sábado, 24 de novembro de 2012

Pior estiagem desde 1983 mata gado de criadores no CE

Gado morto no sertão cearense
Gado morto no sertão cearense
Foto: Omar Jacob/Especial para o Terra
A pior estiagem desde 1983 que atinge o Ceará este ano já representa uma angústia aos criadores de gado do interior do Estado. Em regiões afastadas dos centros urbanos, no sertão cearense muitas cabeças não têm resistido a seca e morrido na beira das estradas.OMAR JACOB
Direto de Fortaleza
"Os açudes 'tão' tudo seco, já não 'presta' mais nem pros animais beberem" diz o criador Francisco Airton Araújo, que trabalha em um assentamento do Incra na zona rural de Madalena, o município que registrou a menor chuva de todo o Estado - apenas 144 milímetros em 2012, seis vezes menos do que a média para a região.
De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), 49 reservatórios (conhecidos como açudes no Nordeste) estão com menos de 30% da capacidade e apenas o açude Gavião, que abastece a região metropolitana da capital registra um nível superior aos 90%.
A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) também divulgou que a umidade do ar no semi-árido tem se aproximado dos 30%, o que, somado a temperaturas quase sempre acima dos 40°C, acelera ainda mais a evaporação da água.
Encontrar água potável para beber e para as tarefas domésticas tem sido tarefa difícil no sertão do Ceará. Os trabalhadores rurais reclamam que a operação Carro Pipa do governo federal é suficiente apenas para consumo dos humanos e que falta água para os animais.
"A gente é obrigado a comprar a 'carrada' d'água a R$ 180 as vezes, porque senão os bichos morrem" diz Francisco Airton, que também é presidente da Associação de Moradores da localidade de Pau Ferro, zona rural de Madalena.
No sertão, a criação de gado bovino funciona como uma espécie de poupança para os agricultores, mas sem água, o investimento tem se perdido. "Tem gente que já 'tá' indo embora, vendeu o que tinha a preço de banana, porque 'tá' vendo a hora de tudo se acabar" conta o criador Luis Farias Feijão.

O Futebol Profissional da Cidade de Caucaia.

O Caucaia Esporte Clube Fundando no ano de 2004. Desde sua fundação que continua a mesma cabeça (Presidência). Passa administração entra administração e sempre e o mesmo presidente agente ver em clube quando quer ver as coisas acontecer às vezes muda e vêm outras conquistas, mas sabemos que o Caucaia  teve conquista sim, mas nunca chegou ao patamar maior do Campeonato Cearense que é a primeira divisão. Será que no chegou à hora de ver outras pessoas no comando ou será que a presidência no ver que os próprios torcedores e jogadores e jogadoras e o Governo Municipal, empresas, que possa contribuir ainda mas com o Futebol Profissional espera que essa mudança aconteça para que os Caucaienses possa sim dá um voto de confiança e acreditar em outro modelo de um Caucaia Esporte Clube rumo a  uma primeira Divisão.

Marcílio Santiago.

Escolas municipais participaram da X Bienal do Livro

Nos últimos dias 09 e 12 de novembro, os alunos de 11 escolas municipais de Caucaia, o Eixo de Literatura Infantil, a Formação do Leitor e o Eixo da Avaliação, através da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia (SME), realizaram atrações referentes as atividades de formação e lazer em virtude do  Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) na X Bienal Internacional do Livro do Ceará, que ocorreu  de 08 a 18 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), localizado na Av. Washington Soares, 999, Guararapes, Fortaleza –CE.
A X Bienal do Livro apresentou o tema “Padaria Espiritual – O Pão do Espírito para o Mundo” e teve como objetivo prestar uma homenagem aos 120 anos do movimento artístico que escandalizou a pequena Fortaleza do final do Século XIX com o humor, o talento e a ousadia de um grupo de escritores, pintores e músicos que promoveram intensas atividades de renovação artística e literária.
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação
Renata Cordeiro (comunicacao@sme.caucaia.ce.gov.br, 85 3342-8048)

Criança recém-nascida é cortada ao meio e jogado em terreno baldio em Esperantina

