sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Saúde Caucaia imuniza mais de 400 crianças no bloquinho da vacinação em apenas um dia*

Proteção e diversão marcaram a realização do bloquinho da vacinação infantil, realizado nesta sexta-feira (17), no Grêmio de Caucaia, com o registro de mais de 400 pequenos caucaienses imunizadas.

A finalidade da ação, realizada pela Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi o de proporcionar um momento acolhedor e garantir que ainda mais crianças a partir de seis meses ficassem protegidas contra a COVID-19.

Lidyanne Morais, mãe do Saul, de dois anos, enalteceu a iniciativa da gestão. “Nós temos que ter muito cuidado com os nossos pequenos porque eles são o nosso futuro. Então, eu acho muito importante essa ação para que eles tomem as vacinas. E foi tudo muito rápido e organizado”, celebra. 

Durante o evento, as crianças, que tomaram o imunizante Pfizer pediátrica (primeira e segunda doses e reforços), contatam com a entrega de guloseimas, brincadeiras, pinturas e apresentação de atividades sobre a saúde bucal e alimentação saudável. 

Estrella Pinheiro, coordenadora de imunização de Caucaia, celebra o resultado do bloquinho infantil. “Estamos felizes com o resultado. Muitos pais e responsáveis aderiram à ação e levaram seus filhos para imunizar. O nosso objetivo é realizar grandes outros eventos assim, fora a imunização que já acontece rotineiramente”, afirma. 

*Locais de vacinação:*

De segunda-feira a sábado, de 9h às 14h, adultos e crianças podem tomar a vacina contra a Covid-19 no Grêmio e na Escola Rubens Vaz. Os pais também podem levar as crianças aos postos de saúde D. Cotinha e Francisco Paulo Pontes, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 15h. 

*Saiba mais*

Esta ação no Grêmio foi mais uma das várias iniciativas que a coordenação de imunização realiza para vacinar o maior número de pessoas. A vacinação infantil também já aconteceu nas escolas municipais.

Parto humanizado proporciona segurança para gestante e fortalece vínculo entre mãe e bebê

 
O contato pele a pele entre a mãe e o bebê nos primeiros minutos de vida é o momento conhecido como “hora de ouro”. O vínculo afetivo faz parte do protocolo de parto humanizado realizado pela Maternidade Municipal Santa Terezinha, unidade de saúde da Prefeitura de Caucaia, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). A maternidade oferece assistência humanizada com apoio físico e emocional para as parturientes e conta com o novo o Centro de Assistência à Gestante, que ampliou o atendimento para as futuras mamães.
 
Mãe de primeira viagem, Adrielly Ferreira, (19), chegou à maternidade cheia de medos e inseguranças. Durante o trabalho de parto, foi acompanhada por uma equipe multidisciplinar que ofereceu apoio emocional e orientações. A jovem deu à luz por parto natural e humanizado. “Eu pensei que eu não ia conseguir ter normal, eu tava morrendo de medo, mas as enfermeiras me ajudaram muito, conversaram, me passaram tranquilidade, segurança e em menos de duas horas de trabalho de parto, eu já tava com a minha neném nos braços e pude amamentá-la”, disse a estudante. A neonatologista, Janaína Machado, explica que o contato entre mãe e bebê logo após o nascimento é importante para fortalecer o vínculo. “Aquele momento que o bebê sai do útero e vai para o colo da mãe, proporciona aconchego, segurança, ele sente o cheiro da mãe e isso acalma o bebê”, disse. 
 
Antes da chamada hora de ouro, o trabalho de parto humanizado prepara a gestante para o momento de dar à luz. São utilizadas técnicas que proporcionam conforto, segurança e bem-estar. As gestantes atendidas pela Maternidade Santa Terezinha recebem massagem terapêutica com óleos aromáticos e relaxantes, musicoterapia técnicas de pilates com utilização da bola suíça, cavalinho (cadeira apropriada para estimular o parto normal), caminhada pelo jardim, orientações sobre posturas ideais para alívio das dores e ganham arte gestacional com a imagem da placenta. De acordo com a enfermeira obstetra, Arliane Gomes, no parto humanizado é levando em consideração o protagonismo da mulher, seus desejos, respeitando suas escolhas, medos e oferecendo uma rede de apoio emocional e física. “A humanização no parto traz benefícios que ajudam na dilatação do colo, redução da dor e dos níveis de estresse e ansiedade, além de apresentar efeitos positivos também no tempo de trabalho de parto, que muitas vezes se torna mais ágil e menos doloroso”, explica a especialista. 
 
