sábado, 7 de abril de 2012

ELEIÇÃO 2012 Dificuldade para evitar a candidatura de fichas sujas


Clique para Ampliar
FOTO: MARÍLIA CAMELO
Raimundo Nogueira afirma que número de promotores no Ceará não deve prejudicar análise de registros, mas o MP precisará se adaptar


Promotores eleitorais terão curto prazo para analisar os requisitos e saber quais postulantes são, de fato, ímprobos


Promotores eleitorais poderão enfrentar algumas dificuldades para impedir que fichas sujas disputem a eleição deste ano. Além do curto prazo para analisar os pré-requisitos legais exigidos durante o registro das candidaturas, os promotores precisarão investigar por conta própria, com o auxílio das listas enviadas pelos órgãos colegiados, quais dos pretensos postulantes são, de fato, ímprobos.


O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais (Caopel) do Ministério Público do Ceará, promotor Raimundo Nogueira, reconhece o problema da sobrecarga de trabalho e, para evitar prejuízos à análise dos registros de candidatos cearenses, avisa que as promotorias deverão contar com o apoio dos Tribunais de Contas e de Justiça.


O promotor acrescenta ainda que dados de alguns possíveis candidatos já estão sendo coletados para agilizar o trabalho e, dessa forma, acredita que não haverá prejuízos durante a análise dos registros no Ceará. "O prazo é exíguo, nós sabemos disso. Vamos nos preparar com antecedência para que, quando chegar a época dos registros, os promotores eleitorais já tenham em suas mãos os materiais necessários para examinar os registros e para pedir eventuais impugnações", explica.


Elegibilidade


Conforme a legislação, os promotores eleitorais dispõem de um prazo de até cinco dias para examinar se todos os pretensos candidatos preenchem os requisitos necessários à elegibilidade. Isso significa que, para referendar os pedidos de candidatura, os promotores deverão averiguar o cumprimento de exigências que vão desde a idade mínima para pleitear aquele determinado cargo e o domicílio eleitoral até a questão da probidade administrativa e da regularidade na prestação de contas de campanhas de pleitos anteriores.


No Ceará, esse trabalho será realizado por, pelo menos, 123 promotores eleitorais. Para as eleições municipais de 2008, foram contabilizados 11.312 pedidos de candidatura para prefeito, vice-prefeito e vereador no Ceará. Caso o número de postulantes neste ano se mantenha próximo ao do último pleito municipal, cada promotor deve precisar analisar minuciosamente cerca de 18 registros por dia.


Atrapalhar


"Acredito que o número de promotores não vai atrapalhar, mas a gente tem que se preparar para trabalhar com a realidade que temos", avalia o coordenador da Caopel, Raimundo Nogueira. Para a análise dos registros, os promotores deverão se debruçar sobre uma série de documentos que serão apresentados pelos postulantes durante o pedido de candidatura.


No entanto, como a resolução que determina os documentos necessários ao registro foi editada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes da validação da chamada Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), não há exigência de todos os documentos necessários para comprovar que o postulante não é ficha suja. Raimundo Nogueira reconhece que isso dificulta a atuação nas promotorias eleitorais, mas lembra que todas as regras devem ser observadas para referendar o registro.


"Na verdade, o Ministério Público tem que se adaptar às exigências da Lei, e a gente vai ter que encontrar essas informações. Se isso é dificultado por não constar na resolução, para nós o que importa é examinar a questão de forma ampla. E toda exigência que tiver na legislação, quer esteja em resolução ou não, temos a obrigação de examinar e levar em consideração durante o exame dos registros", afirma o promotor da Caopel.


Estratégias


Nesse sentido, Raimundo Nogueira explica que o Ministério Público já vem desenvolvendo metodologias de trabalho em busca de maior agilidade. Dentre as estratégias adotadas, aponta, estão as parcerias com Tribunais de Contas e com o Tribunal de Justiça do Ceará para conseguir informações sobre a probidade dos políticos e o contato com os próprios partidos para que eles analisem se os seus postulantes cumprem os requisitos antes de pedirem o registro de candidatura.


