sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

IMAC celebra o Dia Mundial da Educação Ambiental com trilha ecológica

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), investe em educação ambiental de crianças e jovens e é destaque em ações e em parcerias com programas estaduais como Agente Jovem Ambiental. Para celebrar o compromisso com a natureza e o Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado no dia 26 de janeiro, o IMAC promoveu uma trilha ecológica com a participação de cerca de 20 Agentes Jovens Ambientais (AJAs) na Fazenda Domingos Pontes, que produz cera da carnaúba e apoia programas de educação ambiental. 
Conhecer grandes viveiros de mudas, entender sobre os tipos de sementes, plantar mudas de ervas e passear em meio a uma trilha ecológica com direito a açude foram algumas das experiências vividas pelos AJAs de Caucaia durante o passeio promovido pelo IMAC, em parceria com Secretaria do Meio Ambiente do Ceará e a fazenda Domingos Pontes.

Os jovens, que tinham entre 16 e 19 anos, ficaram maravilhados com a oportunidade. Para a estudante Andreza da Silva, foi um momento muito importante de formação para os AJas. “Eu fiquei muito feliz de participar dessa experiência porque eu aprendi mais sobre as sementes e o tempo certo de plantar. O que a gente aprende aqui pode passar em casa e para a nossa comunidade”, ressaltou Andreza.

A coordenadora de Políticas Ambientais do IMAC, Leilane Chaves, acompanhou o grupo de AJAs e destacou que a trilha ecológica era um momento muito importante para a troca de conhecimento. “O IMAC tem promovido diversas ações educativas para os jovens e, neste Dia Mundial da Educação Ambiental, os AJAs tiveram uma oportunidade de saber na prática sobre como plantar e manter uma horta. Isso vai ajudar esses jovens no desenvolvimento de projetos de produção de alimentos nas comunidades onde eles vivem”, destacou a coordenadora. 

A coordenadora regional dos AJAs, Débora Evelyn, que acompanhou os jovens durante todo o passeio, destacou que o AJA é um programa muito importante para a promoção da educação ambiental entre os adolescentes. Ela também reforçou que o município de Caucaia tem se destacado nas políticas de sustentabilidade e preservação ambiental. “O Programa AJAs é estadual, porém é essencial uma boa parceria dos municípios. E Caucaia é o líder de vagas na participação de jovens. São mais de 180 adolescentes participantes. Essa parceria com o IMAC e a SEMA consegue proporcionar vivências muito ricas para esses jovens que conseguem levar mais conhecimento para suas famílias e replicar para o entorno da sua comunidade”, frisou Débora.

*Saiba mais*

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em Janeiro de 2021, criou o Programa Jovem Ambiental, visando à seleção de 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 184 municípios cearenses, para atuação em projetos socioambientais.

O objetivo do programa é estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Em Caucaia, são mais de 180 agentes jovens ambientais cadastrados. O maior número entre todos os municípios participantes do programa.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Durante as férias, alunos da rede municipal aprendem brincando com atividades educativas realizadas através de tablets

O mês de férias escolares tem sido de busca de conhecimento para os alunos da rede municipal de Caucaia. A Secretaria de Educação (SME) idealizou e propôs uma série de atividades a serem realizadas à distância, a partir da plataforma inteligente, aplicativo disponível aos alunos nos tablets distribuídos de forma gratuita pela Prefeitura de Caucaia.

“Essa é a primeira edição do Hall da Fama de Férias, uma competição saudável proposta pela SME a todos os alunos através dos tablets, fornecidos pela Prefeitura de Caucaia. A premiação contemplará três estudantes que mais se destacarem na realização e acertos dos desafios no mês de janeiro, do 1º ao 9º ano de 2022. Dessa forma, teremos 27 estudantes premiados dentro do critério de classificação”, disse Lidiane Rogério, articuladora e técnica da Secretaria Municipal de Educação. 

Para o pequeno Arthur Hugo, a competição é um estímulo a mais. Ele está sempre entre os alunos que mais participam das atividades da plataforma digital. “Eu faço atividades de ciências, português, matemática, ciência, geografia e história. Eu gosto mais de português, onde eu aprendo o alfabeto e um ‘bucado’ de outras coisas”, declarou o aluno. Já Juliana Ferreira, mãe do Artur, fala com orgulho da dedicação do filho. “O tablet ajudou meu filhos a pesquisarem, veio bem a calhar. Antes tinham que usar o meu celular, ou o do pai, pois a gente não tem computador. Agora eles têm autonomia, reveem o que já aprenderam além de terem contato com atividades novas. Mas aqui em casa, eles têm que fazer desafios, só depois eles podem brincar”, revela.

Vanderlúcia das Neves é uma das professoras do pequeno Arthur. Na opinião dela, os equipamentos significaram uma revolução no dia a dia do ensino no município: “A chegada do tablet trouxe realmente mudanças significativas tanto para os nossos alunos e também para nós educadores. Com o desenvolvimento da plataforma digital, o aluno se torna um pesquisador. Como dizia Paulo Freire, nós devemos desenvolver nos nossos alunos esse potencial. É isso que nós temos acompanhado após a chegada dos tablets”, pontua.

Além disso, a SME propôs uma terceira atividade para os alunos envolvendo também as famílias dos estudantes. Trata-se do projeto “Leitura em família”. O objetivo é promover momentos de interação entre as crianças, adolescentes e a família. Foram escolhidos três livros por série, para serem realizados em casa com a família. Além disso, a plataforma conta com um acervo de 1500 obras.

*Saiba Mais*

A Prefeitura de Caucaia forneceu mais de 45 mil tablets a todos os alunos do Ensino Fundamental no Município. Desde então, observou-se um maior aproveitamento nas atividades à distância propostas aos alunos caucaienses. Os equipamentos são trazem uma ferramenta dinâmica, motivacional e interativa que permite um maior engajamento, uma linguagem que conversa com a realidade dos alunos, dos jogos e da interação.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...