sábado, 26 de maio de 2012

Cid se encontrou com o presidente do DEM Chiquinho Feitosa



O governador Cid Gomes almoçou com o ministro do Superior Tribunal de Justiça, César Asfor Rocha. O empresário e presidente estadual do DEM, Chiquinho Feitosa também estava no almoço. Cid e Chiquinho são velhos amigos que estavam distantes.
Cid, que falou grosso com o PT, pode abrir caminho para ampliar aliança em Fortaleza. Cid Gomes partiu para o ataque. Revelou suas motivações para abrir distância na relação política com a prefeita Luizianne Lins. Cid alegou que não pode conversar com quem quer resolver tudo só. Caso o PT não consiga um novo interlocutor a aliança PT-PSB-PMDB vai para o lixo. Sem o PT, Cid pode construir uma aliança mais ampla podendo incluir partidos que não se relacionam como PT.
Via roberto Moreira

Policiais presos em sequestro relâmpago

A Polícia prendeu em flagrante na madrugada deste sábado (26), em Messejana, três policiais militares acusados de sequestro relâmpago. Eles foram abordados em um veículo com uma vítima, que disse que seria extorquida pelos três policiais, dois lotados na 7ª Companhia do 5º Batalhão (Parangaba) e um pertencente aos quadros do Ronda do Quarteirão de Pacajus.
Segundo a Polícia, os acusados estavam com armas de porte ilegal. Para o relações públicas da Polícia Militar, tenente-coronel Fernando Albano, as armas ilegais são um indício de que os acusados teriam a intenção de fazer uso de disparos. Os três policiais serão investigados ainda como suspeitos de outras práticas criminosas.
via Blog Eliomar

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cid diz estar “quites” com Luizianne


O governador Cid Gomes (PSB) disse, nesta sexta-feira, que está “quites” com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, no que diz respeito a eleições. Ele ainda adiantou: “Daqui pra frente, eu tô livre!” Foi essa sua reação, ao ser indagado sobre o porquê de não atender nem telefonemas da prefeita para tratar de sucessão na Capital cearense.
“Estou absolutamente livre. Não devo nada a Luizianne, que foi importante na minha primeira eleição para governador e reconheço e sou grato por isso”, afirmou Cid, lembrando que também a ajudou a se reeleger prefeita. Também observou que aceitou Francisco Pinheiro, indicado por ela, para seu vice-governador na primeira eleição e não fez objeções. Também brigou até em família, pois não apoiou a então cunhada, Patrícia Saboia, para a prefeitura.
Cid deixou claro: “Nesse aspecto moral, de gratidão e agradecimento absolutamente quites. Nem ela me deve nada, nem eu devo nada a ela!”. A declaração foi após solenidade de assinatura da ordem de serviço das obras de reforma e modernização do Aeroporto Internacional Pinto Martins.
O governador explicou que continuará fazendo tudo para preservar a aliança entre PT e PSB, o que não significa dizer que vai ter que aceitar imposições. A prefeita quer indicar o seu secretário municipal da Educação, Elmano Freitas, como candidato. Ele chegou a observar que não estava tratando neste momento de sucessão, porque tem uma agenda importante para o desenvolvimento do Estado a ser cumprida. Disse ainda que a aliança deve ser discutida também levando em conta seu partido e o cenário nacional.
“Candidato pra entendimento é candidato pra ser fruto de discussão não só interna. Reconheço que o PT tem direito de escolher sozinho. se quer escolher sozinho, não pode pedir apoio de ninguém. Se quer ter apoio de outros, tem que conversar com os outros.
Sobre seu encontro com Lula, em São Paulo, o governador explicou que primeiro quis conversar com ele e que Luizianne sabia que ele teria essa conversa. Disse que sempre anunciou que iria fazer isso. Agora, complementou, vai procurar o presidente nacional do PT, Rui Falcão, para também conversar e, depois disso, estará à disposição em Fortaleza para conversar de “forma oficial”.
Sobre ligações da prefeita em busca de conversar, desconheceu. ‘Sinceramente, desconheço. Perguntei a secretária, quando via noticia no jornal e ela me disse que não tinha nenhum registro da prefieta Luizainne Lins”.
Via Blog Eliomar

Com retorno de Nelson e Camilo, Cid terá problemas na Assembléia.

O silêncio no Palácio da Abolição demonstra que a decisão do governador de exonerar Camilo Santana e Nelson Martins, para disputar a plenária do PT, que vai decidir um nome a prefeito, o preocupa. Cid ainda nao sabe quem nomear. Para poder evitar problemas na Assembléia Legislativa tera que chamar outros dois deputados para ocupar as Secretarias de Cidades e Desenvolvimento Agrário.
Via Roberto Moreira

Cid Gomes declara que PT não pode pedir apoio se escolher, sozinho, candidato

Cid Gomes falou que, no seu encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua atenção estava voltada para a aliança nacional e que não deve satisfações sobre sua agenda política a Luizianne Lins.
O governador voltou a criticar a forma como o PT, em Fortaleza, está conduzindo a escolha do candidato que, em tese, representaria a aliança com o PSB e o PMDB. Cid disse ainda que a escolha do candidato não é para ser  fruto apenas de discussão interna no partido.
O governador afirmou ainda que o PT tem direito de escolher sozinho o candidato. Mas, quem escolhe sozinho, não pode pedir apoio de ninguém.

Morre Afrânio Marques

 
O repórter e ex-vereador de Fortaleza, Afrânio Marques, faleceu na tarde de hoje (25) na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital da Unimed. Ele tinha diabetes e teve falência múltipla dos órgãos decorrente de uma infecção generalizada.
Afrânio Marques trabalhou em emissoras de rádio e foi repórter policial da TV Diário.
O sepultamento será realizado neste sábado (26) às 10h no Cemitério Parque da Paz.
 via Roberto Moreira

Comissão aprova casamento gay

Projeto de Marta Suplicy foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos do Senado, agora segue para Comissão de Constituição e Justiça antes de ser votado no Congresso
A Comissão de Direitos Humanos do Senado deu ontem o primeiro passo para adequar ao Código Civil o reconhecimento legal da união estável entre pessoas do mesmo sexo. De autoria da senadora Marta Suplicy (PT-SP), o PLS 612/2011, aprovado nesta quinta-feira, reconhece como entidade familiar “a união estável entre duas pessoas, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família”.