Alguns populares encontraram na manhã de hoje (23), na cidade de Esperantina a parte superior do corpo de uma criança do sexo masculino recém-nascida, a mesma foi cortada ao meio e abandonado dentro do terreno da Capela São Benedito,  localizada no Bairro Morro da Onça.
De acordo com informações a criança é filho da principal suspeita Ana Paula Marques de 18 anos de idade que deu a luz a criança na última quarta-feira (21).
Até o momento não encontramos e nem se sabe ainda onde está a parte inferior do corpo da criança”, disse o Delegado.
A mãe da criança, a jovem Ana Paula, será encaminhada para Teresina, para realização de um exame, com o objetivo de saber se a mesma matou a criança em decorrência de depressão pós-parto ou se foi por pura maldade.Ana Paula poderá responder pelo crime de infanticídio, caso os exames comprovem que a mesma matou a criança em função da depressão pós-parto.
“… o que acontece no infanticídio é que uma gravidez ilegítima, mantida em sobressaltos e cuidadosa reserva, pensa a mulher dia e noite em como se livrar do fruto de suas relações clandestinas (…) e como maneira de solucionarem seu problema praticam o crime devidamente premeditado em todas as suas linhas, tendo o cuidado, entre outras coisas, de esconder o filho morto, dissimular o parto, tudo isso com frieza de cálculo, ausência de emoção e, às vezes, requintes de crueldade” Genival Veloso de França.

Fonte: http://www.clicaesperantina.com/

FCF divulga tabela e regulamento específico da Série B Cearense 2013

O Departamento de Competições da FCF divulgou nesta sexta-feira (23/11), a tabela e o regulamento específico da Série B do Campeonato Cearense 2013. Marcado para começar no dia 17 de março, a competição será disputada por onze clubes em jogos de ida e volta na 1ª fase. Os quatro melhores classificados vão às semifinais, de onde saem os dois finalistas. A grande decisão está prevista para o dia 30 de junho.

Na rodada de estreia da Série B Cearense, as duas equipes que conseguiram acesso da 3ª Divisão e as três que foram rebaixadas da 1ª Divisão em 2012 vão jogar em casa. O Crateús receberá o Maranguape. O Iguatu vai encarar o Arsenal. O Itapipoca vai estrear contra o Uniclinic. O Nova Russas enfrentará o Pacatuba. E o Trairiense vai jogar com o Boa Viagem. A equipe que folgará na primeira rodada é o Quixadá. O clube vai fazer sua partida inicial frente ao Itapipoca, dia 24 de março, também em casa.

Sobre o regulamento específico, algumas novidades. Não haverá decisão por pênaltis. Os clubes só poderão contratar atletas até o dia 03 de maio, antes do início dos jogos de volta, ainda na primeira fase.

Confira os jogos da primeira rodada :
Domingo 17/03 
1-Crateús x Maranguape
2 -Iguatu x Arsenal
3-Itapipoca x Uniclinic
4- Nova Russas x Pacatuba
5-Trairiense x Boa Viagem

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dilma assina promoção da primeira mulher a posto de oficial superior nas Forças Armadas

A presidenta Dilma Rousseff assinou nesta sexta-feira (23) a promoção da primeira mulher a alcançar o posto de oficial superior nas Forças Armadas. A integrante da Marinha, Dalva Maria Carvalho Mendes, foi promovida de capitã de mar e guerra para contra-almirante, terceiro posto mais importante da força.
Formada em Medicina, com especialização em anestesiologista, a contra-almirante Dalva ingressou na Marinha em 1981, na primeira turma do Corpo Auxiliar Feminino de Oficiais. Durante quase toda sua carreira trabalhou no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, chegando ao cargo de vice-diretora. Atualmente é diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória. A contra-almirante tem ainda curso de Política e Estratégia Marítima da Escola de Guerra Naval.
A promoção da contra-almirante Dalva foi assinada durante reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Defesa, Celso Amorim. Também foram assinadas as promoções de outros militares. Ainda não foi definida a data da cerimônia de apresentação dos promovidos à presidenta Dilma.
(Agência Brasil)

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Caucaiense bicampeã mundial Isabela Sousa quer mais


A cearense Isabela Sousa já se encontra em Isla Margarita na Venezuela para competir no ISA World Bodyboarding Games, que este ano acontece no mesmo local em que a atleta consagrou-se bicampeã mundial. O ISA ocorrerá entre os dias 24 de novembro à 02 de dezembro. O ISA Games é uma espécie de olimpíadas do bodyboard, onde os atletas competem em busca de títulos por equipes (país) e individual.
Isabela é a atual campeã do ISA World Bodyboard Games e a conquista aconteceu nas Ilhas Canárias no ano passado, que foi palco da última edição dos jogos.
Para mim é sempre uma honra poder representar o meu país. Quero muito conquistar a minha segunda medalha no jogos não só individual, mas também por equipe.” Disse Isabela, que já se encontra em Margarita.
A atual Campeã do ISA comentou ainda sobre a equipe de atletas que vão representar a esquadra Tupiniquim. “estamos indo com delegação forte, com atletas de alto nível e sabemos que temos condições de levar o ouro para o Brasil por equipes.” Finaliza.

