sábado, 19 de agosto de 2023

Mais de 8 mil empresas são registradas em julho no Ceará


Julho tem saldo positivo em aberturas de novos negócios, com mais de 3 mil em comparação às extinções

O estado do Ceará, no último mês de julho, registrou a abertura de 8.728 empresas, de acordo com os dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). O valor levantado aponta um saldo positivo de 3.670 empresas a mais em relação às extinções realizadas no mesmo período. 

Dentre os municípios do estado que se destacaram com a quantidade de registros de novos negócios, a capital Fortaleza fica em primeiro lugar com 4.313 empresas. Em seguida, Caucaia se estabelece como o segundo município do Ceará com mais aberturas de empresas em julho, com 349. Em terceiro, Juazeiro do Norte, com 302 novas empresas.

Segundo a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, os dados positivos representam o atual momento de novas oportunidades com a melhoria no ambiente de negócios, a partir de ações da Jucec, para simplificar e agilizar a formalização de empresas no estado. “Ficamos satisfeitos em ver os resultados das ações da Jucec para facilitar a vida do empreendedor cearense. Esperamos que os municípios possam seguir estimulando o desenvolvimento econômico, a exemplo de Caucaia, que conquistou a segunda posição no ranking de empresas abertas, e continua buscando melhorias a partir da adesão do Empresa Mais Simples neste mês”, comenta a presidente.

Cerca de 4.429 empresas foram abertas no setor de serviços, que se destacou como o setor com mais registros no último mês. Em seguida, Comércio, com 2.633, e Indústrias, com 666.

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

O partido Rede municipal de Caucaia faz plenária.

O partido Rede Sustentabilidade de Caucaia fez uma plenária municipal. Tendo pela a primeira vez com a presença  dos porta vozes Nacional  Wesley Diogenes e a ex senadora Heloisa Helena. Também esteve presente a secretária de Desenvolvimento Social de Caucaia a ex. Vereadora Natércia Campos. Os Porta vozes municipal Sérgio Fernandes e Jaqueline Dantas deram boas vidas aos participantes da plenária e os filiados também  estiverem presentes o coordenador da Juventude Nacional Leonardo  e a porta voz estadual CindyCarvalho. O vereador do Rede Lorão Macedo  falou para todos que  hoje o Rede  Sustentabilidade de Caucaia é  o maior partido e que se Deus quiser vai ter dois ou três cadeiras na Câmara Municipal de Caucaia.

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Prefeito Vitor Valim apresenta nova frota de ônibus do programa Bora de Graça

Na tarde desta quinta-feira (17), o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, esteve ao lado dos vereadores do município e dos representantes da empresa Vitória, que detém a concessão pública para a operacionalização do transporte público no município, para apresentar os 10 novos ônibus que se adicionam à frota.

Os ônibus, que contam com ar-condicionado e tecnologia europeia para redução de poluentes em até 150%, possuem elevador para Portadores de Necessidades Especiais, acessibilidade (cadeiras e corrimões), USB para recarregar o celular, sistema de câmara, além de outras funcionalidades de última geração.

Luiz Guimarães, Diretor Executivo da empresa Vitória, ressalta os diferenciais da nova frota que será entregue à população. *“Os ônibus oferecem um conforto adicional pois já possuem ar-condicionado. Além disso, não podemos esquecer da nossa preocupação com a sustentabilidade, uma vez que estamos utilizando a tecnologia Euro- 6, que já cumpre todos os aspectos para a redução de poluentes”*, disse.

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, acompanhou a apresentação da nova frota e destacou que em breve os novos ônibus estarão disponíveis para toda a população de Caucaia. *"Com muita alegria, estive hoje com a comitiva de vereadores de Caucaia e os proprietários da empresa Vitória, mostrando como o nosso programa Bora de Graça avança cada vez mais no município. Enquanto eu estiver como prefeito, o programa estará fortalecido. Agora, contamos com 10 ônibus novos para a nossa cidade de Caucaia"*, afirmou Vitor Valim. 