Para ser encaminhado à Câmara, o projeto terá que ser aprovado, em caráter terminativo, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Decisões já tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e outros de órgãos do Estado como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Receita Federal estão incluídas no projeto como exemplos a serem incluídos no Código Civil.

O projeto da senadora, por exemplo, estabelece que a união estável poderá converter-se em casamento, mediante requerimento formulado pelos companheiros.

Para tanto, o casal de homens ou mulheres terá apenas que declarar não ter qualquer impedimento para casar e indicar o regime de bens que passam a adotar. Marta Suplicy inclui ainda que os casais estarão dispensados de qualquer celebração oficial.

Em sua justificativa, Marta Suplicy reconhece que o Estado tem adotado a postura, ao longo dos anos, de “ceder à força irresistível das transformações por que passa a sociedade, vindo reconhecer, mais e mais, o papel alcançado pelas uniões homoafetivas na dinâmica das relações sociais”.

Segundo Marta, o Poder Judiciário e o Executivo já vêm reconhecendo as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. “Isso nada mais é, em substância, que garantir o exercício da cidadania por quem quer que legitimamente o pretenda, seja qual for sua orientação sexual”, disse a senadora.

Ela ressalta que tanto o INSS quanto a Receita Federal já têm garantido aos parceiros de uniões estáveis os mesmos direitos reservados aos casais heterossexuais.
 
Religião

A relatora Lídice da Mata (PSB-BA) destacou que a matéria em nenhum momento conflita com o casamento religioso, pois não fere o direito nem a liberdade de organização religiosa nem a crença de qualquer pessoa.

“Como se costuma dizer, a liberdade de uma pessoa termina onde começa a de outra, e ninguém pode impor sua fé aos demais”, frisou a senadora.

O projeto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pelo plenário do Senado e pela Câmara dos Deputados para virar lei.

É justamente na Câmara dos Deputados onde o projeto deverá enfrentar muito mais resistência do que no Senado, especialmente por parte da chamada “bancada evangélica”.
 
Histórico

Em maio do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, em decisão unânime, a equiparação da união homossexual à heterossexual. Na prática, a decisão viabilizou para os homossexuais direitos como pensão, herança e adoção.

A decisão do STF, porém, não é equivalente a uma lei sobre o assunto - por isso o Congresso quer incluí-la na legislação brasileira. O artigo 1.723 do Código Civil estabelece a união estável heterossexual como entidade familiar.

O que o Supremo fez foi estender este reconhecimento a casais gays, como pretende o projeto aprovado hoje pela comissão do Senado.

Apesar da decisão do STF, que serve de jurisprudência para as demais esferas judiciais, casais homossexuais têm tido dificuldade em obter na Justiça a conversão, mesmo em cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro.

Vários juízes alegam, apesar da decisão do órgão superior, que não há legislação a respeito. Durante a votação do STF, o então presidente do Tribunal, ministro Cezar Peluso, cobrou do Congresso que “assumisse a tarefa que até agora não se sentiu propensa a fazer” (das agências de notícias) .

E agora
ENTENDA A NOTÍCIA

A aprovação do projeto de lei que inclui no Código Civil a união estável entre homossexuais e sua futura conversão em casamento pela Comissão é o primeiro passo de uma longa caminhada. A maior dificuldade será aprová-lo nos plenários do Senado e da Câmara. 
Opovo

Processo seletivo abrirá novas vagas para Policlínicas


Os Consórcios Públicos de Saúde das Microrregiões de Acaraú, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Ubajara estão com previsão de abertura de Processo Seletivo Público Simplificado para preenchimento de mais de 600 vagas para os Centros de Especialidades Médicas (Policlínicas Tipos I e II) para o próximo dia 29 de maio.

O processo será coordenado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), através do Centro de Extensão em Saúde e a seleção constará de duas etapas: prova objetiva (de caráter eliminatório e classificatório) e prova de títulos (de caráter apenas classificatório).

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, através do site da ESP-CE (www.esp.ce.gov.br), no período (provável) de 29 de maio a 04 de junho de 2012. Serão oferecidas vagas para os seguintes profissionais de saúde: Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico de Gesso, Técnico em Radiologia, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, além de Médicos Especialistas em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Traumatologia e Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Gastroenterologia, Oftalmologia, Urologia, Otorrinolaringologia, Radiologia/Diagnóstico por Imagem, Cardiologia, Cardiologia/Ergometria, Cardiologia/Ecocardiografia, Mastologia, Neurologia, Angioplastia e Endocrinologia.

Requisitos:

Para candidatar-se aos empregos públicos dos Consórcios, o candidato deverá atender aos requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português portador de certificado de igualdade e de outorga do gozo de direitos políticos e civis; estar em gozo com seus direitos políticos; quando do sexo masculino, haver cumprido as obrigações e encargos militares previstos em lei; ter 18 (dezoito) anos de idade completos, até a data da admissão; possuir os requisitos de escolaridade exigidos para o exercício do emprego e o respectivo Registro no Órgão de Classe, quando for o caso, no ato da admissão; e apresentar outros documentos que se fizerem necessários, no decorrer do Processo Seletivo e/ou na admissão. A admissão será pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o resultado final está previsto para o dia 28 de junho.
Fonte: http://www.esp.ce.gov.br/

