sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Segurança Governadora Izolda Cela e prefeito Vitor Valim participam de inauguração da Base Comunitária Militar, em Caucaia

A governadora Izolda Cela encerrou a semana ao lado do prefeito de Caucaia Vitor Valim na inauguração da Base Comunitária Militar do COPAC, nesta sexta-feira (26). Instalada na comunidade do bairro Padre Júlio Maria I, o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC), atua com o foco no relacionamento da polícia com a comunidade, unindo proteção social e segurança pública. Na ocasião, foi entregue à população também 06 viaturas e disponibilizado um efetivo de 28 policiais militares.

Durante o evento, o prefeito Vitor Valim destacou a importância de ter a Polícia na comunidade e a parceria de sucesso do governo municipal e estadual. “É com esse espírito de cooperação entre Governo do Estado e a Prefeitura que estamos fazendo várias ações para beneficiar nosso povo. Caucaia ganha cada vez mais com as ações da parceria com o Governo. Por exemplo, o espigão, pólo industrial, duplicação da CE 090 e na educação. São obras e iniciativas que a população só tem a ganhar e eu só tenho a agradecer".

A governadora Izolda Cela agradeceu a parceria com o prefeito de Caucaia e garantiu que a implementação da base do COPAC é mais uma iniciativa de sucesso que a população terá acesso. “Fico feliz em unir forças com a Prefeitura de Caucaia e, assim, poder dar retorno merecido das ações sociais à população. A base da COPAC é mais um serviço especializado que faz parte de uma visão sistêmica que vai amparar a comunidade. O COPAC vem para somar e tem uma presença muito importante para a comunidade, é um modelo que os especialistas em segurança vão servir à comunidade de forma imediata”, destacou a governadora.

Valim destacou ainda a diminuição dos índices de violência no município, resultado de um trabalho de interação entre as forças municipais e estaduais. “Agradeço o trabalho que a Secretaria de Segurança Municipal e Governo do Estado estão fazendo. O resultado disso foi a redução de quase 40% nos crimes violentos em Caucaia. Esse trabalho é muito importante pois impediu que muitas vidas fossem ceifadas. Esse é trabalho que a população espera da gente. E é esse trabalho, em conjunto, que tem ajudado a diminuir os índices de violência na nossa cidade”, afirmou o prefeito.

 *COPAC*

A Base Comunitária Militar do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC) é um batalhão da Polícia Militar do Ceará que atua com o foco no relacionamento da polícia com a comunidade unindo proteção social e segurança pública.

*Saiba mais:*

A comunidade do bairro Padre Júlio Maria já foi agraciada pela gestão municipal com a entrega de documentos do Programa Papel da Casa Legal, maior programa de regularização fundiária do Ceará, para mais de 400 famílias do bairro. O programa comprova que o morador é de fato o dono do imóvel, garantia de segurança para sua família.

Além da base do COPAC, a comunidade teve acesso aos serviços gratuitos das ações do Projeto Acolher, iniciativa estadual, que levou o Caminhão do Cidadão com serviços de emissão de documentos oficiais e atendimento psicossocial, e o Programa Prefeitura Presente, que ofereceu serviços de vacinação e aferição de pressão e glicemia.

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Prefeito Vitor Valim participa da inauguração do novo prédio da Câmara dos Vereadores de Caucaia

 

A Câmara Municipal de Caucaia realizou, nesta quinta-feira (25), uma Sessão Solene de inauguração do novo plenário da Casa Legislativa. A cerimônia inaugural contou com a participação dos vereadores, secretários municipais, além do prefeito de Caucaia, Vitor Valim, e do vice-prefeito, Deuzinho Filho. 

Ao fazer uso da palavra, o prefeito de Caucaia exaltou o esforço de todos os vinte e três vereadores na conquista, que pertence a todos os caucaienses. “Essa casa trabalha com o povo e para o povo, com a autoridade que os caucaienses deram a todos nós. Hoje, entregamos essa nova casa, que vai dar melhores condições dos vereadores acolherem as demandas da população, bem como representar suas demandas e votar projetos importantes para todos nós”, disse.  

