sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

IMAC registra nascimento de 120 tartarugas na praia do Cauípe

A temporada de desova de tartarugas marinhas de 2022/2023 do litoral de Caucaia já resultou no nascimento de 120 filhotes da espécie Eretmochelys imbricata - Tartaruga de Pente. O registro foi feito pelo Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), na última quinta-feira (22), na praia do Cauípe. Esse é o primeiro registro de nascimento dessas espécies neste ano.

De dezembro até a presente data, o IMAC registrou 48 ninhos das espécies Chelonia mydas - tartaruga verde, e Eretmochelys imbricata - tartaruga de pente. Os ninhos foram encontrados no raio que fica entre a praia de Dois Coqueiros (bairro Parque Leblon) até a Barra do Cauípe.

De acordo com o gerente de orla, Thiago Menezes, a temporada deste ano deve ir até meados de julho. "Nosso maior cuidado agora deve ser com o trânsito nas praias. Por isso, é preciso reforçar que não pode haver tráfego de carros 4x4 ou qualquer tipo de veículo nas faixas de areia das praias de Caucaia", reforça Thiago.

O IMAC informa que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município e proteger os ninhos das tartarugas. Para isso, é preciso entrar em contato com o Whatsapp (85) 98108-0778 e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos.

No caso de registros de desovas de tartarugas, após identificação, os ninhos são sinalizados e monitorados para proteção dos ovos, que levam até 60 dias para serem rompidos pelos filhotes.

*Monitoramento de tartarugas*

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), segue como o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas. A prefeitura realiza esse trabalho em todo o litoral caucaiense, que tem 31,8 km de extensão. Essa conquista se deve ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.

_Foto: Por Thiago Menezes/gerente de orla do IMAC._

*Serviço*

Monitoramento da fauna costeira de Caucaia

Aviso de ninhos de tartaruga

Whatsapp (85) 98108-0778

Entrar em contato e enviar foto do ninho e localização.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Caucaia abre oito postos de saúde para atendimento médico e ações de combate às arboviroses neste último sábado de fevereiro

Chamar a atenção da população para os perigos do mosquito Aedes Aegypti e atender às pessoas que não podem ir até uma unidade básica de saúde durante a semana. Estes são os principais objetivos da abertura de oito postos de saúde, neste sábado (25), em mais uma ação realizada pela Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A SMS vai disponibilizar as unidades, de 8h às 16h, para ações educativas sobre arboviroses e coleta de sorologia para dengue, além de atendimento médico, de enfermagem e odontologia, e equipes de residentes multiprofissionais, que atuam em serviços, tais como auriculoterapia, ventosa, massoterapia, entre outros. 

Durante a abertura dos postos, também terão cuidados com o hipertenso e o diabético, aferição de sinais vitais, teste de covid-19, hepatites, sífilis e HIV, além de vacinação adulta e infantil e a realização de cadastros e cartão nacional do SUS.

Como estratégia para otimizar a demanda e atender com qualidade o maior número de pessoas, a ação do sábado não se restringe aos moradores da área do posto de saúde. Os serviços serão disponibilizados a todos os moradores do município.

*Saiba mais*

Todos os meses, a Secretaria de Saúde registra uma média de mil atendimentos com a abertura dos postos no último sábado. 

Serviço: 
Caucaia abre oito postos de saúde para atendimento médico e ações de combate às arboviroses neste último sábado de fevereiro

Data: 25/02 sábado 
Horário: 8h às 16h
Locais: 
- UAPS Joaquim Braga (Rua 103 - S/N - Planalto  Caucaia)
- UAPS Maria de Jesus Ferreira (Rua Marcos Couto Bezerra - S/N - Picuí)
- UAPS Francisco Paulo Pontes - Av. Dom Almeida Lustosa, Jurema.
- UAPS Antônio Jander Machado - Av. Central, S/N - Araturi 
- UAPS Ednir Carneiro Galeno, Rua Eribaldo Rodrigues, 518 - Potira 1 
- UAPS Sérgio Rodrigues Teixeira, Av D, S/N- Nova Metrópole
- UAPS Manoel Gomes da Silva (Rua Alaide Mateus, S/N - Toco).
- UAPS Novo São Miguel (Rua 17, No 1732 - Novo São Miguel).