O promotor informa que já foram realizadas visitas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), e acrescenta que os órgãos teriam mostrado disposição para repassar as informações que o Ministério Público necessitar. Ele explica ainda que já estão sendo colhidas informações junto às Cortes de Contas, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Justiça sobre os antecedentes de possíveis candidatos.


"Acredito que já no mês de junho, um mês antes do prazo legal para início dos registros, nós tenhamos os dados em mãos e estejamos enviando aos promotores eleitorais. Nós vamos distribuir aos promotores só o que é de interesse da zona dele. Isso vai facilitar bastante o trabalho dos promotores porque eles não vão precisar trabalhar com a informação bruta, mas com uma informação já lapidada", salienta Raimundo Nogueira.


Check list


Conforme o promotor, essas informações seriam organizadas em uma espécie de check list, que conterá diversas informações necessárias para a análise da elegibilidade dos candidatos. "A gente tem que usar da criatividade para lutar contra a exiguidade do prazo. O prazo de impugnação é esse e não temos como fugir disso. Mas não acho que vai haver prejuízo na análise, e sim uma sobrecarga de trabalho ao promotor", analisa.


Outra medida que deverá ser adotada pelo Ministério Público Eleitoral e pela Caopel é entrar em contato com os partidos ainda neste mês de abril para sugerir que as próprias agremiações analisem suas listas de candidatos no período das convenções, antes de propor as candidaturas.


"Isso facilita a análise a ser feita pelos promotores eleitorais e diminui o número de impugnações e a sobrecarga da Justiça Eleitoral. Também seria bom para o partido porque ele não vai trabalhar na campanha de um nome sem saber se este vai ser referendado pela Justiça", argumenta Raimundo Nogueira.


Regras


Mesmo admitindo as dificuldades para o trabalho das promotorias eleitorais no pleito deste ano, principalmente com as regras que exigem maior análise da vida pregressa dos candidatos, o coordenador da Caopel faz questão de salientar que não deverá faltar promotores para analisar os registros.


Segundo ele, há promotores respondendo em todas as 123 zonas eleitorais no Ceará, embora 29 deles não sejam efetivos. "Na época do registro, esses promotores darão prioridade às questões eleitorais. Isso inclusive está previsto na legislação, que determina que a partir de junho a prioridade deve ser das questões eleitorais", assegura o coordenador da Caopel.


SAIBA MAIS


Listas


Os partidos políticos deverão enviar as listas de seus candidatos à Justiça Eleitoral até o próximo dia 5 de julho. Em seguida, do dia 6 ao dia 9 de julho, serão publicados os editais dessas candidaturas.


Análise


Após a publicação dos editais, os promotores eleitorais terão o prazo de cinco dias para identificar os fichas sujas e candidatos que não cumprem todos os requisitos legais para entrar na disputa eleitoral. A partir desse trabalho, o Ministério Público apresenta as cabíveis impugnações dos postulantes.


Sentença


Os juízes deverão ter, então, três dias para darem a sentença sobre os pedidos de impugnação e, após a decisão, são disponibilizados mais três dias para que os candidatos ou o próprio Ministério Público entrem com recurso.


Preocupação


Em diversos Estados do Brasil, procuradores e promotores eleitorais vem revelando preocupação sobre o curto prazo e a pequena estrutura para a análise dos registros de candidatura, principalmente com as novas regras para a elegibilidade dos postulantes, como por exemplo a Lei da Ficha Limpa. O prazo de cinco dias foi estabelecido pelo Congresso em 1990 e só pode ser mudado através de uma lei complementar.