A apresentação contou também com uma primeira rota inaugural, onde a comitiva trafegou pela Avenida Dom Almeida Lustosa, nos bairros Parque Albano e Jurema, e também realizou o transporte de passageiros. Socorro e Lena, moradoras do bairro Parque Boa Vista, participaram da rota inaugural da nova frota, e acreditam que a inclusão dos 10 ônibus circulando em Caucaia, sem custo algum para a população, irá facilitar a vida na hora de levar e buscar os filhos na escola.

Estiveram presentes no evento o Secretário de Governo e Gestão Guthemberg Holanda, Secretário de Patrimônio e Transportes, Silvio Nascimento, o Secretário de Esporte e Juventude Dr. Carlinhos, o secretário executivo de Esporte e Juventude, Roberto Góis, o presidente da Câmara de Vereadores, Tanilo Menezes, e os demais vereadores Elzinha Góes, Sávio Nascimento, Lauro Arruda, Dimas Matias, Carlos Henrique, Germana Sales, Ratinho Filho, Bené Cunha, J. Wellington, Citoin da Sucata e Neto do Planalto.

*Saiba mais*

O Programa Bora de Graça foi lançado em setembro de 2021. Com quase 400 mil habitantes, o município de Caucaia é a maior cidade do país a oferecer transporte público 100% gratuito a todos os moradores. O Bora de Graça conta com mais de 80 ônibus distribuídos em mais de 22 linhas diariamente. Por mês, mais de 2 milhões de passageiros são transportados.

Prefeito Vitor Valim anuncia medidas que beneficia e valoriza os agentes de endemias

Com a aprovação do projeto, a reestruturação do plano de cargos e carreira contempla a alteração do modo de análise dos servidores

Nessa segunda-feira (14), o prefeito Vitor Valim recebeu o coordenador do Núcleo de Endemias e Zoonoses de Caucaia, Marquezan Rocha, agentes de endemias, o presidente da Câmara Municipal, Tanilo Menezes, e o secretário de governo e gestão Guthemberg Holanda, para apresentar um projeto de lei que beneficia ainda mais a carreira dos profissionais da área de endemias.


Com a aprovação do projeto, a reestruturação do plano de cargos e carreira contempla a alteração do modo de análise dos servidores. Todos os agentes de endemias, independente ou não do trabalho de campo, passarão por uma nova maneira de avaliação para definir uma promoção na carreira ou progressão funcional. 


O projeto também prevê a melhoria nas condições de gratificação de execução de trabalho, garantida a todos os profissionais, mesmo estando de férias, de atestado ou trabalhando internamente, receba o pagamento complementar.


Agora, a porcentagem da gratificação vai ser de acordo com o salário-base dos profissionais. O valor passa a ser supervisores a 24%, já para os agentes de endemias que trabalham externamente será de 20% e para quem faz um trabalho administrativo, o valor complementar será de 15%. 


"Essa é uma conquista muito justa aos que, diariamente, trabalham de casa em casa. Esse projeto foi discutido com o poder legislativo, poder executivo e a categoria e, hoje, estamos enviando à Câmara essa conquista dos agentes de endemias", afirmou Vitor Valim. 


Marquezan Rocha, agradeceu a iniciativa. "Prefeito, gostaria de agradecer essa ação porque era uma demanda muito antiga dos agentes e o senhor atendeu. Foi mais uma promessa da sua campanha que está sendo cumprida e nós vamos continuar prestando um trabalho de excelência para todas as comunidades do nosso município", reforçou. 


Saiba mais


Em março deste ano, o prefeito Vitor Valim entregou o novo fardamento dos agentes de endemias do município.


O kit, completo, composto por calças, coletes, camisa manga longa, meias, botas, cinto, bonés e bolsas vai contemplou 168 profissionais. Ao todo, foram mais de 1300 itens.

