sábado, 13 de abril de 2013

DESVIOS DE RECURSOS 200 inquéritos investigam prefeituras

As investigações apuram crimes contra as finanças públicas praticados nos municípios cearenses

Pelo menos 200 inquéritos estão em andamento no Ceará, instaurados pela Polícia Civil, para apurar possíveis desvios de recursos nas prefeituras cearenses, dos quais 83 já foram encaminhados à Justiça. Dentre as investigações, constam infrações penais praticadas por agentes públicos contra as administrações municipais, crimes contra as finanças públicas, irregularidades nas licitações e casos que configuram improbidade administrativa. As informações foram divulgadas pelo delegado adjunto da Delegacia dos Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas do Estado, Hugo Alencar Linard.

O delegado Hugo Alencar Linard afirma que as irregularidades mais comuns nas prefeituras ainda são referentes a problemas em licitações FOTO: KID JÚNIOR

Só no ano passado, aproximadamente 800 inquéritos foram trabalhados pela delegacia, sendo 135 abertos em 2012 e o restante referente a anos interiores que retornaram da Justiça. Desse total, 328 dizem respeito às comarcas do Interior, e as demais, ou seja, a maior parte das investigações, ocorrem na Capital cearense.

O delegado Hugo Alencar explica que as irregularidades mais praticadas por gestores ainda são relacionadas a processos licitatórios, ferindo a lei 8.666, que versa sobre o tema. "Teria que haver um controle mais eficaz em relação a essas licitações nos municípios e nos órgãos públicos de um modo geral", diz.

Na última terça-feira, operação deflagrada pelo Ministério Público e Polícia Civil afastou 26 pessoas da Prefeitura de Quixeramobim, inclusive o prefeito da cidade, Cirilo Pimenta, por acusações de fraudes em licitações em recursos que se aproximam dos R$ 6 milhões. Na última quinta-feira, dois dias depois da operação ter sido deflagrada, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará negou liminar impetrada pelo prefeito e manteve seu afastamento da Prefeitura.

O delegado Hugo Alencar diz acreditar que a parceria entre os órgãos de fiscalização tem inibido a atuação de alguns gestores mal intencionados que se apoiam na certeza da impunidade. "A atuação dos tribunais de contas, Ministério Público e Polícia Civil têm paulatinamente feito com que haja maior zelo e preocupação com a máquina pública". E completa: "Se no passado houve situações de desmonte, hoje, apesar das dificuldades, se tem um trabalho fiscalizador, às vezes preventivo, e isso tem ajudado a mudar a imaginação de que seriam gestores não alcançados pela persecução penal".

Desde o início do ano já foram abertos 21 inquéritos policiais de 50 denúncias que chegaram à Delegacia. "Mas esse número tende a aumentar devido à situação de novas gestões de prefeituras municipais e possíveis irregularidades denunciadas pelos novos gestores", aponta o delegado Hugo Alencar, acrescentando que, em 2013, já foram realizados 175 oitivas, ou seja, tomadas de depoimento e interrogatórios sobre essas denúncias.

Prazo

O prazo previsto para que os inquéritos sejam encerrados é de 30 dias, mas, devido à falta de pessoal e grande quantidade de processos, isso nem sempre tem ocorrido, explica o delegado adjunto da Delegacia dos Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas do Estado. "A lei prevê que o inquérito seja concluído em 30 dias, mas geralmente não tem como isso ser feito, apesar de a Delegacia ter feito o possível para cumprir as diligências dentro do prazo", informa.

A pena para os crimes contra o patrimônio público podem chegar a 12 anos de prisão, a depender da gravidade das infrações cometidas. Irregularidades constatadas em licitações preveem entre dois e cinco anos de reclusão, enquanto o crime de peculato, que consiste na prática de desvio, por abuso de confiança, de dinheiro público para proveito próprio ou alheio, garante pena que pode variar entre dois e 12 anos de prisão.

O delegado Hugo Alencar explica que, até o ano passado, a Delegacia dos Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas atuava em todo o Interior do estado, mas uma portaria assinada pelo delegado geral Luiz Carlos Dantas redefiniu o papel da Delegacia, de modo que os trabalhos de investigação estão, hoje, mais focados na Capital e Região Metropolitana. Nos demais municípios, afirma, as ações só ocorrem quando houver investigação de prefeito com prerrogativa de foro do Tribunal de Justiça.

Parcerias

As investigações na Polícia Civil ocorrem em constante parceria com o Ministério Público Estadual, através das ações sugeridas pelos promotores. O delegado Hugo Alencar ressalta que, em muitas situações, os policiais só tomam conhecimento dos detalhes da operação no momento em que ela é deflagrada.

Atualmente, tramita uma Proposta de Emenda à Constituição no Congresso, a PEC 37, que retira do Ministério Público (MP) a competência para promover investigações criminais, reservando a função de Polícia Judiciária às Polícias Federal e Civil. Promotores e procuradores de todo o País já se mobilizam contra a aprovação da PEC por entender que ela limita a atuação do MP.

