sexta-feira, 23 de junho de 2023

1.446 famílias de Caucaia foram beneficiadas com Programa Ceará Sem Fome

A manhã desta sexta-feira (23), foi de festa para as famílias caucaienses beneficiárias do Programa Estadual Ceará Sem Fome, que receberam o cartão que assegura o valor de R$ 300 (trezentos reais) mensais para a compra de alimentos. Em Caucaia, 1.446 famílias da sede do município e distritos foram beneficiadas com o Cartão Ceará Sem Fome. A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito de Caucaia, Vitor Valim; da primeira-dama do estado, Lia de Freitas; da secretária da Proteção Social, Onélia Santana; além de autoridades políticas municipais. 

A acolhida aconteceu com a apresentação da Orquestra Soure de Caucaia e a cerimônia contou com a entrega simbólica de cartões para as famílias das regiões dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) SEDE, Sertão, litoral e Centro de Caucaia. Na ocasião, o prefeito Vitor Valim destacou a alegria de estar presente no evento e presenciar o cuidado do governo do Estado com as famílias mais carentes do município. O gestor ressaltou a boa parceria entre governo municipal e estadual e frisou o quão importante isso está sendo para o desenvolvimento do município de Caucaia. "A fome não espera e eu fico muito feliz de estar aqui hoje vendo esse olhar carinhoso do Governo do Estado para com as famílias de Caucaia. Hoje é dia de festa, porque esse programa, que faz parte do atual governo, mostra a parceria com Caucaia, que está cada vez mais forte. São mais de 1.400 cartões do Cartão Ceará Sem Fome que vão diminuir a fome e o anseio das nossas famílias que não podem mais esperar”, destacou o gestor. 

A primeira-dama do Estado do Ceará, Lia de Freitas, destacou a importância da criação de políticas públicas estaduais para as famílias cearenses e destacou a parceria com a gestão municipal. “A gente está aqui para tirar o Ceará do mapa da fome. Esse programa foi pensado para ajudar as famílias mais carentes. O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, não sossega até todo cearense dormir de barriga cheia. A gente agradece a parceria com as prefeituras e Secretarias de assistência social que nos ajudam a consolidar esse benefício. Esse cartão vai ajudar a girar a economia do município e, inclusive, vai ajudar a economia familiar também, pois temos mais de 1.800 comércios cadastrados para que as famílias possam fazer suas compras e facilitar a vida de todo mundo”, frisou a primeira dama. 

A secretária de Estado da Proteção Social, Onélia Santana, destacou a alegria de estar mais uma vez em Caucaia e ressaltou que o Programa Ceará Sem Fome vai mudar para melhor a realidade de muitas famílias. "O Estado não consegue fazer nada sozinho. É preciso o município e Estado estarem juntos. E aqui, Caucaia e Estado deram as mãos. Isso só foi possível com a parceria que temos com a Prefeitura de Caucaia e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho. E o povo é quem ganha com tudo isso”, frisou a secretaria. 

Para a dona de casa, Edeneusa Maria de Sousa, mãe de três filhos, o auxílio chegou em ótima hora e vai ajudar bastante nas despesas. "Eu fiquei sabendo desse benefício pelo CRAS e fiquei muito feliz de poder receber esse benefício. Criar três crianças sozinha,sem ajuda é muito difícil. Mas com esse cartão vai dar pra ajudar a comprar comida de verdade para as minhas crianças.Vai ser de muita ajuda esse auxílio", disse Maria.

Albertina Souza, dona de casa, ficou emocionada ao saber que receberia o cartão e fez questão de agradecer por receber o benefício. "Foi uma benção grande receber esse cartão. Finalmente, vou poder ter feijão, leite, arroz, açúcar, carne em casa. Vou poder comprar comida para mim, minha filha e para meu neto. Isso significa muito pra mim."

*Programa Ceará Sem Fome*

Todos os meses, a população em situação de pobreza ou extrema pobreza beneficiada pelo Ceará sem Fome recebe R$ 300,00 (trezentos reais) para se alimentar. Com o cartão, é possível comprar apenas alimentos, sempre dando preferência aos produzidos pela agricultura familiar e aos vendidos em pequenos comércios.

terça-feira, 20 de junho de 2023

Prefeitura de Caucaia realiza nova entrega de notebooks para professores da rede municipal

Em Caucaia, a gestão municipal vem investindo e valorizando a educação, e também os educadores do município. Nesta terça-feira (20), aconteceu a sexta entrega de notebooks para professores da rede municipal. Desta vez, 185 educadores foram contemplados. Com isso, mais de 1.100 entregas já foram realizadas. Todos receberam um computador da marca Dell, com processador Intel Core I5, memória de 8 gb, HD de 256 gb e Windows 11. Este é mais um ato concreto de uma gestão que tem como prioridade o futuro das crianças caucaienses.
“O grande legado que eu quero deixar nessa cidade é de desenvolvimento econômico, valorização dos servidores. E essa é mais uma demonstração do município por acreditar que a educação é o caminho. Aqui cito também todos os avanços recentes que tivemos, seja de progressão, seja de regência de sala de aula para os núcleos gestores, seja de precatório, seja porque fomos a primeira cidade a pagar o piso da categoria, e nós acreditamos que através desta parceria com os servidores conseguiremos deixar uma Caucaia cada vez melhor”, disse Vitor Valim.

