Com dois terços de sua extensão banhados pelas águas do Atlântico, o litoral oeste do Ceará, abriga mais de 24 belas praias. São doze municípios que têm uma riqueza diversa de fauna e flora, e incontáveis lagoas, mangues e dunas. Uma paisagem mutável, esculpida diariamente pelos fortes ventos que são característicos da região.
Estando entre tanta beleza, o Cumbuco já é destino mais que conhecido, por abrigar toda essa diversidade que mescla cultura e riquezas naturais. De um lado, todo o boom imobiliário de uma das regiões que mais cresce com investimentos de iniciativa pública e privada. São diversas opções de lazer, que vão desde o tradicional passeio de bugre pelas dunas, à prática de esportes radicais. Tanto que o Cumbuco é cenário de competições nacionais e internacionais de esportes como o kitesurf, por exemplo. Sem contar com a ótima estrutura de hotéis e pousadas.
Numa outra perspectiva, temos espaços super conservados que parecem nem tocados pelo homem ainda. Associados à comunidades tradicionais que mantêm atividades de pesca, produção de artesanato e de costumes religiosos, temos um cenário que acalma e faz esquecer, mesmo que temporariamente, o stress das grandes cidades.
O Cumbuco é daqueles lugares para viver histórias inesquecíveis.


Fonte:Gente do Cumbuco