Milhares de moradores do Metrópole terão escritura e registro dos imóveis

Foto: Reprodução

O prefeito de Caucaia, Vítor Valim, vai cumprir promessa de campanha e realizar o sonho dos moradores do Metrópole: vai entregar documento das casas  e a regularização fundiária, um luta legítima da associação dos moradores do conjunto habitacional. São mais de seis mil imóveis.

Fonte: https://www.blogrobertomoreira.com/

Prefeitura de Caucaia realiza curso de capacitação para recepcionista



Recepcionistas são responsáveis pelo primeiro contato com os hóspedes. Por isso, o atendimento deve ser o melhor possível, afinal, a primeira impressão é a que fica. Para capacitar o trade turístico e promover um melhor atendimento aos turistas e visitantes, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Setcult), ofereceu um curso de Recepcionista em meios de hospedagem, ministrado por profissional do Senac, no Centro de Apoio ao Turista (CAT), no Cumbuco. 

A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre SETCULT e Senac. O curso teve duração de 20 horas aula e as 15 participantes receberam um livro com as técnicas e orientações de como se portar na recepção. A secretária de Turismo e Cultura de Caucaia, Lívia Holanda, compareceu no curso e deu boas vindas às participantes. “É super importante esse trabalho e parceria junto ao Senac, pois a recepção é o primeiro contato com o turista. Por isso essa capacitação vai melhorar esse atendimento. Afinal, quando a gente é bem recebido a gente quer voltar. A Setcult pretende capacitar mais de mil pessoas até o final deste ano. Inclusive, a ideia é capacitar todos os setores. Principalmente os bugueiros e taxistas, que também fazem parte do nosso primeiro contato com o turista.", garantiu a secretária.

Para a aluna Yasmin Carvalho, que tem 25 anos e já trabalha na área de Recepção, o curso veio em boa hora. “Eu fico muito feliz de participar dessa capacitação porque sei que vai melhorar ainda mais meu atendimento. Eu já trabalho na área, mas é bom participar de cursos assim. Ter essa oportunidade de forma gratuita faz a diferença”, destacou Yasmin.

A instrutora do Senac, Maria Rodrigues, ressaltou a importância de as alunas seguirem as orientações e passo a passo para um bom atendimento receptivo. “O hotel é a segunda casa do turista. Por isso, eles têm que ser bem recebidos desde o primeiro momento. No curso, destacamos como elas devem se vestir, como devem falar, agir e como ajudar os hóspedes", garantiu Maria. 

Capacitação do trade turístico

A Secult está com inscrições abertas para o curso de Técnicas de Atendimento ao Cliente, e informa que em breve mais cursos serão oferecidos para a população e divulgados no site e nas redes sociais da Prefeitura de Caucaia. Entre as próximas capacitações estão os cursos de técnicas de atendimento ao cliente, boas práticas em manipulação de alimentos, técnicas em serviços de bar, entre outros. Para participar, os interessados devem comparecer até o CAT, das 8h às 16h. 

Serviço:

Secretaria de Turismo e Cultura
Local: Centro de Apoio ao Turista 
Av. dos Coqueiros, 2295 - Praia de Cumbuco
Atendimento: Das 8h às 16h

IMAC alerta sobre os cuidados com ninhos de tartarugas




O litoral caucaiense é o local de desova de diversas espécies de tartarugas. A temporada de ninhos é uma preocupação para o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), pois é preciso monitorar o comportamento desses animais marinhos para garantir que o ninho fique protegido e que haja o maior número de nascimento de tartaruguinhas. Em Caucaia, o início da nova temporada começou no final do ano passado. De dezembro até fevereiro, já foram contabilizados 38 ninhos das espécies Chelonia mydas - tartaruga verde e Eretmochelys imbricata - tartaruga de pente. 