BEATRIZ JUCÁ
REPÓRTER
Fonte:  Diário do Nordeste

O BLOG PARABENIZAR AOS AMIGOS JORNALISTAS PELO SEU DIA


O Blog do Marcilio Boião parabenizar a todos os Jornalistas pelo seu dia. Em especial ao o amigo Eliomar Lima,Solano Filho, Roberto Moreira,Nonato Albuquerque, Evaldo Costa, Bené Limar,Tom Barros, Paulo Oliveira,Carla Soraya, Simone Morais, Chagas Viera, Vitor Valim, Paulo Cesar Norões, Edilmar Norões, Antonio Viana. E o todos os outros que leva informações para o mundo

Estatísticas já indicam aumento da violência


Os primeiros dias de feriado da Semana Santa no Ceará apontam uma estatística preocupante para os órgãos de segurança do Estado: os números de violência cresceram substancialmente em relação ao mesmo período do ano passado. Da noite da última quarta-feira (4) até às 19 horas dessa sexta-feira (6), pelo menos 14 pessoas morreram vítimas de acidentes em estradas, homicídios ou afogamentos somente no Interior cearense.
Apesar da Polícia Rodoviária Federal (PRF) informar que somente disponibilizará os dados ao final do feriado, o balanço da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) dá conta de 29 acidentes registrados nas CEs, marca que deixou quatro mortos e 29 feridos. Comparado com o mesmo período do ano passado, o número indica aumento de cerca de 30% no registro de ocorrências nestes três primeiros dias de feriado. Em 2011, foram 23 acidentes, com uma pessoa em óbito e 11 feridas.
Para o coronel Túlio Studart, da PRE, os dados são preocupantes, mas têm explicação lógica: “O feriado de Páscoa do ano passado caiu no fim de abril. Esse ano, por ser início de mês, o fator econômico está contribuindo. As pessoas, os assalariados, estão em condição de pegar estrada”, supõe. Ainda que a quantidade de acidentes tenha aumentado devido ao maior número de veículos nas estradas, o coronel destaca que o fator imprudência é determinante para que a violência nas estradas tenha aumentado. “Guaraciaba do Norte, Iguatu e Morrinhos são cidades que não têm histórico de acidentes graves. Neste ano, quatro mortes foram registradas lá, por negligência e imperícia dos condutores”, alerta.
Os dados da PRE indicam ainda que dos 29 acidentes registrados neste ano, 10 envolveram motociclistas. Além disso, 20 pessoas foram flagradas dirigindo sob efeito de bebida alcoólica. Destas, quatro acabaram presas após os testes de bafômetro indicarem teor de álcool no sangue superior a 0,6 decigramas por litro. A operação da PRE também apreendeu uma arma de fogo, durante abordagem em Maracanaú, na Região Metropolitana. Um policial conduzia uma motocicleta no quilômetro 7 da CE-060, quando foi abordado por viatura da Polícia Rodoviária. O motociclista portava revólver calibre 38 com seis cápsulas. Como não foi apresentado registro da arma, o revólver acabou apreendido.
(O POVO)