Questionado sobre o assunto, o delegado Hugo diz que prefere não entrar no mérito da PEC, ressaltando que, independentemente do andamento dessa questão, a Polícia Civil deve continuar priorizando a parceria com o Ministério Público e outros órgãos de fiscalização para garantir transparência e independência nas investigações. "Com ou sem essa aprovação da PEC 37, a parceria tem que existir, ela é salutar para que se evitem e se apurem desvios de recursos", pontua o delegado.

INVESTIGAÇÕES

DENÚNCIAS

Os inquéritos instaurados pela Polícia Civil resultam de ações sugeridas pelo Ministério Público, do poder Judiciário ou a pedido de alguém que se sentiu prejudicado, como um gestor de uma prefeitura que pode noticiar fatos do município ou efetivar as denúncias. Os inquéritos também são instaurados com base em documentos oriundos dos tribunais de contas

COMPETENTES

A Delegacia dos Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas recebe as denúncias e encaminha para outros órgãos competentes, se for o caso, ou instaura os inquéritos para apurar as irregularidades

PEC 37

A tramitação da PEC 37 é alvo de polêmica entre promotores e procuradores, de um lado, e a Polícia, do outro, tendo em vista que a proposta pretende limitar o poder de investigação do Ministério Público e fortalecer o papel das Polícias Civil e Federal como Polícia Judiciária.
Fonte: Diário do Nordeste

O tomate e os agiotas da mídia

Por Altamiro Borges 

O tomate virou destaque na mídia nativa. O Jornal Nacional da TV Globo não para de falar no vegetal. Os jornalões também dão amplo espaço ao novo perigo vermelho! Os “analistas do mercado” – nome fictício dos porta-vozes do rentismo – afirmam que a explosão do preço do tomate evidencia que o governo perdeu o controle da inflação. Não resta outro remédio, ou pesticida: a alta da taxa de juros. O bombardeio tem alvo imediato: a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, na próxima semana. 

Segundo a Folha, que é tucana e rentista, a inflação “deve fechar o ano acima de 6%”. Ela faz esta afirmação no título, mas relativiza o terrorismo no próprio corpo da matéria. “A maioria dos cerca de cem analistas consultados semanalmente pelo BC, entretanto, tem estimativa menor. As projeções de inflação de 2013 registraram leve recuo na semana passada, de 5,71% para 5,70%”. Mesmo assim, o tomate, o novo inimigo público da economia, indica dias piores para a nação brasileira – que caminha para o caos total! 

Já o Estadão, que está falido e é refém dos banqueiros, garante que a inflação vai superar o teto da meta fixada pelo governo. “Esta é a expectativa da maioria esmagadora dos economistas do mercado financeiro consultados pelo AE Projeções. Segundo um conjunto de 45 instituições, o indicador atingirá nível de 6,50% a 6,70%, com mediana de 6,62%... Se o IPCA superar o teto no acumulado em 12 meses, será a primeira vez que isso acontecerá desde novembro de 2011, quando a taxa foi de 6,64%”. 

Globo, Folha e Estadão não vacilam diante deste cenário apocalíptico. “A opinião majoritária é que a subida dos juros deve começar no mês que vem”, decreta o jornal da famiglia Frias. Para o diário, que estigmatizou os aeroportos lotados, a alta da inflação já afeta os hábitos de consumo dos ricaços. “Consumidor troca avião por carro, evita estacionamento e restaurante e espaça idas ao cabeleireiro e à manicure. Levantamento que leva em conta itens com maior peso no consumo dos mais ricos mostra aumento dos serviços”. 

No meio deste tiroteio, o governo ainda tenta resistir. No início desta semana, a presidenta Dilma Rousseff promoveu um almoço com os economistas Delfim Netto, Luiz Gonzaga Belluzzo e Yoshiaki Nakano – os três avessos à ortodoxia neoliberal. O Palácio do Planalto se mostra preocupado com a inflação, mas evita medidas que desestimulem o crescimento da economia. A batalha será definida nos próximos dias. A mídia rentista já está em campo; falta a pressão dos movimentos sociais e das forças comprometidas com a produção e o trabalho.

PPS e PMN decidem antecipar fusão para esta quarta

A movimentação da base governista para tentar atrapalhar a criação de novos partidos antecipou para a próxima quarta-feira (17) a decisão do PPS e PMN de fazer a fusão.
Inicialmente, a possibilidade de união entre os dois partidos estava sendo discutida para ocorrer apenas no meio do ano.
A decisão de se antecipar ocorreu neste sábado (13) em Brasília, após integrantes do diretório nacional do PPS aprovarem a fusão e acertarem os detalhes para a realização de um Congresso Nacional do partido na próxima semana. Na ocasião, deverá ser feita a oficialização da união.

