sexta-feira, 24 de março de 2023

Prefeitura de Caucaia divulga cronograma de distribuição do Vale-Gás

O benefício do Vale-gás, que possibilita a recarga gratuita do botijão de gás à população em situação de vulnerabilidade, será entregue às famílias beneficiárias pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), no período de 27 de março a 14 de abril, nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). São mais de 6.279 famílias beneficiadas em Caucaia. Confira quem pode receber e onde retirar o benefício. Acesse a lista com os nomes dos beneficiários no LINK no final da matéria. (https://sites.google.com/sas.caucaia.ce.gov.br/vale-gas-2021/sds) 

Serão contempladas com esse benefício as famílias caucaienses que estão em situação de vulnerabilidade social que são beneficiários do Cartão Mais Infância, que estejam na folha de pagamento de janeiro de 2023 e que são contempladas pelo Bolsa Família, com renda 'per capita' igual ou inferior a R$ 218,00.

*Vale-Gás*

O Vale-Gás possibilita a recarga gratuita do botijão de gás à população em situação de vulnerabilidade, por três vezes ao ano  (Março, Julho e Novembro). O benefício estadual é distribuído pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), e foi instituído em 2020, como uma ação emergencial frente à pandemia do Coronavírus. Em 2021, o Governo do Estado estabelece o benefício como política pública. Nos últimos três anos, foram distribuídos 1.324.574 vales, totalizando agora, com mais essa doação, 1.525.214 tíquetes. 

*Documentos que deverão ser apresentados pelos beneficiários no ato do recebimento do Vale-Gás:*

CPF, RG, NIS e Comprovante de endereço.

*Observações importantes*

- Somente o responsável familiar, cujo o nome consta na lista poderá receber o Vale-gás, com exceção em casos de óbito, hospitalizado ou preso, com a devida comprovação em mãos.

*Quem pode receber:*

- Beneficiários do Cartão Mais Infância que estejam na folha de pagamento de janeiro de 2023.
- Beneficiários do Bolsa Família, com renda 'per capita' igual ou inferior a R$ 218,00 que estejam na folha de pagamento de dezembro de 2022.

*Onde receber:*

- Procurar o CRAS próximo a sua residência no período de 27/03 a 14/04, de 9 às 14h.
- Após essa data as famílias que não foram pegar seu benefício serão substituídas.


*Pontos de distribuição:*

*NOVA METRÓPOLE*
CRAS Metrópole
Rua 127, número 118
De 8h às 13h 

*JUREMA*
Rua Mateus Lemos, 4401 - Marechal Rondon
De 9h às 14h

*CENTRO DE CAUCAIA*
CRAS Sede
Rua José de Pontes, S/N, Açude (Antigo CSU)

*MATÕES*
CRAS MATÕES
Rua José Paulino de Morais, S/N
9H às 13h

/PLANALTO CAUCAIA*
CRAS Planalto
Avenida Juaci Sampaio Pontes, 2803
De 9h às 14h

*ARATURI*
CRAS ARATURI
Avenida Central, S/N Praça PEC 
De 9h ÀS 14H

*CRAS GUADALAJARA*
Rua Consulmel, número 579 - Potira 2
De 9h às 14h

*CAMURUMPIM*
CRAS Litoral
Rua Ivan Bezerra, 42
De 9h às 14h

*CAPUAN*
CRAS Capuan
Rua Cel Pinho, S/N, Capuan
De 9h às 14h


CRAS Grilo
Rua Júlia da Silva Oliveira
De 9h às 14h

*PARQUE DAS NAÇÕES* 
CRAS PQ. das Nações
Rua Estados Unidos 1511, Parque das Nações
De 9h Às 14h

*Beneficiários que não poderão receber o Vale-Gás mesmo estando na lista:*

Beneficiários que estiverem descumprindo os critérios estabelecidos para a identificação das famílias. 

1. Beneficiários que estão fora dos critérios estabelecidos no Decreto 34.259, de 23 de setembro de 2021;
2. Beneficiários que não residem no município de Caucaia;
3. Beneficiários que são servidores públicos estaduais / municipais ativos, inativos e pensionistas; 
4. Beneficiários colaborador / terceirizado ou com contratos (a exemplo de estagiários / bolsistas, agentes sociais) do Estado / Município;
5. Beneficiários que residem no mesmo domicílio sendo assim não poderá entregar mais de um vale-gás por família;
6. Beneficiários com participação em empresas ou microempresas;
7. Beneficiários que receberam o Auxílio Gás Federal em dezembro de 2022, bem como benefício similar ofertado pelo município.

quinta-feira, 23 de março de 2023

Prefeitura de Caucaia realiza curso gratuito de garçom

Muito mais do que atrair turistas, é preciso cuidar bem dos nossos visitantes. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo e Cultura de Caucaia (SETCULT), realiza um programa de capacitação voltado para o trade turístico com inúmeros cursos de formação para profissionalizar o mercado de trabalho. O último deles foi concluído na última sexta-feira (17), o de capacitação em serviços de garçom.

