sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Empreendedorismo Prefeitura de Caucaia forma mais uma turma de Corte e Costura

A Prefeitura de Caucaia tem investido no incentivo ao empreendedorismo e profissionalização dos seus munícipes por meio do Projeto Prosperar, o maior programa de capacitação profissional do município. E, nesta sexta-feira (13), na Praça Pec, mais duas turmas receberam a certificação de conclusão do curso básico de Corte e Costura. Ao todo, mais de 30 mulheres estão certificadas e capacitadas para empreender e entrar no mercado de trabalho. 

A entrega dos certificados aconteceu em dois turnos. No período da manhã, a cerimônia de entrega de certificados contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Natércia Campos, que destacou o quanto era importante o investimento na capacitação profissional do povo de Caucaia. 

“As alunas de hoje foram capacitadas tanto para a parte prática do corte e costura como também receberam conhecimento sobre como montar seu próprio negócio. A prefeitura tem tido a sensibilidade de dar oportunidade para as pessoas que estão em vulnerabilidade social e, com o Projeto Prosperar, a realidade de emprego e empreendedorismo em Caucaia vai mudar para melhor", frisou a secretária.

O curso básico de Corte e Costura oferece 160 horas/ aula e maquinário de primeira linha onde as alunas produzem peças exclusivas. Além disso, na plataforma do Projeto Prosperar (https://ead.eadcedepam.com.br/), é possível acessar cursos de empreendedorismo na modalidade Ensino à distância (EAD). 

Para a aluna Fátima Xavier, que participou do curso de Corte e costura, o Projeto Prosperar significa a esperança de uma vida melhor. “Foi uma oportunidade excelente pra mim, pois comecei do zero e, agora, tenho como ter uma profissão e posso montar meu próprio negócio e trabalhar até mesmo em casa. Além desse curso de corte e costura, aproveitei a oportunidade para fazer outros cursos na categoria Ensino a Distância (EAD) nas áreas de empreendedorismo, marketing, Cooperativismo e associativismo. Então, eu acho muito importante ter esse suporte da Prefeitura de Caucaia. Tem me ajudado bastante, pois se eu fosse pagar esse curso eu não teria condições financeiras e, com o apoio da gestão atual, nós temos tudo isso de graça”, pontuou Fátima.

*Inscrições*

O Projeto Prosperar começa o ano de 2023 com inscrições abertas para mais de 14 cursos nas áreas de marketing, gestão financeira, AutoCAD, Precificação, Excel, idiomas, entre outros. Os cursos serão oferecidos na categoria Ensino a distância (EAD) e híbrido. E, para se inscrever, basta acessar o site do Projeto Prosperar (https://ead.eadcedepam.com.br/), na aba “inscrições”, e preencher o formulário ou ir até a sede do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ). 

*Documentos necessários:*

Comprovante de residência
Registo Geral (RG)
CPF

*Saiba mais*

O Projeto Prosperar é realizado por meio do Programa de Infraestrutura Integrada de Caucaia, que tem como finalidade o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O programa é financiado pelo contrato de empréstimo celebrado entre a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Banco de Desenvolvimento da América Latina, e o município.

O Projeto lançado, pelo prefeito Vitor Valim, em julho de 2022, tem oferecido 57 formações distribuídas entre as áreas de alimentação, confecção, empreendedorismo, estética, formação geral, hotelaria e turismo, produção agrícola e tecnologia da informação. No total, são mais de 20 mil vagas.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Caucaia é a segunda melhor cidade do Ceará para investir, segundo estudo.

Caucaia é uma terra de oportunidades. O município figura como o segundo mais populoso do Ceará e tem uma área geográfica ampla com mais de 70% de área rural. As características socioeconômicas do município refletem positivamente no estudo inédito da Bloom Consulting Brasil City Brand Ranking que analisa a performance dos 100 municípios brasileiros mais populosos nos aspectos: visitar, viver e investir. De acordo com o estudo, Caucaia é a segunda melhor cidade do Ceará para investir.
 
O ranking destaca os municípios brasileiros que adotaram boas práticas de estratégias de promoção, visibilidade e procura proativa, além da oferta de plataformas online e redes sociais que mostram os indicadores estatísticos nas categorias consideradas no estudo.
 