Agosto dourado: Caucaia realiza ações de sensibilização sobre aleitamento materno


A programação, que acontecerá durante todo o mês, será executada no Hospital Maternidade Santa Terezinha e nos 46 postos de saúde do município

Estimular o aleitamento materno e tornar a amamentação em um momento especial com informações e orientações que fortaleçam o crescimento do bebê e criança saudáveis. Esses são os principais objetivos de uma série de ações que serão realizadas em alusão ao Agosto Dourado pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 


A programação, que acontecerá durante todo o mês, será executada no Hospital Maternidade Santa Terezinha e nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde/ UAPS (postos de saúde) do município e será voltada para mães e grávidas já acompanhadas pelas unidades e também aberta ao público em geral.


Zózimo Medeiros, secretário de saúde de Caucaia, destaca a importância da programação. "Estamos sempre atentos e preocupados com o bem-estar da nossa população. Desta forma, essa iniciativa visa sensibilizar sobre a importância da amamentação, para que ela seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento infantil", reforça. 


Nos dias 17 e 18/08, seis postos de saúde da cidade (um de cada distrito de saúde) realizarão oficinas, rodas de conversas, dinâmicas de grupo e palestras. 


De 21 a 25 de agosto, o Hospital Maternidade Santa Terezinha realizará um cronograma de palestras e rodas de conversas sobre aspectos psicológicos da amamentação, dificuldades e mitos e verdades sobre amamentar, entre outros assuntos.


*Serviço:*

Agosto dourado: Caucaia realiza ações sobre aleitamento materno


Programação UAPS (postos de saúde)

17/08 (quinta-feira)


UAPS Vandenuzia Moreira Bastos - Pacheco

8h30

Coffe break 

Palestras:

- "A importância do aleitamento materno"

- "Saúde Bucal na gestação"

Oficinas:

- Atividade física e autocuidado;

- Cuidando do binômio mamãe-bebê;

- Orientação e cuidado frente ao aleitamento materno.


UAPS Joaquim Braga - Planalto Caucaia

Rodas de conversa

- Mitos e verdades durante a amamentação;

- Desmitificando a atividade e o exercício pós gestação;

- A importância do aleitamento materno para o binômio mãe-filho;

- Direitos sociais da mulher gestante:

- Saúde mental na gestação e pós-parto: desmistificando sinais e sintomas;

- Mitos e verdades sobre a saúde bucal na gestação.


UAPS João Marcolino - Sítios Novos

9h30

Coffe break

Palestra: 

"A importância do teste da linguinha e seu impacto na amamentação"

Rodas de conversa:

- Alimentação da amamentação;

- Amamentação na primeira semana de vida;

- Saúde mental feminina no puerpério e amamentação - direitos sociais de mulheres e gestantes.

Dinâmica de grupo:

Mitos e verdades da amamentação 

Oficinas:

Saúde bucal na gestação - atendimento com gestantes e puérperas (distribuição de kits de higiene bucal.


18/08 (sexta-feira)

*UAPS Afonso de Medeiros - Tabapuá

9h

Oficina: Aprendendo a amamentar: transferindo amor e fortalecendo vínculos através do cuidado

Dinâmica de grupo: 

Mitos e verdades sobre amamentação com bingo temático e sorteio de brindes 

Rosa de conversa: 

Eu nasci para ser mãe e sou forte em todo o processo

Coffe break


*UAPS Francisco Paulo Pontes 

9h

Coffe break

Movimento Cura - exercício de relaxamento 

Palestras:

- Direito sociais da gestante;

- Saúde mental no puerpério;

Oficinas: 

- Orientação sobre amamentação;

- Limpeza bucal pós amamentação e orientação sobre freio lingual do bebê. 

