quinta-feira, 9 de março de 2023

Prefeito Vitor Valim denuncia descaso na prestação de serviços da Enel em Caucaia

Veja o vídeo 
https://m.youtube.com/watch?v=ldgoospWiQk

Na tarde desta quinta-feira (9), o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, esteve na sede da Secretaria de Administração de Caucaia, onde pôde constatar a falta de energia no órgão. Na ocasião, o prefeito gravou um vídeo para cobrar providências da empresa multinacional distribuidora de energia elétrica, Enel, que está há dois dias sem normalizar o fornecimento de energia do órgão público. A falta de energia não está relacionada à falta de pagamento e sim à falta de qualidade do serviço da enel. 

O prefeito Vitor Valim destacou que a Prefeitura de Caucaia seguiu todos os protocolos para cobrar o restabelecimento da energia no órgão e citou outras demandas em relação à Enel que não foram atendidas ou seguem em atraso. “Muitas vezes a população acha que a oscilação de energia e os postes caídos no chão são culpa da prefeitura, mas não são. A Enel é responsável por isso e já passa até 4 meses para solucionar esses  problemas. E por isso, estou aqui como prefeito para pedir que a empresa Enel nos respeite e solucione os problemas de energia em Caucaia.”, enfatizou Valim.

"Estamos na Secretaria de Administração de Caucaia, a segunda maior cidade do Ceará,  há dois dias sem energia. É bom que a população saiba do desrespeito que a Enel está fazendo com o nosso município de Caucaia. Por meses e meses tento solucionar os problemas com a Enel por meio de solicitações de forma diplomática e cordial para pedir respeito para nossa população. Já fizemos todos os protocolos devidos e a Enel segue lenta sem resolver nada. São muitas oscilações de energia que prejudicam os serviços dos nossos prédios públicos e prejudicam a população. Quando há oscilação de energia e queremos reaver os prejuízos a empresa não ressarce. Empresa essa que, se você dever, ela é muito rápida para cortar o serviço, mas para solucionar os problemas segue lenta. Está na hora da Enel respeitar o cearense, Caucaia e a Secretaria da Administração que segue sem energia por conta de uma oscilação de energia que não é restabelecida Isso tem acontecido em diversos públicos e atrapalha o andamento da vida pública. Não podemos ter uma empresa como essa desrespeitando o Estado do Ceará sem ser penalizada como merece”, frisou o prefeito. 

Vitor Valim enfatizou que quando assumiu a prefeitura de Caucaia, a gestão anterior já tinha uma dívida de mais de 8 milhões de reais com a empresa Enel. No entanto, a nova gestão, que herdou essa dívida milionária, já negociou esse montante e não há motivos para corte de energia por motivos financeiros. 

Falta de energia

As oscilações de energia, falta de fornecimento de energia, postes e fios expostos são comuns em Caucaia e a quebra contratual de serviços da Enel é nítida, pois a empresa em questão demora semanas e até meses para solucionar os problemas.

PROCON de Caucaia realiza evento em comemoração ao Dia do Consumidor

No próximo dia 15 de março, comemora-se o Dia Mundial do Consumidor. Para celebrar a data, o PROCON Municipal vai realizar uma ação especial para os caucaienses. Com o tema "Superendividamento: Consumidor e Crédito Responsável", o evento acontece no Grêmio de Caucaia, das 09h às 16h, e contará com um feirão para renegociação de dívidas com até 90% de descontos e retirada do nome do SPC e SERASA.

De acordo com Laís Bandeira, Coordenadora Executiva do PROCON Municipal de Caucaia, o evento será realizado em vários Municípios do estado, e nasceu a partir de uma iniciativa do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor DECON/CE. "Fico muito feliz por representar o município e realizarmos juntamente com a iniciativa privada um evento que possa melhorar a vida financeira do consumidor, levando este ao consumo consciente e na qualidade de vida. Com o Feirão de Negociação, tanto o consumidor ganha, retirando seu débito junto às empresas, como a empresa garante a diminuição de inadimplência", disse.

