sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Prefeituras da Região Metropolitana disputam instalação de condomínio industrial

Prefeito de Caucaia ofereceu terreno de 190 hectares

A instalação de um condomínio industrial com a participação de empresas dos setores químico e metal-mecânico está sendo disputada por cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O prefeito de Caucaia, Washington Góis, apresentou um terreno de 190 hectares em reunião com empresários dos dois setores, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), na manhã desta quinta-feira (12). Os municípios de Aquiraz, Horizonte, Pacajus, Itaitinga, Guaiúba e São Gonçalo do Amarante já apresentaram propostas.
Sindicatos vão avaliar projetos de 10 cidades FOTO: Cid Barbosa/Arquivo/08.03.2010
O encontro faz parte da série de reuniões que os sindicatos da indústria metal-mecânica (Simec) e do Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e das Destilação e Refinação de Petróleo do Estado do Ceará (Sindquímica) tem realizado com prefeituras próximas da capital cearense.
O terreno oferecido em Caucaia pertence ao estado, mas o prefeito considerou não haver empecilhos para que ele fosse usado pelos empresários. Góis comprometeu-se a agendar uma reunião entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a quem a posse da área está sendo transferida e os empresários.
De acordo com o presidente do Sindquímica, Marcos Soares, o projeto começou com a adesão de 34 empresas (11 do Simec e 23 do Sindquímica), ultrapassou a marca de 40 interessados, e continua aberto a novas adesões de empresas, estimando-se investimentos em torno de R$ 200 milhões.
A instalação de um condomínio de empresas está sendo discutida pelos dois sindicatos com os municípios, sem que isso implique na existência de um leilão, explicou o presidente do Sindquímica. “Trata-se de uma tentativa de ouvir tanto as prefeituras, a partir das potencialidades e obstáculos, como também os empresários em termos de logística para seus negócios”.
Soares cogitou a possibilidade de ser construído mais de um condomínio. A intenção dos sindicatos com o condomínio é procurar um terreno que tenha redes de esgotamento sanitário, de energia e de gás natural para receber as empresas já em operação, assim como escolas profissionalizantes e de segundo grau para atender aos funcionários, declarou o diretor do Simec, Sampaio Filho. Serão agendadas ainda reuniões com as prefeituras do Eusébio e Maranguape.
Diário do Nordeste

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Servilho Paiva assume a Secretaria de Segurança e afirma que o Ronda precisa ser reorganizado

Secretário disse que há necessidade de aumento no efetivo da polícia civil

O novo Secretário de Segurança do Estado, Servilho Paiva, assumiu a pasta oficialmente nesta quinta-feira (12). Apesar de não especificar quais serão as principais mudanças que ocorrerão durante a gestão, o secretário assegurou que o Ronda do Quarteirão precisa ser reorganizado, que é preciso integrar o trabalho da Polícia, e que é indiscutível a necessidade de aumento no efetivo da polícia civil.

Secretário disse que o foco é reduzir os homicídios e os delitos patrimoniais. Foto: Kiko Silva

Servilho Paiva ressaltou a importância da integração entre o policiamento ostensivo e de inteligência. Segundo o secretário, essa é a prioridade, pois esse trabalho conjunto permite a identificação e aprofunda quem patrocina o crime.

Para o novo secretário, o desafio é passar à população a sensação de segurança e que trabalhar focado é necessário, independentemente do número do efetivo. "O foco é reduzir os homicídios e os delitos patrimoniais, pois é o que mais traz sensação de segurança. Esse é o grito da nossa sociedade", afirmou o titular da pasta.