MENSAGEM DE PÁSCOA ANO 2012

PÁSCOA – JESUS RESSUSCITOU
Esta é a maior verdade que precisamos ter em mente e também no nosso coração: "Jesus ressuscitou"!
A ressurreição de Cristo foi um fato histórico mais marcante e está registrado nos bons livros de História.  Este acontecimento máximo do mistério da nossa fé, é a garantia da nossa salvação.
Jesus realmente ressuscitou e provou isso aparecendo a várias pessoas.  A ressurreição para nós tem de ser a pilastra mestra que sustenta a nossa fé. Pois se não acreditarmos na ressurreição de Jesus, a nossa fé não tem nenhum sentido, nenhum valor.
Poderemos até rezar, pregar o Evangelho, mais tudo isso será da boca para fora, pois lá dentro de nós, no nosso subconsciente, permanecerá aquela sombra de duvida sempre machucando a nossa alma que sofre por não crer no Cristo Ressuscitado!
O crucificado é o Ressuscitado! É o mesmo e não outro, o Cristo esmagado pelos homens ressurgiu na Glória de Deus, o túmulo está vazio. Algo de novo vai começar na Galiléia e caberá aos discípulos fazer ao mundo esse anúncio.
O Cristão não anuncia uma possibilidade de Vida no após a morte: ele anuncia que a Vida verdadeira de cada ser humano está escondida em Cristo e que um dia será manifestado.
Nele um dia experimentaremos esse gosto de Vitória, e o Vale da Morte que pensamos ser o nosso fim, é apenas um caminho que vai mais além, lá onde a LUZ de Deus manifestada aos Homens em Cristo Jesus se tornará definitiva.
A Igreja celebra com grande júbilo a solenidade da Páscoa, comemorando a morte salvadora de Jesus Cristo e sua ressurreição gloriosa. Ele venceu a morte e abriu para a humanidade o caminho da esperança e da vida nova.
Com a ressurreição de Jesus, os discípulos passaram da tristeza e do desalento à alegria incontida; nos encontros com o Senhor ressuscitado, seus corações desorientados e abatidos pela dor vibraram novamente.   
Viram que Jesus não estava mais entre os mortos e lhes indicava novamente o caminho a seguir. Para os discípulos, isso também significou passar da morte para a vida!
A celebração pascal, ainda hoje, inunda a Igreja com essa mesma alegria. Jesus Cristo ressuscitado está com a humanidade, que ele ama infinitamente; age no meio do mundo através do Espírito Santo, inspira os corações na escolha do bem e os move a aderirem ao reino de Deus.
Jesus ressuscitado assiste sua Igreja com solicitude constante: "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos" (Mt 28,20). Por isso a comunidade reunida em seu nome pode proclamar com firme fé: Ele está no meio de nós!
Enviada em missão para proclamar a Boa Nova, a Igreja convida todos para o encontro vivo e pessoal com seu Senhor ressuscitado, caminho, verdade e vida. Ele é a face humana de Deus, a fonte da esperança, do perdão e da paz. Ele conforta e liberta de todos os males. Ao povo que, em suas angústias e necessidades, procura Deus a Igreja continua a dizer: Vinde e vede, o Senhor está vivo no meio de nós.
Em cada domingo, os cristãos celebram a Páscoa ao redor da mesa da Eucaristia. Reúnem-se em nome de Jesus Cristo, recordam sua paixão, morte e ressurreição, ouvem sua palavra, são animados na fé, esperança e caridade, nutrem-se com o pão da vida, alimento para o serviço dos irmãos no quotidiano da vida.
A Santa Missa dominical é o momento alto da vida da Igreja e sua celebração mais importante. A este encontro somos convidados a participar com alegria!
Também nesta Páscoa de 2012 proclamamos com renovada fé: Vinde e vede, o Senhor ressuscitado está no meio de nós! Queremos compartilhar esta Boa Notícia com nossos irmãos de fé, com os que padecem de muitas maneiras, com todas as pessoas que encontramos de modo especial, os irmãos e irmãs que vivem sem assistência médico-hospitalar, numa situação de total abandono, entregues a sua própria sorte, sem nenhuma perspectiva de vida.
Com elas e com todos queremos sentir no coração esta alegria proporcionada por este grande acontecimento que estamos a celebrar. Que esta Páscoa hoje celebrada por nós, nos abra novos caminhos de profunda renovação espiritual, e façamos dela um oportunidade propícia para enriquecermos sempre mais na dimensão da fraternidade e da justiça.
Cristo ressuscitou, Ele está vivo no meio de nós, alegremo-nos e Nele exultemos ALELUIA
VERSOS DE HOJE – A PÁSCOA
Páscoa é o centro da fé
Páscoa é Ressurreição
Páscoa é vida nova
Páscoa é libertação


Páscoa é a passagem
Páscoa é vida nova
Páscoa é a vida em Cristo
Páscoa esperança que se renova


Páscoa é Deus conosco
Páscoa é Cristo presente
Páscoa é Jesus atuante
Páscvoa é Cristo na gente


Páscoa é a libertação
Páscoa é vida real
Páscoa é o Deus que vive
Páscoa é dom divinal


Páscoa é a fonte da graça
Páscoa é a diferença
Páscoa é o acontecimento
Páscoa é a fonte da crença


