quinta-feira, 1 de junho de 2023

Secretaria de Finanças de Caucaia realiza reunião sobre modernização fiscal para contabilistas do município

Na manhã desta quinta-feira (01), a Secretaria de Finanças de Caucaia (SEFIN), realizou uma reunião junto a contabilistas, contadores de nível superior e técnico, que atendem empresas no município, a fim de apresentar uma série de iniciativas do órgão, com vistas a modernizar os procedimentos relativos ao recolhimento de impostos municipais. Conduzida pelo secretário de Governo, Alexandre Cialdini, algumas das inovações apresentadas foram um novo convênio para atualização e confronto de dados junto à Receita Federal, novos fluxos de pagamento de tributos e o pagamento simplificado de impostos via pix.

Mas, para Alexandre Cialdini, o objetivo primordial do encontro foi mesmo estreitar os laços de parceria junto à comunidade de contabilistas que atuam no município. “O objetivo da reunião de hoje vai ao encontro de uma orientação técnica do prefeito Vitor Valim, ou seja, nós precisamos fazer com que o fisco se aproximem dos contribuintes, e isso demanda que ampliemos o grau de relacionamento com os contadores e técnicos em contabilidade, que são as nossas portas de entrada junto às empresas”, disse. Com isso, a gestão municipal espera aumentar o percentual de arrecadação.

Modernização e transparência também foram pauta da reunião, já que foram apresentadas aos profissionais novidades para a área fiscal. “O que nós estamos apresentando para o caucaiense é dizer que, hoje ele tem a forma mais fácil de pagar o tributo. E isso pode acontecer através do aplicativo que tem no celular dele chamado PIX. Essa foi a principal metodologia apresentada, fazendo com que qualquer cidadão possa ter acesso ao pagamento do IPTU, do ISS, entre outros”, ressaltou.

É uma das prioridades da gestão municipal a modernização dos procedimentos em todos os âmbitos da municipalidade. O novo portal do município, com ferramentas modernas de transparência e atualização, iniciativas na área de controladoria, como a adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, as novas estratégias de arrecadação, entre outras. Para os contabilistas que atuam no município, as novidades melhoram o dia a dia do exercício da função.

“Este encontro foi muito importante, pois envolveu profissionais da contabilidade de Caucaia e Região Metropolitana, e isso fortaleceu pois houve essa interatividade, e esse apoio de ouvir os profissionais. A fala do secretário abordou diversas atualizações que vão ser implementadas em relação à questão do controle, da arrecadação, os fluxos de cada tributo, o convênio com a receita federal, e a implantação de pagamentos via pix, que vai facilitar e muito e melhorar a arrecadação”, disse Zacarias dos Santos, contador.

*Saiba mais*

Atualmente, o Programa de Recuperação de Créditos Tributários (ou não), REFIS 2023, está em andamento, conduzido pela SEFIN. Através dele, o contribuinte pode promover a regularização de créditos tributários vencidos até 31 de dezembro de 2022 com a redução de multas e juros.

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Prefeitura de Caucaia anuncia concurso público com quase 1.800 vagas


“Nesta quarta-feira (31), o Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, anunciou em live, a realização de um novo concurso público no município. De acordo com o gestor, as vagas abrangem vários órgãos e cargos municipais, com quase 1.800 colocações. “Hoje é um dia de festa para os caucaienses. Vamos nos direcionar às mais diversas categorias. Enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, porteiro, merendeira, vigias, guardas-municipais, motoristas, e principalmente professores. Essa é uma demanda antiga da população, que aqui quero conversar da maneira mais clara possível”, introduziu. 

Entre as vagas anunciadas pelo prefeito, a que terá o maior número de vagas será a de professor: “Serão 500 vagas somente para professores, pois essa é uma das prioridades da nossa gestão. O investimento em educação, fará com que todo o investimento que temos feito em atrair novas empresas, a termelétrica, o gasoduto, o hub de hidrogênio verde sediado aqui, em Caucaia, beneficie as próximas gerações de caucaienses”, disse. Ainda de acordo com o mandatário, agora o município irá realizar os procedimentos necessários para escolha do instituto responsável pelo certame. O último concurso público para a Prefeitura Municipal de Caucaia foi realizado em 2016, e destinado ao preenchimento de apenas 401 vagas, além de formação de cadastro de reserva.

“Concurso público não é despesa, concurso público é investimento! Não deixem de divulgar essa live para todos começarem a estudar agora! Eu estou na torcida para que todas essas vagas fiquem com os nossos cidadãos caucaienses. Com toda a transparência, nosso desejo é que o cidadão caucaiense possa servir o município”, finalizou o prefeito Vitor Valim.