O município de Caucaia tem se destacado como um dos principais polos turísticos do Ceará e tem sido referência por ser a maior cidade do país a implantar a tarifa zero para seus munícipes. O município segue como o único do interior do Ceará com destaque em estudo inédito da Bloom Consulting Brasil City Brand Ranking. Além dessa posição, o município está na 98ª colocação geral como melhor cidade do Brasil, sendo a 91ª para visitar, 97ª para viver e 100ª para investir. 
 
De acordo com o secretário municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento, George Veras, “esse resultado é um reflexo do esforço concentrado em transformar Caucaia em uma cidade mais desenvolvida e atrativa para empresários, moradores e turistas. O investimento da prefeitura em obras de infraestrutura, especialmente na requalificação da região litorânea e na melhoria das vias de trânsito, contribuem para um ambiente de negócios mais propício, tornando-o mais atraente para investidores e, consequentemente, gerando emprego e renda para a população”, destacou George. 
 
Além das melhorias na infraestrutura, saneamento e no investimento em ações de sustentabilidade, Caucaia tem investido no desenvolvimento e capacitação profissional dos caucaienses. Isso tudo tem refletido no setor econômico da cidade. “É importante destacar o Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico de 2021, que busca fomentar o desenvolvimento dos setores comercial, industrial, turístico, tecnológico e de prestação de serviços com responsabilidade fiscal, isonomia e transparência. Temos a intenção de continuar esse trabalho de desenvolvimento local nos próximos anos, permitindo que Caucaia alcance posições cada vez mais proeminentes e tornando-a um lugar cada vez melhor para se viver, visitar e investir”, garantiu o secretário George Veras.
 
*Saiba mais*

O inédito estudo do Brasil City Brand Ranking©️ traz uma análise da performance dos 100 municípios brasileiros mais populosos nos quesitos visitar, viver e investir. É destinado a técnicos e gestores de instituições governamentais e autarquias; acadêmicos e profissionais das áreas de economia, marketing, turismo etc; e ao público em geral interessado na temática. Caucaia fica atrás apenas de Fortaleza no ranking no contexto estadual, entre as melhores cidades para se investir.
 
A capital cearense aparece no ranking nacional como quarta melhor cidade para investir, a quinta para visitar e sexta para viver. No conjunto geral de requisitos (viver, visitar, morar e investir) Fortaleza fica como quinta colocada do País.
 
Segue o link do estudo: https://www.bloom-consulting.com/pt/pdf/rankings/Bloom_Consulting_City_Brand_Ranking_Brasil.pdf

Meio ambiente Projeto Viveiros promove oficina com professores de escola municipal de Caucaia

A Prefeitura de Caucaia promove educação ambiental nas escolas municipais por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), que elabora diversas atividades socioambientais com a comunidade. Para começar o calendário de atividades deste ano, o IMAC promoveu, na manhã desta quinta-feira (12), a primeira oficina de horta comunitária do ano para professores, no Centro de Educação Infantil (CEI) Valmira Batista Pereira. A iniciativa faz parte do Projeto Viveiros Educativos, que desenvolve atividades que estimulam o contato manual e a preservação do meio ambiente nas escolas.

O Projeto Viveiros Educativos atende alunos, professores e a comunidade do entorno das escolas da rede municipal. O principal objetivo é desenvolver atividades que estimulem a educação ambiental, o contato com plantas medicinais, alimentos saudáveis e práticas de sustentabilidade.

Gabriela Castro, educadora ambiental do IMAC, ministrou a oficina de horta comunitária no CEI e reforçou que a ideia de levar a experiência de plantar uma horta com os professores é muito importante para a introdução das práticas de sustentabilidade na rede municipal. “Hoje, o projeto convidou os professores para o plantio de uma horta comunitária para que eles entendam as etapas do plantio e possam replicar esse saber com os alunos no dia a dia. E, a partir disso, destacar a educação ambiental, a alimentação saudável e o uso das ervas medicinais para a comunidade”, destacou a educadora.

A atividade contou com a participação de 10 professoras e funcionárias do (CEI) Valmira Batista Pereira. Entre elas estava Simone Bezerra, coordenadora do CEI, que disse que a iniciativa foi favorável para o desenvolvimento de laços com os funcionários e professores. Simone também destacou a alegria de ter um espaço que permite o plantio e cultivo de ervas e legumes saudáveis que serão usados na alimentação dos alunos.