De acordo com Wagner Sena, assessor de capacitação, essa já é a terceira turma que a SETCULT forma de maneira gratuita. O curso tem uma carga horária de 40 hrs/aula, e aborda temas como postura profissional e ética, relação interpessoal, comunicação, entre outros. “A finalidade desse curso é inserir profissionais de atendimento no mercado de turismo e também capacitar, dar um polimento e brilho ainda maior aos profissionais que já atuam na área. São duas semanas de aula, dividido em dois módulos. Falamos sobre postura ética, boas práticas na manipulação de alimentos, tipologia de bebida, etiqueta à mesa, cerimonial e protocolo, atendimento inclusivo, entre outros”, revela.

Conteúdo que enriquece ainda mais a prática de Gilmara Rodrigues, que já trabalha na área como auxiliar de garçonete, mas espera progredir na carreira com os conhecimentos adquiridos em sala. “Como eu venho de uma área totalmente diferente, estou me inserindo nesse mercado de trabalho agora. A gente pensa em crescer! Esse curso de garçonete é importante porque tudo precisa de uma base. É um curso que abrange muito conteúdo”, disse. 

Aglailton Santos é empreendedor, e tem um bar na região do Icaraí. Procurou o curso para ampliar o conhecimento em relação a técnicas de atendimento ao cliente, e está saindo muito satisfeito. “Procurei para tentar agregar conhecimento. Graças a Deus aqui tem uma equipe muito boa. O conhecimento do professor nos ajudou a agregar mais. Estou saindo daqui muito satisfeito. Pretendo voltar e fazer novos cursos”, revela.

A SETCULT está com inscrições abertas para a próxima capacitação, que será de Técnicas em serviços de bar. Até a próxima dia sexta-feira (24), o órgão recebe inscrições através do link: https://forms.gle/1dxQ3eSy29Ci8n3J8. A capacitação é gratuita, dura 40h/aula e acontecerá de 27 a 31 de março, das 8h às 12h, no Centro de Apoio ao Turista (CAT), no Cumbuco. “O curso de capacitação de formação de garçons é mais uma iniciativa da gente de estar profissionalizando e capacitando todo o nosso trade para receber melhor os nossos turistas. Temos mais oito cursos até o meio do ano, então não perca essa oportunidade. Acompanhe as redes sociais da Prefeitura, lá tem todas as informações de como participar gratuitamente desses cursos e não perder essa oportunidade”, finaliza Lívia Holanda, Secretária de Turismo e Cultura.

Serviço
Curso serviço de garçom
Período: 06 a 17 de março de 2023
Horário: 08 às 12hs
Local: Centro de Apoio ao Turista (CAT)
Endereço: Avenida dos Coqueiros, 2295 - Cumbuco, Caucaia - Ce
Contato: (85) 3318-1282
Vagas disponíveis: 25
Carga horária: 40hs
*A confirmação da inscrição será mediante e-mail após o preenchimento do formulário.

Grupo Alchymist em Caucaia

O empresário e presidente do Alchymist Group, Giorgio Bonelli, recebeu na tarde desta quarta-feira, 22 de março, a visita de autoridades do governo do Estado do Ceará e da prefeitura de Caucaia para apresentar seu mais novo empreendimento: o Alchymist Beach Club Lagoa Encantada na praia do Cumbuco. Com uma infraestrutura incrível às margens de uma lagoa de águas cristalinas, o Beach Club promete ser o novo point de lazer e entretenimento no Ceará.

Estiveram presentes, a Secretária de Turismo do Governo do Estado do Ceará, a senhora Yrwana Albuquerque, a Secretária de Turismo da Prefeitura de Caucaia, a senhora Lívia Holanda, o Secretário de Patrimônio e Transporte de Caucaia, Silvio de Alencar e a assessora de assuntos estratégicos do gabinete do prefeito de Caucaia, a senhora Julia Cardoso.

A visita das autoridades governamentais para conhecer o empreendimento é um sinal importante de que o poder público está atento às iniciativas privadas que fomentam o turismo e geram empregos, colaborando diretamente com a melhoria da qualidade de vida da população, além, é claro, de atrair turistas para a região e movimentar a economia local.