*Valorização*

A Prefeitura de Caucaia vem, desde o início da atual gestão, em uma forte política de valorização dos servidores públicos municipais. Prova disso são as mais de 100 pessoas convocadas de 2021 até maio deste ano, aprovadas em concursos anteriores. Além disso, uma série de benefícios e melhorias foram implementadas, visando o bem-estar e a valorização da categoria. Entre elas, e uma das que mais é citada entre os servidores, é a concessão de vale-alimentação a todos os profissionais, benefício antes repassado a apenas algumas categorias e dois aumentos salariais aos servidores. 

Outra categoria bastante beneficiada pela atual gestão são os professores. Pautas como pagamento de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (FUNDEF), reposição da inflação nos salários, o estabelecimento da progressão na carreira e o pagamento da regência de classe aos profissionais do núcleo gestor, são alguns dos benefícios.

terça-feira, 30 de maio de 2023

Prefeitura de Caucaia promove novo curso de Corte e Costura

A gestão municipal tem proporcionado muitos incentivos ao empreendedorismo e profissionalização dos caucaienses. Prova disso é o Projeto Prosperar, o maior programa de capacitação profissional do município, que tem formado centenas de pessoas em várias frentes. Na área de Corte e costura, por exemplo, em menos de um ano do lançamento do projeto, mais de 75 mulheres passaram pelo curso e estão aptas para empreender e trabalhar nesse segmento. Nesta quarta-feira (29), foi iniciada a quinta turma de Corte e Costura avançado, que conta com 15 alunas. O curso encerrará em junho deste ano.

A professora Rosa Abigail fez um balanço sobre o projeto Prosperar e ressaltou a importância dos cursos para a comunidade. “O Projeto Prosperar permite que essas alunas trabalhem em casa ou entrem no mercado de trabalho de forma mais qualificada. A formação que elas recebem é de alta qualidade e isso é inédito. Não é todo local que se tem um curso de qualidade totalmente gratuito como esse. No caso do curso de Corte e costura, são quatro módulos que permitem maior desenvoltura para as alunas. Algumas começaram do zero, e é muito prazeroso ver o processo de desenvolvimento delas. A gente percebe a satisfação das alunas. Elas aprendem e podem praticar tudo no maquinário que é de excelente qualidade. Além disso, depois do curso, elas saem mais seguras e começam a fazer modinha, roupa íntima, bolsa, bonecas para vender”, disse Rosa Abigail, professora.

A aluna Eulene Almeida disse que estava muito empolgada com o curso e que era uma chance de garantir um trabalho e uma renda. “Eu estava desempregada e estava procurando vaga do SINE Caucaia. Chegando lá, vi que tinham muitas vagas para costureira e me interessei pela área. Fiquei sabendo que a Prefeitura ia abrir esse curso e me inscrevi. Eu pesquisei sobre quanto custaria fazer esse mesmo curso na iniciativa privada e vi que era muito caro. Fiquei feliz por ter o mesmo curso de graça e estou muito feliz de aprender esse novo trabalho”, reforçou Eulene.

O curso básico de Corte e Costura oferece 160 horas/aula e maquinário de primeira linha onde as alunas produzem peças exclusivas. Além disso, a plataforma do Projeto Prosperar (https://ead.eadcedepam.com.br/) promove cursos de empreendedorismo na modalidade Ensino à distância (EAD).

*Saiba mais*

O Projeto foi lançado em julho de 2022 e tem oferecido 57 formações distribuídas entre as áreas de alimentação, confecção, empreendedorismo, estética, formação geral, hotelaria e turismo, produção agrícola e tecnologia da informação. No total, são mais de 20 mil vagas.

O Projeto Prosperar é realizado por meio do Programa de Infraestrutura Integrada de Caucaia, que tem como finalidade o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O programa é financiado pelo contrato de empréstimo celebrado entre a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Banco de Desenvolvimento da América Latina, e o município.

SME parabeniza estudantes/atletas campeões na fase CREDE dos Jogos Escolares 2023.

Nos dias 27 e 28 de maio foi realizada a fase CREDE dos jogos escolares à qual, segundo a Secretaria do Esporte (Sesporte), participaram mais de 12 mil estudantes nas modalidades coletivas em todo o Estado do Ceará.

Caucaia participou com 145 estudantes/atletas na CREDE 1 abrangendo 8 municípios: Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba. O evento foi realizado nas escolas e instalações esportivas do município de Maranguape/CE e foram classificados 79 atletas Caucaienses para a próxima fase nas modalidades coletivas: Futsal masculino e feminino, Handebol feminino e Basquete masculino.

Estiveram presentes o Secretário de Educação de Caucaia (SME) – Sergio Kobayashi, os técnicos da SME Alexsandre Rocha e Milena Cabral  e os técnicos da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude de Caucaia (SEJUV) – Bruno Terto e Alberto Peixoto.

Parabéns aos participantes e boa sorte na próxima fase!


CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...