RESSURREIÇÃO
O que grande alegria
Pois Jesus ressuscitou
Revivemos neste dia
Seu projeto salvador


É ponto de partida
E também o de chegada
Que renova nossa vida
Eu estou nesta jogada


Pois é na ressurreição
Este dado principal
É sinal de salvação
Nosso plano divinal


Celebramos este momento
Com a fé e expressão
Pois teremos movimento
Rumo a nossa salvação


O que é ressuscitar
Nesta nossa caminhada
É mudar e transformar
O teor desta jornada


PENSAMENTO DO DIA
“A Ressurreição de Cristo é o ponto de partida e de chegada de toda a nossa espiritualidade cristã” Pe. Tula
Fonte: http://wwwpadretula.blogspot.com.br/

PROPAGANDA ANTECIPADA Cidadão poderá ser punido ao usar Twitter

Clique para Ampliar
Procurador Márcio Torres reconhece as dificuldades para fiscalizar a utilização das redes sociais e diz contar com o apoio da população
FOTO: VIVIANE PINHEIRO

Políticos e eleitores podem utilizar as redes sociais, desde que não publiquem dados que enalteçam candidatos


Diante da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) limitando as publicações feitas por políticos na rede social Twitter, o procurador regional eleitoral no Ceará, Márcio Torres, alerta que, além dos políticos, os cidadãos devem ser cuidadosos ao utilizarem esse tipo de ferramenta para evitar a incidência de propaganda eleitoral antecipada. A nova regra tem motivado críticas de parlamentares cearenses, que a consideram um retrocesso ao momento democrático e tecnológico pelo qual passa a sociedade.


No último dia 15 de março, o TSE julgou processo de Índio da Costa por publicar uma mensagem de cunho eleitoral no Twitter antes do início oficial da campanha de 2010, quando ele postulou a vice-presidência da República. Na ocasião, o Tribunal entendeu que a rede social se assemelha a um meio de comunicação de massa e, por isso, publicações com viés eleitoreiro na ferramenta configurariam em propaganda antecipada.


A decisão provocou a reação de vários parlamentares e partidos políticos, que chegaram a ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Enquanto a questão não é revista, o Ministério Público Eleitoral se prepara para fiscalizar as redes sociais e, reconhecendo a dificuldade para acompanhar os conteúdos na internet, afirma que deverá contar com o apoio da população.


O procurador Márcio Torres acredita que a Justiça Eleitoral terá grande dificuldade para fiscalizar a utilização das redes sociais pelos políticos no Ceará. "No próprio Twitter e no Facebook, você só entra na página em que o dono do perfil permite. A fiscalização é difícil, mas contamos com a ajuda da população", declara. Ele diz que já é feito um acompanhamento nesse sentido, mas pondera que não há como abranger todo o conteúdo da internet. "São comunicações rápidas e difíceis de serem rastreadas, mas é possível, com a denúncia popular, saber quem publicou o que naquela data", afirma.


Marketing


Com a decisão do TSE, explica o procurador Márcio Torres, o político não fica impedido de utilizar as redes sociais, mas não poderá publicar qualquer dado que enalteça sua atividade política nem pedir votos de forma implícita ou explícita. "Ele (político) não pode dizer que é bom administrador, que tende a fazer melhor, que é um bom candidato. Não pode pedir votos nem explicitamente e nem implicitamente. Ele não pode utilizar internet ou qualquer meio como marketing pra obter voto", explica.


O procurador reconhece que os partidos vivem atualmente uma fase de discussão de pré-candidaturas, afirmando que é natural que apareçam os nomes dos postulantes nas redes sociais. No entanto, avisa que as publicações sobre as pré-candidaturas nas ferramentas não devem fazer menção a qualquer qualidade dessas pessoas ou a qualquer pedido de voto. "Se isso acontecer, é propaganda eleitoral antecipada", considera.


