sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A véia do Pintinho Piu: a nova empreitada de Dheymerson

Lembra do menino do “Pintinho Piu”? com certeza, né? Afinal, a musiquinha dos animais com a interpretação impagável do menino de 11 anos está na boca do povo, e basta dar uns passos pela cidade para se ouvir “e o pintinho piu, e o pintinho piu’…
E como prometido aqui mesmo no blog Zona Cyber, Dheymerson lançou seu segundo vídeo no Youtube.
Intitulado “A véia do Pintinho piu”, o novo vídeo traz o cenário já conhecido da cozinha da casa do garoto e as caras e bocas que renderam o sucesso ao menino de Russas.
Alguns usuários questionaram o motivo que levou o garoto a trocar de canal no Youtube (o primeiro vídeo foi publicado no canal “SuperDheymerson” e o segundo no canal “SuperDheymerson2″). A família informou que é porque no canal anterior, a conta havia sido feita pelo próprio Dheymerson, e por isso, não era possível lucrar com os vídeos. No novo canal, finalmente, Dheymerson poderá arrecadar algun$ trocado$.
Então, dê mais risadas com esta nova empreitada de Dheymerson, o menino do pintinho piu:
Fonte: Diário do Nordeste

SOLENIDADE DE HOMENAGEM AOS GRANDES BENEMÉRITOS DE 2011.

O Grêmio de Recreio e Estudo de Caucaia na noite desta sexta-feira 16 de dezembro de 2011. Honemangeou os grandes Beneméritos de 2011.
Pessoas que fizeram e faz parte da história de fundação do GREC.
Homenageados:
Dr. Afrânio Gonzaga da Rocha  Dr. Jose Maria Xavier de Oliveira
Dr. Otthon Teixeira Firmeza     Dr. Raimundo Nonato Soares
Dr. Washington de Oliveira Góis  Cel. Paulo de Tarso Magalhães Guerra
Registramos a presença  do Dr. Haroldo Jorge de Carvalho Pontes-Orador Oficial e secretário adjunto de saúde do Estado do Ceará. Parabéns a Orquestra  Soure. Veja as fotos dos homenageados desta noite.








Redes Sociais] TSE define regras de campanhas para eleições de 2012‏

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta terça-feira (13/12) duas resoluções que vão nortear as eleições municipais de 2012. Uma delimita a divulgação de campanhas em meios de comunicação, inclusive na internet, e a outra trata das representações por propaganda irregular, reclamações e pedidos de resposta.
Ficou definido que a propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 6 de julho de 2012. Resolução aprovada definiu também regras para os debates eleitorais a serem realizados entre os candidatos durante a campanha.
Na segunda resolução, foram definidos os procedimentos a serem adotados no caso de partidos ou candidatos recorrerem à Justiça Eleitoral contra determinada propaganda. O direito de resposta em relação a materiais considerados ofensivos foi disciplinado.
Ficou também definido que o TSE dispensará o envio de documento original quando as petições e recursos forem enviados por fac-símile ou por meio eletrônico.
O relator das instruções é o ministro Arnaldo Versiani, que ficou responsável pelas audiências públicas destinadas a ouvir sugestões sobre as regras para as eleições. Após as audiências, o ministro elaborou os textos que foram aprovados pelo Plenário.  
Com informações: Assessoria de Imprensa do T

Juiz estadual desabafa sobre falta de servidores]Caucaia

O juiz da Vara Única do Juri de Caucaia (RegiãoMetropçolitana de Fortaleza), Michel Pinheiro, manda carta para o Blog Eliomar, em tom de desabafo. Ele reconhece esforços do Tribunal de Justiça em melhorar a prestação de serviços, mas lembra que a Região Metropolitana anda sofrendo e precisa de pessoal. Eis a carta:
Senhor Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará
Desembargador José Arísio Lopes da Costa.
Venho concluir o meu tempo de direção do Fórum de Caucaia com inescondível frustração.
Procurei ouvir, ouvir, ouvir… Decidi sempre ponderando as mais diversas opiniões.
Sempre atendi as pessoas mais simples com a atenção que elas merecem.

