sexta-feira, 25 de agosto de 2023

LINHA DE TRANSMISSÃO Portocem apresenta EIA/RIMA durante audiência pública no Porto do Pecém

 

Por Marcelo - Em 22/08/2023 às 5:41 PM


APortocem realizou nesta terça-feira (22), uma audiência pública para apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) referentes ao projeto da linha de transmissão LT 500 kV da Usina Termelétrica Portocem. O evento foi presidido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) no Auditório do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

Audiência pública foi realizada no auditório do Porto do Pecém

De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social da Portocem, Danielle Viana, a empresa considera a realização da audiência pública uma importante etapa para o cumprimento das normas e diretrizes ambientais, em consonância com a Política Nacional de Meio Ambiente e as Resoluções Nº 001/86 e Nº 009/87 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Além disso, a equipe da Portocem esclareceu dúvidas e recebeu sugestões dos participantes.

“A participação da comunidade e de todos os interessados é fundamental para que o processo de desenvolvimento do projeto seja conduzido de forma transparente e inclusiva, levando em consideração os impactos ambientais e as demandas locais. A Portocem conta com a presença ativa de todos, reforçando seu compromisso com a responsabilidade ambiental e social”, afirma Danielle.

O projeto propõe a implantação da linha de transmissão em extensão 5,52 quilômetros, situada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, entre Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Os documentos encontram-se disponíveis para consulta no site da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no link: https://drive.google.com/drive/folders/1ygUCnoNQV1aoHNymzPK43gIm-r-CGzoM?usp=sharing

Fonte. PORTALIN

Escola do Campo é entregue à comunidade completamente reformada pela Prefeitura de Caucaia

Mais qualidade de ensino e aprendizagem. É isso o que o plano de revitalização do pátio escolar, implementado pela Prefeitura de Caucaia desde 2021, vem realizando de maneira efetiva na vida dos mais de 56 mil estudantes do município. Nesta sexta-feira (25), foi a vez da escola Manoel Pereira Marques, na comunidade de Três Lagoas, em Sítios Novos, terem sua escola reinaugurada.

O prédio recebeu a troca de revestimento, ampliação do pátio, acessibilidade, criação de diretoria, sala dos professores com banheiro, secretaria, sala do infantil, ampliação do refeitório, casa de gás e poço profundo. Além disso, todos os 64 alunos da escola vão receber um kit escolar, contendo mochila, apontador, régua, lápis de cor, lápis grafite, borracha, caderno de desenho, agenda, tintas, entre outros produtos.

*“Hoje é esse dia de festa. Trabalho fruto da nossa Secretaria de Educação, que hoje podemos ter essa escola realmente digna, porque é aqui que as crianças vão traçar o seu futuro. Nós temos que dar oportunidade ao aluno da rede pública, a mesma que tem o da rede privada”*, destaca Vitor Valim, ladeado pelo secretário de Educação, Sérgio Kobayashi, a secretaria executiva da pasta, Milena Maciel, a secretária adjunta pedagógica, Maricelia Damasceno, o Secretário de Patrimônio e Transporte (SPT), Silvio Nascimento e vereadores do município.

*“Eu estudei aqui, e tinha uma sala só, uma secretaria e um banheiro. Agora tá bem melhor, né? Porque agora tem biblioteca, tem vários banheiros, ficaram ótimas as salas, o pátio pras crianças brincar, que de primeiro não era muito espaço, agora ficou ótimo”*, disse Francisca Rosilene, mãe de aluno. Sobre o kit para os estudantes com mochila e material escolar, com a palavra o futuro engenheiro Silvino Silva. *“Gostei! Porque a bolsa é diferente, vem mais coisa. Tem um lápis, caderno, caderno pequeno, lápis de cor, cola e uma borracha”.*

*“Essa gestão, além da estrutura de concreto, investimos em tecnologia, com os tablets entregues a todos os alunos do ensino fundamental, com o Bora Conectar, que vai levar internet à casa de 45 mil estudantes, e também investimos nos professores, afinal fomos o primeiro município do Ceará a garantir o piso nacional, além de tantas outras melhorias para o dia a dia dos nossos educadores”*, finaliza Vitor Valim.

