sexta-feira, 26 de maio de 2023

Prefeitura de Caucaia inicia sonhada obra de pavimentação e drenagem na Avenida Ulisses Guimarães

Há décadas, a população de Caucaia sofre com os constantes alagamentos em uma das principais vias da cidade: Avenida Ulisses Guimarães. Solucionar esse problema antigo é um compromisso da atual gestão. Para isso, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), deu início, nesta terça-feira (23), à obra de drenagem e pavimentação asfáltica na Avenida Ulisses Guimarães, no Parque Leblon. As obras vão contemplar todo o sistema de drenagem (tubulações, poços de visitas, também conhecidos como bueiros, e bocas de lobo) e recuperação asfáltica, que solucionará definitivamente os pontos críticos de alagamento, uma demanda antiga da população.

A Avenida Ulisses Guimarães é um dos principais acessos que ligam Caucaia a Fortaleza. Durante o período chuvoso, o local se tornou área de alagamento e causava transtorno para motoristas, pedestres e moradores do Parque Leblon. De acordo com a Seinfra, a previsão de entrega da obra é de até 10 meses. 

“Estou visitando essa grande obra que vai resolver um problema crônico e antigo, que se arrasta há décadas. A obra de drenagem e pavimentação vai resolver um problema histórico e realizar um sonho antigo dos moradores e visitantes do nosso município, já que a Ulisses Guimarães é a nossa porta de entrada. Além disso, vai intensificar o desenvolvimento da nossa cidade fazendo com que novos comércios se instalem aqui, incentivando a geração de emprego e renda”, declarou o prefeito Vitor Valim. 

A obra vai recuperar todo sistema de drenagem da Avenida Ulisses Guimarães e vai acabar com os pontos de alagamentos que foram identificados no cruzamento da Avenida Ulisses Guimarães com a rua Oscar Maciel; Avenida Ulisses Guimarães com Rua Brisa do mar e o cruzamento da Rua Filgueiras Sampaio com Rua Antônio Gonçalves. Após a drenagem, as ruas vão receber pavimentação. 

*Sobre a obra*

Em março deste ano, em meio ao período da quadra chuvosa, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, visitou diversos bairros do município e, entre outras necessidades que serão sanadas ainda este ano, o gestor se comprometeu a fazer melhorias para acabar com os pontos de alagamento, uma reclamação grave e antiga dos moradores de Caucaia.

Na ocasião, Valim conversou pessoalmente com moradores dos locais próximos da Avenida Contorno Leste e Avenida Ulisses Guimarães, e se comprometeu a recuperar as vias. Promessa feita e cumprida. Após o período chuvoso, a Seinfra iniciou a tão esperada obra de pavimentação e drenagem na Avenida Ulisses Guimarães.

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Alunos e professores da rede municipal de Caucaia recebem premiação do Hall da Fama por bom desempenho


Na manhã desta quinta-feira (25), na Escola Verônica Maria Silva De Menezes, no Icaraí, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Educação (SME), reuniu alunos e professores da rede municipal de ensino para mais uma edição do Hall da Fama, um ranking mensal onde os estudantes que são destaque nos desafios e jogos da Plataforma Inteligente, ferramenta digital usada pela rede municipal de Caucaia para agregar no ensino. Além dos 27 estudantes premiados, oito professores também receberam premiações em razão do destaque pelo desempenho profissional. 

O evento contou com a presença do secretário de Educação de Caucaia, Sérgio Kobayashi, gestores da educação, representantes da plataforma digital de ensino, diretores, estudantes e pais e amigos dos estudantes. Os estudantes premiados receberam um certificado e kit educativo e os professores em destaque receberam um notebook.

"O Hall da Fama é uma forma de estimular e gratificar estudantes e professores de Caucaia. E esse processo que reconhece a meritocracia passa a ser uma obrigação na cidade", frisou o secretário de educação, Sérgio Kobayashi.