Assessoria 
Via Blog de Caucaia

Empregos o Atacadão e Varejo vai começa a receber Currículos

Mas empregos chega em Caucaia agora o Atacadão que vai se instalar no Itambé próximo ao campo do Verona já vai começa receber currículos a partir da próxima semana o escritório já esta sendo montado na Rua Francisco Sales ao lado da Ouvidoria de Caucaia.
Mas empregos chega em Caucaia agora o Atacadão e Varejo que vai se instalar no Itambé próximo ao campo do Verona já vai começa receber currículos a partir da próxima semana o escritório já esta sendo montado na Rua Francisco Sales ao lado da Ouvidoria de Caucaia. Próximo ao Grêmio de Caucaia.

Joaquim Barbosa diz que há 'grande déficit de Justiça' entre os brasileiros

Barbosa: 'existe um grande déficit' de Justiça nos brasileiros
BRASÍLIA - No discurso de posse, o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Joaquim Barbosa, afirmou que há "um grande déficit de Justiça" entre os brasileiros e que nem todos são tratados da mesma forma quando procuram os serviços do Poder Judiciário. "É preciso ter honestidade intelectual para dizer que há um grande déficit de justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando busca o serviço público da Justiça. O que se vê aqui e acolá, nem sempre, é claro, é o tratamento privilegiado, o by-pass (ignorar, em inglês), a preferência desprovida sem qualquer fundamentação racional", disse.
Joaquim Barbosa afirmou que aspira a um Judiciário "sem firulas, floreios e rapapés". "Buscamos um Judiciário célere e justo", destacou. Para o novo presidente do STF e do CNJ, de nada adianta um sistema sofisticado de Justiça informatizado ou prédios suntuosos se a Justiça não presta os seus serviços em prazo razoável. Caso isso não ocorra, destacou Barbosa, o Brasil pode "afugentar" investimentos essenciais para a economia.
"(É preciso) Tornar efetivo o princípio constitucional da razoável duração do processo. Se não observada estritamente e em todos os quadrantes do Judiciário nacional, (a demora) suscitará em breve o espantalho capaz de afugentar os investimentos de que tanto necessita a economia nacional", afirmou.
O presidente do STF disse que, nos últimos 60 anos, o Brasil foi ungido da condição de "de quase pária" das nações para frequentar o seleto grupo das nações que podem servir de modelo para outras, com instituições sólidas. O ministro ressaltou que, nesse contexto de uma economia moderna e uma sociedade dinâmica, o juiz não pode se manter "distante" e "indiferente", alheio aos valores e anseios sociais. "O juiz é um produto do seu meio e do seu tempo. Nada mais indesejado e ultrapassado o juiz que está isolado e encerrado, como se estivesse numa torre de marfim", afirmou.
Joaquim Barbosa fez questão de ressaltar a necessidade de que se mantenha a independência dos juízes, "figuras tão esquecidas às vezes". E pediu para os magistrados de primeira instância que não recorram aos laços políticos para subir na carreira. "Nada justifica, a meu sentir, a pouco edificante busca de apoio para uma singela promoção de um juiz do primeiro para ao segundo grau de jurisdição", disse.
Na fala de pouco mais de 15 minutos e na qual em nenhum momento mencionou o processo do mensalão, ação que lhe deu notoriedade pública por ser relator, o presidente do STF tratou como "muito bom" e "muito positivo" a maior inserção da Corte e do restante do Poder Judiciário na vida dos brasileiros. Barbosa concluiu o discurso, sob aplausos, cumprimentando sua "querida mãezinha", Benedita Gomes da Silva, seu filho, irmãos e os "queridos amigos estrangeiros" que prestigiaram a posse dele.
Fonte:http://br.msn.com/

Fundação São Judas Tadeu Lançou novo projeto

O presidente da Fundação São Judas Tadeu Dr. Murilo Amaral faz aniversário, mas quem ganha o presente é o povo de Caucaia Dr. Murilo lançou, mas um projeto que vai leva o nome do seu neto Murilo Neto, acompanhado de sua esposa Dr. Iris seus filhos netos, noras e genros e com a presença do Prefeito Dr. Washington e a primeira dama Ester Góis e vereadores eleitos Laís Sales, Claudia Cordeiro e Dr. Américo o Dr. Murilo vai dá ao povo de Caucaia o projeto (Núcleo de Assistência à Criança Desnutrida. Murilo Neto). Parabéns a Fundação São Judas Tadeu.
O Presidente da Fundação São Judas Tadeu Dr. Murilo Amaral faz aniversário, mas quem ganha o presente é o povo de Caucaia Dr. Murilo lançou, mas um projeto que vai leva o nome do seu neto Murilo Neto, acompanhado de sua esposa Dr. Iris seus filhos netos, noras e genros e com a presença do Prefeito Dr. Washington e a primeira dama Ester Góis e vereadores eleitos Laís Sales, Claudia Cordeiro e Dr. Américo o Dr. Murilo vai dá ao povo de Caucaia o projeto (Núcleo de Assistência à Criança Desnutrida. Murilo Neto). Parabéns a Fundação São Judas Tadeu.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ciro Gomes mergulha para fugir do debate com PT do Ceará