PT quer resolver impasse com PSB até dia 3

“No dia seguinte ao “desabafo” da prefeita Luizianne Lins (PT) sobre a postura do governador Cid Gomes (PSB) nas negociações para as eleições deste ano, líderes do PSB de Fortaleza evitaram polemizar, mas deixaram claro que o partido não tem pressa de tomar decisões sobre a aliança na Capital. Na contramão dessa estratégia, o PT reitera: quer a situação resolvida até 3 de junho, data do encontro municipal da sigla.
“É um caso difícil, há um esgarçamento nas relações. Mas o diretório não pode ficar esperando. O encontro é dia 3 e é o encontro que vai ter de decidir (o nome do candidato que disputará a sucessão)”, afirmou o deputado federal José Guimarães, um dos petistas que vinha tentando segurar as pontas da aliança entre PT e PSB em Fortaleza.
Na última quarta-feira, durante entrevista, Luizianne reclamou do comportamento de Cid na reta final das movimentações políticas com vistas à campanha. Segundo ela, o governador não vem atendendo seus telefonemas, sequer “para dar uma desculpa”. Embora ainda não tenha conversado com a petista, Cid se encontrou com o ex-presidente da República e líder máximo do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo, na última terça-feira, para tratar da situação da aliança em Fortaleza. O encontro foi interpretado por alguns petistas como descortesia do governador para com a prefeita.
À revelia do incômodo dos ainda aliados, integrantes do PSB reforçam que a estratégia do partido é justamente esperar. “O governador não deve fazer essa discussão antes do dia 3, não. A vantagem disso é que você será o ultimo a mover a peça no tabuleiro. Você já vai pro jogo sabendo as peças que os adversários moveram. O PMDB lançará algum nome? O Moroni (Torgan, do DEM), será candidato? São muitas as variáveis que precisamos ponderar”, explicou o deputado estadual Sarto Nogueira, um dos interlocutores de Cid no PSB.”
(O POVO)

TCM aplica pela primeira vez a Ficha Limpa

“O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aplicou ontem, pela primeira vez, a Lei da Ficha Limpa. A Corte imputou nota de improbidade administrativa por ato doloso e insanável contra a ex-prefeita de Quixelô, Jenine do Amaral Alves Macedo, referente às suas contas de governo de 2008. Pela lei da Ficha Limpa, não basta que o gestor tenha sido condenado por ato de improbidade para que se torne inelegível. É preciso que a irregularidade seja insanável e com dolo. Irregularidades insanáveis são aquelas que têm a marca da improbidade e ato doloso é aquele em que houve a intenção. “Pela primeira vez, o TCM aplica a Lei da Ficha Limpa”, afirma o conselheiro Ernesto Sabóia, relator designado do processo.
Conforme Sabóia explica, a decisão, em primeira instância, foi tomada por quatro votos a dois e ainda terá que ser confirmada na Câmara Municipal de Quixelô. “Em seguida, a decisão ainda vai ser analisada pelo Ministério Público Eleitoral (para determinar a inelegibilidade da ex-prefeita)”, informa.
De acordo com ele, desde 2004, a ex-prefeita Jenine é advertida pelo TCM de que teria de cobrar uma dívida de cerca de R$ 3,1 milhões de um ex-gestor, não identificado pelo conselheiro. “Esse é o valor histórico, não está corrigido. Se corrigir, a dívida passa de R$ 10 milhões. Ela insiste em não fazer a cobrança, alegando que o valor é muito alto”, explica.”
(O POVO)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Inscrições para o Enem 2012 serão abertas na segunda-feira


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições já poderão ser feitas a partir de segunda-feira (28), exclusivamente pela internet. Os detalhes sobre a edição do Enem deste ano foram apresentados nesta quinta-feira (24) pelo Ministério da Educação (MEC). Haverá mudanças nos critérios de correção da redação.
Os estudantes interessados deverão se inscrever até 15 de junho
Os estudantes interessados deverão se inscrever até 15 de junho. A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. O edital da prova será publicado na edição de sexta-feira (25) do Diário Oficial da União. No primeiro dia do exame, que cairá em um sábado (4 de novembro), os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza.
No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.
Em 2011, mais de 6 milhões de estudantes se inscreveram para participar da prova. Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.
Fonte: Diário do Nordeste

MARACANÃ NA PRIMEIRA DIVISÃO DE 2013

Parabéns a toda equipe do Maracanã pela a sua subida para a Primeira Divisão do Futebol Cearense  para o ano de 2013

RECICLAR É PRECISO

PSD KASSAB VEM AÍ!

O prefeito de São Paulo e dirigente nacional do PSD, Gilberto Kassab (centro), estará em Fortaleza dia 31. Vem inaugurar a sede da sigla. Acertou com Almicyr Pinto, dirigente estadual, e com o dirigente municipal Eduardo Diogo (Seplag). 

Fonte: Coluna Vertical O Povo

Policlínicas no Ceará abrem 706 vagas para profissionais da saúde

As ofertas serão para Acaraú, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Ubajara

Está sendo preparado edital para seleção de 706 profissionais da área da saúde para as policlínicas regionais em Acaraú, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Ubajara. A maior oferta de oportunidades é para médicos e técnicos de enfermagem.

A data provável de inscrição é de 29 de maio a 4 de junho - a informação será confirmada com a publicação no Diário Oficial da União. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site da Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada da Secretaria da Saúde do Estado e responsável pela coordenação da seleção.

Serão oferecidos vagas para médicos especialistas em clínica médica, cirurgia geral, traumatologia e ortopedia, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, oftalmologia, urologia, otorrinolaringologia, radiologia/diagnóstico por imagem, cardiologia, cardiologia/ergometria, cardiologia/ecocardiografia, mastologia, neurologia, angioplastia e endocrinologia.

Há vagas também para enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos, auxiliares de farmácia, auxiliares de laboratório, técnicos de enfermagem, técnicos de gesso, técnicos de radiologia.

Consórcios públicos

O resultado da classificação final dos aprovados está previsto para ser divulgado no dia 28 de junho. A admissão dos profissionais será pelo regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) pelos consórcios públicos de saúde das 11 microrregiões que abriram a seleção pública.

Os consórcios são uma estratégia adotada pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, para a gestão das policlínicas regionais via custeio compartilhado entre os municípios que integram as microrregiões.
Fonte: Jornal O Povo

Passagem Intermunicipal Alunos protestam por meia ilimitada

"Boi, boi, boi, boi da cara preta, se não der meia passagem, vamos pular a roleta". Este foi o coro de dezenas de estudantes da Capital e do Interior que realizaram, na manhã de ontem, manifestação pela meia-passagem intermunicipal ilimitada. Com música, faixas e bandeiras, eles foram da Praça da Imprensa até a Avenida Desembargador Moreira, em direção à Assembleia Legislativa do Ceará.

Em frente ao Plenário 13 de Maio, representantes de associações estudantis entregaram um projeto que altera a Lei Estadual Nº 13.706/05. Nenhum deputado da Comissão de Educação foi apoiar os estudantes.