Instalamos a Coordenadoria de Mandados, mas o volume de mandados é enorme e os 9 oficiais de justiça não conseguem dar vencimento.
A Administração do Tribunal de Justiça resolveu o problema de distribuição de mandados de Fortaleza com muitos oficiais de justiça, mas se esqueceu da área metropolitana.
Caucaia tem 325 mil habitantes, o que torna 9 oficiais de justiça absolutamente insuficientes para as diligências determinadas pelos juízes.
Mas não posso culpar os oficiais de justiça, pois reconheço neles virtudes notáveis. Cumpriram mais de 7 mil mandados em um ano. 
Confesso meu extremo cansaço. As reclamações da sociedade e dos juízes são diárias. Acreditei que tinha forças para convencer o setor de gestão de pessoas do Tribunal de Justiça de que Caucaia deveria ter tratamento mais digno.
Estou ciente da carência de servidores, mas a solução deve ser dada o mais breve, sob pena de absoluta ineficácia do Judiciário local.
Peço perdão à sociedade pela nossa incapacidade de resolver os casos jurídicos com a velocidade desejada… Presidi 49 julgamentos do júri em pouco mais de um ano, além de dezenas de audiências.
Estarei sempre aberto para novas ideias.
Cordialmente, encerro a gestão com um pedido: agilize o recrutamento de servidores em adequada quantidade. Faça isso pela dignidade das pessoas que buscam Justiça, já tão cansadas de ouvir sobre a morosidade dos processos judiciais.
* Michel Pinheiro,
Juiz da Vara Única do Júri de Caucaia – Ceará.

Fonte: Blog de Eliomar

Carro do Google faz mapeamento de Fortaleza





Eis um flagrante do carro do Google, que està mapeando Fortaleza. Foto feita há 10 minutos na avenida Coronel Carvalho, na Barra do Ceará. Pelo sistema de geoprocessamento do Google, poderemos, em breve, circular pela cidade virtualmente.

(Foto – João Abelha)

Repercussão nacional] TV Cidade faz jornalismo de esgoto e agride o povo de Caucaia

Após nosso post aqui no Blog de Caucaia sobre o caso do programa 190 que agride o Povo de Caucaia. Muitos falam em boicote a TV Cidade. Enquanto isso o caso vira repercussão nacional. O Blog do Dilma deu espaço para o caso: 

A TV Cidade do desequilibrado Patriolino Neto, nunca teve respeito por ninguém, basta fazer uma investigação na sua emissora, para ver de perto, como ele trata os funcionários. Patriolino passou toda gestão da Prefeitura de Fortaleza, perseguindo a prefeita Luizianne Lins. Agora, ele se virou para a cidade de Caucaia. Patriolino é um verdadeiro "moleque".
Programa policial televisivo falta de respeito com o Povo de Caucaia.
Tudo que é de coisa ruim acontece em Caucaia? Pois estes dizeres saíram ao vivo no programa de hoje da TV Cidade (Cidade 190). Este programa já é famoso por mostrar apenas a desgraça da população cearense. Sua audiência é conquistada através do negativismo humano que atiça a curiosidade sombria das pessoas. Todos os dias bem no horário inapropriado do almoço o sangue escorre pela casa adentro, sem defesas, sem leis, sem interrupções.
O programa apresentou hoje um polêmico vídeo que já vem sendo visto aqui na Internet. É uma briga entre duas adolescentes que estudam na rede pública da cidade. Já é de mau agrado mostrar brigas de estudantes adolescentes na Internet, imagina o aproveitamento do espetáculo violento na TV (mas, virou moda as emissoras de TV exibir o famoso bullying em seus telejornais). No entanto, o mais grave disso tudo foi esnobar ignorância na atitude do apresentador de comparar quem vive ou nasceu em Caucaia a desgraça, a coisa negativa, ao lugar pior do mundo.
A honra, a auto-estima do Povo caucaiense não deve ser levada a chacota de apresentador de TV ou qualquer outra autoridade televisiva que na hora de tirar sarro da cara do Povo sabe tirar, mas na hora de se aproveitar da audiência destas mesmas pessoas, no instante se diz a voz da defensoria popular.
Muita hipocrisia e cinismo nos bastidores e nas imagens e dizeres ao vivo de certos programas policiais que transmitem ao vivo para todo o Ceará. Apregoar a imagem de uma nação chamada Caucaia a desgraça, a coisa ruim, ao negativismo explícito é cair na desgraça, no mais grosseiro dos erros.
Jornalismo chapa branca de sempre mostrar as desgraças e mazelas deste Povo de alma bela e garra infinita. Não que tenha que esconder as suas mazelas, mas que também der cobertura a pureza e a beleza desta evoluída nação chamada Caucaia.
A falta de respeito ao Povo de Caucaia não pode ficar impune as vistas grossas da televisão. O Povo de Caucaia deve se defender, deve correr atrás de sua honra, de sua auto-estima diariamente atingida por estes programas policiais da TV. Igualar nosso espaço a desgraça, a miséria humana é cair no erro, no preconceito e até no racismo que certas pessoas que residem na capital tem uma imagem totalmente contraditória e errônea sobre nossa riqueza pessoal, nossa cultura, nossas crenças, nosso estilo de vida, nossas belezas.
Este programa jornalístico, e seu apresentador, que insinuou Caucaia sendo um ambiente de desgraça tem uma grande dívida com o Povo de Caucaia. Deveria utilizar o microfone ao vivo e as modernas imagens em HD para pedir desculpas publicamente ao Povo de Caucaia.
Apresentadores, jornalistas e programas policiais tenham um pouco de mais respeito e de consideração aos seus telespectadores caucaienses. Respeitem Caucaia, a sua história e seu Povo.
Via Blog de Caucaia