A dona de casa, Suliane Viana, (30) espera o segundo filho e vai realizar o parto cesárea. Antes da cirurgia, a gestante também foi atendida com as condutas para parto humanizado. Ela conta que o acolhimento e suporte emocional da equipe fizeram diferença no atendimento. “A gente chega aqui no nervoso, né? Com os sentimentos à flor da pele e hoje eu me senti muito segura, percebo como o atendimento tá bem melhor. O atendimento dos médicos e enfermeiros foi muito bom e diferente de antigamente, porque há cinco anos eu precisei ser acompanhada aqui pela maternidade, mas hoje eu achei tudo muito melhor. Esse acolhimento faz diferença porque ajuda a passar o nosso nervosismo”, relata. 
 
Tanto no parto normal como na cesariana é possível oferecer as técnicas para parto humanizado. “Toda gestante tem direito a uma assistência humanizada e segura, sendo ela parto normal ou cesárea, alguns métodos mudam conforme o parto, mas a humanização tem que estar presente em todas as etapas”, finaliza a enfermeira obstetra, Arliane Gomes. 
 
*Mais assistência e conforto*
 
Para proporcionar mais conforto e ampliar a capacidade de atendimento das gestantes, a maternidade agora conta com o Centro de Assistência à Gestante. O espaço foi reformado recentemente e oferece três salas para parto natural, sala de medicação, observação, espaço pré-cirúrgico e sala para cuidados imediatos do recém-nascido. A equipe multidisciplinar é composta por obstetras, neonatologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas.

Cumbuco é um dos destinos mais procurados do Ceará no feriado de Carnaval


O Ceará deve receber mais de 130 mil turistas no feriadão do Carnaval, segundo estimativa da Secretaria do Turismo do Ceará (SETUR). A praia do Cumbuco, que fica no litoral de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, é uma das mais procuradas. A tranquilidade e as belezas naturais são os principais atrativos do local.

Além disso, o Cumbuco é um destino ecológico. A praia é a única do Ceará a ter a certificação Bandeira Azul, uma chancela ecológica internacional que garante a prática de políticas públicas que visam a preservação ambiental da região. 

Para a secretária de Turismo e Cultura de Caucaia, Lívia Holanda, os investimentos em infraestrutura e capacitação do trade turístico local têm dado bons frutos. “É reconhecimento do nosso trabalho esse resultado, ser um dos destinos do Ceará mais procurados no Carnaval. Isso é resultado do esforço e trabalho de promoção turística feito pela Prefeitura de Caucaia nos últimos anos, e também pela qualidade dos serviços ofertados. A nossa expectativa é que o turista chegue ao Cumbuco e encontre uma opção diferente de lazer nesse período, onde ele possa desfrutar dos nossos atrativos, fomentando a economia local. É assim que pretendemos elevar ainda mais nosso turismo, envolvendo toda a cadeia produtiva e gerando cada vez mais renda para o nosso município”, garantiu Lívia. 

De acordo com o Departamento de Estudos e Pesquisas da SETUR, a ocupação da rede hoteleira no Ceará deve atingir 87,1%, distribuída em flats (89,3%), seguida por hotéis (88,5%), albergues (81,7%) e pousadas (78,4%). O levantamento identificou ainda que, em boa parte dos flats e hotéis, as taxas de ocupação podem chegar a 100%.

Em relação aos locais mais buscados, Jericoacoara está em primeiro lugar, com 96,6% da preferência dos turistas, após está a busca por Guaramiranga, com 93,3%, Canoa Quebrada (90,5%), Cumbuco (89,5%), Flecheiras/Mundaú (88,2%), Porto das Dunas (88,1%) e Praia das Fontes/Morro Branco (82,5%).