Dentre as principais reivindicações, estão o pagamento da meia-passagem para alunos que venham a transitar em todas as oito macrorregiões do Ceará, a garantia do desconto nos domingos e feriados, e a meia também para estudantes de pré-vestibular, centros de línguas, dentre outros cursos.

"Eles não deixam de ser estudantes nos domingos e feriados. Têm o direito de pagar meia também, pois precisam de lazer e cultura", destaca Cláudio Rocha, presidente da Associação dos Estudantes do Estado do Ceará (Asesc), reclamando que, atualmente, os estudantes só podem pagar 50% da passagem quatro vezes ao dia. Ele ainda alega que, diferentemente do que afirmam os empresários, eles não terão prejuízos.

Sensibilizar

A expectativa é que as associações estudantis continuem com manifestações nas BRs e CEs. Ao receber a proposta de lei, o deputado José Sarto comprometeu-se a sensibilizar, juntamente com outros parlamentares, o Governo do Estado, a Secretaria de Educação (Seduc), a Secretaria da Fazenda e representantes das empresas de ônibus para atender às reivindicações.

"Temos que pagar meia-passagem em qualquer lugar do Ceará. Vamos continuar lutando por nosso direito, como poder ter desconto na passagem também nos domingos e feriados", avisa o estudante Mário Ramon.

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 23 de maio de 2012

STJD suspende início de Séries C e D

Segundo presidente do Superior Tribunal, Rubens Approbato, liminares
podem colocar as competições em risco. Decisão é 'em caráter liminar'

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato, determinou no fim da tarde desta quarta-feira a suspensão das Séries C e D do Campeonato Brasileiro. A decisão é em caráter liminar e tem o objetivo de esperar que as medidas judiciais em aberto sejam resolvidas, para evitar que as competições sejam colocadas em risco.
Santo André, Treze-PB, Rio Branco-AC, Brasil de Pelotas e Araguaína brigam por vagas na Série C, e alguma decisão tomada após o início da competição acarretaria em prejuízos para os campeonatos. A ação que culminou na suspensão da competição foi movida pelo ABC Paulista, mas Approbato destacou que a suspensão tem o objetivo de resguardar toda a competição e todos os envolvidos na disputa.
Uma decisão da 1ª Vara Cível de Campina Grande, por exemplo, ordena também em caráter liminar que o Rio Branco-AC seja excluído da Série C e em seu lugar entre o Treze-PB.
Approbato, inclusive, disse que os clubes que entraram com ações na Justiça comum (entre eles o Treze) têm chances de sofrer sanções da Fifa, podendo até mesmo ser desfiliados da entidade e ficarem impedidos de participar de competições oficiais. As duas competições estavam programadas para começar neste próximo fim de semana.
A CBF acatou a decisão do STJD e publicou o ofício 096.12, suspendendo as duas competições.

Minha Casa minha vida de Caucaia

O Governo de Caucaia já vai entrega as casa do Programa minha casa,minha vida familias que vai receber as primeiras casa já participaram da reunião com o Governo e Caixa Economica na Escola Celina Sá no Icarai.

Cid reúne bancada em Brasília. Olho nas verbas de um ano eleitoral


O governador Cid Gomes está reunido nesta quarta-feira, em Brasília, com a bancada federal cearense. No encontro, além de parlamentares, o vice-governador Domingos Filho, o secretarío nacional dos Portos, ministro Leônidas Cristino, e o secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho.
No encontro, as ausências do senador José Pimentel (PT) e dos deputados federais Artur Bruno, José Airton e Eudes Xavier, estes do PT, e o ex-corodenador geral da bancada, José Arnon (PTB).Mesmo de licença médica, o deputado federal Raimundão (PMDB) compareceu.
Na pauta, segundo o coordenador a bancada, Antônio Balhmann (PSB), os grandes projetos do Estado. Também, a estiagem, endividamento rural, obras de ampliação do Aeroporto de Fortaleza, recuperação na BR-222, verbas da bancada para Unilab e UFC, Transnordestina e fechamento de posição em favor do Banco do Nordeste do Brasil e sua gestão exclusiva dos recursos do FDNE. A MP 564 quer acabar com esse dispositivo do BNB.
DETALHE – Também entram as obras que os senhores deputados federais querem assegurar em suas bases. Afinal, o ano é de eleição de prefeitos.
DETALHE 2 – O senador Eunício Oliveira, dado como ausente, chegou atrasado à reunião.
Via Blog Eliomar

Ex-presidente do CIC assumirá o DEM de Fortaleza


O ex-presidente do Centro Industrial do Ceará-CIC, Robinson de Castro e Silva, vai assumir a presidência do diretório municipal dos Democratas em Fortaleza. O ato ocorrerá no próximo dia 28, às 11 horas, durante solenidade na Assembleia Legislativa.
Robinson, que até bem pouco tempo era da direção do PPS, assumirá com o objetivo de dar novos rumos para o DEM, desconhecido e estigmatizado principalmente na Capital. O partido, no entanto, não descarta apostar no ex-deputado federal Moroni Torgan como candidato a prefeito.
O dirigente estadual dessa legenda, Chiquinho Feitosa, já esteve, inclusive, com Moroni. Os dois conversaram em Portugal recentemente. Moroni prometeu aterrissar por aqui em junho.
Via Blog Eliomar

Cid revelou sua conversa com o ex-presidente Lula, onde pediu a troca de candidato do PT em Fortaleza

O governador, Cid Gomes, e sua entrevista à repórter Camila Gurgel, da sucrusal da TV Diário, em Brasília:
Camilla Gurgel: O que representa César Asfor para o nosso Estado?

Cid Gomes: É um grande homem da Justiça cearense e o seu talento o conduziu ao STJ. Nessa corte, ele hoje, já ocupou todas as funções. É uma pessoa muito respeitada e da maior importância no judiciário brasileiro.

Camilla Gurgel: Como foi a reunião com Lula nesta terça-feira (22)?

Cid Gomes: O encontro com o presidente foi muito bom. Não tinha estado com ele depois da doença, mas ele é viciado em política. A conversa encaminhou-se para isso. Ele é muito bem informado e disse que vai examinar o quadro das capitais brasileiras e manifestou a vontade de que a aliança (no Ceará) permaneça.