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Shopping Caucaia será inaugurado em abril de 2012

Um dos empreendimentos mais aguardados da cidade será inaugurado no próximo mês de abril. Trata-se do Shopping Caucaia que chega para revolucionar o comercio de toda Caucaia e gerar centenas de empregos.
O empreendimento tem parceria com o Governo Municipal de Caucaia e está localizado no Centro da cidade. O Shopping será um dos maiores localizados na Região Metropolitana de Fortaleza. Terá cinemas, praça de alimentação, além de contar com lojas âncoras e tradicionais lojas de shoppings da capital.
O Shopping chega para revolucionar o jeito caucaiense de fazer compras. O horário e a diversidade de lojas vão mudar definitivamente a cultura de compras da população de Caucaia. Agora a população de Caucaia não precisará mais sair da cidade para fazer compras em Fortaleza. O Shopping vai oferecer uma variedade de lojas e produtos. Até o entretenimento da população de Caucaia vai mudar. Pela primeira vez a cidade vai contar com modernas salas de cinema, além de famosas redes de restaurantes e lanchonetes.
O projeto de construção deste empreendimento representa um conceito inovador e arrojado, pois irá apresentar um espaço perfeito para o crescimento de empresas. Contará com aproximadamente 74 lojas, constituindo um “mix inteligente” (moda feminina, surfwear, calçados, bolsas e perfumaria, entre outros), 4 salas de cinema, 4 lojas âncora, uma praça de alimentação, um supermercado e um magazine. O shopping será localizado no centro da cidade, irá gerar 500 empregos diretos e terá um investimento de R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais).

Dados Técnicos:
4 lojas âncora;
8 lojas miniâncoras;
61 lojas satélites;
4 salas de cinema;
268 vagas para estacionamento;
9.490 m2 de área total (terreno);
17.447,63 mde área total construída;
500 empregos diretos