Márcio Torres afirma ainda que, no caso de propaganda eleitoral antecipada nas redes sociais, nem só o político pode ser punido. "O cidadão não pode publicar o que quiser. A lei eleitoral prevê multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil pela propaganda antecipada, que é imposta tanto ao candidato quanto ao responsável pela propaganda", salienta o procurador regional eleitoral.


Multa


Márcio Torres esclarece ainda que o candidato responde quando é autor da propaganda ou quando é demonstrado o seu prévio conhecimento sobre a publicação. "Se ele (político) não agir para que aquela propaganda saia do ar, ele deve responder. Se vou ao Twitter e ao Facebook, peço votos e o candidato replica ou curte a minha publicação, responde pela multa tanto quanto eu", ressalta.


Decisão


Para o procurador, a decisão do TSE apenas confirma uma regra geral das eleições, que é a proibição da propaganda antecipada em qualquer meio de comunicação de massa. "A questão que foi colocada era se o Twitter poderia ser considerado ou não um meio de comunicação capaz de levar candidatos a arrematarem votos", explica.


Ele argumenta que, através do Twitter, não se sabe ao certo quem será o destinatário da propaganda, mas se trata de uma ferramenta onde os usuários têm acesso às colocações. "O TSE entendeu que o Twitter, embora seja um meio de comunicação fechado, não pode ser utilizado para propaganda eleitoral antecipada", diz.


Conforme Márcio Torres, a decisão do TSE não deve ficar restrita ao Twitter, mas ser expandida também a outras redes sociais, como por exemplo o Facebook. Ele lembra que, diante da nova regra, os políticos só poderão utilizar a ferramenta para promoverem suas candidaturas a partir do dia 6 de julho, data em que a campanha eleitoral é iniciada oficialmente, e sempre respeitando as limitações previstas na legislação. "Não se pode utilizar a página de um município ou de qualquer órgão público para promover o político", exemplifica.


Fiscalização


Márcio Torres afirma ainda que o apoio da população é imprescindível para a fiscalização de propaganda antecipada na internet. Ele explica que, ao se deparar com uma publicação desse tipo, o cidadão deve imprimir a página onde viu a postagem de maneira que seja identificado o link e encaminhar a impressão a qualquer promotor eleitoral ou à própria Procuradoria. O material pode também ser enviado pela internet, através do endereço www.prce.mpf.gov.br.


"Faremos o endereçamento dessa denúncia para que um promotor eleitoral entre com a representação contra a pessoa responsável e o candidato, se for identificado conhecimento sobre a publicação", explica o procurador Márcio Torres. A partir daí, as denúncias deverão ser oferecidas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).


SAIBA MAIS


Proibição


A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre um recurso do então candidato Índio da Costa por publicar uma mensagem de cunho eleitoral no Twitter antes da campanha oficial de 2010 limita as publicações que podem ser feitas nas redes sociais em função do pleito deste ano.


Cuidado


Tanto os políticos quanto os eleitores deverão ter cuidado com as suas publicações na internet tratando de possíveis candidatos ou mesmo das eleições, sob o risco de terem suas postagens consideradas propaganda eleitoral antecipada.


BEATRIZ JUCÁ
REPÓRTER
Diário do Nordeste

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Ferrúcio Feitosa, atração do 2º #WebFor, dia 14

