sábado, 13 de maio de 2023

Empreendedores de Caucaia expõe produtos durante Feira de Negócios, edição do Dia das Mães

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), promove nos dias 12 e 13 de maio, na Praça da Matriz, mais uma edição da Feira de Negócios. O evento, que tem como tema “Mãe merece o melhor”, foi desenvolvida para exaltar o trabalho dos 60 microempreendedores que participaram das atividades do Projeto Prosperar, o maior programa de capacitação profissional do município de Caucaia.

Na tarde desta sexta-feira (12), a abertura da feira contou com a presença da primeira dama de Caucaia, Juliana Valim; da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), Natécia Campos; da subsecretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), Izabel Calado, dos representantes da equipe do CATEQ e dos empreendedores que participaram dos cursos do Projeto Prosperar.
De acordo com a secretária da SDST, Natécia Campos, a feira é uma ótima oportunidade para fortalecer o mercado empreendedor do município. “A iniciativa de capacitar mais de 10 mil pessoas é uma grande oportunidade para o município. Com a ajuda do SDST e do CATEQ, nosso povo tem condição de desenvolver a veia empreendedora com qualidade“, pontuou Natécia.
A primeira-dama, Juliana Valim, destacou que estava muito feliz de participar da Feira na edição do Dia das Mães e reforçou o quão importante é para a família ter o apoio da gestão no empreendedorismo. “Estou muito feliz por estar aqui hoje e presenciar o esforço que essas mães tiveram para poder empreender e levar o pão de cada dia para a casa. Os produtos e serviços são de muita qualidade e o atendimento excelente. Isso tudo é reflexo das formações e capacitações do Projeto Prosperar e das oportunidades que  a gestão vem proporcionado”, reforçou a primeira. 

A empreendedora Izadora Queiroz, que trabalha com produtos de confeitaria, reforçou que a feira é uma ótima chance de fazer bons negócios. “Essa feira é mais uma forma de divulgar meu trabalho com confeitaria. E é aqui que consigo colocar em prática tudo que eu aprendi nos cursos do Prosperar. Eu fiz os cursos de gastronomia, na área de bolo e salgados, e me ajudou muito na hora de fazer uma renda extra”, ressaltou Izadora. 

A Feira acontece até hoje (13), de 8h às 20h, na Praça da Matriz, e conta com a exposição e vendas de mais de 60 stands, atrações de música ao vivo, espaço kids e também o oferecimento de serviços de abertura de MEI, inscrição para cursos, Cadastro no SINE e informações sobre o microcrédito. 

*Projeto Prosperar*

O Projeto Prosperar é o maior programa de capacitação profissional do município de Caucaia e tem o objetivo de qualificar e profissionalizar mais de 10 mil caucaienses. Desde de julho de 2022, já foram oferecidos gratuitamente mais de 50 cursos, com mais de 250 turmas, totalizando mais de 9.120 horas/aula.

*Serviço*
Feira de negócios - edição Dia das Mães
Local: Praça da Matriz
Data: 12/05 (17h às 21h) e 13/05 (8h às 21h)

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Corredor de Hidrogênio Verde vai garantir mais desenvolvimento e empregos para Caucaia

Nesta quarta-feira (10), Caucaia deu mais um importante passo rumo ao desenvolvimento sustentável. A assinatura de dois documentos, Parceria de Portos Verdes e Corredor Logístico de Hidrogênio Verde, reforçam e impulsionam a instalação do hub de Hidrogênio Verde (H2V) em território caucaiense, gerando mais desenvolvimento tecnológico, industrial e socioeconômico.