Diário do Nordeste

PROGRAMA POLICIAL NÃO RESPEITA CAUCAIA

Tudo que é de coisa ruim acontece em Caucaia? Pois estes dizeres saíram ao vivo no programa de hoje da TV Cidade (Cidade 190). Este programa já é famoso por mostrar apenas a desgraça da população cearense. Sua audiência é conquistada através do negativismo humano que atiça a curiosidade sombria das pessoas. Todos os dias bem no horário inapropriado do almoço o sangue escorre pela casa adentro, sem defesas, sem leis, sem interrupções.  
O programa apresentou hoje um polêmico vídeo que já vem sendo visto aqui na Internet. É uma briga entre duas adolescentes que estudam na rede pública da cidade. Já é de mau agrado mostrar brigas de estudantes adolescentes na Internet, imagina o aproveitamento do espetáculo violento na TV (mas, virou moda as emissoras de TV exibir o famoso bullying em seus telejornais). No entanto, o mais grave disso tudo foi esnobar ignorância na atitude do apresentador de comparar quem vive ou nasceu em Caucaia a desgraça, a coisa negativa, ao lugar pior do mundo.
A honra, a auto-estima do Povo caucaiense não deve ser levada a chacota de apresentador de TV ou qualquer outra autoridade televisiva que na hora de tirar sarro da cara do Povo sabe tirar, mas na hora de se aproveitar da audiência destas mesmas pessoas, no instante se diz a voz da defensoria popular.
Muita hipocrisia e cinismo nos bastidores e nas imagens e dizeres ao vivo de certos programas policiais que transmitem ao vivo para todo o Ceará. Apregoar a imagem de uma nação chamada Caucaia a desgraça, a coisa ruim, ao negativismo explícito é cair na desgraça, no mais grosseiro dos erros.
Jornalismo chapa branca de sempre mostrar as desgraças e mazelas deste Povo de alma bela e garra infinita. Não que tenha que esconder as suas mazelas, mas que também der cobertura a pureza e a beleza desta evoluída nação chamada Caucaia.
 A falta de respeito ao Povo de Caucaia não pode ficar impune as vistas grossas da televisão. O Povo de Caucaia deve se defender, deve correr atrás de sua honra, de sua auto-estima diariamente atingida por estes programas policiais da TV. Igualar nosso espaço a desgraça, a miséria humana é cair no erro, no preconceito e até no racismo que certas pessoas que residem na capital tem uma imagem totalmente contraditória e errônea sobre nossa riqueza pessoal, nossa cultura, nossas crenças, nosso estilo de vida, nossas belezas.
Este programa jornalístico, e seu apresentador, que insinuou Caucaia sendo um ambiente de desgraça tem uma grande dívida com o Povo de Caucaia. Deveria utilizar o microfone ao vivo e as modernas imagens em HD para pedir desculpas publicamente ao Povo de Caucaia.  
Apresentadores, jornalistas e programas policiais tenham um pouco de mais respeito e de consideração aos seus telespectadores caucaienses. Respeitem Caucaia, a sua história e seu Povo. 
Fonte: Blog de Caucaia

Energia Pecém inaugura escola doada à Praia da Taíba


Instituição foi construída em parceria com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante. Foto: Divulgação



A Praia da Taíba, distrito de São Gonçalo do Amarante, vai ganhar uma nova escola municipal. É que a Energia Pecém, usina termelétrica situada no Município, parceria entre EDP e MPX, irá inaugurar, amanhã,  duas escolas para atender a mais de 2.300 crianças  e adolescentes da região. O investimento de R$ 5,6 milhões, faz parte do projeto de Adequação da Estrutura Urbana, uma das ações do Programa de Controle e Monitoramento Ambiental (PCMA). 
A primeira solenidade de inauguração terá início a partir das 14h30, na Taíba, com a abertura da Escola de Educação Básica Professora Alba Herculano Araújo. Logo após, às 16h30, os representantes da empresa, da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, em companhia do prefeito Walter Júnior, seguem para a Escola Estadual Waldemar Alcântara, no Centro da cidade, para entrega do segundo equipamento. 
O distrito da Taíba receberá uma escola novinha construída para os estudantes de Ensino Fundamental residentes na região. O equipamento conta com uma área construída de 4.318, 90 m², possui 20 salas de aula, biblioteca, cozinha com refeitório, quatro laboratórios, secretaria, sala de Coordenação Pedagógica, e uma quadra coberta poliesportiva para fomentar a prática de esportes nos adolescentes. A escola atenderá a um total de 1.300 alunos.
Já a segunda obra é a ampliação da Escola Estadual Waldemar Alcântara, localizada na sede do município. Com orçamento de quase R$ 1,09 milhão, a ação inclui na infraestrutura desta escola: seis salas de aula, biblioteca, refeitório, cozinha, vestiários masculino e feminino, caixa d’água, cisterna e campo de futebol com gramado.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Prefeitura realiza Paraolimpíadas Escolares de Caucaia