*Bandeira azul*

A certificação ecológica Bandeira Azul é considerada o maior prêmio ecológico internacional concedido às praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Primeira campanha do Selo UNICEF em Caucaia abordará a Prevenção à Gravidez na Adolescência

Em 2022, 578 crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos deram à luz em Caucaia. O número corresponde a 13,7% dos nascimentos no município. Com o objetivo de abordar o tema "gravidez na adolescência", a campanha "Tudo tem seu Tempo" marca o retorno das atividades do Selo UNICEF em Caucaia. A ideia é informar e desmistificar uma série de temas ligados aos casos de gestação precoce.

"Essa é a nossa primeira campanha de um ano com muitas ações para as crianças e adolescentes do município. O tema é importantíssimo, já que a gravidez na adolescência impacta no desenvolvimento dessa gestante como um todo, em sua saúde, seu desenvolvimento escolar, e também em seu bem estar social", revela Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia.

"Uma das nossas missões é reduzir o indicador de adolescentes grávidas, que atualmente se encontra em 14,3%. A finalidade principal dessa ação é promover a atenção integral na prevenção e cuidado da gravidez na adolescência, ampliando a garantia de direitos de crianças e adolescentes", disse Georgevânia da Fonseca, enfermeira e mobilizadora técnica da Saúde do Selo UNICEF. "A gravidez na adolescência é um fenômeno complexo, relacionado ao contexto sociocultural, econômico e político. A prevenção exige esforços dos setores responsáveis pela formulação e implementação de políticas públicas que têm como perspectiva central os direitos humanos, mas demanda também o envolvimento de todos os setores da sociedade civil", completa.

Serão oferecidas rodas de conversa com adolescentes já atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Na ocasião, a equipe da Residência Multiprofissional em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) irão falar sobre saúde da mulher, com enfoque para adolescentes, e também solucionarão dúvidas dos participantes. "O nosso conteúdo será voltado para que os adolescentes possam se sentir acolhidos e informados sobre o assunto. Não será uma aula ou uma palestra, mas um bate-papo com trocas de saberes", revela Sergiana Bezerra, Supervisora Geral da Residência Multiprofissional em Saúde.

Programação

Palestras

CRAS Sede

10/02 às 14h

CRAS Jurema

15/02 às 13h

CRAS Araturi

(Realizado no Imersão Nota 10)

16/02 às 09h

CRAS Metrópole

16/02 às 09h e às 13h

CRAS Capuan

17/02 às 09h e às 13h

CRAS Grilo

(Realizado na Escola Indígena Cacique Antônio Ferreira da Silva)

28/02 às 09h

Evento online - ADOLESCÊNCIA PRIMEIRO - Gravidez depois

Organização: Rede Peteca e do Projeto PREVINE - Violência nas Escolas Não!

Data:16/02, às 14h

Link de inscrição: https://forms.gle/UFMrtXbFrDMg1JpR7

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Caucaia realiza, pela primeira vez, curso prático para merendeiras da rede escolar municipal

Aluno bem alimentado aprende mais. Por isso, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu, pela primeira vez, um curso prático sobre boas práticas alimentares para as merendeiras da rede municipal de Caucaia. O curso, aconteceu na última segunda-feira (13), no Banco de Alimentos, e reuniu cerca de 50 funcionárias efetivas. 

As merendeiras aprenderam sobre o fluxo ideal da cozinha e todos os passos que os alimentos precisam percorrer para que haja um preparo de refeição saudável. O curso de boas práticas alimentares é uma iniciativa da SME em parceria com o Projeto Prosperar, maior programa de capacitação profissional do município.

A nutricionista do Projeto Prosperar, Iara Carvalho, que ministrou o curso, reforçou que a parte prática é extremamente importante para garantir uma refeição saudável de qualidade para os alunos. “As merendeiras aprenderam todas as etapas necessárias para o preparo da refeição. Isso inclui o recebimento do alimento, distribuição, armazenamento ideal e cocção dos alimentos (cozimento). Além disso, as merendeiras receberam dicas sobre gastronomia, que incrementa mais sabor à refeição”, ressaltou Iara.