De sua parte, a secretária-geral do PMN, Telma Ribeiro, passou o dia em um hotel de Brasília disparando telefonemas e e-mails avisando os seus correligionários sobre o encontro da próxima quarta-feira. Até a semana passada, Telma Ribeiro trabalhava com a possibilidade de fazer as consultas finais no dia 5 de maio.
A ação conjunta dos dois partidos tem como objetivo se adiantar a uma possível aprovação do projeto, que tramita no plenário da Câmara, e determina que uma nova legenda só poderá contar com tempo de TV e o fundo partidário após passar por uma eleição para a Câmara dos Deputados.
Na noite da última quarta-feira (10), integrantes do PT e PMDB articularam nos bastidores para aprovar um requerimento que acelerava a votação do projeto. A medida foi tomada sem o conhecimento da maioria dos líderes partidários, o que gerou revolta por parte do PSB, PSDB, PPS e PV no plenário. A proposta acabou não sendo aprovada.
Após admitir o erro, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou que o projeto será colocado em votação na próxima terça-feira (16), véspera da possível fusão entre PPS e PMN. Para que entre em vigor, o projeto precisa, depois de passar pela Câmara, ser votado pelo Senado.
"A manobra pegou o pessoal desconcertado. Percebe-se que se trata de um interesse casuístico", disse Telma Ribeiro.
"Quem está com o cronometro na mão é o governo. É agora ou nunca", disse ex-deputado e membro da Executiva do PPS, Raul Jungmann.
JANELA
Caso se confirme a fusão na próxima quarta-feira, deverá ser aberto um prazo para que os políticos mudem para o partido sem o risco de perder o mandato. Esse período é conhecido como "janela".
O nome mais contado hoje da nova legenda é o MD (Mobilização Democrática), o mesmo registrado em 2006 quando as duas legendas, mais o PHS, ensaiaram uma primeira união.
Com a criação da janela, a expectativa de parte dos integrantes do PPS é que o ex-governador José Serra deixe o PSDB para fazer parte da nova legenda.
Serra participou ontem de evento promovido pelo PPS onde defendeu a união de forças da oposição contra possível candidatura de Dilma à reeleição.
Outra hipótese discutida é o apoio à possível candidatura à Presidência de Eduardo Campos (PSB) ou até mesmo de Marina Silva, que tenta criar o Rede Sustentabilidade.
Também está no radar do novo partido a adesão de parlamentares descontentes com as atuais legendas. Hoje o PPS conta com 10 deputados e o PMN com três. A expectativa é que a nova bancada na Câmara chegue a pelo menos a 20 deputados
O comando do partido deve ser destinado o atual presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP).
Como parte do estatuto estuda-se, entretanto, que se divida, meio a meio, as presidências estaduais e municipais. E onde tiver o presidente de um dos partidos, ele não contará com a maioria dos membros.
Fonte: Folha de São Paulo

"Sou o homem mais feliz do mundo", diz Neymar, sobre interesse do Barcelona

Neste sábado, Neymar viu, mais uma vez, seu nome ser ligado a uma possível transferência para o futebol europeu, em especial o Barcelona. O jornal espanhol 'Sport' publicou que o pai do jogador está na Espanha com alguns representantes do atleta para dar andamento às negociações.
Alheio a tudo isso, o craque brilhou em Santa Bárbara D'Oeste e fez quatro gols na goleada sobre o União Barbarense. Depois, ao deixar o vestiário, comentou o interesse do Barça em seu futebol e se disse 'muito feliz'.
"É uma satisfação maravilhosa. É um orgulho ver esses craques (Xavi, Messi e Iniesta) falarem de mim. Eu sou o homem mais feliz desse mundo. Só tenho a agradecer (pelo interesse)", afirmou o camisa 11 ao Sportv, em meio a um tumulto de torcedores, que o cercaram com pedidos de fotos e autógrafos, e um batalhão de jornalistas.
Fonte: uol.com

Lançamento do clipe "Gentleman" do Psy


Messi publica foto com namorada e "apresenta" filho de 5 meses

Messi publicou foto com o filho e a namorada Antonella Foto: Facebook / Divulgação
Messi publicou foto com o filho e a namorada Antonella
Foto: Facebook / Divulgação

O atacante Lionel Messi publicou neste sábado no Facebook uma foto em que aparece com a namorada, Antonella Roccuzzo, e o filho de cinco meses, Thiago. Foi a primeira vez que o astro do Barcelona "apresentou" seu filho aos fãs pela rede social.
"Tarde de passeio", escreveu Messi ao publicar a imagem. O argentino, 25 anos, conhece Antonella desde a infância, e se tornou pai em novembro do ano passado.
Recentemente, Messi fez uma tatuagem das mãos de Thiago em sua panturrilha esquerda. O atacante é conhecido na Espanha por sua personalidade tímida - não gosta de dar entrevistas, por exemplo - e por evitar exposição sobre sua vida pessoal.

Deputado Federal Danilo Forte visita o CASP em Caucaia


Na manhã deste sábado o Deputado Federal Danilo Forte a convite do Vereador Kiko do Cazuza e do presidente do CASP. O Sr. Tancredo Rocha Pontes visitou todo o espaço do CASP que faz trabalho de Prevenção e Tratamento de Dependência Química. E o trabalho com crianças e adolencentes que aprendem a toca instrumentos musicais e pratica de esportes. CASP. (Centro de Assistência Social e Profissional).