   O Governo Municipal de Caucaia e a Secretaria de Educação, através do Núcleo de Esporte na Escola, realizam, nos dias 15 e 16 de dezembro, as Paraolimpíadas Escolares de Caucaia. 
No dia 15, às 8 horas, será realizada a cerimônia de abertura, na Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene) Campus Caucaia, e o início dos jogos, nas modalidades de Futsal, Natação, Taekwondo, Karatê, Tênis de Mesa e Xadrez. Já no dia 16, a competição continua no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS/antigo CSU), a partir das 8 horas, com o Atletismo de Pista e Campo.
As Paraolimpíadas Escolares tem por finalidade concretizar as ações do Município e incentivar as pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual a desenvolver atividades esportivas regulares, criando condições para superar seus limites e desenvolver suas potencialidades. 

FUNDAÇÃO SÃO JUDAS TADEU] FESTA DOS IDOSOS


A Primeira Ester Góis marcou presença na festa da Fundação São Judas Tadeu realizada no Mestre Antonio organizada pelo o casal Dr. Murilio e Drª.Iris noventa idosos estava presente nessa festa  de amor e carinho. Parabéns a Fundação São Judas Tadeu pela essa inicitiva e trabalho com os idosos.





CAUCAIA] Feira promove a agricultura familiar

Clique para Ampliar
Feira da Agricultura Familiar tem por finalidade despertar o interesse pela comercialização de seus produtos 
DIVULGAÇÃO
Uma oferta diversificada e de baixo custo é a tônica da iniciativa que envolve cidades metropolitanas
Fortaleza. Fortalecer o processo de comercialização dos produtos provenientes da agricultura familiar do território nos aspectos sociais, ambientais, culturais e econômicos, agregando conhecimento, renda e parceria entre os agricultores.

Esses princípios nortearão a I Feira da Agricultura Familiar do Território Metropolitano José de Alencar. O evento, que acontece na próxima sexta-feira, das 7 às 15 horas, na Praça da Matriz, em Caucaia, consistirá na venda de produtos típicos da zona rural da Região Metropolitana. Dentre esses, destacam-se a banana e as frutas sazonais (atualmente a manga e a jaca), além de hortaliças e até barracas com artesanato, feitos por grupos indígenas, quilombolas e associações comunitárias.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Agrário de Caucaia, Irineu Rocha, trata-se de uma iniciativa pioneira em todo o Estado. "Pela primeira vez, estamos tornando realidade o conceito de território, o que, certamente, trará benefícios mais efetivos para a política de agricultura familiar", disse.

"Essas feiras já vinham acontecendo isoladamente. Agora, as atividades passarão a ser conjuntas e mais organizadas", afirmou Irineu. Para a iniciativa que acontece na sexta-feira, também haverá itens da pecuária, como a venda do queijo, e o pescado, a ser comercializado pelo Caminhão do Peixe, um veículo pertencente à Prefeitura de Caucaia, doado pelo Ministério da Pesca.

Palestra
"Serão oferecidos peixes, especialmente a tilápia, produzidos na fazenda Santa Bárbara, em Caucaia. Isso oferecerá diversificação para a feira", ressalta o secretário adjunto.

Ao todo, serão armadas 40 barracas, numa expectativa de 20 agricultores familiares de Caucaia e 20 dos demais municípios. Além da feira, haverá palestra com o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no Ceará, Francisco Sombra, que acontecerá na Escola de Ensino Médio Branca Carneiro de Mendonça, às 10 horas. A feira da agricultura familiar do território metropolitano terá a participação efetiva dos agricultores dos 10 municípios, através de um trabalho integrado entre as prefeituras, secretarias, Ematerce, Banco do Nordeste, Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto Agropolos do Ceará e demais órgãos parceiros. Estarão reunidos representantes dos municípios de Caucaia, Maracanaú, Itaitinga, Maranguape, Chorozinho, Guaiuba, Horizonte, Pacajus, Aquiraz e Pacatuba.

O público beneficiado pela iniciativa é constituído por criadores e pequenos produtores, assentados, quilombolas, índios, agricultores familiares e empreendedores solidários.