“Essa horta vai ser muito importante para a interação entre os alunos, professores e comunidade. Além disso, vamos consumir legumes, ervas e hortaliças da horta. Isso ajuda na educação, preservação do ambiente e também na alimentação saudável de todos. Com o Projeto Viveiros, vamos proporcionar um ambiente mais interativo e acolhedor para todos. E, quando a criança se sente acolhida, o desenvolvimento é completo”, garantiu a coordenadora. 

*Saiba mais*

O Projeto Viveiros Educativos estimula a participação popular, individual e coletiva em ambiente escolar de práticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Entre as atividades estão as oficinas de hortas comunitárias implantadas que promovem um contato direto com o plantio de ervas, legumes e hortaliças.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Educação Caucaia promove III Encontro Municipal de Experiências Pedagógicas da Educação Infantil – EMEPEI


Enquanto os alunos cumprem merecidas férias, a Secretaria Municipal de Educação de Caucaia (SME), se prepara para mais um ano letivo. Nesta semana, os cerca de oitocentos professores da educação infantil de Caucaia participam do III Encontro Municipal de Experiências Pedagógicas da Educação Infantil – EMEPEI. A edição de 2023 começou nesta terça-feira (10), e vai até sexta-feira (13), no Centro de Formação e Avaliação Teresinha Costa Lima (Cenfa). Um dos objetivos do evento é realizar um grande intercâmbio de experiências entre os pedagogos, expondo práticas de ensino implementadas no ano letivo anterior, a fim de horizontalizar as práticas e promovê-las em toda a rede de ensino de Caucaia.

Entre eles, está o projeto “As mãos que fazem Arte”, idealizado pela professora Laurione Costa. Através das artes plásticas, ela mudou o dia a dia dos alunos do infantil 4 do CEI Valmira Batista, no Conjunto Metropolitano. “A ideia nasceu da vontade da escola de atingir as crianças na questão sensorial. A aceitação foi maravilhosa, as crianças são muito receptivas, sempre livres para criar”, disse. Os pais e toda a comunidade escolar foram testemunhas do trabalho na Primeira Mostra Cultural promovida pela escola no último mês de dezembro. “Nessa exposição tivemos oficina de pintura na telha, confecção de bonecas, e foi maravilhoso para a comunidade escolar. Como professora, me sinto muito agraciada com o abraço que foi dado a esse projeto. A tendência que ele vai se expandir, se tornar um projeto macro, onde outras escolas acolham e desenvolvam esse projeto. Só gratidão”, revela Laurione.

Além das exposições de 25 práticas exitosas, o evento conta com uma série de formações e debates de interesse dos professores da educação infantil do município. “Os professores vão apresentar e vivenciar palestras voltadas para afetividade, para o vínculo, para a questão emocional, saúde mental, primeiros-socorros, vamos trazer também apresentações culturais. Então é bem dinâmico para que o professor se sinta acolhido a vivenciar todo esse percurso que nós planejamos para eles”, disse Elaine Rocha, Gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Projeto Prosperar Prefeitura de Caucaia abre inscrições para 14 novos cursos gratuitos, em janeiro


Ano novo chegou e com ele muitas oportunidades para uma nova vida profissional. Em Caucaia, o maior programa de capacitação profissional do município, o Projeto Prosperar, abre inscrições para 14 novos cursos nas áreas de marketing, gestão financeira, AutoCAD, Precificação, Excel, idiomas, entre outros. Os cursos serão oferecidos na categoria Ensino a Distância (EAD) e híbrido. As inscrições acontecem de 11 a 17 de janeiro e os cursos serão ministrados ainda este mês. 
 
O Projeto Prosperar é mais um grande incentivo para o desenvolvimento de capacitação e empreendedorismo em Caucaia. E, para se inscrever, basta acessar o site do Projeto Prosperar (https://ead.eadcedepam.com.br/), na aba “inscrições”, e preencher o formulário ou ir até a sede do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ). 

"Nós acreditamos na educação. O Projeto Prosperar vai ajudar muito a transformar a vida das pessoas. Seja para quem mora na área rural, na serra, sede, litoral, vão ter cursos de interesse e que possam desenvolver a região. Libertar Caucaia é isso, oferecer independência para o nosso povo através de oportunidade. O projeto oferece mais de 50 cursos e mais de 20 mil vagas de qualificação para nossos caucaienses", destacou Vitro Valim, Prefeito de Caucaia.