Ronda do Quarteirão
Conforme o titular da SSPDS, o Ronda do Quarteirão tem como filosofia o princípio da territorialidade, que é: estar presente, eleger e dominar uma área. "A gente vai verificar o que podemos fazer em termos de gestão, reorganizar, montar equipe, dirigir foco, definir metas", disse o secretário, que informou também ser esse o momento para fazer diagnósticos e que deseja fazê-lo o mais rápido possível.
Servilho definiu como teria que funcionar o trabalho do Ronda, onde o delegado e o comandante do policiamento da área são os responsáveis, respondendo primeiro por cuidar de tal área. O órgão servirá assim como agente fiscalizador desse trabalho.
Denarc
De acordo com Servilho Paiva, é notório que a grande quantidade de homicídios está vinculada às drogas e por isso é necessário que a Divisão de Homicídios e a Divisão Estadual deNarcóticos (Denarc) trabalhem em conjunto. "É preciso casar a Homicídios e a Denarc para que possamos identificar quem comanda. Uma coisa leva a outra e assim será possível obter espaço para que o poder público entre".
Novos inspetores
Segundo o titular da pasta, houve aula inaugural para mais de 600 novos inspetores, que começam a ser formados nos próximos dias. "É um alento na Polícia Civil, mas isso é uma coisa dinâmica, pois há uma rotatividade de pessoas que entram e os que se aposentam" informou Servilho Paiva
Fonte Diário do Nordeste

O PREFEITO DR. WASHINGTON ESTEVE NA POSSE DE CIRO GOMES

Ciro Gomes (PSB), irmão do governador Cid Gomes, tomou posse como novo secretário de Saúde do Ceará. (Foto: Mauri Melo/O POVO)
Foto: Jornal o Povo


A solenidade de transmissão do cargo de Arruda Bastos para Ciro Gomes foi das mais concorridas. Além do vice-governador Domingos Filho, contou com a presença dos prefeitos Roberto Claudio e Dr. Washington além dos vereadores de Fortaleza e Deputados Estaduais e Federais.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

EXCLUSIVO VÊM AI NOTÍCIAS DA GENTE UM PROGRAMA DE TV



Já vem ai na TV Metrópole canal 26 o programa Notícias da Gente.

SEGURIDADE SOCIAL APROVA SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO

Com 15 votos a favor, 9 contrários e duas abstenções, a Comissão de Seguridade Social e Família aprovou ontem  substitutivo do deputado Danilo Forte que cria o Serviço Civil Obrigatório para profissionais de saúde formados em instituições públicas. Bem anterior ao programa Mais Médicos, do Governo, o projeto de lei, de autoria do deputado Geraldo Resende, começou a tramitar em 2007, tendo apensado 18 outros projetos. O Substitutivo de Danilo Forte instituí o Serviço Civil como forma de contrapartida social para profissionais da área de saúde das carreiras de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Biomedicina, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
Na opinião de Danilo Forte, o Serviço Civil obrigatório além de diminuir a carência de profissionais de saúde, reduzindo as desigualdades regionais na área da saúde, promove também o aprimoramento na formação destes profissionais ao proporcionar maior experiência no campo prático e integração com a comunidade mais carente, ampliando a inserção dos profissionais da saúde nas unidades de atendimento do SUS, desenvolvendo seu conhecimento sobre a realidade da saúde da população brasileira. O Serviço Civil terá duração de 12 meses e os profissionais serão remunerados pelo valor do piso salarial definido por Lei para a respectiva atividade profissional. O cumprimento do Serviço Civil será considerado pré-requisito obrigatório para a candidatura em concursos públicos e inscrição em pós-graduações em instituições públicas de ensino.
O profissional deverá iniciar o Serviço Civil em até 12 meses após a data da obtenção de sua inscrição no respectivo Conselho profissional competente. A prestação do serviço será supervisionada por profissionais preceptores, detentores de título de pós-graduação na respectiva atividade. A coordenação do Serviço Civil ficará a cargo do Ministério da Saúde, que administrará banco de cadastro que será formado com a inscrição dos prestadores de serviços de saúde. Os municípios interessados se cadastrarão junto ao Ministério da Saúde indicando quantos profissionais e as unidades para atuação dos profissionais.
Assessoria de Imprensa
11/09/2013

Água para Todos: 104 sistemas de abastecimento são licitados

aguaparatodos2013
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério da Integração, realiza processo licitatório para prestação de serviços de engenharia para a implantação de 104 sistemas de abastecimento de água em comunidades do meio rural do Programa Água para Todos no Estado. A sessão acontece nesta quarta-feira (11), às 9:30 horas, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), localizada no Centro Administrativo Bárbara de Alencar, Avenida Dr. José Martins Rodrigues, n°150, Bairro Edson Queiroz.


Os 104 projetos foram divididos em três editais de concorrência pública nacional com licitação do tipo menor preço, sendo no primeiro edital, 37 sistemas de abastecimento de água, no segundo, 25 e no terceiro 42 projetos.