Ciro Gomes tem afirmado que o acordo com o PT do Ceará deve ser mantido. Ciro evita falar sobre os problemas da relação com os petistas. Ciro Gomes está bem à vontade, parece curtir férias em Fortaleza, onde mora há um ano, após longa temporada no Rio de Janeiro.
Fonte: Roberto Moreira

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ferrão anuncia os primeiros reforços para o Estadual 2013

A direção de futebol do Ferroviário divulgou hoje o nome das cinco primeiras contratações do clube para o Estadual 2013. Todos os atletas se apresentam próxima semana na Vila Olímpica Elzir Cabral e reforçam o elenco que sagrou-se recentemente vice-campeão cearense sub-20.

Tinga, lateral-esquerdo de 31 anos, esteve no Cruzeiro de Porto Alegre (RS) e chega com a experiência de ter atuado recentemente no futebol europeu, em clubes da Grécia e do Chipre.

Leandro, meio-campista, 20 anos, retorna ao Ferroviário após boa passagem pelo clube em 2010 e 2011. Vem por empréstimo do Bahia de Feira, treinado por Arnaldo Lira, onde foi titular da equipe na recente copa estadual baiana.

Juninho Botelho, meia de ligação, tem 26 anos e iniciou a carreira no Grêmio (RS). Vestiu as camisas do itumbiara (GO), Boa Esporte (MG) e Juventude (RS). Fora do país atuou pelo Sarajevo, da Bósnia e Herzegovina.

Kleyton, meia-atacante, 24 anos, tem em seu currículo, dentre outros clubes, passagens por Brasiliense (DF), Guaratinguetá (SP), Pelotas (RS) e Vilhena (RO).

Giancarlo, centroavante de 1,95m, 23 anos, já atuou no Grêmio Barueri (SP), Ferroviária (SP) e foi vice-artilheiro do campeonato rondoniense deste ano pelo Espigão (RO).

O diretor de futebol, Evandro Ferreira Gomes, comentou sobre a busca de reforços por parte do Ferrão: "Todas as contratações estão sendo discutidas em conjunto com o nosso treinador Gilson Maciel, coordenador Armando Desessards e com o próprio vice-presidente executivo Edmílson Júnior, tudo alinhado dentro do limite salarial planejado pelo departamento financeiro do clube".
Via http://www.ferroviario.com.br

Caucaia recebe a 3ª Parada pela Diversidade Sexual

PARADA PELA DIVERSIDADE SEXUAL

Evento traz como tema 'Homofobia tem cura: educação e criminalização'

A 3ª Parada pela Diversidade Sexual de Caucaia, acontece neste domingo (25) e traz como tema ‘Homofobia tem cura: educação e criminalização’.
A concentração do evento será às 15 horas, na Praça dos Bombeiros da Praia do Icaraí, com show em trio elétrico da banda Forró na Veia. O trio seguirá até a Avenida Litorânea, onde haverá ainda os shows das bandas Forró Embalo e Desejo Proibido.
O evento tem o apoio do Governo Municipal de Caucaia e terá sua segurança garantida por seguranças particulares e integrantes da Polícia Militar, além do apoio do Corpo dos Bombeiros e da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT).
Segundo o coordenador do evento, Joecildo Silva, as duas primeiras edições do evento proporcionaram muita alegria e tranquilidade aos participantes. “Não houve nenhuma ocorrência de violência e esperamos mais uma edição de sucesso”, ressaltou ele.
Fonte: Jangadeiro Online

domingo, 18 de novembro de 2012

COMEÇOU OS NOVENÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

NOVENA A NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

A novena, começou hoje dia 18 de novembro 
Local. Igreja Nossa Senhora das Graças praia da Tabuba 

Populares realizam protesto na BR-222 e deixam trânsito lento no local


Moradores do bairro Parque das Nações, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, estão fazendo manifestação no quilômetro 4 da BR-222. O protesto iniciou por volta das 15h deste domingo (18).