ferrcio_feitosa_2_webforConfirmada a participação   do Secretário Especial do Governo do Ceará para a Copa do Mundo, Ferrúcio Feitosa no 2º #WebFor, na mesaDemocratização da mídia brasileira e a liberdade de expressão,auditório principal, dia 14/04- sábado - 16 horas, Gran Marquise Hotel - avenida Beira Mar. Se você ainda não fez sua inscrição, acesse e preencha a FICHA DE INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI: Informações: Daniel Bezerra - coordenador geral do evento e secretário executivo do Barão de Itararé Núcleo Ceará-             85- 99640672      (TIM) -            85-81880965      (VIVO) #WebFor
PROGRAMAÇÕ GERAL
DIA 13/ABRIL/2012 – SEXTA-FEIRA
Local: Concha Acústica da UFC - Avenida da Universidade/Avenida 13 de Maio
17:00 hs – Início do credenciamento(crachás)
19:00 hs - Show com Diassis Martins e Tião Simpatia.
19:30 hs – Palestra: AI-5 Digital - José Dirceu, ex-ministro Governo Lula. 
21:00 hs – Cerimônia de entrega do Troféu WebFor 2012
DIA 14/ABRIL/2014 – SÁBADO - MANHÃ
Local: Gran Marquise Hotel - Avenida Beira-Mar, 3980 - Meireles/Mucuripe
09:00 hs – Apresentação de humor – (a confirmar)
09:20 hs: Sala Capitólio -  Zé Dirceu e os blogueiros progressistas (RESERVADO)
09:20 hs: Auditório Principal – Internet, os desafios da inclusão sociodigital e software no Brasil, e as mídias sociais.
Convidados:
Andrea Wiegmann(Alemanha) - A Blogosfera Brasileira vista por uma Brasileira no Exterior.
Sérgio Amadeu (SP) – A defesa de uma Internet livre e combativa e a banda larga.
Ivan Oliveira (CE) – Os desafios da inclusão sociodigital e software livre no Brasil.
Frederico Guimarães(MG) – Software Livre na educação
Marcelo D'Elia Branco(RS) - Cultura Digital
Preto Zezé(CE) – Favela e desenvolvimento em Redes Sociais.
Moderadores: Manuel Neto(CE) e Kelsen Bravos(CE)
12:00 hs – Intervalo – Almoço.
TARDE:
14:00 hs– Apresentação de Humor – Quitéria Estupefalda e Trup Tramas de Teatro.
Auditório Principal: Redes Sociais, PIG, Política e Comunicação no Brasil.
Convidados:
Messias Pontes(PCdoB/CE) – O papel da mídia contra os interesses da nação.
Jonas Valente(DF) – O direito à comunicação na América Latina e no Brasil.
Júlio César Araujo(CE) - O poder da rede: a (des)construção colaborativa da imagem de marcas e empresas no Twitter.
Ivonisio Mosca(CE)- Mídia Social e Movimento Político.
Moderadores: Geraldo Sales(CE) e Gláucia Lima(CE).
16:00 hs – Auditório Principal – Democratização da mídia brasileira e a liberdade de expressão.
Convidados:
Maximilien Arvelaizo - Embaixador da Venezuela no Brasil - A democratização da mídia na Venezuela.
Dep. André Vargas(PT /PR) – O PT e o Marco Regulatório das Comunicações.
Dep. Artur Bruno(PT/CE) – O trabalho da Frente Parlamentar pelo do Marco Regulatório das Comunicações.
Sen. Inácio Arruda(PCdoB) - O Senado e a luta pela Democratização das Comunicações.
Ferrúcio Feitosa(Sec. da Copa/CE) - As Comunicações e a Copa.
Rosane Bertotti (SP) - Democratização da mídia.
Moderador: Deodato Ramalho(CE).
16:00 - Sala Capitólio - Twitteiros Culturais.
Convidados:
Fabrício Carpi, Cinthya Carina e José Luiz Goldfarb.
Organização: Armazém da Cultura
18:00 hs – Lançamento do livro da biografia de Luiz Gonzaga em Cordel, de Arievaldo Viana.Show musical regional - poetas populares.
DIA15/ABRIL/2012 – DOMINGO - MANHÃ
Local: Gran Marquise Hotel - Avenida Beira-Mar, 3980 - Meireles/Mucuripe
09:00 hs – Apresentação do humorista
09:20 hs - DESCONFERÊNCIA
Oficina 1 - Embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaizo - Governo Hugo Chavez e a imprensa venezuelana.
Oficina 2 - Frederico Guimarães(MG) e Uirá Porã(CE) e Manuel Neto(CE) – A política de Cultura Digital.
Oficina 3 – Maria Frô(SP) e Lola Aronovich(CE) – Estupro no BBB e marco regulatório; MP557 e o discurso das feministas.
Oficina 4 – Alberto Perdigão(CE)Emerson Damasceno(CE) e Alex Santana(CE) – Conexões globais e poder local: jornalismo, participação e democracia nos blogs do interior.
Oficina 5 – Altamiro Borges(SP)Marcelo Godoy(TVT-SP) e Prof. Evaldo Lima(CE) – Democratização da mídia e o AI-5 Digital.
10:20 - Auditório Principal: A explosão da blogosfera, o caso do livro Privataria Tucana e o silêncio da velha mídia.
Convidados:
Altamiro Borges(SP) – "Queremos falar: a luta pela liberdade de expressão e contra o monopólio midiático".
Conceição Oliveira(Maria Frô-SP) – Blogosfera – cobertura colaborativa na web.
Marcelo D'Elia Branco(RS) - O papel da blogosfera nas eleições.
Leonelzinho -
Lila Dourado(CE) – A importância do cidadão nas mídias sociais.
Moderadores: Hebert Santos Lima(CE) e Íris Tavares(CE).
12:00 hs – Show musical: Tarcísio Sardinha e Grupo de Chorinho,
Entrega de Certificados de participação.
Via Blog da Dilma