Além disso, o Beach Club Lagoa Encantada Cumbuco, à exemplo do que já é feito pelo grupo Alchymist em Jericoacoara, será mais um "case" de sucesso no que diz respeito a empreendimentos turísticos de alto padrão integrados ao meio ambiente de forma sustentável, com ações concretas e equipe técnica especializada, trabalhando de modo a promover a preservação e a valorização das belezas naturais da região.

Outro aspecto importante do Alchymist Beach Club Lagoa Encantada Cumbuco é a sua gastronomia de alto nível, e o Beach Club promete oferecer uma experiência única aos seus clientes. Com um menu elaborado por chefs renomados e drinks exclusivos. Além disso, o Beach Club terá uma programação de shows e eventos, oferecendo uma variedade de atividades aos seus clientes.

Por fim, é importante ressaltar que iniciativas como o Alchymist Beach Club são essenciais para o desenvolvimento da região. O investimento privado em turismo é uma forma de gerar empregos, promover a sustentabilidade e valorizar a cultura local. O papel do poder público é fundamental para incentivar e apoiar iniciativas como essa, que contribuem para o crescimento econômico e o bem-estar da população.

quarta-feira, 22 de março de 2023

Saúde Caucaia conta com oito postos de saúde abertos neste sábado (25)

Com o intuito de garantir o serviço primário a pacientes com sintomas gripais e gastrointestinais e respeitando a estratégia de ampliar o atendimento à população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia, vai abrir sete Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPS (postos de saúde), neste sábado (25), de 8h às 16h, e um posto em regime de plantão, com funcionamento 24 horas, até o domingo (26). 

A atividade, que sempre acontece no último sábado de cada mês, também tem como principal finalidade atender à população que não pode ir aos postos de saúde durante a semana.

Os postos disponibilizarão atendimento médico, de enfermagem, odontologia e multiprofissional, cuidados com o hipertenso e ao diabético, aferição de sinais vitais, teste de covid-19, hepatites, sífilis e HIV, além de vacinação adulta e infantil e a realização de cadastros e cartão nacional do SUS.

A realização dos serviços aos fins de semana, segue um planejamento para otimizar a demanda e atender com qualidade o maior número de pessoas. A ação não se restringe aos moradores da área do posto de saúde. Os serviços serão disponibilizados a todos os moradores do município.

Os serviços, de 8h às 16h do sábado ficarão disponíveis nas seguintes unidades: UAPS Maria Bernadete Mourão Matos, UAPS Paulo Pontes, UAPS Manoel Gomes da Silva, UAPS Maria de Jesus Ferreira, UAPS Joaquim Braga e UAPS Antônio Jander.

Já o posto de saúde Terezinha Lima Moreira, no Parque Soledade, ficará aberto 24 horas, em regime de plantão, até o domingo (26). O local fica próximo ao Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha, que registra, neste momento, um aumento no volume de atendimentos. 

*Saiba mais*

Especialmente neste sábado (25), também vai acontecer nas sete unidades, o dia “D” de imunização bivalente contra Covid-19 para todo o grupo prioritário desta fase da vacinação. 

*Serviço:*
*Caucaia conta com oito postos de saúde abertos neste sábado (25)*

Data: 25/03 (sábado) 
Horário: 8h às 16h
Locais abertos no sábado (25):
- UAPS Maria Bernadete Mourão Matos (Rua 17, No 1732 - Novo São Miguel) 
- UAPS Sérgio Rodrigues (Av D, S/N- Nova Metrópole)
- UAPS Paulo Pontes (Av. Dom Almeida Lustosa, 3685 - Jurema)
- UAPS Manoel Gomes da Silva (Rua Alaide Mateus, S/N - Toco)
- UAPS Maria de Jesus Ferreira - Rua Marcos Coutos Bezerra, S/N - Picuí
- UAPS Joaquim Braga - Rua 103, S/N - Planalto Caucaia
- UAPS UAPS Antônio Jander - Av. Central, S/N - Araturi

Local Regime de plantão (funcionamento 24 horas):
Data: até domingo (26)
UAPS Terezinha Lima Moreira (Rua Paulo Gomes da Silva, Parque Soledade I - próximo ao hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha.

Inscrições abertas para os Jogos Escolares 2023


Tradição no esporte, Caucaia já tem. Somos a terra natal de grandes nomes com destaque nacional e mundial, em várias modalidades. Agora, chegou a vez da nova geração mostrar o seu valor. A partir desta quarta-feira (22), os Jogos Escolares 2023 recebem inscrições de alunos do 5º ao 9º ano, de 12 a 17 anos, masculino e feminino.