Foto: Diego Borges
De acordo com informações da Polícia, os populares reivindicam melhor sinalização na região. O motivo do protesto é devido ao grande número de acidentes que acontecem no local.
Pneus e colchões estão sendo queimados na BR, dificultando o trânsito na região. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão no local tentando controlar o congestionamento de veículos.

Uma das manifestantes, Marlisa Moraes, disse que o deslocamento na via é muito perigoso e pede um semáforo no local. "Existem três comunidades próximo ao quilômetro 4 e a gente fica passando de um lado para o outro da BR-222 sem ter segurança. Já morreu até criança aqui. Queremos que resolvam essa situação. Um semáforo para pedestre seria ideal", comentou a moradora do bairro Parque das Nações.
Fonte: Diário do Nordeste

Feminino: América e Caucaia são finalistas

América e Caucaia são finalistas do Campeonato Cearense Feminino. As duas equipes vão começar a disputa pelo título neste domingo (18/11), no Estádio Antônio Cruz. A segunda partida será dia 25/11, no Estádio Moraizão. Ambas marcadas para às 15h30.

O Caucaia quer conquistar o Feminino pela quarta vez. Enquanto o América busca o título inédito. Os troféus de campeão e vice levam o nome da cearense Maria da Penha, inspiradora de lei da mesmo nome que protege mulheres de agressões.

Para passar das semifinais o Caucaia repetiu nas duas partidas contra o Paracuru o mesmo placar (3x0). Já o América conquistou vaga na final de forma heroica. Havia sido derrotado pelo Pacatuba por 6 a 3 na partida de ida e reverteu o saldo de gols na volta, vencendo por 5 a 0.

futebolcearense 

Joaquim Barbosa assume presidência do STF na próxima quinta-feira

Perto de completar dez anos no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa assume a presidência da Corte na próxima quinta-feira (22). Em cerimônia para cerca de dois mil convidados, Barbosa passará a ser o chefe do Judiciário nacional pelos próximos dois anos.
Joaquim Barbosa assume a presidência do STF no lugar do ministro Carlos Ayres Britto, que se aposentou na última sexta-feira (16). FOTO: Divulgação.
Já estão confirmadas as presenças da presidenta da República, Dilma Rousseff, e dos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia. Entre centenas de autoridades, a lista de Barbosa também inclui convidados que não pertencem ao ambiente de poder de Brasília, como os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo.
A cerimônia começará uma hora mais cedo que o usual – 15h – e terá o mesmo esquema de segurança que vem sendo usado nas sessões de julgamento da Ação Penal 470. Após a execução do hino nacional, Barbosa deixa o posto de presidente em exercício, assumido a partir de amanhã, segunda-feira, 19, para ser empossado pelo decano da Corte, ministro Celso de Mello.
Já na função de presidente, Barbosa empossará Ricardo Lewandowski como vice. Ambos vêm trocando farpas durante o julgamento da Ação Penal 470 como relator e revisor, mas garantem que as divergências estão restritas ao processo e não chegam ao nível pessoal ou institucional. 
Pronunciamento
Na etapa dos pronunciamentos oficiais, Barbosa surpreendeu ao escolher o ministro Luiz Fux para falar em nome da Corte. Os últimos quatro presidentes do STF – Ellen Gracie, Gilmar Mendes, Cezar Peluso e Carlos Ayres Britto - foram saudados pelo ministro Celso de Mello, mais antigo integrante do Tribunal desde a aposentadoria de Sepúlveda Pertence em 2007. Também foi Mello quem falou na despedida de Carlos Ayres Britto, na última quarta-feira (14).
Ainda estão previstos os pronunciamentos do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante. Barbosa será o último a falar. O gabinete não divulgue o conteúdo do pronunciamento, mas garante que o ministro será breve.
Cerimonial
O futuro presidente também inovou ao restringir a tradicional fase de cumprimentos no Salão Branco do STF apenas para os ministros do STF e seus familiares, algumas autoridades e familiares. Em geral, essa etapa é a mais longa da programação, com horas de duração e exaustão dos empossados, que permanecem de pé em uma área reservada do salão aguardando a saudação de todos os visitantes em fila.
 
O cerimonial do STF prevê que os cumprimentos gerais ocorram apenas durante festa que será oferecida no início da noite pelas três entidades de classe nacionais de juízes – Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Festa
As entidades não divulgam o valor gasto com o evento, mas informam que a festa ocorrerá em um clube luxuoso de Brasília, com coquetel e som ambiente para recepção dos convidados. 
Fonte: Diário do Nordeste