Ao receber o notebook, a professora Iris Barros destacou que o Hall da Fama era um momento muito importante para a Educação em Caucaia, e que se sentia valorizada com a iniciativa. “Todo o reconhecimento é válido. Eu sou muito grata por esse momento e fico feliz de representar todo o trabalho de equipe. Essa minha premiação também é fruto de uma grande rede de apoio que tem coordenadores, diretores e SME”, falou a professora Iris Barros. 

Para a professora Iris Barros, que foi uma das premiadas, o evento foi muito importante para valorizar e reconhecer o trabalho dos professores no município. Ela também destacou que além dos professores, os alunos também contam com a plataforma Inteligente, que complementa o método de ensino municipal com desafios online e outras funcionalidades pedagógicas. “A plataforma é uma forma muito interessante de ensino. Na cabeça dos alunos estão brincando, mas eles se divertem e aprendem muito com ela”, complementou a professora.
 
A premiação foi um momento emocionante para a estudante  ngela Sampaio, 11 anos. Ela foi o primeiro lugar no Hall da Fama e foi bastante aplaudida pelos presentes. Para a aluna, “estou muito feliz por isso. Já fui premiada na última edição e isso é muito legal. Eu gosto muito da plataforma de ensino. Faço os Desafios todos os dias e é um jeito de aprender se divertindo”, garantiu Angela.

A aluna Gabriele Pessoa, que ficou em segundo lugar nos destaques, ficou muito orgulhosa com a conquista e compartilhou o sentimento de estar presente na premiação. “Acho muito gratificante saber que depois de tanto esforço eu consegui estar aqui. Isso me motiva muito”, garantiu a estudante. 

*Hall da fama*

O Hall da Fama foi criado pela SME para acompanhar o esforço e a dedicação dos estudantes e das classes, premiando os mais dedicados, como forma de exemplificar a importância das conquistas na vida. A iniciativa estimula a autonomia no processo de aprendizagem do estudante, atendendo às competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Caucaia abre oito postos de saúde neste sábado (27) para atender a populaçãoNeste sábado, também vai acontecer mais um dia “D” de vacinação contra influenza, para pessoas com idade superior a seis meses.


Como forma de garantir o acesso a saúde, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abre todo último sábado do mês, pelo menos, oito postos de saúde para atendimento médico, odontológico e de enfermagem para toda população caucaiense. No mês de maio, o serviço vai acontecer no sábado, (27).


O programa "Sabadão da Saúde", já conta com uma média de mais de 20 mil atendimentos. A ação surgiu com a ideia de disponibilizar ainda mais um atendimento acessível, de qualidade e atender à população que não consegue ir durante a semana. 


As oito unidades, que vão funcionar de 8h às 16h, também vão ofertar cuidados com o hipertenso e diabético, aferição de sinais vitais, teste de covid-19, hepatites, sífilis e HIV, além de vacinação adulta e infantil e a realização de cadastros e cartão nacional do SUS.


A realização dos serviços aos fins de semana, segue um planejamento para otimizar a demanda e atender com qualidade o maior número de pessoas. A ação não se restringe aos moradores da área do posto de saúde. Os serviços serão disponibilizados a todos os moradores do município.


Os serviços deste sábado ficarão disponíveis nas seguintes unidades: UAPS Joaquim Braga, UAPS Sérgio Rodrigues Teixeira, UAPS Francisco Paulo Pontes, UAPS Antônio Jander, UAPS Ednir Carneiro Galeno, UAPS Maria Bernadete Mourão Matos, UAPS Maria de Jesus Ferreira e UAPS Manoel Gomes de Silva. 


Neste sábado, também vai acontecer mais um dia "D" de vacinação contra influenza, para pessoas com idade superior a seis meses. 


Saiba mais


Todos os meses, o "Sabadão da Saúde" tem uma média de 2 mil atendimentos à população de Caucaia. 