O município, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEJUV), fica à frente das etapas municipais. Logo após, acontecem as etapas microrregional (com municípios da região metropolitana) e estadual, ambas conduzidas pelo Governo do Estado, podendo chegar à etapa nacional, realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Desporto Escolar .

Em 2022, 38 alunos caucaienses participaram da fase nacional com direito ao pódio. “Tivemos medalhas de prata e bronze em categorias individuais, e bronze no handebol de equipe”, revela Alex Rocha, da comissão organizadora dos Jogos Escolares. Uma delas foi Maria Stephany, no taekwondo individual. Atualmente, a estudante cursa o ensino médio. Mas, em 2022 e 2021, Stephany era aluna da Escola Municipal Osmira Eduardo de Castro, sendo medalhista de ouro (2021), e de prata (2022) na categoria menos 51 kg de 12 a 14 anos. “Foi muito gratificante ver que meu esforço teve resultado, pois eu treinava todos os dias, às vezes de manhã e à noite com o professor Rodrigues. Em 2022, eu diminuí um pouco o ritmo de treino, mas mesmo assim eu gostei muito do meu resultado”, revela.

Os estudantes podem escolher entre 18 modalidades, sendo elas coletivas (futsal, vôlei, handebol e basquete), e individuais (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, 
natação, taekwondo, tênis de mesa, triatlo, xadrez, volei de praia e luta olímpica.

A fase de inscrição segue até o dia 01 de abril, e poderão ser feitas através de uma plataforma exclusiva, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Através dela, o aluno pode fazer a inscrição online, de maneira rápida e segura, gerando um comprovante que deve ser apresentado no dia da competição. O endereço é o  http://v97.w2innovations.com.br/sc97/app/smecaucaia_jogos_escolares/app_Login/

segunda-feira, 20 de março de 2023

Prefeito Vitor Valim anuncia melhorias para Agentes Comunitários de Saúde e categoria celebra os avanços


A valorização dos servidores e profissionais da saúde é um dos compromissos da Prefeitura de Caucaia. Em uma conversa descontraída, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, recebeu um grupo de Agentes Comunitários de Saúde e anunciou o aumento do piso salarial e do incentivo financeiro municipal mensal.

Com o anúncio, o piso salarial dos agentes comunitários de saúde será de R$ 2.604,00, valor acima do mínimo nacional, que atualmente está no valor de dois salários mínimos (R$ 2.200,00), e isonomia de Incentivo financeiro municipal mensal de 45% do valor atribuído aos servidores estaduais vinculados ao Governo do Estado. 

“Temos uma ótima notícia. Estamos enviando para a Câmara Municipal o projeto de lei para garantir a isonomia dos incentivos financeiros entre os agentes comunitários municipais (ACS) e estaduais e o aumento salarial da categoria para valorizar os servidores que estão na ponta fazendo a saúde básica em nosso município”, declarou o gestou municipal. 

Para a representante dos Agentes Comunitários de Saúde de Caucaia, Delivânia dos Santos, a reunião com o prefeito Vitor Valim representou a valorização da gestão para com os profissionais que estão na ponta da Saúde. "Para nós é um grande avanço. O compromisso do prefeito com a categoria significa a valorização do nosso trabalho. Como a gente está trabalhando com a população direto, nós temos o conhecimento do que a população realmente precisa. Por isso, o aumento do piso e os 15% que equipara com o incentivo estadual significam a valorização e reconhecimento da nossa categoria. Faz muita diferença”, reforçou Delivânia.

Os agentes comunitários de saúde são o elo entre a população e a atenção básica de saúde. Por isso, valorizar essa categoria é tão importante para a manutenção dos serviços básicos de saúde junto à população. 

Ao todo, Caucaia tem 453 profissionais que realizam os primeiros serviços básicos de saúde junto à comunidade, como por exemplo as visitas domiciliares e o cadastro dos pacientes no Previne Brasil, programa que tem o objetivo de aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipes primárias de Saúde.

domingo, 19 de março de 2023

O Partido Rede Sustentabilidade de Caucaia fez a sua conferência municipal.

O Partido Rede Sustentabilidade de Caucaia fez na noite deste sábado 18 de Março na sua sede provisória a conferência municipal com a participação do porta voz nacional Wesley em um vídeo conferência foi escolhido o portal voz municipal que continua o Sérgio Fernandes para mas dois anos o porta voz nacional explanou para os filiados e convidados a importância da federação feita com o PSOL. Também  falou da importância do Rede  na eleição do presidente Lula e do Governador Elmano em nosso Ceará e que o partido só tem a ganhar com o Governo Federal e Estadual.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...