÃO PODE PARAR NO CONJUNTO PADRE ROMUALDO

 Dupla Washington e Paulo Guerra daColigação Caucaia Não Pode Parar fez caminhada na tarde desta terça feira no conjunto Padre Romualdo onde a dupal foi bem recebida pelos os moradores que esperava nas calçadas a chegada da coligação.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Motorista Popular – Detran vai liberar CNH gratuita também para automóveis

O programa Carteira de Motorista Popular, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), já beneficiou, desde 2009, quase 45 mil pessoas, que obtiveram a sua primeira CNH – categoria A (motocicleta), sem nenhum custo.
A informação é da assessoria de imprensa do órgão, dando uma novidade: em breve, selecionará candidatos para receber a CNH gratuitamente na Categoria B (automóveis).
Fonte: Blog Eliomar

Barra do Cauípe Paredões de som geram transtorno em praia

Banhistas que procuram tranquilidade são incomodados pela música alta e reclamam da falta de educação
A presença de muitos paredões de som nas praias próximas a Fortaleza se tornou uma cena comum. Na Barra do Cauipe, em Caucaia, a situação causa desconforto aos banhistas e comerciantes diariamente.

Frequentador assíduo da praia, o escrituário Valmir Brito não gosta do barulho provocado pelo som. "Se querem ouvir música alta, não custa nada irem para um lugar mais afastado", comenta. Valmir acredita que a praia é um local para relaxar, onde as famílias vão para desfrutar de um bom momento, o que se torna impossível com tantos paredões de sons.


Algumas barracas da região não permitem os equipamentos, mas a maioria não faz nada para evitar o problema. Para alguns frequentadores, a praia é um lugar para se relaxar e o som alto atrapalha o descanso Foto: Kelly Freitas

Apesar de concordar que a praia é um ambiente animado, a comerciante Sílvia Helena acha que há maneiras de se divertir sem atrapalhar os outros. "Dá até para colocar um som no carro baixinho e curtir, só acho ruim quando começa a atrapalhar outras pessoas. Nós, como clientes, fugimos de ambientes com muito barulho, porque o nosso objetivo ao vir à praia passa longe disso", comenta.

A comerciante Regina Cavalcante conta que, em sua barraca, não aceita cliente com paredões de som. "Com o som alto, você não consegue atender os clientes de maneira satisfatória. Os que vêm para ter um momento de lazer e tranquilidade não podem pagar pela falta de educação de uma pessoa cujo objetivo é ouvir música alta", opina.

Regina afirma que, quando permitia os paredões de som em sua barraca, os clientes saíam visivelmente insatisfeitos do seu estabelecimento. Ainda segundo ela, a maioria das barracas de praia da região permite paredões de som. "Uma vez, cheguei a reclamar com alguns guardas, mas eles me falaram que não podiam fazer nada", conta.

O secretário do Meio Ambiente de Caucaia, João Arthur Pessoa de Carvalho, afirma que equipes estão mobilizadas para minimizar esse problema.

De acordo com ele, a fiscalização nas praias durante o mês de julho é reforçada, contudo, com o aumento da quantidade de banhistas, o trabalho é realizado com mais dificuldade.

Apesar disso, Carvalho garante que a Secretaria do Meio Ambiente está trabalhando junto aos promotores de Justiça e à Polícia Militar para intensificar a fiscalização nas praias, sobretudo nos fins de semana.