*Saiba mais*

O pagamento da progressão horizontal aos educadores referentes aos anos de 2016, 2017,2018, 2019, 2020 e 2021, a concessão de regência de classe aos efetivos ocupando cargos de direção, o pagamento dos precatórios no valor de R$ 69 milhões e a implantação de 04 escolas, além de mais de 40 escolas com turmas em tempo integral, são outros avanços recentes da atual gestão de Caucaia no campo da educação.

Prefeito Vitor Valim inaugura o posto de saúde José Rodrigues dos Santos, na Tabuba, totalmente reformado

Com funcionamento de 8h às 20h e com 3.500 de média mensal de atendimentos, o prefeito Vitor Valim entregou, nesta quinta-feira (24), a Unidade de Atenção Primária à Saúde/UAPS (posto de saúde) José Rodrigues dos Santos, na Tabuba, completamente reformado e ampliado. 

O posto de saúde, que fica na área litorânea de Caucaia, ganhou novo sistema elétrico e hidráulico, pintura, ampliação de consultórios e da sala da farmácia, climatização e diversas intervenções na totalidade. A unidade, que tem uma área de 337,96m2, disponibiliza também salas de residência médica e multiprofissional, sala de procedimentos e uma nova Central de Esterilização de Materiais (CME). 

Durante o evento de inauguração, o prefeito Vitor Valim anunciou que a UAPS também vai ofertar exame de eletrocardiograma (ECG).

O posto conta com 03 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que possui profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Ainda neste semestre, vão ser implantados mais sete ESFs em postos de saúde do município. 

A Unidade também disponibiliza atendimento diário da Equipe Multiprofissional da Atenção Primária em Saúde (EMAPS) com os seguintes profissionais: Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Educador Físico e Psicólogo.

Além do atendimento médico e de enfermagem, a odontologia e vacinação também funcionam até às 20 horas. O posto também implantou o serviço de atendimento com classificação de risco, que tem como objetivo da ação é otimizar os atendimentos e aumentar o acesso da população às unidades em todos os turnos de acordo com a gravidade do paciente. 

*“Hoje é dia de alegria e festa porque estamos entregando um posto de saúde que foi completamente reformado e revitalizado. Além de uma boa estrutura física, a unidade é composta por excelentes profissionais, que estão aqui para servir o nosso povo da melhor maneira possível”*, afirmou Vitor Valim.

O prefeito também reforçou a importância do cuidado com os servidores. *“Nós prezamos por uma gestão que anda de mãos dadas com os nossos profissionais, zelando e cuidando de quem cuida. Por isso, vamos realizar um concurso público, em todas as áreas da saúde, para dar estabilidade aos servidores”*, disse. 

A UAPS disponibiliza também coleta permanente de exame laboratoriais, com os próprios profissionais do posto de saúde executando o serviço.

Maria José Mesquita (56), que mora na Tabuba ha 23 anos e é atendida pelo posto, ressalta a importância da reforma do posto. *“Eu, meu marido, meus filhos e meus netos somos atendidos aqui nesse posto. Consulta e também recebemos medicação. Então, ver que o posto foi todo reformado me alegra muito. Vai ficar ainda melhor”*, afirma. 

*Saiba mais*

Ao todo, quatro postos de Saúde do município (José Rodrigues dos Santos, Francisco Paulo Pontes, Joaquim Braga e Antônio Jander) funcionam com três turnos de funcionamento, 8h às 20h. 

Os pacientes com diabetes e hipertensão acompanhados pela UAPS José Rodrigues dos Santos fazem Pilates solo, como parte da promoção à saúde.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...