Porto de Caucaia-Pecém vai intensificar operações com minérios

pecém esteira
O consórcio CPKN, formado pelas empresas Koch e Normatel, foi habilitado para a instalação da Correia Transportadora de Minérios, que vai funcionar no Porto de Caucaia-Pecém. A obra deverá agilizar os processos de exportação de minérios.
O consórcio é o mesmo que instalou os 12 quilômetros da Correia Transportadora de Carvão, que opera a uma velocidade de 7km/h. A esteira evita a demora de navios no porto e o acúmulo de caminhos no pátio.

*Com informação do Eliomar de Lima

Feliz Dia do beijo


Veja fotos de beijos inspiradores, formas de beijar e os diferentes tipos de beijos

por Redação
Dia do beijo title=


No dia 13 de abril é comemorado o Dia do Beijo. É difícil saber, ao certo, o que motivou a criação da data comemorativa, mas diz a história – verdadeira ou não – que o italiano Enrique Porchelo beijava todas as mulheres que encontrava na vila em que vivia, casadas ou não. Em 13 de abril de 1882, o padre local teria oferecido um prêmio em moedas de ouro às mulheres que não haviam sido beijadas pelo “Don Juan”. Conta a lenda que nenhuma apareceu e que o tesouro está escondido em algum lugar da Itália até hoje.
A verdade é que é difícil não querer dar um beijinho em quem se ama, não é? Em muitas vezes, nem precisa ser amor, atração já basta para tirar o fôlego. Também pudera, de acordo com o “Dossiê do Beijo, livro de Pedro Paulo Carneiro, existem 484 formas diferentes de beijar.
“O beijo é uma arma poderosa de sedução e pode ser considerado o termômetro do relacionamento“, afirma Cláudya Toledo, terapeuta sexual e presidente da agência de relacionamentos A2Encontros. “Os relacionamentos normalmente começam com um beijo e o casal precisa dele para manter seu entrosamento, já que ele tem o poder de misturar a essência das pessoas através da boca, da respiração”, acrescenta.
dia-do-beijo
Shutterstock
Ela diz ainda que muitos casais de longa data têm relação sexual sem beijo na boca, o que indicaria que a relação estacionou ou esfriou. “Variar o beijo, criar e namorar beijando é um sinal que o relacionamento está vivo”, explica. Ótimo estímulo para investir no seu lado beijoqueiro, não? Confira curiosidades sobre o beijo:
- 29 músculos são ativados em um beijo apaixonados;
- O corpo se aquece, queimando até 15 calorias e a pressão arterial sobe;
- Uma pessoa troca, em média, 24 mil beijos (de todos os tipos, dos maternais aos apaixonados e, até mesmo, os roubados) ao longo da vida;
- Beijar acalma! O nível de serotonina no cérebro aumenta quando estamos beijando;
- Pesquisadores americanos afirmam que a saliva trocada em um beijo apaixonado facilita a digestão e tem efeitos benéficos sobre as defesas do organismo
E não é só isso! Segundo Cláudya, o beijo pode ativar o funcionamento de nossa saúde orgânica, biológica e energética. No livro “Eles são simples, Elas são complexas”, da editora Alaúde, ela lista assete saúdes do ser humano – física, sexual, financeira, emocional, social, mental e espiritual – e os sete beijos correspondentes a cada uma delas.
Beijo animal: a pessoa morde os lábios e “ataca” ferozmente o outro. Representa força, ativa a saúde física.
Beijo flex: beijo com muita língua, saliva e mordidinhas. Representa prazer, ativa a saúde sexual.
Beijo power: um dita o ritmo para o outro. Representa posse, ativa a saúde financeira.
Beijo doce: as línguas se entrelaçam suavemente, os corpos se unem carinhosamente. Representa amor, ativa a saúde emocional.
Beijo surpresa: aquele roubado, causa susto e prazer inesperado, faz rir. Representa alegria, ativa a saúde social.
Beijo focado: penetração da língua na boca como num ato sexual. Representa intenção sexual, ativa a saúde mental.
Beijo tântrico: é aquele que evolui do tipo animal ao focado naturalmente, mudando a energia e as nuances. Representa união, integração, êxtase, ativa a saúde espiritual.
Fonte: bolsademulher

FACEBOOK. Locadora mede força das redes

Uma distribuidora de vídeos de Fortaleza, a Distrivídeo, inseriu em  sua página do Facebook anúncios de que iria detonar todo o estoque de filmes (CDs e BlueRay) pela metade do preço. Em poucos minutos, a loja ficou superlotada. Gente com cestinhas, disputando alguns títulos interessantes. 

Quem diria que, um dia, a gente pudesse encontrar um Marlon Brando (de sua melhor fase) ao preço de 2 reais. Comprei 'Uma Rua Chamada Pecado', do grande Elia Kazan. O DVD 'Viva São João', de Gil.berto Gil, com Marinês, Dominguinhos, Alceu Valença, Elba Ramalho, Sivuca - por apenas 3,45 reais. 