LÍVIA LOPES 

REPÓRTER
Fonte: Diário do Nordeste 

domingo, 29 de julho de 2012

Veja as considerações finais de cada candidato


Elmano diz que debate foi realizado com sete candidatos contra um candidato e reforça gratuidade na passagem de ônibus para desempregados, como ainda que irá dobrar o número de creches. Assegura que autoestima do fortalezense está recuperada.
Roseno assegura que não faltará a nenhum debate. Reclama da poluição sonora e da tentativa de lavagem cerebral do eleitor. Denuncia que há assédio moral do trabalhador por apoio a candidaturas.
Moroni diz que há 12 anos ouve promessas e projetos em debates, mas a cidade piorou. Moroni diz que possui valores acima da política. Moroni diz que não possui padrinhos e que está na hora do poder se diversificar.
Marcos diz que é a verdadeira oposição. Diz que o PSDB não se mistura com o PT. “Eles não fizeram os avanços para uma economia estável”. Reforça promessas na saúde, na educação, no emprego e na qualidade de vida. “Já fizemos no passado, como moradias, saneamento e asfalto”.
Valdeci diz que não tem interesse de prejudicar imagem de ninguém. Diz que é preciso pensar em uma política de sustentabilidade para Fortaleza. Lembra que registrou 28 propostas no TRE.
Heitor diz que terá a mesma garra na Prefeitura como parlamentar. Lembra que acabou com a pensão de governador, com o auxílio-paletó na Câmara Municipal, como ainda com a taxa de lixo. Lembra ainda que não possui amarras ao governador ou à prefeita. Reforça propostas na saúde e moradia.
Inácio diz que terá apoio da presidente Dilma e do governador Cid. “Ele vai apoiar”, garante. “Temos grandes relações”, completa.
Roberto Cláudio lembra que nasceu e que cresceu em Fortaleza. Lamenta problemas graves na cidade, como na saúde e na mobilidade urbana. Diz que quer reconstruir a confiança da população com a Prefeitura. Afirma que apoio do governador é irrestrito e que também terá o apoio da presidente Dilma.
Fonte: Blog Eliomar

Fortaleza vence de virada e entra do G-4

O Fortaleza venceu o Treze por 2 a 1 diante da sua torcida e agora é o vice-lider do grupo A da Série C. Após começar perdendo com o gol de Rodrigo Pardal aos 35 minutos do primeiro tempo, Waldison aos 16 e Micão aos 35 da etapa complementar garatiram a vitória tricolor diante da sua torcida no estádio Presidente Vargas neste domingo (29).
Com um primeiro tempo de pouca criação e muitos erros, o Fortaleza pouco atacou e mostrou a fragilidade do seu sistema defensivo aos 35 minutos quando Rodrigo Pardal driblou Micão, sem dificuldade, e marcou para o time paraibano.
Na etapa complementar as mudanças de Vica surtiram efeito no posicionamento da equipe e após o gol de Waldison aos 16, o Fortaleza foi todo para o ataque. A virada veio aos 35 após o goleiro Carlos Luna soltar a bola nos pés de Micão.
Mais detalhes em instantes
(Leão teve trabalho no começo da partida, mas conseguiu sair vencedor FOTO: Tuno Vieira)
 


Fonte: Diário do Nordeste

Regional Memória Estudantes revisitam comunidades quilombolas

O projeto "Patrimônio para todos - uma aventura através das memórias" leva jovens até as comunidades
Iracema As comunidades quilombolas e indígenas do Ceará são revisitadas por jovens estudantes das próprias cidades onde elas são encontradas. O curioso: as histórias são uma novidade para os jovens. O projeto "Patrimônio para todos - uma aventura através das memórias", está levando 520 jovens de sete cidades do Interior e de seis bairros de Fortaleza para aprenderem melhor sobre suas comunidades. Ontem, 25 estudantes do Município de Iracema, na região do Vale do Jaguaribe, tiveram o último dia de entrevistas com a comunidade dos Bastiões, onde vivem quilombolas. Em seu quarto ano de atividades no Ceará, o projeto neste ano iniciou no mês de junho e segue até agosto.
Aula de campo no Município de Horizonte. Lá, os alunos conhecem e aprendem sobre as comunidades quilombolas e indígenas existentes no Estado do Ceará
Até o mês que vem serão realizadas 26 oficinas de iniciação a educação patrimonial. Participam jovens entre 15 e 25 anos, após aprenderem em oficinas onde descobrem e reconhecem a importância da preservação da memória de uma comunidade. Esse é o patrimônio imaterial mais valioso deixado por muitas comunidades e que se remodelam geração a geração.

A edição 2012 do projeto está direcionada para o registro do patrimônio cultural de comunidades indígenas e quilombolas, que são muitas, espalhadas por todo o Ceará. Os próprios estudantes registram suas descobertas e relatam as experiências. O material é publicado nas redes sociais do projeto e no blog cujo conteúdo é alimentado pelos próprios jovens.

Ao todo são realizadas este ano 26 oficinas de iniciação a educação patrimonial, com atividades durante seis dias em cada local. Entre 23 e 28 de agosto, o projeto esteve em Iracema, no Vale do Jaguaribe, e em Aratuba, no Maciço de Baturité. Já passou por Poranga e Monsenhor Tabosa (Sertão dos Inhamuns), Itarema (Litoral Oeste do Estado), Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza) e Tururu (Vale do Curu - Litoral Oeste). Em agosto, será a vez dos alunos já inscritos de seis bairros de Fortaleza: Jardim Iracema, Pici, Sabiaguaba, Joaquim Távora, Piedade e Montese. As cidades foram escolhidas para contemplar a diversidade de regiões e levando em consideração a população das comunidades indígenas e quilombolas existentes nas mesmas. Em Fortaleza, os bairros foram escolhidos considerando as fortes relações das culturas afrodescendentes e/ou indígenas em suas formações.