Os municípios beneficiados com os projetos são: Acaraú (1 projeto), Aratuba (2 projetos), Banabuiú (2 projetos), Bela Cruz (2 projetos), Canindé (4 projetos), Cariré (1), Caucaia (3), Choró (6), Crateús (2), Forquilha (1), Frecheirinha (3), Graça (2), Hidrolândia (3), Horizonte (1), Ibaretama (3), Ibiapina (4), Independência (1), Ipu (1), Itapiúna (2), Jaguaribe (1), Martinópole (3), Mombaça (3), Mulungu (2), Novo Oriente (6), Pacajus (1), Poranga (1), Paramoti (1), Pedra Branca (7), Piquet Carneiro(6), Quixadá (10), Quixeré (5), Russas (2), São Benedito (5), Sobral (2) e Ubajara (5).

Juntos, Governo do Estado e Ministério da Integração irão investir R$ 19,2 milhões no Programa Água para Todos, beneficiando 3.898 famílias, que terão água de qualidade nas suas residências e não dependerão mais de outras fontes de abastecimento.“ As famílias beneficiadas não precisarão mais carregar latas d' água na cabeça, abastecer suas residências com água proveniente de carros pipa, além de diminuir os riscos de contaminação por doenças que tenham como veículo a água”, afirma o coordenador de Programas e Projetos Especiais da SDA, Wanderley Guimarães.

O secretário Nelson Martins destaca que o Programa Água Para Todos é uma das políticas do Estado do Ceará, em parceria com o Governo Federal, para universalizar o abastecimento d'água no Estado. "Vamos investir R$ 200 milhões para garantir água de qualidade para a zona rural cearense que se caracteriza pela seca. Serão água de qualidade, seja através de sistemas de abastecimento d'água ou através de cisternas de polietileno", afirmou.

O “Água para Todos” é um projeto que faz parte do programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal, que em convênio com o Ministério da Integração e a SDA implantarão 1.350 sistemas de Abastecimento de Água no Estado do Ceará. Nessa primeira etapa, serão instalados 104 sistemas de Abastecimento de Água nos 35 municípios citados acima.


Serviço
Sessão de licitação
Data: 11 de setembro
Hora: 9:30 horas
Local: Procuradoria Geral do Estado (PGE) - centro administrativo Bárbara de Alencar, avenida Dr. José Martins Rodrigues, n°150, Bairro Edson Queiroz.
Informações e dúvidas: (85) 3101.8112


10.09.2013

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

terça-feira, 10 de setembro de 2013

PEC da Música deve ser votada nesta quarta em Plenário

O Plenário do Senado aprovou, há pouco, o calendário especial de tramitação da chamada PEC da Música – 123/2011. Por acordo de líderes, a proposta deverá ser votada na sessão desta quarta-feira (11). Alguns músicos, como Nando Reis, Reco do Bandolim, Falcão e Sandra de Sá, entre outros, acompanharam a decisão. O calendário especial permite uma votação mais rápida da matéria no Senado.
O texto isenta de impostos CDs e DVDs com obras musicais de autores brasileiros. O objetivo é reduzir o preço dos produtos ao consumidor e, assim, desestimular a venda de reproduções piratas. A PEC tem como opositores senadores do Amazonas, que a consideram uma ameaça à indústria fonográfica e de vídeo instalada na Zona Franca de Manaus. O líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), observou, no entanto, que há um acordo em torno de uma emenda, com o objetivo de não prejudicar a indústria nacional.
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) informou que a emenda será examinada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na manhã desta quarta-feira, antes de ir ao Plenário à tarde.
Roberto Moreira

PMDB se fortalece com nomes para disputa em 2014

A bancada do PMDB na Assembleia Legislativa deve ser bem maior, caso seja bem executado os planos do partido. Agenor Neto, ex-prefeito do Iguatu, deve ser o deputado estadual do partido com mais de 150 mil votos. Robério Itarema pretende receber mais de 80 mil votos e Danniel Oliveira mais de 60 mil votos. O PMDB não conta com Neto Nunes, Dra. Silvana e Lucílvio Girão nos seus quadros. Eles devem deixar o partido. Vão em busca de partidos menores.