Estiveram presentes na entrega o secretário de educação, Sérgio Kobayashi, a secretária pedagógica, Maricelia Damasceno, o chefe de gabinete do município, Francisco Caminha, o presidente da Câmara Municipal de Caucaia, Tanilo Menezes, e os vereadores Camila Cavalcante e Lauro Arruda. Além dos 185 professores contemplados: “É gratificante, realmente uma coisa que vai nos ajudar bastante. Eu me sinto uma pessoa valorizada”, disse Silvinha Moreira, professora. “Ainda não tinha um prefeito no município de Caucaia que valorizasse o trabalho do professor como agora. Eu tenho que parabenizar realmente o trabalho do prefeito”, reafirma Tatiana Lima, professora.

Todos os computadores trazem a mesma plataforma inteligente instalada nos tablets dos alunos da rede municipal. Com a versão do educador, os professores poderão realizar o gerenciamento pedagógico, otimizar o tempo de planejamento de aula, realizar avaliação continuada, ter acesso a recursos dinâmicos, entre outros benefícios. “Muito obrigado por nos ajudar a fazer uma Caucaia diferente”, finalizou o prefeito.

*Saiba mais*

A atual gestão vem se destacando pela valorização da educação em Caucaia. Prova disso é o plano de revitalização das escolas municipais. Atualmente, 163 escolas já passaram por intervenção e melhoria na infraestrutura. A entrega de 45 mil tablets a alunos do Ensino Fundamental, todos com chip, película e Plataforma de conteúdos educativos. Além da valorização da carreira dos professores no município, com o pagamento integral do piso nacional, aumento em 40% nas gratificações para o núcleo gestor, que também recebem gratificação de regência de classe, entre outros.

Prefeitura de Caucaia se reúne com Receita Federal e Incra para firmar acordo de cooperação técnica entre os órgãos


Na última quinta-feira (15), a Prefeitura de Caucaia realizou encontros, em Fortaleza, com representantes da Receita Federal do Brasil (RFB) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O objetivo foi discutir a formalização de acordos de cooperação técnica para o compartilhamento de informações cadastrais e econômico-fiscais entre os órgãos e o Município. Com os convênios, o Poder Executivo pretende aperfeiçoar o processo de atualização do cadastro de imóveis em Caucaia, incrementando a arrecadação de impostos.

A primeira reunião ocorreu na sede da Receita Federal e contou com a participação dos auditores fiscais Marcus Antônio Araripe (superintendente-substituto da RFB no Ceará) e Osvaldo Carvalho (assessor da Superintendência da Receita); bem como dos gestores da Prefeitura, Alexandre Cialdini (secretário municipal de Governo), Gutemberg Holanda (procurador-geral do Município), Diego Pinheiro (secretário de Planejamento Urbano e ambiental - Seplam) e Leandro Alves (presidente do Instituto de Meio Ambiente - Imac). Na conversa, eles discutiram sobre a disponibilização da base cadastral dos contribuintes adimplentes e inadimplentes de Caucaia.

Segundo Cialdini, a medida é importante para fins de fiscalização e de lançamento de créditos tributários municipais “Na ocasião, também destacamos que outra maneira de facilitar a arrecadação de tributos é a confirmação do cruzamento das informações cadastrais e fiscais dos contribuintes integrantes do Simples Nacional e Microempreendedor Individual”, afirmou.

Na mesma manhã, a comitiva da Prefeitura de Caucaia se dirigiu até o Incra para buscar uma parceria que permita o intercâmbio de informações sobre a malha fundiária do Município. O superintendente-substituto do órgão, Marcos Cândido, recebeu o grupo de gestores e ressaltou a intenção de celebrar um acordo de cooperação com o Executivo municipal, incluindo a capacitação dos servidores caucaienses.

Para o secretário municipal de Governo, as duas reuniões tiveram a finalidade de reforçar o diálogo institucional. “Seguindo a orientação do prefeito Vítor Valim, abrimos um espaço de interlocução com a Receita Federal e o Incra para melhorarmos o processo de comunicação com o contribuinte e o cadastro da Prefeitura. O objetivo é atualizarmos o cadastro para melhor desenvolvermos as políticas públicas municipais e termos informações atualizadas para a base econômica e fiscal de Caucaia.

Prefeitura de Caucaia abre inscrições para cursos gratuitos voltado para trabalhadores do campo

A capacitação profissional dos trabalhadores do campo é uma constante no município de Caucaia. Prova disso é o Programa de Capacitação para o Desenvolvimento Rural de Caucaia que abre inscrições até final de junho para cursos na área de Doma racional de equinos, curso de casqueamento e curso de rédeas.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem o objetivo de promover a capacitação profissional e desenvolvimento para a zona rural do município.  As aulas serão iniciadas em julho deste ano. Para se inscrever, é preciso ser maior de idade, morar no município de Caucaia e apresentar documento oficial. Garanta sua vaga por meio do telefone (85) 98734-9754.