O prédio homenageia uma série de autoridades que já passaram pela Câmara de Vereadores do Município, como o novo Auditório Ted Rocha Pontes, o Hall de Entrada João Campos Gadelha e o Departamento Legislativo Eduardo Pessoa. O novo plenário é equipado com tablets para facilitar as deliberações, bem como um amplo painel de led, para que os caucaienses possam acompanhar as votações e sessões da casa.  

O Presidente da Câmara, Vereador Tanilo Menezes, reforça a importância do momento para a democracia no município. “Satisfação participar da inauguração da nova câmara municipal de Caucaia. Estávamos precisando de um espaço melhor, com mais conforto, para os colegas, para os assessores e para a população. Um novo auditório, com equipamentos de primeira geração, um plenário com capacidade para mais de 100 pessoas, então é um marco”, comemora. 

A nova sede fica na rua Joaquim Bento Cavalcante, número 620, no bairro Grilo. As sessões acontecem às terças e quintas-feiras, com início às 9 horas. A primeira sessão oficial acontece na próxima terça-feira, dia 30.

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Educação Caucaia lança Plano Municipal pela Primeira Infância

A garantia dos direitos das crianças é prioridade da Prefeitura de Caucaia. Por isso, a gestão atual se engaja no desenvolvimento e aplicação de políticas públicas voltadas para a primeira infância. Na manhã desta quarta-feira (24), aconteceu o lançamento do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), mais uma iniciativa que firmou o compromisso da gestão atual, com a promoção e garantia dos direitos das crianças de zero a seis anos. O evento aconteceu no Núcleo de Educação da Infância (NEDI) Humberto Nunes de Miranda e contou com a presença da primeira-dama, Juliana Valim, profissionais da Educação e secretários municipais.  

O evento tratou do lançamento do PMPI e contou com apresentações lúdicas das crianças dos Infantis III, IV e V. Na ocasião, a Primeira-dama, Juliana Valim, ressaltou que estava muito feliz por presenciar a iniciativa. “Eu fico muito honrada em ser a embaixadora do plano e poder participar desse evento que marca o nosso compromisso com todas as crianças. Poder contar com todas as secretarias e com a gestão de Educação é mais um reforço na luta pela proteção das crianças”, afirmou Juliana. 

A subsecretária de Educação e coordenadora do Plano da Primeira Infância, Débora Teixeira, também destacou o trabalho intersetorial como fundamental para o sucesso do Plano. “É muito importante ter o compromisso de todos e todas as secretarias. Já temos muitos resultados positivos na nossa Educação até o momento e, com esse Plano, teremos mais avanços com as nossas crianças”, declarou a coordenadora. 

Na ocasião, foram entregues os livros do Plano Municipal pela Primeira Infância à primeira-dama e à Comissão Intersetorial PMPI, composta por secretários e secretárias da Prefeitura de Caucaia e por conselheiros. O gesto simboliza o compromisso e responsabilidade de todos nas ações para a promoção do Plano no município. 

Além do lançamento do Plano, foi divulgada mais uma conquista da Prefeitura de Caucaia:  o Certificado Ouro, uma premiação Estadual que reconhece as ações e políticas de Desenvolvimento Infantil no Ceará em razão da instituição do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). Após a entrega simbólica do PMPI, a primeira-dama e os secretários visitaram as instalações do prédio do Núcleo de Educação da Infância (NEDI) Humberto Nunes de Miranda. Cada sala tinha uma programação diferente que representava cultura, esporte, saúde e meio ambiente. 

*Saiba mais* 

Caucaia não tinha um PMPI desde 2015. Agora, com a nova gestão, o município tem até o ano de 2025 para implementar as ações propostas pelo Plano. 

O trabalho de elaboração do PMPI iniciou por volta de outubro de 2021. Em março deste ano, aconteceram as fases de aprovação, primeiramente pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caucaia (COMDICA) e a Câmara dos Vereadores, para posterior publicação em Diário Oficial do Município, no dia 15 de março.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...