roberto Moreira

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Secretaria de Saúde de Caucaia realiza semana de prevenção contra o Calazar


No período de 09 a 13 de setembro nos bairros Marechal Rondon e Parque Potira, a Secretaria Municipal de Saúde estará mobilizando a população para os cuidados necessários contra o Calazar. Estão previstas vistas domiciliares, palestras nas escolas com a distribuição de informativos aos alunos, divulgação em carro de som, entre outras ações que seguem até o dia 13. Aproveitando a mobilização nas escolas, dia 20 de setembro é a vez dos alunos manifestarem por meio da caminhada de sensibilização nas ruas do Parque Potira a necessidade da limpeza periódica dos quintais, evitando as condições favoráveis da proliferação do mosquito transmissor da doença com a participação efetiva da comunidade.
Os bairros Marechal Rondon e Parque Potira foram escolhidos para receber as ações educativas por apresentarem elevada positividade  de Leishmaniose em cães e humanos. Segundo Guilherme Menezes, médico veterinário da Secretaria de Saúde, o principal objetivo dessas ações é fazer a população compreender os risco da doença, daí então diminuindo as chances de reprodução do mosquito flebotómo, responsável pela transmissão do Calazar.


Realização:
Departamento de Vigilância à Saúde.

Cearense cria rede social de interação e democratização política

No ar desde o fim de agosto, a rede possibilita que o usuário entenda melhor o processo político e o conceito de Democracia Direta

Visando maior interação entre cidadãos e políticos, um sociólogo cearense criou a rede social EuParticipo, que permite que usuários proponham a gestores leis e emendas, façam  denúncias, dentre outras opções. No ar desde o fim de agosto, a rede possibilita que o usuário entenda melhor o processo político e o conceito de Democracia Direta, onde cidadãos participam da tomada de decisões.
Imagem: Reprodução/EuParticipo.com.br
A ideia da rede é relativamente simples: criar uma espaço social com foco no engajamento políticos dos cidadãos. A priori, a ferramenta é focada em parlamentares, mas deve seguir para o Executivo.

Momento oportunoA ferramenta surge, então, para preencher uma fenda do sistema democrático. "O poder legislativo é um poder mais democrático, mas apenas em tese. Você pode observar várias experiências de políticas públicas, como orçamento participativo e conselho de gestão. Porém, aparticipação da sociedade no controle desse poder não é encontrada", defendeu o sociólogo Marcelo Castro.

> Confira entrevista com o criador e um demonstrativo da ferramenta


Criada em um momento onde manifestações tomaram o País, a rede propõe a discussão a respeito da participação popular nas escolhas políticas. "Após o levante popular de junho, mais do que nunca, temos que partir para o passo seguinte: dar efetividade. Todo mundo concorda em querer mudar o sistema. Temos de experimentar um caminho", exaltou.

Através de seu perfil pessoal, o cidadão pode utilizar diversos meios para interagir com um parlamentar, que pode criar seu perfil de forma gratuita. De forma acessível, intuitiva e criativa, a rede social foi construída a partir de uma parceria com a empresa de desenvolvimentoAstux, responsável pela construção de outra rede social de sucesso, a Alvanista, voltada para games.

Sem fins lucrativos, a iniciativa promete inovar, quando permite que cidadão tenha um canal direto com políticos que se dispõem a terem uma perfil. Até agora, 12 parlamentares se cadastraram.

"É um projeto bem amplo, composto somente por voluntários. Democratizar o mandato parlamentar é a principal missão", comentou Marcelo Castro.

Como funcionaO cadastro é simples. Basta informar seus dados e escolher um vereador, um deputado estadual, um deputado federal e um senador para se aliar. Ao se aliar a um deles, o cidadão pode ver em sua linha do tempo as informações compartilhadas pelo político, que em seu perfil, pode receber diversas sugestões dos usuários.

As interações cidadão-parlamentar são várias. Dentre elas, a população pode sugerir votos, a partir de uma enquete criada pelo político. Outras ferramentas importantes são possibilidade de sugestão de lei, discurso, denúncia, requerimento, homenagens e emendas.