Serviço:

Caucaia realiza mais uma edição do "Sábadão da Saúde*

Data: 27/05 (sábado) 

Horário: 8h às 16h


Locais:


- UAPS Joaquim Braga - Rua 103, S/N - Planalto Caucaia;

- UAPS Sérgio Rodrigues (Av D, S/N- Nova Metrópole; 

- UAPS Francisco Paulo Pontes (Av. Dom Almeida Lustosa, 3685 - Jurema)

- UAPS UAPS Antônio Jander - Av. Central, S/N - Araturi

- UAPS Ednir Carneiro Galeno, Rua Eribaldo Rodrigues, 518 - Potira 1 

- UAPS Maria Bernadete Mourão Matos (Rua 17, No 1732 - Novo São Miguel) 

- UAPS Maria de Jesus Ferreira - Rua Marcos Coutos Bezerra, S/N - Picuí

- UAPS Manoel Gomes da Silva (Rua Alaide Mateus, S/N - Toco)

terça-feira, 23 de maio de 2023

Papa Francisco nomeia fundador da Comunidade Shalom para o Dicastério pró-EvangelizaçãoCom Moyés, foram nomeados o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e irmã Maria Eliane Azevedo da Silva, M.S.C

Papa Francisco e Moysés Azevedo, fundador do Shalom (Foto: Divulgação)
Foto: DivulgaçãoPapa Francisco e Moysés Azevedo, fundador do Shalom

Com Moyés, foram nomeados o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e irmã Maria Eliane Azevedo da Silva, M.S.C.

“Recebo com o espírito de humildade e de serviço, de humildade porque tudo é graça e de serviço porque, como fundador e moderador-geral da Comunidade Católica de Shalom, entendo que um Carisma é dado para edificar a Igreja e é colocando este Carisma a serviço da Igreja e a serviço da evangelização do mundo de hoje que nós podemos cumprir a nossa missão com alegria e responsabilidade”, comentou Moysés.

Desde 2007, o fundador da Comunidade Shalom é consultor do Dicastério para os Leigos e já fazia parte do Dicastério para a Nova Evangelização, desde 2011. Moysés teve sua continuidade na seção renovada para mais um quinquênio.

Fonte: Jornal O Povo

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Comunidade do Poço Verde recebe programa Prefeitura Presente, em Caucaia


A comunidade do Poço Verde, em Caucaia, receberá no dia 26 de maio, de 8h às 14h, na Escola Moacir Pinheiro de Souza, a próxima edição do programa Prefeitura Presente, que oferece serviços públicos gratuitos como Cadastro Único, cadastro junto ao SINE Municipal, vacinação, aferição de pressão, emissão de documentos, entre outros.  

Além dos diversos serviços para cadastramento, emissão e retirada de documentos, a Prefeitura Presente conta com a participação do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), que vai oferecer doação de plantas e sementes nativas da região.

*Serviços que serão oferecidos:*

*Conselho tutelar:*
- Atendimento aos usuários
- Orientações sobre crianças e adolescentes diante de situações de violência de direitos

*Secretaria de Saúde:*
- Orientações de saúde
- Vacinação
- Aferição de pressão e glicemia
- Cartão do SUS

*Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho:*
- Referenciamento de famílias, Cadastro Único: atualização e novos cadastros
- Atividades com o Programa Criança Feliz

*EMPREGA + no meu bairro:*
- Cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE)
- Consulta de vagas de emprego
- Encaminhamento para o mercado de trabalho
- Cadastro de Jovem Aprendiz
- Cadastro para microempreendedores individuais - MEI

*Secretaria de Educação:*
- Busca ativa escolar
- Contação de histórias

*Secretaria de Cultura:*
- Busca ativa de agentes culturais da região
- Cadastro no mapa cultura do Estado e Município

*Secretaria de Segurança:*
- Junta militar
- Serviço de alistamento

*Secretaria de Esporte e Juventude:*
- Mobilizar a comunidade, realizar atividades físicas e lúdicas
Atividades recreativas com crianças

*Vet Móvel*
- Consultas, vacinação antirrábica, teste de Leishmaniose (Calazar)

*Instituto do Meio Ambiente de Caucaia*
- Entrega de mudas
- Orientações sobre plantio
- Projeto Coleta Solidária 