A cerimônia que firmou a parceria entre os Portos (Pecém e Roterdã) aconteceu no Complexo do Pecém, e contou com as presenças do Governador do Ceará, Elmano de Freitas, do primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte e do Prefeito de Caucaia, Vitor Valim. “É com muita alegria que firmamos essa parceria, que vai trazer mais desenvolvimento ao Ceará, e muita alegria a todos nós caucaienses, já que toda a expansão da ZPE 2 é dentro do território de Caucaia. Cada vez mais o Hidrogênio Verde vai trazer toda uma cadeia produtiva de industrialização para o Ceará e para Caucaia, trazendo cada vez mais emprego e renda, que vai vir através da Termelétrica que recentemente lançamos a pedra fundamental, da Transnordestina, e tantas outras coisas que estão vindo para o território caucaiense pra trazer desenvolvimento para a nossa cidade e mais oportunidades de emprego”, disse Vitor Valim.

A Parceria de Portos Verdes firma o compromisso de três anos entre Porto do Pecém e Porto de Roterdã, com o objetivo de apoiar empresas holandesas a exportar e investir no Brasil e vice-versa, e também aumentar a cooperação bilateral para promover iniciativas em desenvolvimento portuário, como energia eólica onshore e offshore e a produção de hidrogênio verde. 

Já o Corredor Logístico de Hidrogênio Verde firma o entendimento entre os dois portos e empresas com pré-contratos firmados e projetos em curso para a produção de hidrogênio verde no Pecém. No documento, as partes expressam o interesse em criar um corredor de ponta a ponta da cadeia de suprimentos para hidrogênio verde, incluindo produção no Pecém e recebimento e distribuição em Roterdã, para atender à demanda na Holanda e em outros países do Noroeste da Europa.

*Saiba mais*

Em novembro de 2021, o Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, ao lado do então Governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou a ampliação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Com quase 2 mil hectares, o anúncio representou a chegada de novos investimentos para o município. Na mesma ocasião, Vitor Valim anunciou a redução de impostos para que novas empresas se instalem no município, diminuindo o Imposto Sobre Serviço (ISS) de 5% para 2% em empresas que se instalarem na ZPE 2.

Atualmente, o Ceará conta com 27 memorandos relacionados à produção de H2V. Destes, três já avançaram a pré-contratos selados e têm área reservada na ZPE: Fortescue, Casa dos Ventos e AES. O investimento é estimado em US$ 8 bilhões. Além disso, o Porto do Pecém deve investir R$ 2,2 bilhões para dotar o terminal de infraestrutura capaz de abrigar os projetos.

SEMA participa da audiência pública sobre implantação de refinaria de petróleo no CIPP

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) participou da audiência pública sobre a implantação da Refinaria de Petróleo do Pecém (RP). O secretário executivo Fernando Bezerra, representou a SEMA no encontro ocorrido na manhã desta segunda-feira (8), na Esplanada do Pecém, S/N, no Prédio Administrativo do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) Distrito do Pecém, São Gonçalo do Amarante. Para o representante da SEMA, “a audiência pública é um instrumento de participação popular, fundamental no processo de implantação de um empreendimento”.

Além do secretário executivo da SEMA, também participaram da composição da mesa de autoriddaes, da audiência pública, o gestor ambiental, Lincoln Davi Mendes de Oliveira, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); CEO Laiz Hérida, da HL Soluções; Sérgio Araújo, representando a Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra); assessor Ricardo Araújo, do CIPP; Joselina Maria Lima, representante do Conselho Comunitário do CIPP e do Comitê Territorial de Matões; o CEO Gabriel Debelian, da RP.

De acordo com a Semace, após a audiência pública, procedimento por meio da qual a sociedade é ouvida sobre o projeto e a consolidação de pareceres técnicos, o projeto será submetido à aprovação do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema). A RP tem como principal objetivo, a produção de combustíveis marítimos com baixo teor de enxofre para navios (Bunker e Diesel Marítimo), além de combustíveis automotivos (Gasolina A e Diesel S10) e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).Terá capacidade para processar cem mil barris de petróleo por dia (bpd).

Saiba mais

A refinaria será instalada em Caucaia, na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em uma área de 106,6 ha, próximo ao Terminal Portuário do Pecém, o que permitirá o recebimento de petróleo e a expedição do Bunker e Diesel Marítimo (MGO) por via marítima.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...