sábado, 13 de fevereiro de 2021

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

*A CAUCAIA QUE FICOU NA LEMBRANÇA - Parte 2°



Quando caminho nas ruas da cidade e não encontro a Zefinha pedindo açúcar, que não me deparo com o Federal me dizendo: “Olha o coco Federalzinho” ou a Celeste desfilando elegantemente  na pracinha da Prefeitura, me dá uma saudade do tempo em que tudo podia se identificar pelo objeto ou serviço:
Quem fazia nossos portões e nossas soldas era o Lucivado que tinha sua empresa de lado com o bar do seu Casemiro e hoje é o viaduto; O vigia da praça era o seu Chico Cabatan, que era muito simpático e prestativo; Nosso imposto de renda ou anotações contábeis eram feitos pelo Seu Wellington Monteiro; Quem consertava nossos jeeps era o Zé Sapato; Nossa roupa lavada e passada era uma especialidade da dona Mundola; Quem clareava nossa cidade era o seu Pedro da Luz, que caminhava orgulhosamente até o coreto da praça de onde adicionava os disjuntores elétricos; Nosso bolo fôfo e Luiz Felipe com refresco de tamarindo e coco, era na lanchonete do seu Celso; Os botijões de gás eram comprados no seu Zé Simão, que de quebra ainda se podia ganhar uma bela manga rosa; As nossas injeções eram aplicadas pelo seu Raimundinho, homem muito digno que morava no bairro do açude; Minha escolinha funcionava no prédio da prefeitura, onde tinha uma bela árvore que dava frutas-pão e serviam um mingalzinho gostoso de milho.Quem pegava nossas crianças recém-nascidas era a dona Cotinha , que era chamada de mãe por muitos que tiveram a felicidades de vir ao mundo pelas mãos dessa santa senhora;No colégio Luzardo Viana, o bom era merendar aquelas tapioquinhas na folha de bananeira vendidas na lanchonete do compadre Pedro.No Janusa Corrêa, os bolos gostosos eram vendidos pela Auremir e sua companheira inseparável; Na portaria, dava para se encontrar o Chico Picolezeiro. Figura muito querida na cidade. Muito educado e conversador; A pipoca era feita pelo seu Agenor, que gostava de comparecer em todos os eventos vendendo suas saborosas pipocas. As linhas, agulhas, botões eram comprados no armazém do seu Jerônimo, onde o atendimento era feito por ele e pelo filho Zé Maria. Tinha de tudo nessa loja; Seu João Besta também tinha tudo nesse seguimento e era muito agradável e brincalhão; Nosso craque era o Ivan Sales e o violão que encantava as rodas de amigos vinha dos acordes perfeitos do Misael . 
Nossa cidade é maravilhosa e nosso povo construiu sobre rochas nossa cultura que segue no pensamento daqueles que não deixam a história passar como nuvens.
                                                                        *Texto de Suevan Braga.*