Segundo o gerente Marcelo Alves, a ideia de utilizar o Facebook para divulgação, vem confirmar o prestígio das redes sociais em termos de gerenciar ações como essa.

CINEMA EM CAUCAIA] SHOPPING IANDÊ


As salas de cinema de Caucaia no Shopping Iandê que abriu nessa sexta feira 12 de abril  foi um momento mais esperando do povo Caucaienses. Para os jovens isso foi um sonho que virou realidade temos cinemas,praça de alimentação,lojas,parque e tudo de bom em Caucaia.

Tabela detalhada do início do Brasileirão é divulgada pela CBF

Serão mantidos jogos às 21 horas aos sábados


A CBF divulgou a tabela detalhada das 10 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Apesar do anúncio de que Santos x Flamengo abririam a Série A, no dia 26 de maio, um domingo, a tabela mostra que a abertura caberá ao campeão Fluminense em jogo contra o Atlético-PR e também ao confronto Vitória x Internacional, ambos no sábado, às 18h30.
Fluminense abre o Brasileirão em jogo contra o Atlético-PR. Foto: Reuters
A divulgação confirmou que a CBF decidiu manter a disputa de jogos às 21 horas de sábado, pelo menos nestas dez primeiras rodadas, apesar das críticas - partidas neste horário no ano passado sofreram com baixo público e pouca audiência na televisão. O primeiro duelo às 21 horas será entre Corinthians e Botafogo, no Pacaembu, no mesmo dia 25 de maio.
A tabela, porém, deixa ainda algumas dúvidas. Não há especificação de local de jogo para diversas partidas. Nem para estádio, nem para cidade. Os times cariocas são os que vivem maior indefinição por causa da interdição do Estádio Engenhão por tempo indeterminado. Mesmo o Vasco, cuja sede é São Januário, tem partidas sem local definido na tabela.
Outras indefinições se devem à Copa das Confederações. Vitória, Bahia, Cruzeiro e Atlético-MG têm alguns jogos sem sede porque os estádios locais - Arena Fonte Nova e Mineirão - serão cedidos ao torneio da Fifa. Estes times terão que jogar em arenas alternativas da primeira à quinta rodada - a competição tem início em 15 junho, mas o Brasileirão terá partidas até o dia 12.
De volta à primeira divisão, o Atlético-PR também tem partidas sem locais definido porque a Arena da Baixada está fechada para ser reformada, visando a Copa do Mundo do próximo ano. O time paranaense deve mandar seus jogos em Cascavel, no oeste do estado. O Grêmio também não tem local definido para a estreia porque perdeu o mando de campo, em punição aplicada pelo STJD em 2012.
Estes primeiros detalhes do início do Brasileirão vão até o dia 1º de agosto (quinta-feira), quando será encerrada a 10ª rodada. Os detalhes das demais serão anunciados no decorrer da competição.
Confira a primeira rodada do Brasileirão
25/05 (sábado)
18h30 - Fluminense x Atlético-PR, a definir
18h30 - Vitória x Internacional, a definir
21h00 - Corinthians x Botafogo, Pacaembu

26/05 (domingo)
16h - Grêmio x Náutico, a definir
16h - Ponte Preta x São Paulo, Moisés Lucarelli
16h - Criciúma x Bahia, Heriberto Hülse
16h - Santos x Flamengo, Estádio Nacional
18h - Vasco x Portuguesa, a definir
18h - Cruzeiro x Goiás, a definir
18h - Coritiba x Atlético-MG, Couto Pereira

Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 12 de abril de 2013

CBF divulga data das 10 primeiras rodadas da Série A

Um terço das partidas ainda não têm local de disputa definido

A CBF divulgou, nesta sexta-feira (12), as datas e os horários das dez primeiras rodadas do Brasileiro da Série A. Das 100 partidas, 34, ou um terço, não têm locais definidos.
Os principais motivos são os estádios estarem cedidos para a Fifa, a partir de 25 de maio, para a disputa da Copa das Confederações e a interdição do Engenhão. O Atlético-PR, que tem o seu campo reformado para o Mundial, não definiu onde mandará seus jogos.
O horário das 21h de sábado está mantido. O Corinthians, por exemplo, estreará no dia 25 de maio, um sábado, às 21h contra o Botafogo, no Pacaembu.
Os times do Rio, Salvador e Belo Horizonte não estão com os locais definidos porque os estádios estarão à disposição da Fifa, não só para os jogos da Copa das Confederações, como para treinamentos das seleções -caso, por exemplo, do Barradão, casa do Vitória na Bahia. Mesmo caso do Vasco, que não poderá usar São Januário. Assim como o Mineirão e Independência, na capital mineira.
O Brasileiro vai parar no dia 13 de junho e só volta no dia 6 de julho justamente por conta da Copa das Confederações, que será disputada entre 15 e 30 de junho. A última rodada do campeonato será dia 8 de dezembro.
Fonte: Diário do Nordeste

PREFEITO DR. WASHINGTON PARTICIPAR DO SEMINÁRIO DOS PREFEITOS DE 2013


Nessa sexta feira o prefeito de Caucaia Dr. Washington participou do seminário Prefeitos do Ceará Cenários de desafios e oportunidades que esta sendo realizando no centro de eventos do Ceará.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Ministério do Esporte faz o pagamento de prêmio aos campeões mundiais de 1958, 1962 e 1970

Os jogadores campeões mundiais nas Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970 receberão, a partir da próxima segunda-feira, a premiação prevista na Lei Geral da Copa, sancionada em junho do ano passado. Cada um dos 51 jogadores – ou seus sucessores legais – terá direito a R$ 100 mil, pagos pelo Ministério do Esporte.