Camilla Gurgel: Hoje uma pesquisa indicou o péssimo desempenho na Educação em Fortaleza. Com esse resultado, fica difícil trabalhar o nome de Elmano de Freitas enquanto candidato da coligação?

Cid Gomes: Elmano é uma pessoa com a qual não tenho relação. Não o conheço, mas está na secretaria há seis meses. Ele não pode ser responsabilizado por um quadro que já existe há algum tempo. Fortaleza tem uma grande rede e tem historicamente graves dificuldades nessa área. O estado está apoiando Fortaleza para que a educação possa melhorar.

Camilla Gurgel: O senhor sempre colocou que antes de conversar com Luizianne Lins sobre nomes conversaria primeiro com o ex-presidente Lula e com Rui Falcão. O que muda nesse cenário a partir da conversa com Lula?

Cid Gomes: Foi dado um passo. Eu reiterei a ele aquilo que tenho dito publicamente. Do meu desejo de preservar, de manter a aliança, que existe a nível nacional. Tudo que estiver ao meu alcance para colocar para frente essa aliança eu vou fazer. Fundamental é que a gente defina um projeto e possa encontrar alguém que represente esperança, boas expectativas para Fortaleza.

Camilla Gurgel: Ele prometeu acompanhar mais de perto a situação de Fortaleza?

Cid Gomes: Ele vai se decicar, nos próximos dias, a analisar a situação nas capitais brasileiras. Entre elas, está a nossa querida Fortaleza.
Via Roberto Moreira

FICHA LIMPA PARA SERVIDOR

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado pode votar nesta quarta-feira(23) relatório do senador Eunício Oliveira à Proposta de Emenda à Constituição que estende os efeitos da Lei da Ficha Limpa para a nomeação de cargos em comissão e funções de confiança no âmbito dos três poderes da Administração Pública, nos níveis federal, estadual e municipal. Eunício argumenta que a adoção da Lei da Ficha Limpa para provimento de cargos de confiança na administração pública ajudará no combate a corrupção envolvendo os órgãos e serviços públicos.
Depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a validade da lei federal da Ficha Limpa para cargos eletivos, alguns estados e municípios avançaram na discussão e aprovaram a matéria, como a Assembléia Legislativa do Ceará e a Câmara Municipal de Fortaleza. Para que a regra seja estabelecida em todo o país, a matéria precisa ser votada no Congresso, e em seguida, sancionada pela Presidente Dilma Rousseff.
Roberto Moreira

Municípios terão recursos para sistema de videomonitoramento

Os municípios com mais de 30 mil habitantes, em região de fronteira e os de regiões metropolitanas vão poder contar com apoio financeiro de até R$ 10 milhões para implantação ou expansão de sistemas de videomonitoramento para a prevenção da violência e da criminalidade. As propostas para o edital de seleção devem ser entregues até 14 de junho ao Ministério da Justiça. Elas devem ser apresentadas por municípios ou consórcios de municípios dentro do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv).
Para concorrer, o município tem que  manter guarda municipal, implantar Conselho Comunitário de Segurança ou desenvolver ações de policiamento comunitário, não ter convênio em aberto com o Ministério da Justiça e comprovar capacidade técnica e gerencial para execução das metas. As propostas consideradas aptas serão encaminhadas à Coordenação Geral Orçamentária e Financeira para liberação dos recursos.
 Via Roberto moreira

terça-feira, 22 de maio de 2012

Fortaleza anuncia meia Doda como o novo reforço para a Série C

Doda participou normalmente dos treinos desta terça-feira (Foto: Kid Júnior)
A diretoria do Fortaleza acertou o oitavo reforço do time tricolor para as disputas do Campeonato Brasileiro da Série C.
O novo contratado é o meia Doda, que estava no Treze de Campina Grande. O jogador assinou contrato com o Fortaleza até o fim da competição.
Doda já está integrado ao elenco tricolor e inclusive participou dos treinamentos realizado na tarde desta terça-feira (22), no Pici.
Com a contratação do atleta, o Fortaleza já soma oito reforços para o restante da temporada 2012.
Estão à disposição do técnico Nedo Xavier o volante Gustavo Moura, o zagueiro Walisson, o lateral-esquerdo Marinho Donizete, o volante Elton, e os atacantes Marcelo Régis, Assisinho e Waldison.

Ficha técnica do meia Doda:
Josimar Alves Lira (Doda)
Data de nascimento: 09/09/1986 – Caruaru/PE
Altura: 1.66M
Peso: 66Kg
Clubes: Fluminense/RJ, Paulista/SP, Londrina/PR, Vasco/RJ, Conrinthians/AL, Central/PE, Noroeste/SP, CRB/AL, Treze/PB.
Fonte: Time de Fora

Presidentes de Câmaras Municipais do Ceará fazem pressão política em Brasília


Presidentes de Câmaras Municipais do Ceará estão em Brasília para encontro com a bancada federal do Estado. O presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Deuzinho Filho, diz quais os objetivos desse corpo a corpo político que vai se estender ali até quinta-feira.
Via blog Eliomar

Negócios 18 municípios do Ceará devem começar a depositar parte da receita líquida para dívidas

A partir desta terça-feira (22), 18 municípios do Estado começam a receber o comunicado do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que recomenda a abertura das contas especiais para depósito das parcelas do regime especial de pagamento de precatórios. Os municípios de Aurora, Beberibe, Coreaú, Guaiuba, Hidrolândia, Icó, Jaguaruana, Massapê, Missão Velha, Morada Nova, Moraújo, Mulungu, Nova Olinda, Novo Oriente, Poranga, Potengi, Santana do Cariri e Várzea Alegre devem começar a depositar, todo mês, parcela no valor equivalente a 1% de sua Receita Corrente Líquida (RCL).
O juiz auxiliar da Presidência do TJCE, Francisco Eduardo Fontenele Batista, explicou que esses municípios optaram, mediante decreto, por pagar seus precatórios atrasados através de depósitos no valor de 1% de sua Receita Corrente Líquida mensal. Esses depósitos são devidos até o final do prazo de 15 anos do regime especial.
O magistrado ainda esclareceu que o TJCE está apurando a dívida desses municípios quanto às parcelas mensais já vencidas e não depositadas, tudo com base em informações fornecidas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Depois de apurado o total em atraso, os municípios devedores serão informados. Na oportunidade, o Tribunal concederá prazo para pagamento sob pena de bloqueio desses recursos.
Entendendo a notícia
De acordo com a Câmara dos Deputados, o precatório é uma ordem judicial para que a autoridade competente pague ao credor o que lhe foi reconhecido por sentença. Na execução contra a Fazenda Pública, é o documento expedido pelo juiz ao presidente do tribunal respectivo para que este determine o pagamento de dívida da União, de estado, Distrito Federal ou município, por meio da inclusão do valor do débito no orçamento do ano seguinte.
Fonte: Diário do Nordeste