Das sete cidades do interior pesquisadas, três delas possuem registros de comunidades quilombolas: Horizonte (Bairro Alto Alegre, com 76 pessoas), Tururu (Comunidades Água-Preta e Conceição dos Caetanos, respectivamente 361 e 805 pessoas) e Iracema (Bastiões: 264 pessoas). O projeto Patrimônio para Todos teve início no ano de 2009, como parte integrante do Programa de Qualificação Profissional, Valorização e Difusão do Patrimônio Cultural do Ceará, desenvolvido pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), por meio da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Nos três primeiros anos, suas ações alcançaram 24 bairros de Fortaleza e mais de dez comunidades urbanas e rurais dos Municípios de Limoeiro do Norte, Aracati e Aquiraz.

Relatos
No blog usado pelos participantes do projeto podem ser encontrados alguns relatos. "Hoje começamos as visitas à campo na Comunidade de Bastiões em Iracema e fomos muito bem recebidos por todos. Conhecemos pessoas incríveis como a Dona Mariquinha, que aos 99 anos se mostra uma mulher forte e de muitas memória. Conhecemos também uns garotos muitos talentosos, que revolucionaram a cultura de Bastiões inspirados pela cultura HIP HOP e que praticam o ´Free Step´".

Outro relato referiu-se ao encontro com comunidades indígenas da Zona Norte do Estado: "Crescemos bastante. Estamos remexendo, interligando e ganhando consistência em nós mesmos, como ingredientes de um caldeirão fervilhante de tradições e costumes. A leitura e compreensão do caderno étnico indígena parece ter reforçado o auto reconhecimento do grupo aos índios Kanindé. Descobrimos durante a aula que o Toré do povo do Sítio Fernandes é distinto dos Tremembés de Almofala, fato de relevante importância para os participantes que demonstraram interesse e conhecimento a cerca do movimento e luta de sua comunidade. É impossível amar ao que desconhecemos o valor. Enfatizamos essa afirmativa e temos tocado a identidade desses jovens enquanto indígenas"

Dentre as atividades dos estudantes de Iracema, estiveram a finalização da leitura dos cadernos étnicos e discussão sobre o processo de reconhecimento da comunidade dos Bastiões como um grupo remanescente de afrodescendentes.

O Caderno Regional do Diário do Nordeste publicou, pela primeira vez na imprensa, reportagem sobre a existência da comunidade quilombola que teve início com a chegada de duas escravas fugidas, que constituíram famílias que deram origem aos cerca de 260 quilombolas que ainda moram no lugar. A comunidade ainda está em processo de reconhecimento e delimitação por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Ceará.

O movimento indígena no Ceará voltou a ganhar força na passagem entre os séculos 20 e 21, ou seja, nas últimas duas décadas. São comunidades espalhadas especialmente nas regiões Norte, Sertão dos Inhamuns e Região Metropolitana. Grupos de estudos criados especialmente nas Universidades tem ajudado a dar visibilidade aos processos de lutas.

Para o Pajé Luís Caboclo, da etnia Tremembé de Almofala, visitada pelos jovens do projeto, a vez é de o índio ter voz para mostrar que existe e que a sua luta está bem firme. E, dessa forma muitos jovens passaram do sentimento de surpresa ("existe índio no Ceará?") para o entusiasmo sobre as possibilidades de conhecer as outras etnias e, assim, o processo de origem e ocupação histórica da própria cidade em que vive.

Participantes 520
jovens de sete cidades do Interior e de seis bairros de Fortaleza são levados pelo projeto para aprenderem melhor sobre suas comunidades


Mais informações:
Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

Av. Francisco Sá, 1801 Jacarecanga, Fortaleza, Ceará

Tel: (85) 3238.1244


MELQUÍADES JÚNIORREPÓRTER
Diário do Nordeste

Dr. Washington e Paulo Guerra é recebido pelos os comerciantes da Av. Dom Almeida Lustosa ( Jurema)

 Na manhã deste sábado a dupla da Coligação Caucaia não pode parar. Dr. Washington e Paulo Guerra foi recebido pelos os cmerciantes da Av. Dom Almeida Lustosa