O humorista se diz feliz, mas não vai tentar nova candidatura em 2014 (Antonio Cruz/ABr)
O humorista se diz feliz, mas não vai tentar nova candidatura em 2014 (Antonio Cruz/ABr)
Você sabe o que faz um deputado federal? Eu também não sei, mais vota em mim que eu te conto”. Foi com esta frase que Francisco Everardo, mais conhecido por Tiririca (PR-SP), entrou na Câmara dos Deputados em Brasília em 2010. Após dois anos no mandato, o deputado decidiu que não vai disputar a reeleição em 2014. Um dos motivos é querer mais tempo para conviver com a filha mais nova.
A filha que Tiririca se refere se chama Nanda Cauani e tem apenas três aninhos. “Entrei na política quando ela tinha um aninho. Ela mora em Brasília comigo e sempre que preciso viajar para São Paulo ou outro local ela vai junto”, disse. Mesmo morando juntos, Tiririca afirma que quer mais tempo com a filha. “A política tira muito do tempo e eu quero curtir mais ela”, informou.
“Nanda dorme na mesma cama que eu e minha esposa e na hora que vou dormir ela repete o que eu falo: vem cá pro papai! Recentemente eu estava com ela na piscina e pela primeira vez ela nadou sozinha. Foi muito bom presenciar este momento. Infelizmente não tive a oportunidade de curtir estes momentos com os meus outros filhos.
Outros filhos
Tiririca tem outros filhos que, por conta da correria da época, não teve a oportunidade de ver de perto o desenvolvimento deles. “Nunca convivi com eles, mas agora quero recuperar as coisas que eu perdi no passado, ficar mais perto deles e acompanhar o crescimento da minha filhinha de perto”, contou
Retorno à carreira artística
Outro motivo para Tiririca não querer disputar a reeleição é a vontade de retomar a carreira artística. “Quero dar uma guinada na minha carreira”. Segundo o deputado, a falta de tempo é o principal motivo. “Já fazemdois anos que eu não faço show porque o meu tempo está muito curto. A procura é grande, mas aproveito os finais de semana para ficar com a família”, disse.
Mesmo faltando dois anos para terminar o mandado e já sentindo esta necessidade, Tiririca diz que vai continuar na ativa sem decepcionar os eleitores que confiaram nele. “Quero terminar os dois anos bem, numa boa. Meus eleitores acreditaram em mim e não quero fazer esta desfeita de sair antes do tempo do meu cargo. Muitas águas ainda vão rolas nesses dois anos que faltam”, informou.
Rotina de um político
A rotina de Tiririca é corrida. “Vou à Câmara de segunda à quinta-feira. Na sexta viajo para São Paulo onde estou gravando um quadro para uma emissora de televisão”. O deputado explica que antes de entrar na política tinha uma visão do trabalho e agora tem outra. “Hoje, fazendo parte disso tudo, sei que a pessoa trabalha muito e produz pouco porque há muito jogos de interesses na política, partidos diferentes. Eu estou fazendo o meu trabalho da melhor forma. Estou fazendo o que o parlamentar faz. Apresento projetos, destino as verbas, não falto as comissões, mas eu queria que todos fizessem o mesmo”, disse.
Tiririca afirma que a experiência que está tendo como deputado é muito boa. “Aprendi muitas coisas e tenho a oportunidade de ajudar muita gente, pois jamais poderia tirar R$ 15 milhões para injetar nas áreas de educação, saúde e cultura. Como parlamentar posso destinar a verba para os projetos nessas áreas que são tão carentes”, explicou.
Em 2012 recebeu o prêmio ‘Congresso em Foco’ por ter sido o 6º mais votado entre os jornalistas como melhor representante, além de ter comparecido em 90% das sessões da comissão de cultura e educação. “Sei que meu trabalho está sendo reconhecido porque fiquei em 6º lugar dos 513 deputados da Câmara. O que pegou mais para eu não querer me candidatar para a reeleição é o lance da minha filha”, finalizou.
Fonte: JangadeiroOnline