A premiação inclui os titulares e reservas que disputaram pelo menos um dos três mundiais pela seleção brasileira. Da lista total, 15 jogadores já faleceram. Nesse caso, a lei estabelece que “os sucessores previstos na lei civil, indicados em alvará judicial expedido a requerimento dos interessados, independentemente de inventário ou arrolamento, poder-se-ão habilitar para receber os valores proporcionais a sua cota-parte”.

A ordem bancária já foi emitida pelo Ministério do Esporte, e o dinheiro estará disponível a partir de segunda-feira nas contas dos campeões. O ex-atacante Tostão recusou o prêmio.

"A premiação é um pequeno reconhecimento por tudo que os campeões de 1958, 1962 e 1970 fizeram não só pelo futebol, mas pelo Brasil", afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Ascom – Ministério do Esporte

SOCIEDADE Salvador também vai multar quem jogar lixo no chão, defende projeto de lei

Depois do Rio de Janeiro, Salvador também se prepara para punir quem jogar lixo no chão. Foi apresentada na Câmara da cidade um projeto de lei semelhante à da capital fluminense.
A diferença é que, em vez de ser multado logo de cara, quem for flagrado cometendo a infração será advertido na primeira vez; na segunda, terá de desenvolver atividades socioeducativas voltas à questão ambiental; só na terceira é que virá a multa.
O autor do projeto, vereador Marcell Moraes (PV), explicou ao Correio da Bahia que, embora tenha servido de inspiração, o projeto do Rio precisou ser adequado à realidade de Salvador. Ainda não estão definido os valores das multas, que ficarão a cargo da prefeitura.
Fonte: blogs.estadao

Alunos de escolas públicas estão isentos de inscrição de vestibular

Alunos de escolas públicas estão isentos do pagamento de taxas de inscrição nos processos seletivos de Universidades Federais do País.  A nova lei, já em vigor, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira
A determinação vale apenas para alunos com renda familiar per capta igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio e que, ao mesmo tempo, tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas ou sido bolsistas integrais em escolas particulares. A isenção é válida para todas as instituições federais de ensino superior do Brasil.
Fonte: Roberto Moreira

DEPUTADO FEDERAL DANILO FORTE DEFENDE A REFORMA POLÍTICA

   
Danilo defende reforma política
A ameaça de obstrução na Câmara dos Deputados por parte da maioria das bancadas que resultou no adiamento da votação da reforma política frustra a sociedade e aos deputados que desejam mudanças no sistema atual. A opinião é do deputado Danilo Forte, que se junta aos que querem a reforma do sistema político. O parlamentar cearense avalia que a ausência de consensos na Comissão Especial da Reforma Política é o principal responsável pelo final melancólico da proposta. Para Danilo a lei eleitoral em vigor é incompatível com a Lei da Ficha Limpa e a de Responsabilidade Fiscal e se não for reformada vai provocar um “ringue judicial” no próximo pleito. “Muitos erros foram cometidos nesse debate, mas precisamos ter maturidade e avançar para uma matriz que a sociedade está a exigir.

Assessoria do Deputado com adaptação do Blog Marcilio boião

Justiça nega liminar que pedia volta de prefeito e vice afastados no Ceará

Gestores foram afastados pelo prazo de 180 dias.
Pessoas afastadas são suspeitas de fraudar licitações.

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou, na noite desta quinta-feira (11), liminar que pedia o retorno do prefeito, do vice e dos secretários afastados de Quixeramobim, aos cargos na administração do município, segundo o promotor Marcos William Oliveira, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual. O pedido foi feito pelo advogado Paulo Quezado, que representa o prefeito afastado, Cirilo Pimenta, e o vice, Tarso Pinheiro Borges e os secretários.
Na terça-feira (9), o prefeito do município, Cirilo Pimenta, o vice-prefeito, Tarso Pinheiro Borges, além de 26 gestores do município foram afastados pela Justiça por 180 dias, suspeitos de fraudar licitações. Na quarta-feira (10,) o presidente da Câmara Municipal de Quixeramobim, Clébio Fernandes (PSB), assumiu o cargo de prefeito da cidade, a 206 quilômetros de Fortaleza, durante sessão extraordinária. O advogado dos gestores disse que, no momento, não iria comentar a decisão que negou a liminar.
Ação

A ação em Quixeramobim fez parte da Operação Nacional contra a Corrupção foi deflagrada pelo Ministério Público, em parceria com diversos órgãos, e cumpriu mandados de prisão, de busca e apreensão, de bloqueio de bens e de afastamento das funções públicas em pelo menos 12 estados. O desvio de verbas públicas sob investigação ultrapassa R$ 1,1 bilhão.