II Fórum da Internet no Brasil - Participe!

inscricoes_abertas_II_Forum_Internet
Tomamos a liberdade de contatar você que se inscreveu para a edição passada deste importante fórum de discussão, para avisá-lo que as inscrições para o II Fórum da Internet no Brasil já estão abertas.
O evento deste ano será realizado de 3 a 5 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco em Olinda.
Veja anexo documento com mais informações sobre o evento e acesse o site para já participar das discussões.
Contamos com sua participação.
Atenciosamente,
Secretaria Executiva
II Fórum da Internet no Brasil
www.forumdainternet.cgi.br
Via Blog da Dilma

Fortaleza deve ganhar mais 15 mil carros com redução do IPI

Com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os carros, Fortaleza deve receber cerca de 15 mil novos veículos até o dia 31 de agosto, segundo o vice-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores no Ceará (Fenabrave), Raimundo Brasileiro. Isso representa um número de 3 mil carros a mais do que a previsão sem a redução do imposto.


A medida faz parte de um pacote anunciado na segunda-feira (21) pelo governo federal e publicada nesta terça-feira (22) no Diário Oficial da União.


Expectativa de vendas


Ainda de acordo com Raimundo Brasileiro, a expectativa é que as vendas registrem um aumento de 17%. No entanto, descontada a queda de 7% na comercialização dos veículos no último mês de abril, o real crescimento será de 10%.


De acordo com os dados da Fenabrave, no mês de abril de 2012 foram emplacados 3.845 novos carros em Fortaleza. Já no mês de março foram registrados 4.290 novos veículos rodando nas ruas da capital.


Descontos


Com a redução do principal  impostode 37% para 30% em cima do veículo, um carro até 1.000 cilindradas terá o preço reduzido para o consumidor final.


“Um carro popular que atualmente custa cerca de R$ 32,00 mil, com o desconto do IPI , ele passa a custar em torno de R$ 28.400. Uma redução de R$ 3.500 que já ajuda no pagamento do seguro”, explica Raimundo. A medida é válida até 31 de agosto deste ano.


Veículos rodando em Fortaleza


De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), há 12 anos havia 353.620 veículos rodando na capital e 280.251 no interior. Em dezembro de 2010 esses números dobraram na capital, com 707. 731 veículos, e triplicaram no interior, com 998.630 automóveis registrados.


Já em 2012, a frota de veículos na Capital chega a 1.972.480.  O maior aumento notado foi no interior, onde a número de veículos aumentou 225,44%. De 363.620 carros em 2002 para 1.183.357 em 2012.


Mobilidade urbana


Os efeitos do aumento da frota de veículos na Capital poderá ser reduzido com alguma migração de veículospara cidades como Sobral, Juazeiro do Norte e Quixadá, desafogando a Metrópole, segundo o Arquiteto Urbanístico, Euller Muniz.


De acordo com Euller, com a intensificação dos congestionamentos em Fortaleza em todos os horários, além de outras dificuldades como a falta de espaço para pedestres, o investimento em transporte público de qualidade ainda é a melhor saída para melhorar a mobilidade urbana.


Fonte: Jangadeiro Online

Maracanaú é a segunda cidade no Ceará em casos de roubo de veículos

“Maracanaú é a segunda cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) com o maior número de roubos de veículos de janeiro a abril de 2012. Foram 81 casos nas ruas do município. Caucaia ocupa o terceiro lugar no ranking, com 61 episódios. No mesmo período, na Capital, houve 1.304 roubos a carros e a motos.
Conforme O POVO mostrou ontem, o maior número de assaltos aconteceu nos bairros Aldeota (51) e Antônio Bezerra (43), seguidos da Parangaba (42) e Henrique Jorge (39). Os dados levam em consideração apenas os casos de roubo. A estatística não inclui os furtos, quando o carro ou a moto são levados sem que a vítima esteja presente.
A imagem ainda é desenhada com detalhes na cabeça de Benonir Miguel, 42. Taxista há mais 20 anos na Aldeota, ele passou por momentos de horror. Após assaltarem uma padaria, três criminosos o rederam em seu carro. “Encostaram a arma na minha perna e me jogaram lá na Via Expressa”. O táxi, ele conseguiu recuperar dias depois, mas não readquiriu a confiança: para conseguir trabalhar, Benonir teve de mudar de horário e não faz mais corridas à noite.”"
( O POVO)

Local do novo hospital metropolitano está indefinido

O local onde será construindo o Hospital Regional Metropolitano, prometido pela Secretaria Estadual da Saúde para a Copa de 2014, ainda está em análise. Movimento na Uece pede que a unidade seja construída no Itaperi.



O Hospital Regional Metropolitano (HRM), que deve começar a funcionar até a Copa do Mundo de 2014, ainda não tem local certo para ser construído. No momento, de acordo com o titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Arruda Bastos, o consórcio Marquise e mais sete empresas analisam possíveis locais para abrigar a futura unidade de urgência e emergência, especializado em alta complexidade. A previsão é que o estudo, realizado por meio de Parceria Público Privada (PPP), seja concluído até o fim deste mês.


O lugar mais adequado será escolhido pelo Estado após a apresentação das propostas. No meio da indefinição, um movimento de professores e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) pede que o Campus do Itaperi abrigue a unidade. “Não seria um hospital universitário, mas um hospital com gestão da Sesa, na área do campus”, defende a diretora do Centro de Ciências da Saúde da Uece, Gláucia Posso, uma das responsáveis pelo movimento. Entre as justificativas, está a proximidade com o estádio Castelão e o Aeroporto Pinto Martins.