Fundação Telefônica/Vivo apoia caravana contra o trabalho infantil no Ceará

Até 15 de junho, o Ceará recebe a Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil, que começará as atividades por Fortaleza. A iniciativa faz parte do projeto de fortalecimento dos Fóruns Estaduais das regiões Norte e Nordeste e das redes municipais de atenção à criança e ao adolescente das duas regiões, formulado pela Fundação Telefônica/Vivo, em conjunto com o Instituto Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Inpeti).
O objetivo é coordenar, juntamente com os fóruns estaduais, ações de mobilização, como campanhas, discussões pela Internet e realização de caravanas pelas cidades, visando à sensibilização da opinião pública. A primeira caravana será conduzida pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente do Ceará. As atividades começarão primeiramente pela Internet. Desde o dia 2 de abril, foi lançada uma marcha virtual, que poderá ser acessada pela Rede Pró-Menino, da Fundação Telefônica|Vivo (www.promenino.org.br).
As ações presenciais iniciam-se no dia 9, às 7h, quando está prevista panfletagem, para sensibilização da população, nos terminais de Messejana, Parangaba e Papicu, em Fortaleza.  O lançamento da Caravana do Nordeste está previsto para acontecer no mesmo dia, às 14h, durante audiência pública na Assembleia Legislativa.
INTERIOR
Na próxima segunda-feira, nova planfletagem ocorrerá nos terminais de Antonio Bezerra, Conjunto Ceará, Lagoa e Siqueira, a partir das 7 horas. Já no dia 11, entre 8 e 12 horas, a caravana prevê a realização de marcha entre o Aterro da Praia de Iracema até o Palácio do Bispo, sede da Prefeitura, passando pelo Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ministério Público do Trabalho, Fórum, Câmara e Assembleia, entre outros organismos responsáveis pela implementação de políticas públicas de prevenção e erradicação do trabalho infantil.
Na sequência, a Caravana segue para outras regiões: entre 16 e 19 de abril, percorrerá municípios do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe; entre 2 e 4 de maio, estará no Cariri; entre 14 e 17 de maio, no Centro Sul, Sertão Central e Inhamuns; entre 28 de maio e 1º de junho, na Região Norte e Ibiapaba e Litoral Oeste; e, finalmente, entre 11 e 15 de junho, a caravana estará na Região Metropolitana, Maciço do Baturité e Sertão Central.
(Com assessoria da Vivo)

O Blog Marcilio Boião também divulga e pede ajuda para a Campanha do amigo Giovane

Sub. Tenente Giovane

Vamos ajudar um amigo policial que se encontra tetraplégico com uma doença rara que só tem tratamento na Alemanha quem poder ajudar comprando uma cartela de uma rifa de uma moto Fan KS 2012
Valor: R$ 10: 00
agencia 06459-9
conta 0010827-8

Mas informações: Talita. Fones: 85 87896850/99561219