CAUCAIA QUE FICOU NA LEMBRANÇA / PARTE 1ª



Quando caminho nas ruas da cidade e não encontro  o Manelzinho para me pedir uma moeda, que não me deparo com o Lulú falando inglês e imitando o Elvis Presley, me dá uma saudade do tempo em que tudo podia se identificar pelo objeto ou serviço:
-O pão Recife, era a especialidade da padaria do galego. Em compensação o pão doce se procurava na padaria do seu Jairo. No bairro do açude, o pão era o do Issac.
-O frango de granja, se comprava no seu Ruy, no seu Juací ou no seu Antônio Guedes.
-A farinha , o feijão e o fumo , se procurava nas bodegas do Seu Zé da Paz, no Reginaldo e seu Edmundo.
-A carne de gado vinha do seu Peixoto, Chico Inácio, Nonatão e seu Hipólito. A carne de porco, era com Pedro da Barra e o carneiro, com seu Jeroca.
-A verdura, era comprada com a Mazé,  Edilson Epifânio e João Verdureiro.
-O peixe vinha fresquinho do cumbuco e comercializado pelo Paulo Amaro.
-Os caranguejos, aratús e siris, vinham do mangue trazidos pelos Tapebas, com o Benedito a frente.
-As cordas, as linhas de pesca, as sementes e ferramentas se encontrava no João Louro e seu Messias.
-Os bolos e os refrescos variados estavam nas lanchonetes do seu João Cascavel, Seu Antônio e Toim.
-O caldo e a sopa se encontrava na lanchonete e restaurante do seu Eliezer.
-O café com bolo caseiro, dava para saborear no restaurante do seu Cabral e na dona Joana;
-O doce de leite e de banana, encontrava-se na lanchonete do Caboba e dona Lourdes;
-A tapioca com passarinha era no mercado da comida com a Badessa e a Birosa.
-A panelada e o sarabulho, uma especialidade do seu Chicó e Toim.
-O Correio era comandado pelo seu Lázaro e dona Raimunda;
-O SAAE tinha o comando do dedicado Toinho.
-O cartórios eram o da Dona Maria do Carmo e do seu Petrônio.
-O cachorro quente saboroso era com a Tia Ana;
-O caldo da madrugado se tomava no Mário Elísio;
-As panelas quando furavam se consertava no Zé Pequeno;
-Quem limpava as rua da nossa cidade eram o seu Bento e o Marçal e o Manduca;
Era um época em que todos se conheciam. As donas de casas saiam com suas bolsas de palha para fazer compras no mercado. Tudo fresquinho e fiscalizado pelos olhos atentos das senhoras que verificavam cada detalhe. O caminho do mercado era o ponto que circulava todas as pessoas que gostavam de ver os amigos e cumprimentar com abraços e palavras. A parada na praça era o lugar aonde se falava de política e futebol. Era fácil encontrar seu João Forte e seu Armando. Nossos comandantes eram o Tenente Edson, seu Zé Sales, Seu Juací Pontes. Nas rodas de conversas geralmente estavam os vereadores: João Mendes, Seu Dalton, Lauro Arruda e quem aparecesse para aumentar o papo. Dalí eles seguiam para o ponto do galeto, complementando com seu Henrique Brasil os assuntos do momento.
-A diversão dos jovens masculinos era o Grêmio de Caucaia, aonde rolava o racha . Começava com os meninos, depois os jovens e depois os adultos. As meninas frequentavam a praça da matriz, que tinha brincadeiras de roda, amarelinha e as paqueras. No sábado o racha era no campo do seu Zé Sales. Os melhores jogadores da cidade se reunião a partir das 16 hs e jogavam até as 18 hs.  
-No futebol nossos times eram: Londrina do Batata, Flamenguinho do seu Horácio, Cruzeiro do seu João Porcão, Ferroviário do seu Pipiu, o Icarai do Haroldo,  Capuan do Caveira, Vila Gois do Dico, Olímpico do João Vieira, CRB do Zé Augusto.....
-Nosos ídolos estavam por aquí: Ivan ,Hélio e Danilo Sales, Luis Mota, Dedé Mota, Chiquim do Grampo,  Elias, João Neto, Nilton, Célio, James,  Mazinho, Bezim, Ivan Sales.
-As nossas rainhas não estavam na Inglaterra. Eram rainhas da beleza, mostrando que Caucaia tinha as garotas mais bonitas do planeta: Fernanda Sales, Rose Marye, Janete, Terezinha, Glícia, Serginete, Lidiane, Doriana, Tânia , Michelle, Adriana e tantas outras. 
                                                                                                                                            *Texto de Suevan Braga.*

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Folia Vitual em Caucaia

Esse ano, a folia vai ser virtual! 🎭

Se conhece algum artista caucaiense presta atenção nesta boa notícia e marca aqui nos comentários.

Segue até quarta-feira(10) o edital para a inscrição do Carnaval Virtual. A Secretaria de Cultura de Caucaia vai realizar até as 17h, atendimento presencial para receber os artistas.

A seleção visa a contratação de até 70 artistas ou grupos culturais para apresentação em lives a serem transmitidas entre os próximos dias 12 e 16 de fevereiro. 

Além de incentivar a cultura e os artistas caucaienses a Prefeitura vai garantir a festa em sua casa!

Acesse o site da Prefeitura e participe! www.caucaia.ce.gov.br

 ✍🏽 Rua: Juaci Sampaio Pontes, 1732 – Centro
Telefone: 3342 5720
Fonte: Ascom

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Futebol Cearense de Luto morreu Lula Pereira decorrer problemas cardíaco.

O Futebol de Luto  Faleceu hoje um dos grandes técnicos do Futebol Cearense Lula Pereira. Lula trabalhou  em muitos clubes do Brasil mas pelo o Ceará Sporting Clube que Lula foi reconhecido pelo os títulos a frente da equipe cearense. Nossos sentimentos aos familiares de Lula.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...