Também a facilidade de aquisição do terreno e o acesso a municípios da Região Metropolitana, como Caucaia, Maranguape, Maracanaú e Horizonte. Gláucia ressaltou também que não há hospitais de grande porte na região e que o acesso ao campus será facilitado, já que as vias do entorno vão ser recuperadas até a Copa. “O campus têm um espaço muito grande. São 104 hectares. E nem 30% é utilizado. Além disso, há cursos de saúde que podem dar suporte”. Há um ano, ela informou que um ofício foi enviado ao secretário com a proposta.


Em agosto do ano passado, conforme publicado no O POVO, a Sesa sinalizou que o hospital poderia ser construído no Anel Viário, via que liga a BR-116 a BR-222. No entanto, o secretário diz que não há preferências. “Vamos aguardar os estudos. A definição de onde o hospital vai ser construído é técnica. O espaço vai ter que ser suficiente para comportar essa unidade com as suas especificações, sem causar grandes impactos”.


HGF e IJF
Com 571 leitos, será uma opção para desafogar o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto Dr. José Frota (IJF), já que atenderá dois perfis: emergência clínica e traumato-ortopédica. Segundo Bastos, será “um misto de HGF com IJF”. “É preciso que tenha amplo estacionamento de ambulâncias, que não abale tanto o trânsito e que seja de fácil acesso aos moradores da Região Metropolitana”, enumerou. Arruda Bastos ressaltou ainda a importância de ficar próximo ao Castelão. 

O secretário confirmou o recebimento do documento da Uece. E garantiu que sugeriu o espaço para o consórcio que está avaliando os terrenos. Mas disse não poder comentar sobre a possibilidade do hospital ser construído no campus. “Sugerimos vários lugares, como o Anel Viário, a BR-116, a BR-222. E sugerimos também a Uece”. Procurado pelo O POVO, o consórcio Marquise, em nota, informou que o estudo ainda está em andamento. E que, depois de pronto, será entregue ao Estado que anunciará as definições.

Onde


ENTENDA A NOTÍCIA
Ainda não há lugar definido para a construção do Hospital Regional Metropolitano (HRM). Entre os possíveis lugares, estão o Anel Viário e as BRs 116 e 222. A Uece também pede que o hospital seja construído no Itaperi.

Saiba mais 

Além da localização, o estudo inclui o projeto de funcionamento do hospital. O estudo custou R$ 954.764,77.


O Hospital Regional Metropolitano (HRM) faz parte do projeto do Governo de construir hospitais de alta complexidade pelo Estado até a Copa de 2014. Além do HRM, fazem parte Hospital Regional do Cariri, Hospital Regional Norte e Hospital Regional do Sertão Central.


Haverá reforço na atenção secundária e no Samu. Segundo Arruda Bastos, vão ser construídas 48 UPAs. E o Samu estará em todas as cidades do Estado.


Sugestão do leitor


Esta matéria foi sugerida pelo leitor João Brainer


Para sugerir uma pauta
envie e-mail para vocefazopovo@opovo.com.br ou ligue para:
32556167
32556080
Fonte: O Povo

Inauguração da Reforma da Escola Sebastião Bezerra dos Santos

Na manhã desta terça feira o Prefeito Dr. Washington acompanhando do Secretário Ambrósio entrega a comunidade do Arianópoles a Escola  Sebastião Bezerra do Santos toda reformada .

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O GOVERNO DE CAUCAIA TRABALHANDO TODO O DIA E O DIA TODO

MP-CE lança Comitê de Combate às Drogas


O Ministério Público do Ceará vai lançar, na próxima quinta-feira, o Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas. A solenidade ocorrerá às 8h30min, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. O objetivo é desenvolver de forma integrada um planejamento estratégico de ações voltadas para a problemática das drogas. Para tanto, o grupo vai contar com a participação de promotores de Justiça atuantes em diversas áreas temáticas – saúde, infância e juventude, defesa da pessoa com deficiência e do idoso, educação, combate à violência contra a mulher e direitos humanos. Presidido pela vice-procuradora geral de Justiça, Eliani Alves Nobre, o Comitê tem como secretária-executiva a promotora Isabel Porto.
Resultado de uma articulação nacional, a criação do núcleo foi deliberada em reunião do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), em setembro do ano passado.
Durante a solenidade, haverá a participação do grupo de dança regional dos alunos da escola João Matos, a apresentação das comissões que vão integrar o Comitê e ainda palestra e debate com dois participantes: o médico e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) José Jackson Sampaio Coelho, que vai falar sobre “Dependência química e combate às drogas”, e o promotor de Justiça de Pernambuco Carlos Eduardo Domingos Seabra, que vai discutir “Prevenção ao crack e outras drogas, mobilização social e ocupação de territórios por atividades de cidadania”.
(Com MP-CE)

Romário é atração em jogo beneficente no PV

O Deputado Federal e tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira em 1994, Romário vai estar em Fortaleza nesta semana para ministar na próxima sexta-feira (25)  às 10h30 no auditório Blachard Girão, da Secrtaria do Esportes (SESPORTE) a palestra “O esporte como agente transformador da Juventude”.


Antes disso, na quinta-feira (24) o atacante que fez história no futebol mundial com as camisas de Vasco, PSV-HOL, Barcelona-HOL, Flamengo, Valência-ESP, Fluminense, Al Saad-CAT e Miami FC-EUA será a principal ataração do “Jogo da Solidariedade” que acontecerá no Estádio Presidente Vargas a partir das 19h. Além de Romário os também deputados Tiririca e Domingos Filho, o secretário estadual Gony Arruda e diversas personalidades cearense.