De acordo com o gerente de orla, Thiago Menezes, a temporada deste ano deve ir até meados de julho. “Nosso maior cuidado agora deve ser com o trânsito nas praias. Por isso, é preciso reforçar que não pode haver tráfego de carros 4x4 ou qualquer tipo de veículo nas faixas de areia das praias de Caucaia”, reforça Thiago. 

O IMAC informa que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município e proteger os ninhos das tartarugas. Para isso, é preciso entrar em contato com o Whatsapp (85) 98108-0778 e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos.

No caso de registros de desovas de tartarugas, após identificação, os ninhos são sinalizados e monitorados para proteção dos ovos, que levam até 60 dias para serem rompidos pelos filhotes.

Monitoramento de tartarugas

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), segue como o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas. A prefeitura realiza esse trabalho em todo o litoral caucaiense, que tem 30,8 km de extensão. Essa conquista se deve ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.

Serviço
Monitoramento da fauna costeira de Caucaia
Aviso de ninhos de tartaruga
Whatsapp (85) 98108-0778
Entrar em contato e enviar foto do ninho e localização

Beneficiários do Garantia-Safra já podem retirar boleto de adesão ao programa junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural



Desde o dia 13 de fevereiro já estão disponíveis na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Caucaia (SDR) os boletos referentes à taxa de adesão ao programa Garantia-Safra, período 2022/2023. A taxa é de R$ 24 e os boletos devem ser pagos nas casas lotéricas até o dia 13 de março deste ano.

Em Caucaia, o programa conta com 825 aptas a receber o benefício. Participam do Garantia-Safra, agricultores familiares com renda mensal de até um salário-mínimo e meio. Em caso de perdas de 50% de na produção agrícola ou mais, motivadas por questões climáticas, como excesso de chuvas ou estiagem, o agricultor inscrito recebe R$ 1.200, valor que será pago em até cinco parcelas durante o ano de 2023.

A agricultora caucaiense Valneide dos Santos, da localidade Sítios Novos, trabalha no campo desde os nove anos. Hoje, com 42, realiza o plantio na área de 0,7 hectares, deixada pelo pai já falecido, com as duas filhas, de 12 e 22 anos, nas culturas do milho e feijão. Valdineide expressa a esperança de dias melhores, apesar das dificuldades. “Não podemos parar e precisamos plantar. Agradeço muito ao programa Garantia-Safra, que vem nos ajudando bastante e precisamos continuar trabalhando”, conta a agricultora, que colheu na última safra, 4,5 sacas de feijão e pouco mais de duas sacas de milho. “Procuramos enfrentar todas dificuldades com trabalho e muita fé num futuro melhor”, finaliza a agricultora.

O secretário de Desenvolvimento Rural de Caucaia, Sebastião Conrado, destacou que a SDR e equipe segue  dando todo apoio e suporte aos agricultores (as) de Caucaia que se inscreveram no programa: “A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, presta assistência aos agricultores do município em todas as fases do programa Garantia-Safra, desde as inscrições, ainda em 2022. Agora, em uma das últimas etapas para a confirmação do benefício, continuamos recebendo os agricultores que precisam desse auxílio final. O Garantia-Safra é uma conquista e uma segurança para o homem e mulher do campo de Caucaia. Um programa de grande alcance social. Por isso, alertamos que os agricultores não deixem de realizar o procedimento de impressão e pagamento do boleto de adesão até no máximo o próximo dia 13 ”, reforça Conrado.

Saiba mais

Criado em 2002, o Garantia-Safra assegura apoio aos agricultores familiares que sofrem com a perda da safra em razão de fatores climáticos: seca ou excesso de chuvas. Para o ano-safra de 2022/2023, houve um reajuste no benefício de 41% em comparação a 2021/2022, passando R$ 850 para R$ 1200.



CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...