Os cursos ofertados têm 40 horas/aula e serão certificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Os cursos do Programa Municipal de Capacitação para o Desenvolvimento Rural são propostos conforme demanda das regiões rurais e/ou solicitação dos caucaienses.

O Curso de casqueamento, por exemplo, é uma excelente oportunidade profissional para os trabalhadores do campo, pois a realização desse procedimento tem a remuneração média de R$ 200,00 por sessão. De acordo com os profissionais da área, um animal precisa ser casqueado pelo menos a cada 40 dias, já que a unha do animal cresce em média 3 cm ao mês.
 
*SERVIÇO*
*Inscrições para Programa de Capacitação para o Desenvolvimento Rural de Caucaia*
*Curso de Doma racional de equinos*
*Curso de casqueamento*
*Curso de rédeas*
*Inscrições por meio do telefone:* (85) 98734-9754

Secretaria de Esporte e Juventude. No Caucaia Movimenta mês de Junho.

Orgulho ser de Caucaia 
CAUCAIA MOVIMENTA uma demonstração de cuidado e zelo pelo Caucaiense, por que quando cuidamos do corpo, cuidamos da saúde. Hoje esse projeto é um sucesso graças a participação de todos e da confiança do nosso Prefeito Vitor Valim em promover tamanha “movimentação” em nossa cidade, na nossa terrinha de Soure. O programa Caucaia Movimenta tá em quase toda Caucaia.


domingo, 18 de junho de 2023

Associação dos Moradores do Conjunto Vicente Arruda Homenagem 2023


Dia 24 de Junho 2023 na Praça Vicente Arruda.

SÃO JOÃO DE OUTRORA 

AÍ QUE SAUDADES QUE EU SINTO,  DAS NOITES DE SÃO JOÃO,  DAS NOITES TÃO BRASILEIRAS NA FOGUEIRA , SOB O LUAR DO SERTÃO. 
É com essa pequena estrofe que início essa homenagem à todos que fizeram parte , direta e indiretamente,  das quadrilhas junina de nossa comunidade:
ARRAIÁ DO VICENTÃO 
ARRAIÁ DO VICENTINHO 
ARRAIÁ DO ARRUDÃO  (...)
Ambas fortalecidas no movimento cultural de Caucaia,  através do apoio de vossas senhorias;
•ANTÔNIO CARLOS BATISTA CAULA 
• MARTA CAULA
• TERESINHA MUNIS 
• BOSCO 
• SAUDOSO CARLINHOS CABOBA 
•  SAUDOSA MARIETE 
• DONA MAZÉ 
• ANA LUIZA 
• JOANIZE (BIBI)
De todos os quadrilheiros que por aqui passaram e olha que não foram poucos sem esquecer de toda nossa comunidade e adjacências. 
Acorda meu São João acorda,
Acorda para ver seu dia , dia de festa, fogueira acessa , quentão na mesa e muita alegria. 
Era assim que vivíamos intensamente o nosso período junino , nos movimentando com  gincanas , barracas , passeios , bingos, entre outras atividades. 
Era um São João de outrora daqueles que a simplicidade enchia os olhos e alegrava os corações,  AÍ,  AÍ,  Como era bom  quando saíamos para os festivais de caminhão,  até mesmo no forno do caminhão baú,  kkkk.
Éramos felizes com aquele São João  , com aquele sanfoneiro que tocava e animava a festa , com o som da zabumba e do triângulo que nos fazia mexer as pernas , hoje a gente não ver mais fogueira acessa no terreiro e nem os quadrilheiros que dançavam e amavam a festa.
Aqueles que se doavam com amor , com garra e com determinação,  e na maioria das vezes rolava aquela desavença por causa  de opiniões contrárias e logo depois já estávamos abraçados e festejando. 
E quando era dia de ensaio, era pura emoção e derepente chovia na hora da dança,  aí que pegava fogo no coração,  aquele cheiro de terra molhada que nos remetia ao passado.
Hoje somos lembranças e saudades,  mas tristezas não. Afinal, na imensidão desse meu Ceará,  quem nunca ouviu falar no :
ARRAIÁ DO VICENTÃO 
ARRAIÁ DO VICENTINHO 
ARRAIÁ DO ARRUDÃO, 
dentre outras por aí e por aculá,  sem esquecer da nossa caçulinha , QUADRILHA JUNINA INFANTIL FILHOS DA TERRA, na qual o senhor CAULA,, SERGINHO e ALEXANDRE  , fundaram em 2007 e brilharam até 2012.
Eita São João dos meus sonhos,  eita saudoso sertão.  A lágrima escorre no canto do olho , nos dar um aperto no coração,  sentimos saudades de nossos amigos quadrilheiros que perpetuam no São João. 
Muitos ainda estão na ativa , outros participação, muitos nas arquibancadas e outros ao lado de São João. Que se fortaleça a cultura e juntos de mãos dadas façamos a nossa devoção aos três Santos junino,  ANTÔNIO,  PEDRO E JOÃO,  para que um dia possamos nos encontrar em um novo ARRAIÁ.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...