*Autarquia Municipal de trânsito*
- Consulta de placas de veículos
- Solicitação de credencial de pessoa idosa e deficiente físico
- Palestra aberta sobre cuidados que devemos ter no trânsito
- Atividade lúdica para crianças

*Ouvidoria*
- Atendimentos e pesquisa de satisfação com a população

*Caminhão do cidadão*
- Emissão de 1ª e 2ª via do Registro Geral (RG)

*Serviço:*
*Prefeitura Presente*
*Data:* 26/05
*Horário:* 8h às 14h
*Local:* na localidade de Poço Verde, na Escola Moacir Pinheiro de Souza (BR 020, KM 26, Caucaia/CE).

Prefeito de Caucaia visita Cazuzão e anuncia a conclusão das obras para agosto de 2023


Na tarde desta sexta-feira (19), o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, vereadores, presidente da Câmara dos vereadores e secretários municipais visitaram as obras do complexo Poliesportivo José Nunes de Miranda, conhecido como Cazuzão. O ginásio conta atualmente com 54 % da obra concluída e, de acordo com o anúncio da prefeitura, a previsão é de que o restante seja concluído até agosto deste ano. O local, que já foi palco de diversos eventos esportivos e culturais em Caucaia, passou anos abandonado por gestões anteriores e, agora, será entregue para a população totalmente reestruturado e com o entorno revitalizado. 

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, reforçou que o equipamento é muito importante para a população caucaiense, que voltará a ter acesso a eventos esportivos e culturais no equipamento. “É com muita alegria que estou aqui, no Cazuzão, nesse equipamento público municipal, que há muito tempo merecia uma revitalização, para mostrar que a obra está 54% concluída e que em agosto entregaremos para a população da nossa Caucaia. Essa visita, com os vereadores das mais diversas correntes políticas, é para mostrar que estamos juntos para, cada vez mais, entregar mais melhorias para a população da nossa cidade.”, garantiu o prefeito. 

A obra está bem avançada, as estruturas foram remodeladas e a cobertura do telhado está em processo de conclusão. André Daher, secretário de Infraestrutura, reforçou que o Cazuzão é um patrimônio da cidade e que a restauração das estruturas está mais reforçada. “Esse ginásio é praticamente um monumento de Caucaia e por isso tivemos muito cuidado nessa obra para não descontextualizar o que aqui existia. Fizemos uma remodelação da quadra, deixando com as medidas oficiais, para que o ginásio fosse capaz de receber campeonatos estaduais. A parte externa está praticamente completa e em breve a população vai poder usufruir deste importante espaço público”, frisou o secretário.

Durante a visita pelo local, Tanilo Menezes, presidente da Câmara dos Vereadores, relembrou os tempos em que o Cazuzão era palco de grandes eventos esportivos municipais e de festas como o São João. “A gente tinha a tradição de sempre participar dos jogos de futebol e das festas juninas aqui e, infelizmente, as outras gestões deixaram esse local esquecido. Mas, com o compromisso da Câmara de vereadores e do prefeito, essa parceria está trazendo de volta o ginásio”, afirmou Tanilo.

O vereador Sávio Nascimento reforçou que a visita de hoje foi necessária para mostrar para a população o andamento real da reestruturação. “É importantíssima essa visita dos vereadores e prefeito para acabar com os boatos. A gente está aqui pra comprovar que as obras estão sendo feitas e o poder executivo e legislativo estão juntos nisso”, afirmou o vereador.

A moradora do Tabapuá, Cristina Fontenelle, presenciou a visita do prefeito e vereadores e disse que estava muito feliz em ver que a reforma estava adiantada. “Ainda bem que isso está acontecendo. Eu aguardei muito por esse momento.  Nenhum outro prefeito teve a ação de ajeitar esse ginásio. Há anos que estava esquecido. Essa revitalização vai melhorar muito para gente que mora aqui do lado, pois vai ter mais movimento e esporte para os jovens. O bairro do Tabapuá precisava disso”, reforçou Cristina.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...