A merendeira Lúcia Chaves participou do curso e agradeceu a oportunidade de capacitação. “Chegou na hora certa esse curso. Só tenho a agradecer porque cada passo ensinado é um conhecimento a mais. A gente se recicla e consegue dar o nosso melhor para os alunos”, destacou Lúcia.

Após a capacitação, as escolas da rede municipal vão oferecer um novo cardápio que contará com risoto de frango e quarentão de milho, entre outras novidades. As refeições foram pensadas e elaboradas pelas nutricionistas da SME e pela coordenadora de gastronomia do Projeto Prosperar, Diana Dantas. 

*Capacitação merendeiras*

Em janeiro, a Prefeitura de Caucaia promoveu, nos dias 30 e 31 de janeiro, no Centro Municipal de Formação e Avaliação (CEMFA), o primeiro curso teórico sobre boas práticas na alimentação escolar de Caucaia para merendeiras. Na ocasião, o prefeito Vitor Valim compareceu na cerimônia de entrega de certificados.

Saúde Caucaia realiza mutirão de testes para HIV, hepatites B e C e sífilis e entrega de preservativos durante toda a semana


As ações acontecem em todos os 46 postos de saúde do município_

Com foco na conscientização sobre a importância da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar, durante toda esta semana, de 13h às 16h, uma intensificação de testes para HIV, hepatites B e C e sífilis e a distribuição de preservativos masculinos e femininos, em todas as 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município.

A programação do “Bloquinho Carnaval Seguro”, que é organizada pela Atenção Primária à Saúde (APS), conta, para além dos testes, com equipes que vão orientar sobre as estratégias de prevenção disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante toda a operação, vão ser ofertados uma média de 2 mil testes e 70 mil preservativos. 

Camila Moreira, diretora da APS de Caucaia, destaca a relevância da ação. “O mutirão tem como finalidade chamar a atenção da população de Caucaia para as questões relacionadas às ISTs, abordando desde a prevenção básica, com o uso do preservativo, a profilaxias (medicação) e também salientar a importância do diagnóstico precoce. É simples, rápido e indolor”, afirma. 

Para ter acesso ao teste, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão nacional do SUS (CNS). 

*Sobre os testes*

O teste rápido para HIV, hepatites B e C e sífilis não requer jejum e pode ser realizado em poucos minutos, facilitando o acesso ao resultado de forma rápida. 
Os resultados ficam disponíveis no mesmo dia e a retirada deve ocorrer pessoalmente.
Os casos com diagnóstico positivo recebem imediatamente encaminhamento, o que ajuda para o início precoce do tratamento especializado, caso seja necessário. Os testes podem ser realizados durante todo o ano nas UAPS. 

*Serviço:*

Caucaia realiza mutirão de testes para HIV e entrega de preservativos durante toda esta semana
Data: até sexta-feira (17) 
Local: 46 UAPS
Horário: 13h às 16h

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Prefeitura de Caucaia promove edição especial do programa Prefeitura Presente, no bairro Marechal Rondon

Nesta sexta-feira (17), os moradores do Residencial Corintus, e toda a população do Marechal Rondon, receberão uma manhã de serviços e ação social. Promovido pela Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental (SEPLAM), o evento vai reunir esforços de várias secretarias municipais, além do Governo do Estado, com o Caminhão Cidadão, e também do Governo Federal, que vai ceder parte da estrutura através do Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Ambiental - IDETEC, órgão ligado à Caixa Econômica Federal.