*Documentos necessários:*
 
Comprovante de residência
Registo Geral (RG)
CPF
 
*Turmas ofertadas para janeiro:*
 
*Ensino a distância (EAD):* 
- Evolução e marketing pessoal em redes sociais
- Gestão de pequenos negócios
- Gestão financeira e fundamentos contábeis
- Planejamento estratégico para empreendedores
- Precificação: Formatação e definição do preço de venda
- Excel - Básico
- Excel - Intermediário
- Excel - Avançado
- Dashboard com Power BI
- AutoCAD - Intermediário
 
*HÍBRIDO:*
- Auxiliar de escritório
- Gestão de projetos - Intermediário
- Vendas: Como ser um bom vendedor
- Inglês - Intermediário
 
*Projeto Prosperar*
 
O Projeto Prosperar é realizado por meio do Programa de Infraestrutura Integrada de Caucaia, que tem como finalidade o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O programa é financiado pelo contrato de empréstimo celebrado entre a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Banco de Desenvolvimento da América Latina, e o município.
 
O Projeto lançado, pelo prefeito Vitor Valim, em julho de 2022, tem oferecido 57 formações distribuídas entre as áreas de alimentação, confecção, empreendedorismo, estética, formação geral, hotelaria e turismo, produção agrícola e tecnologia da informação. No total, são mais de 20 mil vagas.

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Gestão Caucaia é segunda cidade do Ceará para se investir, aponta ranking do Ministério da Economia


A Prefeitura de Caucaia participou, em 2022, da última edição do Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), projeto de âmbito nacional da Secretaria da Advocacia da Concorrência e Competitividade (SEAE), órgão vinculado à Secretaria Especial da Produtividade e Competitividade (SEPEC) do Ministério da Economia (ME), e alcançou a pontuação geral de 473,91 (pontuação geral é de 1 a 100). O resultado, divulgado em dezembro, avaliou mais de 450 quesitos. O ICM é uma iniciativa do Ministério da Economia que, além de avaliar o ambiente de negócios do município, serve de instrumento de atração a investimento estrangeiro. O ranking possibilita que o empresário decida melhor onde instalar/abrir seu negócio. A participação do município foi coordenada pela Controladoria-Geral do Município.

Como resultado, o relatório demonstrou que, no âmbito estadual, o município de Caucaia está na segunda posição, atrás somente da capital cearense, que pontuou 568,67. Em relação a região Nordeste, Caucaia está na posição número 13, à frente inclusive de capitais como João Pessoa/PB e São Luiz/MA. Dentre os quesitos avaliados, o município ficou acima da média nacional em: Liberdade Econômica, Concorrência em Serviços Públicos, Segurança Jurídica, Contratando com o Serviço Público e Tributação.
 
O ICM constitui-se em um estudo anual que possibilita uma avaliação sistemática, contínua e estruturada do ambiente de negócios e do ambiente concorrencial dos municípios brasileiros com mais de 250 mil habitantes. Com o estudo, é possível uma formulação de políticas públicas direcionadas para melhoria institucional e concorrencial, como também a diminuição do custo burocrático para se fazer negócios no Brasil.
 
De acordo com a Controladoria-Geral do Município de Caucaia, o próximo passo será um estudo setorizado visando, em conjunto com as demais órgãos e entidades, a ampliação da melhoria no desempenho nos demais eixos do ICM, e impactando positivamente a vida do cidadão, do empreendedor e dos usuários dos serviços públicos.
 
*Saiba mais sobre o ICM*
 
O Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) permite ao Poder Público avaliar de forma sistemática, contínua e estruturada o ambiente de negócios dos municípios brasileiros, e desenvolver estudos, programas e políticas públicas relacionados à disseminação de boas práticas e melhoria regulatória e concorrencial. Além disso, é uma ferramenta de atração ao investimento estrangeiro para as cidades brasileiras.
 
O ICM oferece a oportunidade única de realizar um panorama completo do ambiente de negócios em nível local e nacional.
 
*Confira o relatório completo*
https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/reg/indice-de-concorrencia-dos-municipios-brasileiros-icm/resultados/2022/relatorios/2022-relatorio-final-consolidado-2022.pdf

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...