A entrada custará 3kg de alimentos que serão doados à Defesa Civil do Estado do Ceará a fim de ajudar  famílias atingidas pela estiagem este ano. Durante a partida as equipes irão utilizar uniformes alusivos a Rio Branco e Stela, equipes que deram origem a Ceará e Fortaleza respectivamente.
Fonte: Jangadeiro Online

M.C.C MOVIMENTO CONSCIÊNCIA CRISTÃ

BOMBA! Série C pode ser adiada por conta de indefinições na Justiça

Brasil de Pelotas-RS, Santo André-SP, Rio Branco-AC e Treze-PB brigam por duas vagas

Rio de Janeiro, RJ, 21 (AFI) – Por conta de duas brigas na Justiça, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) poderá adiar o início do Campeonato Brasileiro da Série C, previsto para acontecer no próximo sábado. Brasil de Pelotas-RS, Santo André-SP, Rio Branco-AC e Treze-PB brigam por duas vagasna edição de 2012. Clique aqui e acompanhe no FI o noticiaria completo da competição.

Assim como na última semana, mais decisões da Justiça deverão a todo tempo mudar os participantes tanto do Grupo A (times do CE, MT, PA, AC e PE) quanto do Grupo B (times do DF, RS, RJ, SP, GO e MG). Nos dois casos uma coincidência: Pelo menos um dos clubes entrou na Justiça Comum para ficar com vaga no campeonato, o que para a Fifa (entidade máxima do futebol) e o próprio Estatuto, é irregular.
O Brasil de Pelotas perdeu seis pontos, em 2011, por ter escalado um jogador de forma irregular e foi rebaixado para a Série D. Acontece que, na última semana, uma decisão da Justiça gaúcha obrigou a CBF à recolocar o time na Terceira Divisão e consequentemente rebaixar o Santo André (quarto colocado no Grupo D, que ainda tinha Chapecoense, Joinville e Caxias).
Já no outro imbróglio, o Treze tenta roubar vaga do Rio Branco. O clube acreano se manteve na competição mesmo após ter acionado a Justiça Comum para atuar a fase final em 2011 no seu estádio. Os paraibanos usam este argumento para tentar salvar o ano, já que no Estadual deste primeiro semestre o clube sequer conseguiu se garantir no Campeonato Brasileiro da Série D.
Paulistas devem voltar à Série CDepois de perder a vaga para o Brasil de Pelotas, o Santo André deverá ter nesta segunda o seu lugar reconquistado na Série C. Odepartamento jurídico da CBF, do Brasil e representantes da Federação Gaúcho estarão reunidos no TJ/RS para o julgamento do recurso que a entidade entrou para tentar reverter o caso.
Dessa forma, o Santo André entrará no Grupo B ao lado de Duque de Caxias, Macaé, Chapecoense, Tupi, Madureira, Caxias, Vila Nova, Brasiliense e Oeste. Já o Brasil de Pelotas disputará a Série D no Grupo A8 junto com Araponga-PR, Juventude-RS, Metropolitano-SC e Mirassol.
 
 
Agência Futebol Interior

domingo, 20 de maio de 2012

Um fortalezense e um corumbaense acertam as dezenas da Mega Sena



Um morador de Fortaleza e um de Corumbá (MS) acertaram as seis dezenas do concurso 1390 da Mega Sena, realizado na noite deste sábado (19), em Maringá (PR).
Os dois sortudos levam R$ 6,9 milhões, cada, ao marcarem as dezenas 04 – 19 – 27 – 28 – 29 e 31.
A quina pagou R$ 13,3 mil para 149 apostadores, enquanto a quadra rendeu R$ 358, para cada um dos 7.924 ganhadores.
(com informações da CEF)

JUVENTUDE

Novos tempos, novas bandeiras, outros desejos
Especialistas consideram que, ao contrário do que se possa imaginar, a atual geração de jovens não é apática politicamente. Eles teriam apenas novas bandeiras de luta, menos ideológicas e mais próximas de seu cotidiano.
Mesmo descrente, Jordana Sousa ainda acha que "o voto é importante pra tentar melhorar o mundo"

Hoje, quando se analisa o cenário político das décadas de 1960 a 1980, os ícones e as ideologias dos jovens daquela época são mais facilmente identificados. Nas duas últimas décadas, porém, fatos mundiais, como a queda da União Soviética, e nacionais, como a estabilidade político-econômica, fizeram as bandeiras de luta da juventude serem modificadas, criando um panorama mais heterogêneo. Será que o jovem de hoje é menos politizado?
 
Para Danyelle Nilin Gonçalves, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e estudiosa da atuação dos movimentos jovens na política, atualmente não há uma acomodação dos jovens de forma geral, mas sim, diferentes formas de atuação, inseridos em um momento histórico diferente. Além disso, ela considera que o desencanto com a forma tradicional de política já existia em outras épocas e no atual momento é comum em sociedades democráticas.

“Não é verdade que toda a geração dos anos 60 se envolveu contra a ditadura, mas apenas parte dela (juventude)”, compara Danyelle. De acordo com a pesquisadora, o grande número de escândalos políticos no Brasil faz com que a sociedade em geral, e em especial os jovens, por não terem referenciais políticos, enxerguem a política como algo restrito aos políticos. “A questão é que a política se alimenta do vigor, aí quando não vemos isso temos a ideia de que os jovens estão apáticos”.

Apatia que às vezes não é maior que o desejo de mudança, como no caso da estudante Jordana Souza, 16, que, embora esteja descrente com a política e considere que “a maioria (dos políticos) é de corruptos”, diz que se antecipou à obrigatoriedade do voto porque realmente quer participar do processo. “O voto é importante pra tentar melhorar o mundo”, resume.

Em vez das antigas bandeiras ideológicas de direita ou esquerda, a juventude atual estaria interessada em questões práticas, que estão mais próximas no dia a dia, como a luta por melhorias na escola, pelo direito a meia entrada em eventos, pela igualdade de direitos dos homossexuais ou ainda pela causa ambiental. “Antigamente, ser jovem era ser de esquerda, e isso não vamos mais assistir nas próximas eleições”, analisa o doutor em sociologia Clézio Arruda.

Nesse contexto de novos comportamentos e reivindicações, a internet ocupa papel fundamental na formação do jovem. “Estamos vivendo outro mundo social com a revolução tecnológica”, explica Arruda.

Ele exemplifica citando alguns casos que começaram na internet e logo evoluíram para discussão política em maior grau, como a onda de preconceito contra nordestinos, logo após a eleição presidencial de 2010. (Marcos Robério)te. Eles teriam apenas novas bandeiras de luta, menos ideológicas e mais próximas de seu cotidiano.

Fonte: http://www.opovo.com.br