Sem moderação, 'Eu Participo' tem seus objetivos bem definidos e afirma que não usará os dados de forma comercial. Com o número de interações, os usuários são dispostos em um ranking de apoio e engajamento.

Criação

A ferramenta do sociólogo Marcelo Castro foi idealizada há pouco mais 2 anos e superou todas as expectativas de acesso. Somente na primeira semana, 500 pessoas haviam se inscrito.

"O pressuposto da criação da rede é a falta de entendimento das pessoas sobre as funções do parlamentar. A eleição de Tiririca foi a partir desse mote: você sabe o que faz um deputado federal?", lembrou Marcelo.

Aliada à aparência intuitiva do Facebook, 'Eu Participo' preza pela experiência e busca um design simples, usual e moderno.

> Confira a lista dos parlamentares presentes na rede*
Vereadores
Capitão Wagner (PR) - Fortaleza
Toinha Rocha (Psol) - Fortaleza
Acrísio Sena (PT) - Fortaleza
Guilherme Sampaio (PT) - Fortaleza
Deodato Ramalho (PT) - Fortaleza
Mailton Nocrato (PT) - Guaiúba
Paulo Ferrera (PT) - Quixeramobim
Deputados estaduais
Dedé Teixeira (PT)
Heitor Ferrer (PDT)
Eliane Novais (PSB)
Deputados federais
Eudes Xavier (PT)
José Airton Cirilo (PT)
*Ainda não há senadores presentes
Mais informações no EuParticipo.com.br e em sua página no Facebook.

PERFIL DO NOVO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA

Servilho Silva de Paiva

Delegado de Polícia Federal, Classe Especial, 53 anos, cedido pelo Ministério da Justiça ao estado do Ceará para instalar e dirigir a CGD é natural de Fortaleza/CE, Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco em 1986; Pós-graduado em Direito pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco - ESMAPE, em 1998; Pós-graduado em Gestão de Políticas de Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia – ANP, em 2009. Na Polícia Federal chefiou várias delegacias dentre as quais se destaca a de Chefe da Delegacia de Combate a Entorpecente nos estado de Pernambuco e Paraíba, 2001 a 2004, Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal-Aracaju-Sergipe: 2006; atuou ainda como Conselheiro Estadual de Políticas Antidrogas – CEPAD-PE: 2000 a 2003, foi Secretário de Estado e Defesa Social de Pernambuco (Segurança Publica): 2007 a 2010, Membro do Colégio Nacional de Secretários Estaduais de Segurança Pública: 2007 a abril de 2010 e Presidente do Conselho de Segurança do Nordeste– CONSENE: 2009 a abril de 2010 é Professor de Planejamento Operacional da Academia Nacional de Polícia/Brasília e da Academia da Polícia Civil da Paraíba, planejou e executou vária operações nacionaisda Polícia Federal entre 2001 e 2005.

Definidos os secretários de Cidades, Cultura e Conpam

Já estão definidos os novos secretários de cidades, cultura e o novo conselheiro de meio ambiente do Ceará. Paulo Mamede, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas, é o novo secretário de cultura, Bruno Sarmento, indicado pelo senador Eunício Oliveira, vai assumir o Conselho Estadual de Meio Ambiente e Carlo Ferrentini, atual secretário executivo de Cidades, será o novo secretário de Cidades.
Servilho Paiva deve assumir a secretaria de segurança pública. Ele foi secretário de Segurança Pública de Pernambuco, entre 2007 e 2010, no governo de Jarbas Vasconcelos.
Veja abaixo a lista completa com os nomes dos novos secretários.
- Ciro Gomes – Secretário de Saúde
- João Marcos Maia – Secretário da Fazenda
- Gilvan Paiva – Secretário de Esporte
- Josbertini Clementino – Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social
- Carlo Ferrentini – Secretário de Cidades
- Paulo Mamede – Secretário de Cultura
- Servilho Paiva – Secretário de Segurança
- Bruno Sarmento - Presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente
Fonte:  Roberto Moreira

Votação da LDO está marcada para quarta-feira

A Comissão Mista de Orçamento deve votar na próxima quarta-feira o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO – PLN 2/2013).
O relator, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), já afirmou que o colegiado deve finalizar a votação da proposta até o dia 17 de setembro, data prevista para análise do texto pelo Plenário do Congresso.