sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Educação Prefeitura de Caucaia sanciona lei que cria o projeto de incentivo à leitura

Criatividade, capacidade de argumentação, bom vocabulário, redução do estresse e desenvolvimento do pensamento crítico são alguns dos benefícios proporcionados pela leitura. Quando estimulada desde a infância, os impactos positivos podem ser muito maiores. Com esse intuito, a Prefeitura de Caucaia sancionou uma nova lei, proposta pela vereadora Germana Sales, que cria o Projeto Ler pra Valer. O objetivo é instigar a leitura de pelo menos dois livros por ano a cada aluno da rede municipal.  

Para Elaine Lima, diretora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Caucaia (SME), “com o projeto Ler pra Valer, mais tempo pedagógico será destinado às aulas de leitura para ler por prazer e para o ensino da leitura. Haverá, assim, uma maior proficiência leitora dos estudantes da Rede Municipal de Caucaia. Os benefícios do projeto saem dos muros da escola, pois a leitura desenvolve o pensamento crítico, expande a criatividade, aumenta o vocabulário, melhora a capacidade de argumentação e torna o indivíduo mais empático”.   

Ainda de acordo com o projeto, o conteúdo do livro será de livre escolha da escola ou do professor responsável pela sala. O único requisito é que a obra aborde temas que façam parte da grade curricular do aluno no respectivo semestre. Ao final da leitura, será aplicada uma avaliação referente ao livro. As escolas poderão instituir prêmios para homenagear os alunos que obtiverem as melhores interpretações ou notas de avaliação, como forma de incentivar e estimular melhores desempenhos. 

Na EEIEF Augusto Cesar Silva Sales, já existe uma série de projetos internos de estímulo à leitura e escrita. Entre eles, autores de livros infantis são convidados para um bate-papo com alunos na biblioteca da escola. Há também o Ciranda de Leitura, onde os alunos fazem rodízios de livros. Por esse estímulo próprio, Adriana Cavalcante, coordenadora pedagógica da escola, acredita que seus alunos não terão problema em alcançar a meta proposta pelo projeto Ler pra Valer: “Com certeza nossos alunos não só alcançarão, mas ultrapassarão essa meta, por todas essas iniciativas de promoção à leitura que temos e pelo gosto que os alunos demonstram pela leitura e escrita”, finaliza a educadora.

Cultura Prefeitura de Caucaia sanciona lei de apoio permanente aos agentes e eventos da cultura

O apoio à cultura significa ir ao encontro de ideias que apoiam uma sociedade mais diversa e rica intelectualmente. Para incentivar e fomentar a cultura no município, a Prefeitura de Caucaia sancionou, nesta segunda-feira (31), a lei que apoia produtores e eventos de cultura na cidade. A lei dispõe sobre o apoio e patrocínio do Município de Caucaia em favor de trabalhadores da cultura e eventos organizados por entidades culturais. 

A lei trata de fornecer meios que estimulem a atividade cultural, que não implicam desembolso financeiro direto, disponibilizando apenas serviços ou recursos que já pertençam ao Município. Podem requerer o apoio ou patrocínio entidades culturais compreendidas como organizações sem fins lucrativos. Além da cultura, que incluem artistas, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de arte. 

De acordo com a publicação no Diário Oficial, os pedidos de apoio e patrocínio deverão ser formulados junto à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETCULT). Com a formalização e amparo legal do apoio à cultura, muitas oportunidades podem surgir para o desenvolvimento da cultura no município. 

A secretária de Turismo e Cultura, Yrwana Albuquerque, comemora a sanção da Lei. "O setor cultural é uma importante ferramenta de desenvolvimento educacional, econômico e social, gerando renda e fortalecendo nossa identidade. Essa Lei vem para fortalecer esses aspectos e amparar nossos artistas e entidades culturais que promovem arte por todo o município. Sem dúvidas, com diálogo e transparência vamos construir a melhor gestão cultural da história de Caucaia", frisa Yrwana. 

*Cultura*

A SETCULT apoia e incentiva a valorização da cultura no município que passa de geração para geração. Em Caucaia, os saberes populares relacionados à quadrilha junina, música instrumental e o sagrado indígena são representados por mestres da Cultura que há décadas vivem das suas tradições e que repassam seus conhecimentos para as gerações mais novas. Os tesouros vivos do município são a Mestra das Tradições Juninas, Mazé; a Mestra de Cultura Indígena, Pajé Raimunda e o Mestre da música / choro, Macaúba do Bandolim. Os mestres de cultura são os tesouros vivos do município.

Confira a publicação da Lei no Diário Oficial do Município, no link: https://www.caucaia.ce.gov.br/diario/2643/2580_2022_0000001.pdf.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...