O deputado Ariosto Holanda considerou excelente o resultado da conversa de mais de uma hora que teve nesta quarta-feira (dia 5) com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
O deputado Ariosto Holanda considerou excelente o resultado da conversa de mais de uma hora que teve nesta quarta-feira (dia 5) com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, quando expôs projetos e programas para capacitação tecnológica da população. Os dois se encontraram segunda-feira na posse do ministro, que ao ver o deputado disse: “preciso muito falar com você”, e no dia seguinte a audiência foi marcada pelo MCT.
Ariosto falou dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), Núcleos de Informação Tecnológica (NIT) e Centros de Inclusão Digital (CID), e defendeu a ideia de entregar a gestão dos CVTs no país aos Institutos Federais de Educação. O ministro, segundo o deputado, considerou o modelo uma boa ideia com o uso de bolsas do CNPq para os extensionistas.
O deputado já solicitou audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para tratar do assunto. Os CVTs são um programa nacional do MCT que já implantou mais de 400 unidades no país através da Secretaria de Inclusão Social. Os IF estão no âmbito do MEC.
O parlamentar cearense deu ao ministro os documentos Capacitação Tecnológica e Geração de Trabalho, que o PSB entregou à presidente Dilma Rousseff, e o Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Nordeste, da Bancada do Nordeste, e ele disse que vai ler as duas propostas.
Mercadante, segundo Ariosto, disse que virá “com prazer” conhecer os projetos do Ceará a convite do governador Cid Gomes, e que somente depois irá aos governadores do Nordeste para discutir os projetos do Plano da bancada do Nordeste. Conforme Ariosto, o ministro disse que quer tê-lo como “consultor, e informou que antes de vir ao estado enviará uma equipe para conhecer os projetos cearenses.