terça-feira, 24 de maio de 2016

INFORMAÇÃO MESÁRIO VOLUNTÁRIO


Logo Mesário Voluntário

Programa de Valorização do Mesário

Mesário

É aquele que se dispõe a servir à nação. Sem a sua contribuição não seria possível a realização da festa da democracia, pois é o seu trabalho, no dia do pleito, que assegura a organização e a transparência na execução das atividades referentes à votação.
Para cada seção eleitoral é nomeada uma Mesa Receptora de Votos, sendo a denominação 'Mesário"  o nome genério para designar os Componentes da Mesa - são mesários: presidente, 1º e 2º mesário,  1º e 2º secretário e suplente.
Os mesários ficam na seção eleitoral do início ao fim da votação, organizam a fila, recebem o eleitor, conferem seus documentos, liberam a urna e autorizam o eleitor a votar, colhem a assinatura do eleitor no caderno de votação e entregam o comprovante de votação. Preenchem a Ata e devolvem documentos e urna para a Justiça Eleitoral.
O mesário é imprescindível para a realização de uma eleição!

Mesário Voluntário

É aquele que por livre iniciativa requer sua participação como mesário. Isso pode ocorrer através de inscrição diretamente no Cartório Eleitoral ou através do preenchimento do formulário de inscrição disponível neste site. Para realizar a inscrição, o cidadão deve ter em mão o seu título de eleitor, no mínimo 18 anos e atender demais requisitos legais.
Para maiores informações:  (85) 3211 2600 (eleitores de Fortaleza) ou 148 (eleitores dos demais municipios)
Benefícios:
  • Relevante serviço prestado a Nação
  • Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral
  • Auxílio-alimentação para o dia da Eleição
  • Vantagem em desempate em concurso público, se houver previsão em edital
  • Certificado de participação

TSE – O que é vedado ao gestor público a partir de 2 de julho

O Tribunal Superior Eleitoral baixou resolução sobre condutas vedadas. Ou seja, o que, a partir do dia 2 de julho, os agentes públicos ficam proibidos de fazer.
Confira:
– Nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, remover, transferir ou exonerar servidor público, ressalvados os casos de: nomeação ou exoneração de cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança; nomeação para cargos do poder Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República; nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até 2 de julho de 2016; nomeação ou contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do chefe do Poder Executivo; transferência ou remoção de militares, de policiais civis e de agentes penitenciário;
– realizar transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios e dos estados aos municípios, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para execução de obra ou de serviço em andamento e com cronograma prefixado e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública.
Também a partir dessa data é vedado aos agentes públicos das esferas administrativas cujos cargos estejam em disputa na eleição:
– com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral;
– fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente, relevante e característica das funções de governo.
Ainda é vedada a realização de inaugurações, a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos e o comparecimento de qualquer candidato a inaugurações de obras públicas.

Delação premiada de Sérgio Machado

O comentário aqui em Brasília é que o ex-senador Sérgio Machado fez delação premiada.
A notícia caiu como uma bomba dentro do PMDB. Contam que ao contrário de outras delações a do ex-presidente da Transpetro todos os acusados estão gravados. O mesmo estilo do Romero Jucá.
Os jornalistas dizem que o ministro do STF, Teori Zavascki vai decidir se aceita ou não. É aguardar.

Roberto Moreira

segunda-feira, 23 de maio de 2016

GOVERNADOR SOLICITOU FORÇA NACIONAL



O Governador Camilo Santana solicitou a presença da força nacional para dá suporte aos policias local por conta das rebeliões desde sábado que acontece nos presídios cearenses. Força Nacional já devem tá chegando ao Ceará.

Detentos promovem nova rebelião no presidio do ‘Carrapicho’ em Caucaia

Do lado de fora do complexo, é possível ouvir barulho de tiros e de bombas e ver fumaça saindo da penitenciária
Penitenciária do 'Carrapicho'
Penitenciária do ‘Carrapicho’
Detentos da unidade prisional Desembargador Francisco Adalberto Barros de Oliveira Leal, conhecida como “Carrapicho” em Caucaia, iniciaram mais uma rebelião no começo da noite desta segunda-feira, 23. O motim no “Carrapicho” volta a ocorrer um dia depois de terem sido encontrados três corpos carbonizados dentro da unidade.
Do lado de fora do complexo, é possível ouvir barulho de tiros e de bombas e ver fumaça saindo da penitenciária. Estão no local equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Polícia de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e Corpo de Bombeiros.
Companheiras de detentos do “Carrapicho” promoveram uma barreira com pneus em frente à unidade prisional. Elas relataram ao O POVO Online que conversaram, via telefone, com os parceiros. Os presos teriam dito que estavam acuados com a ação da Polícia e, só se renderiam, quando os policiais deixassem o complexo.
O POVO
Viaturas da Polícia na penitenciária
As mulheres afirmaram que há detentos feridos. A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) ainda não possui informações atualizadas sobre a rebelião no “Carrapicho”.
Série de rebeliões
Este fim de semana foi considerado pelo Procurador-Geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, como um dos piores do sistema penitenciário do Ceará. Pelo menos 14 detentos morreram durante a série de rebeliões registrada no Estado.
O governador do Ceará, Camilo Santana, solicitou o apoio da Força Nacional de Segurança para controlar a situação nos presídios. Além do “Carrapicho”, foram registrados distúrbios em todas as unidades do Complexo Presidiário de Itaitinga.
Fonte: O Povo