MARCUS PEIXOTORepórter
Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Mas uma liderança do Coj.Nova Metrópole]Afirma que o Dr.Washington estar sendo o melhor prefeito para o Metrópole

Mas uma liderança do Coj.Nova Metrópole Sargento Uchôa afirma que o Dr.Washington estar sendo o melhor prefeito para o Metrópole  pois o Dr.Washington tá tentado cumpri tudo que foi prometido e quase tudo esta feito aqui no conjunto as praças que aqui não tinha agora já temos três a estrada que liga o Metrópole com taquara a creche modelo, reforma do abrigo das crianças, calçamentos no metrópole cinco,metrópole sul, reforma do postos de saúde eu acredito que o Dr. Washington conclua todas as promessas. 

Área da futura instalação do Mercado Municipal da Jurema foi devidamente limpa para o início da obra.


A Secretaria de Patrimônio e Serviços Públicos (SPSP) e InfraEstrutura limpou a área que será erguido o Mercado Municipal da Jurema. Muito lixo, entulho e ferragens foram retirados da área para deixar tudo preparado para o início da obra que deve começar nos próximos dias.
A Jurema agora terá seu próprio Mercado Público.  
Fonte: Blog Deuzinho

Alunos da FUNPEM entrega lembrança de Natal ao Prefeito.

Na manhã desta terça feira os alunos da FUNPEM juntamentos com professores entregam lembrança de natal ao prefeito Dr.Washington.

Repórter do Blog é homenageado com medalha Antônio Drummond]Parabéns ao Eliomar

Acrísio Sena, o homenageado e Plácido Filho (Foto: Gabriel Gonçalves)
O jornalista Eliomar de Lima, responsável pela coluna Vertical, no O POVO, e do blog que leve o seu nome, foi homenageado com a medalha Antônio Drummond na noite desta segunda-feira (12), na Câmara Municipal de Fortaleza. “É um processo de amadurecimento e reconhecimento”, afirmou sorridente o jornalista que aos 49 anos recebe uma comenda da Câmara destinada às pessoas que prestam relevantes serviços na área de comunicação social em Fortaleza.
“Dizem que quando a gente começa a receber muitos prêmios é porque estamos velhos”, retrucou Eliomar, com o bom humor diário que transparece, acrescentando que “eu não estou ficando velho, não. Estou procurando é renovar o espírito”, disse.
Eliomar ainda afirmou que a homenagem “chega no sentido de me dar mais força e incentivo para que possa aprimorar mais ainda, porque fazer jornalismo é um desafio diário”.
Autor do requerimento que homenageia o jornalista, o vereador Plácido Filho (PDT) explicou que a homenagem foi solicitada por conta de achar que Eliomar “é uma pessoa que tem serviço prestado à cidade de Fortaleza. Pois através do trabalho dele muitas coisas da cidade estão sendo resolvidas”, declarou.
O presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena, não conteve elogios ao falar de Eliomar. “É um dos jornalistas mais versáteis que eu já vi em Fortaleza”, afirmou Acrísio, dizendo ainda que “a coluna dele é dinâmica, uma leitura obrigatória em Fortaleza por causa da credibilidade da informação e da amplitude de suas fontes”, concluiu.
Carreira
Eliomar de Lima nasceu no dia 11 de dezembro de 1962 em Fortaleza. Com 28 anos de jornalismo, já atuou nos jornais O Estado, Tribuna do Ceará; nas rádios Uirapuru, O Povo e CBN; e na TV O Povo. Eliomar de Lima está no O POVO há 25 anos.
(O POVO)
Confira outras imagens:
Mesa composta pelo deputado estadual Heitor Férrer; pelo ex-governador Lúcio Alcantara; pelo homenageado; pelo presidente da Camara, Acrísio Sena; pelo ex-presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, e pelo vereador Plácido Filho
Também prestigiaram o evento o deputado federal Eudes Xavier, o deputado federal Artur Bruno, a deputada estadual Eliane Novais, os vereadores João Alfredo, Ronivaldo Maia, Marcelo Mendes, João Batista e Leonelzinho Alencar, além de Maria Luiza Fontenele, Rosa da Fonseca, Sérgio Novais, Diassis Martins e amigos
O homenageado na Tribuna da Câmara: Vai ver o cara ganha gosto!

