As ótimas condições de vento e as lindas praias de Caucaia são o chamariz para a prática do kitesurf, que fomenta o turismo da região. Para atrair novos investidores e turistas mundo afora, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Setcult), está participando da 33ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, uma das maiores feiras de turismo da Europa, que ocorre de 01 a 05 de março, em Lisboa. A feira conta com a participação de cerca de 45 mil visitantes entre profissionais do Turismo e público final.
A divulgação internacional do Turismo em Caucaia em feiras é um investimento que retorna em forma de mais oportunidades de emprego no município. “Nossa participação nesse evento é uma excelente oportunidade para que possamos atrair novos investimentos para o destino, visando a geração de emprego e renda para Caucaia e trazendo destaque para a Praia do Cumbuco, que atrai praticantes de esportes náuticas do mundo inteiro, principalmente para a prática do Kitesurf. Os bons ventos da nossa praia nos levam a ser considerados o Hawaii do Kitesurf”, destacou a secretária de Turismo e Cultura de Caucaia, Lívia Holanda.
Em fevereiro, Caucaia participou da edição da BIT Milão 2023, uma outra grande feira de turismo da Europa que fomenta investimentos e no trade turístico internacional.
*Destino Turístico Inteligente*
Caucaia está entre os três destinos cearenses que estão na segunda etapa do Programa Turismo Futuro Brasil, que vai selecionar dez Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) do Brasil, que gerem processos de visitação e experiências positivas aos visitantes de forma sustentável. A iniciativa é uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao todo, 79 municípios estão na disputa. O resultado será divulgado ainda neste mês.
*Sustentabilidade*
O litoral de Caucaia é bem diverso e cheio de belezas naturais. Para além das ótimas condições para a prática de esportes náuticos e aquáticos, como o kitesurf, o cuidado com o meio ambiente e o zelo pelo desenvolvimento sustentável são pontos altos para o desenvolvimento do Turismo local. Prova disso é a praia do Cumbuco, que além de ser considerada um dos melhores picos do mundo para a prática do kitesurf, é também uma praia ecológica. O Cumbuco é a única praia do Ceará a ter a certificação Bandeira Azul, uma chancela ecológica internacional que garante a prática de políticas públicas que visam a preservação ambiental da região.