De acordo com o promotor de Justiça Marcos Wiliian Oliveira, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual, "são licitações em construção, em compra de remédios, enfim, de tudo o que você imaginar tem indícios de fraude na licitação no município de Quixeramobim. Isso ocorreu no fim de 2012 e principalmente no início desse ano".
Segundo o promotor Marcos Willian Oliveira, "foi feita a apreensão de vários materiais [...], e também foi feita a quebra de sigilo bancário e a indisponibilidade dos bens dessas pessoas e agoranós vamos apreciar esses documentos e tocar a ação que já foi ajuizada".  Após análise parcial do material apreendido durante a operação “Quixeramobim Limpo I”, realizada em 21 de março deste ano, haviam sido verificadas fraudes licitatórias da ordem de R$ 5.848.335,67 referentes à atual gestão. Para o MP, isso é fruto da atuação de uma suposta quadrilha infiltrada na Prefeitura de Quixeramobim relacionada com a fabricação de processos licitatórios.

Policia reforça segurança em 10 cruzamentos de Fortaleza

Praças de Fortaleza também entram no planejamento da PM
Os cruzamentos de importantes avenidas em 4 bairros da Capital estão com o policiamento reforçado a partir desta quinta-feira (11). 10 cruzamentos da Aldeota, Papicu e Cocó fazem parte de um planejamento preventivo da Policia Militar do Ceará. Além das vias, praças de Fortaleza como a Gentilândia, no Benfica, e a Praça Portugal, na Aldeota, também vão ter reforço policial.
Um dos cruzamentos é a esquina da  Avenida Desembargador Moreira com Dom Luís. Foto: José Leomar
4 PMs vão fazer a segurança em cada um desses cruzamentos, 2 por turno, de segunda à sabado. Segundo o Coronel Carlos Ribeiro, os policiais vão se revezar em dois turnos: de 8h às 14h e das 14h às 20h. No total, a operação vai envolver 40 PMs.
A Policia Militar informou que está previsto no planejamento uma mudança de localização, caso as ocorrências de criminalidade migrem para outros pontos da cidade.
Confira cruzamentos com reforço policial
- Frei Mansueto com Dom Luis  
- Ana Bilhar com Vicente Leite
- Barbosa de Freitas com Eduardo Garcia
- Desembargador Moreira com Canuto de Aguiar
- República do Líbano com Barbosa de Freitas
- José Vilar com Tenente Benévolo
- Beni de Carvalho com Virgílio Távora
- Santos Dumont com Desembargador Moreira
- Dom Luis com Virgílio Távora
- Desembargador Moreira com Dom Luís


Fonte: Diário do Nordeste

REAJUSTE DOS PROFESSORES DE CAUCAIA 8% FOI APROVADO HOJE

    
Na manhã desta quinta feira foi aprovado na câmara de Caucaia pelo os Vereadores  reajuste de 8% para os professores uma conquista que foi feita em dialogo a muitos dias entre o Prefeito Dr. Washington juntamente com o Sindicato Dos Servidores De Caucaia Sindsep Caucaia.
Para quem não viu: Descubra como fica seu salário com a implementação de 8% de reajuste no magistério

MPF denuncia fraude em licitação e desvio de verbas em Juazeiro do Norte

O Ministério Público Federal no Ceará entrou com ação contra o ex-secretário de infraestrutura de Juazeiro do Norte, Mário Bem Filho, e outras quatro pessoas. Eles são acusados desuperfaturar obras, fraudar licitação para a construção de três creches e de desviar dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os crimes teriam ocorrido durante execução de convênio entre o Município e o Ministério da Educação (MEC), de R$ 2,1 milhões

Investigação constatou a participação de diversas empresas de fachada na licitação para a construção das creches. Segundo o MPF, elas teriam sido criadas apenas para participarem do processo licitatório, “forjando” a existência de concorrência. Além disso, o MPF acusa os envolvidos de falsificar documentos para permitir o pagamento de serviços não prestados. 

Para o procurador Rafael Ribeiro Rayol, o ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Juazeiro do Norte, Fédor Dostoievsky, e os ex-membros da comissão José Alves da Costa e Maria Jucimar Saraiva atuaram no sentido de beneficiar a Atlântida Construções e Serviços LTDA, empresa vencedora do processo. João do Nascimento Lima, sócio-administrador da Atlântida, também foi denunciado pelo MPF.
Com informações da assessoria de imprensa do MPF-CE

VÍDEO: presidente da Federação sobre punição ao Guarani: "não poderia aceitar uma palhaçada daquelas"



Membros da diretoria rubro-negra invadiram o gramado no jogo do último domingo
A confusão no jogo entre Guarani de Juazeiro e Guaranay de Sobral, domingo passado, no Romeirão, não passou impune. Um dia após o jogo, a Federação Cearense de Futebol (FCF) confirmou vitória de 3x0 em favor do time sobralense, uma vez que, por conta da invasão de campo e tumulto protagonizado pelos dirigentes do Guaraju, forçou o árbitro César Magalhães a terminar o jogo antes do previsto. 