REDES SOCIAIS

Internet ajuda consumidores


Clique para Ampliar


Uma imagem negativa diante dos consudores pode ser mais prejudicial do que um processo administrativo

Uma das implicações da alta velocidade de propagação de informações nas redes sociais, a relação mais direta entre clientes e empresas tem concedido aos consumidores mais influência no "enfrentamento" a irregularidades e violações praticadas por grandes companhias. Receosas quanto a repercussões negativas, empresas têm investido no atendimento ao cliente no meio virtual, em um processo que altera as relações tradicionais de consumo e tende a beneficiar os usuários.

Usando ferramentas como o microblog Twitter e o site de relacionamentos Facebook, consumidores de produtos e serviços têm apostado cada vez mais na internet - e na possibilidade de contato com cidadãos de todo o País - como garantia de terem os direitos assegurados.

Um dos inúmeros casos do gênero, que se propagam a cada dia, foi protagonizado pelo designer gráfico e ilustrador Rafael Salvador, que recorreu ao meio virtual após seu notebook ter parado de funcionar um mês depois de voltar da assistência técnica, para onde tinha sido levado ao apresentar defeito.

Inconformado, o ilustrador passou a divulgar a situação no Twitter, pedindo ressarcimento do valor do notebook, que tinha menos de um ano de uso. Pouco a pouco, sua reivindicação espalhou-se pelo meio virtual, culminando com uma mensagem, pelo Twitter, enviada pela fabricante do produto, que concedeu o ressarcimento.

Pesquisa
Agora, o ilustrador diz usar a internet para pesquisar sobre produtos. As pesquisas não se limitam ao preço, mas também às reclamações de consumidores contra a empresa ou o equipamento. Uma de suas fontes, destaca, é o site "Reclame Aqui" (www.reclameaqui.com.br), que reúne, entre outros serviços, declarações de usuários contra serviços dos mais diversos setores.

Outra cliente atendida após recorrer ao meio virtual, a publicitária Soraya Madeira, conta ter passado duas semanas ligando para a fabricante do ar condicionado da agência onde trabalha solicitando atendimento.

Depois de mais de dez dias ligando para a empresa, que informava que enviaria algum técnico, e não recebendo nenhuma assistência, a publicitária enviou uma mensagem ao Twitter da empresa. "No mesmo dia, entraram em contato comigo e no outro dia um técnico foi à agência", relata.

Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Ceará (OAB-CE), Eginardo Rolim, o esforço das empresas em responder de forma ágil os consumidores nas redes sociais não existe à toa.

Conforme o advogado, reclamações de um único indivíduo, amplificadas na internet, podem causar à empresa - que teria sua imagem afetada - um prejuízo maior do que um eventual processo administrativo aberto contra ela. Ele reconhece que, em muitos casos, recorrer à internet representa uma alternativa mais eficaz do que procurar órgãos de defesa do consumidor, os quais muitas vezes enfrentam carências como a falta de servidores.

Decon
Embora as relações de consumo tenham passado por transformações que favorecem os clientes, muitos consumidores ainda recorrem a órgãos de defesa com queixas contra empresas.

O total de atendimentos prestados no Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) neste ano já superou os dados de 2010. No último ano, 14.402 atendimentos foram feitos, em contraste com os 15.028 realizados, neste ano, até ontem. Assim como em 2010, os atendimentos ligados a assuntos financeiros lideram o ranking de reclamações, com 44% do total. O setor é seguido por atendimentos voltados para produtos (29%) e serviços essenciais (17%).

De acordo com o promotor de justiça João Gualberto, a maior parte das reclamações ligadas a assuntos financeiros que chegam ao Decon é feita por clientes de bancos que se dizem vítimas, principalmente, de juros abusivos ou que contestam a fatura de cartões de crédito.

Embora essa área seja a que mais recebe reclamações no Programa, ressalta João Gualberto, os assuntos financeiros tendem a ser resolvidos mais facilmente em comparação a outras áreas. Dos 6.667 atendimentos relacionados ao setor realizados neste ano, 1.859, 28% do total, converteram-se apenas em processos administrativos. "A cada ano, as empresas têm se interessado mais (em resolver os conflitos com clientes)", enfatiza o promotor de justiça.

Queixas
15.028 atendimentos foram feitos, neste ano (até ontem), pelo Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Decon), na unidade sediada em Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste

JOÃO MOURAREPÓRTER