- Roda de conversa: 

Superando dificuldades na amamentação 

Sorteios de brindes


*UAPS Eduardo Nogueira Ramos - Arianopolis 

9h

Dinâmica de acolhimento 

Roda de conversa: Leite materno fortalecendo o vínculo mãe-filho: "adote esse amor

Oficina: sorteio de kits maternidade e pintura gestacional 


Programação Hospital Maternidade Santa Terezinha

Data: 21 a 25/08

21/08 (segunda-feira)

*Palestras:*

14h - Aspectos nutricionais da amamentação 

21h - Fortalecendo a amamentação: sensibilidade dos profissionais 


22/08 (terça-feira)

10h - Aspectos psicológicos da amamentação 

14h - Cuidando da mulher que amamenta

21h - Fortalecendo a amamentação: sensibilidade dos profissionais 


23/08 (quarta-feira)

10h - os desafios emocionais e o papel do pai na amamentação 

14h - Roda de conversa sobre aleitamento materno

21h - Mitos e verdades sobre amamentação 


24/08 (quinta-feira)

10h - Mães que amamentam: conhecendo seus direitos

14h - Dificuldades na amamentação 

21h - Mitos e verdades sobre amamentação 


25/08 (sexta-feira) - aberto ao público 

9h - I mamaço: promovendo e fortalecendo o vínculo que vale ouro 

Ciclo de palestras sobre aleitamento materno e entrega de brindes.

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Caucaienses têm até o dia 26 de outubro para aproveitarem as condições especiais do REFIS 2023

Os contribuintes em débito com o município de Caucaia têm agora até o dia 26 de outubro para aderir ao Programa de Recuperação de Créditos Tributários e Não Tributários, o REFIS 2023, e obter descontos que podem chegar a 100% em juros e multas. São 15 formas de parcelamento, com abatimentos variando de acordo com o número de parcelas. O objetivo da iniciativa é promover a regularização de dívidas contraídas até 31 de dezembro de 2022.

O REFIS abrange débitos de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), notificações e autos de infração, incluindo os já inscritos em dívida ativa ou em cobrança judicial. 

Neste ano, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Finanças (SEFIN), inovou e implantou o cashback, mecanismo que permite receber de volta parte do tributo pago. O benefício é concedido para os parcelamentos longos, de 18 a 36 vezes. Nesses casos, as últimas parcelas, dependendo da forma contratada, deixam de ser cobradas. Mas, para isso, é necessário efetuar o pagamento até a data de vencimento. Confira no link: http://sefin.caucaia.ce.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/cashback-.png

A diretora de Administração Tributária da SEFIN, Celita Farias, ressalta as facilidades nas formas de quitação do REFIS. *“Há a possibilidade de o pagamento ser realizado por meio de débito em conta ou com cartão de crédito nos bancos credenciados que oferecem tais serviços ao titular do débito. Em qualquer momento, pode-se optar em pagar o saldo das prestações à vista e obter os descontos da parcela única no saldo devedor”.* 

A adesão ao REFIS pode ser feita de forma online, sem sair de casa, bastando que o contribuinte acesse o site da Secretaria (www.sefin.caucaia.ce.gov.br), e clique na opção “Portal do Contribuinte”. Quem preferir também pode realizar o procedimento presencialmente, na sede do órgão, que fica localizado na rua Coronel Correia, 1767, Centro.

*Mais informações*

Em caso de dúvidas ou mais esclarecimentos, o contribuinte pode entrar em contato com a SEFIN, pelo telefone (85) 3387-7345 ou pelo e-mail: arrecadacao@sefin.caucaia.ce.gov.br.

*Saiba mais*

Os recursos dos tributos são fundamentais para garantir as políticas públicas municipais. São eles que financiam as escolas, os postos de saúde, o saneamento, as obras de infraestrutura e, inclusive, o Bora de Graça - maior programa de mobilidade urbana do País. Todo investimento realizado em Caucaia tem o dinheiro do seu imposto.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...