Na avaliação do presidente da FCF, Mauro Carmélio, a medida administrativa tomada pela Federação foi a mais correta. "Foi um amadorismo o que os dirigentes do Guarani fizeram. O árbitro errou (ao marcar o pênalti), mas nós não poderíamos aceitar uma palhaçada daquelas", desabafou Carmélio, em entrevista exclusiva ao jornalista Eliomar de Lima, do Blog do Eliomar, do O POVO Online. 

O presidente da FCF adiantou que a súmula da partida, em que o árbitro relata onfesas e ameaças por parte dos dirigentes do Guaraju, já foi encaminhada para o Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará (TJDF-CE), que deve apreciar a questão.
JUSTIÇA COMUM
Carmélio disse ainda que não teme que o Guarani confirme a intenção de entrar na Justiça Comum para tentar reaver os pontos perdidos na partida contra o Guarany de Sobral.
"As imagens são claras, a imprensa estava lá, existem muitas testemunas. A Justiça não vai amparar, de maneira alguma, nenhuma baderna", opinou o cartola, antes da viagem para Salvador, onde participa de um evento de segurança com a Interpol, empresa que fez a segurança da Fifa na Copa do Mundo e das Confederações. 

Assista a entrevista:




Estudantes visitaram estações de água e esgoto em Caucaia

Duas turmas, com cerca de 30 estudantes cada, irão visitar duas Estações da Cagece em Caucaia, aprendendo um pouco mais sobre tratamento de esgoto e de água. As visitas serão realizadas pelas manhãs dos dias 12 e 13 de abril, respectivamente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF).

O passeio educativo incluirá a Estação de Tratamento e de Reuso de Esgoto do bairro Guadalajara em Caucaia e a Estação de Tratamento de Água Oeste, no Toco, em Caucaia. Os estudantes iniciarão sempre as atividades na Unidade de Negócio Metropolitana Norte (UNMTN) onde receberão noções sobre tratamento e reuso. As visitas integram o Programa Construindo Profissionais da UNMTN, que existe desde 2010 e que atende a solicitações por parte de instituições de ensino.

Na Estação de Tratamento e Reuso de Esgoto de Guadalajara, os estudantes terão a oportunidade de conhecer um processo de reuso de esgoto. A Estação utiliza uma tecnologia alemã, chamada de Wellan, que aprimora o tratamento de esgoto, a ponto do efluente final poder ser reutilizado para a rega de canteiros. O projeto foi implantado em uma estação de tratamento de esgoto por lagoas de estabilização, que funciona com uma lagoa anaeróbia, uma lagoa facultativa e três lagoas de maturação.

Já a Estação de Tratamento de Água Oeste (ETA Oeste) teve sua primeira etapa inaugurada, no final de 2012. Atualmente, funcionam seis filtros, por meio de filtração direta descendente. Há também um reservatório de 11 mil metros cúbicos. Já estão sendo beneficiadas 220 mil pessoas em 16 localidades de Fortaleza e Região metropolitana.


Assessoria de Imprensa da Cagece

'Prefeito-tampão' toma posse em Quixeramobim

Clébio Ferreira Silva, que era presidente da Câmara de Vereadores do município, ocupa a vaga do prefeito afastado, Cirilo Pimenta

Por determinação da justiça, aconteceu, na tarde desta quarta-feira (10), sessão extraordinária do poder legislativo de Quixeramobim, com a finalidade de empossar como prefeito-tampão o vereador Clébio Ferreira Silva (PSD), conhecido por Clébio Pavone.
A medida deveu-se ao afastamento do prefeito Cirilo Pimenta e seu vice, Tarso Borges, ocorrido por sentença do juíz da Comarca de Quixeramobim, atendendo a uma solicitação do Mistério Público Estadual.
Clébio Pavone governará interinamente o município por até 180 dias FOTO: Crisanto Teixeira
Clébio Pavone governará interinamente o município por até 180 dias, de acordo com a determinação da Justiça.   
Depois de transferir a presidência do poder legislativo para o seu vice-presidente, Everardo André de Sousa Júnior (PMDB), Clébio Pavone cumpriu com as determinações legais previstas para o ato, como a leitura do termo de posse e juramento da Lei Orgânica Municipal.
Político sonhava em ser prefeito
Em discurso, o prefeito-tampão disse que desde menino tinha o sonho de ser prefeito de Quixeramobim, mas não esperava que fosse nesse contexto “traumático”.
Compareceram todos os quinze parlamentares da Câmara Municipal de Quixeramobim, inclusive os dois secretários afastados de suas função por determinação judicial, que retornaram à Casa: são eles Idelbrando Rocha e Claudiane Borges, respectivamente, ex-secretários de Esporte, Integração e Juventude e da Ação Social.
As informações são do jornalista Crisanto Teixeira
Fonte:   Diário do Nordeste