Vacinação infantil, orientações sobre a rede de saúde mental do município, saúde bucal com aplicação de flúor, atualização e/ou inscrições no Cadastro Único; espaços de beleza, são alguns dos serviços disponibilizados. “Essa edição especial do Prefeitura Presente, sob a coordenação da SEPLAM, nasce com o objetivo de promover a autonomia e o protagonismo social dos beneficiários de políticas públicas de habitação. Toda a estrutura será fornecida pela Caixa Econômica Federal. A Prefeitura de Caucaia entra com os profissionais e material utilizado em todos os serviços realizados. O Governo do Estado também é nosso parceiro, e nos disponibilizou o Caminhão Cidadão para esta manhã de serviços”, disse Diego Pinheiro, Secretário de Planejamento Urbano.

Em Caucaia, as políticas relativas à área de Habitação, que em outros municípios contam com uma pasta própria, são realizadas através da Secretaria de Planejamento Urbano. Entre outras atribuições, cabe ao órgão promover o trabalho técnico social em relação ao público beneficiário do programa Minha Casa, Minha Vida. “"Esse Mutirão coroa todo o plano de trabalho social iniciado pelo programa de habitação do Governo Federal. Então nós, enquanto município, também temos parte na socialização dos beneficiários do Minha Cada, Minha Vida. O evento é um grande marco de cidadania, acolhimento e socialização", finaliza Diego.

O evento reúne profissionais da própria SEPLAM, que coordena o evento, mas também da Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social e Trabalho e Autarquia Municipal de Trânsito. Confira a lista de serviços completos:

Caminhão da Cidadania com a emissão da 1ª e 2ª vias do RG e CPF, Certidão de Antecedentes Criminais, Orientações acerca do Seguro Desemprego, Carteira do Trabalho; 
Vacinação infantil, adultos e idosos (Covid-19 e vacinas de Rotina);
Orientações sobre a rede de saúde mental do município de Caucaia;
Orientação sobre diabete e hipertensão com aferição de pressão e teste glicêmico;
Saúde bucal com aplicação de flúor;
Saúde epidemiológica e o combate as arboviroses;
Orientações sobre o cuidado com o meio ambiente;
Doação de mudas;
Vetmóvel (consultas e vacinas);
Atualização e/ou inscrições no Cadastro Único;
Inscrições para o Programa Emprega Mais no Meu Bairro;
Divulgação dos Serviços do CRAS;
Espaços de Beleza;
Espaços Kids.


*Serviço*

*Prefeitura Presente*
*Data:* 17/02 (sexta-feira)
*Horário:* 08h às 12h
*Local:* Residencial Corintus, Rua Idealista Marechal Rondon, Nº 89

Bloquinho da Vacinação promete agitar e proteger a garotada nesta sexta-feira (17) em Caucaia

Já em clima de carnaval e com o objetivo de estimular as crianças em relação à importância da imunização, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar, nesta sexta-feira (17), o “Bloquinho da Vacinação Infantil”, no Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia, de 9h às 14h, para crianças acima de 6 meses que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal contra a Covid-19.

Para além da vacinação, a programação do bloquinho vai contar com atividades lúdicas, guloseimas, pintura facial e muitas brincadeiras. 

Estrella Pinheiro, coordenadora de imunização de Caucaia, explica as vantagens da ação. “Nós queremos proporcionar um momento acolhedor e divertido durante a vacinação infantil. Papais, mamães ou responsáveis, não deixem de levar seus filhos para se protegerem e também se divertirem”, solicita. 

O local, que vai estar todo preparado e decorado para receber as crianças que podem ir fantasiadas, é um dos pontos fixos de imunização instalados na cidade.

As crianças vão poder tomar o imunizante Pfizer pediátrica (primeira e segunda doses e reforço - D3, após 4 meses da aplicação anterior. 

Para receber a vacinação, é necessário que os pais ou responsáveis apresentem: RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, Cartão Nacional de Saúde e cartão de vacina. 

*Saiba mais*

Esta ação no Grêmio é mais uma das várias iniciativas que a coordenação de imunização realiza para vacinar o maior número de pessoas. A vacinação infantil também já aconteceu nas escolas municipais. 

*Serviço*

Bloquinho da Vacinação promete agitar e proteger a garotada nesta sexta-feira (17) em Caucaia
Local: Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)
Data: sexta-feira (17)
Horário: 9h às 14h

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...