O Feirão acontecerá no Grêmio de Caucaia, onde consumidor passará primeiramente pela triagem para saber em qual demanda será feita sua tratativa. No evento, o consumidor também poderá verificar se o nome está negativado e tentar no próprio local sua negociação com as empresas participantes. Ainda de acordo com o PROCON Municipal, a ENEL, CAGECE, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Banco Itaú, Crefisa, Banco BMG e CDL estão entre as instituições que já confirmaram presença.

Não é necessário realizar inscrição. Para atendimentos, o PROCON orienta o consumidor a portar os seguintes documentos: Identidade, CPF, Comprovante de Endereço e documentação comprobatória da demanda (em caso de reclamação), todos original e xerox.

Além dos serviços voltados para o atendimento ao consumidor, a Secretaria de Saúde irá disponibilizar vacinação H1N1, Covid-19), teste glicêmico, aferição de pressão e cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), que irá oferecer os serviço de Cadastro Único e do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ).

*Serviço*

Feirão de Negociação em alusão ao Dia do Consumidor

Local: Grêmio de Caucaia

Horário: 09h às 16h

Prefeitura de Caucaia amplia ações do Conselho Tutelar e dá aumento salarial a conselheiros

O Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, recebeu, nessa última segunda-feira (6), em seu gabinete representantes dos dois Conselhos Tutelares do município. Na pauta, foi realizado dois anúncios positivos não apenas para a categoria, mas principalmente para as crianças e adolescentes do município. A primeira delas é a ampliação no número de conselheiros, com a criação de uma nova sede.

"É com muita alegria que estou recebendo esses profissionais que estão na ponta, cuidando das nossas crianças e adolescentes, que são os nossos conselheiros tutelares. E uma notícia aos pais e mães é que nós iremos ampliar mais um terceiro conselho tutelar, serão mais cinco conselheiros, para cada vez mais desempenhar o seu trabalho e cuidar das nossas crianças e adolescentes", disse o prefeito Vitor Valim.

Atualmente, o município conta com dois prédios, um no centro de Caucaia, com abrangência na sede do município, e outro na Jurema, atuando na Grande Jurema. Agora, o município também contará com uma sede, com cinco novos conselheiros, no Litoral, com abrangência na região denominada Praia. De acordo com José Giovan, conselheiro tutelar, essa era uma demanda antiga da categoria. "A gente agradece por ser recebido aqui no gabinete do prefeito. Há mais de 11 anos a gente vem brigando pela implantação do terceiro conselho e hoje é uma realidade", disse.

Valorização

Além da ampliação no número de conselheiros, descentralizando o atendimento, os conselheiros também receberão um aumento salarial, que antes ganhavam R$ 3.300, e passarão a receber R$ 4.000, assim como auxílio-alimentação por dia trabalhado. "A última correção de vencimento para esta categoria aconteceu em 2019. Hoje, damos um importante passo a fim de dar um aumento real e justo aos vencimentos dos nossos conselheiros", pontua Vitor Valim.

"Isso tudo é para que nossas crianças e adolescentes estejam cada vez mais protegidos por profissionais como esses, que estão na rua cuidando do maior patrimônio, o futuro da nossa cidade, que são nossas crianças e adolescentes", finaliza o prefeito.

Todas essas iniciativas compõe um Projeto de Lei enviado para aprovação na Câmara dos Vereadores. Agora, o texto segue para votação, e deverá entrar em vigor após aprovação do poder legislativo municipal.

Decreto cria Comitê para acompanhar programa Minha Casa Minha Vida no Ceará

O governador Elmano de Freitas decidiu que a Secretaria de Cidades ficará responsável pela construção de moradias, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. 40 mil habitações  a serão construídas. Como o programa envolve muitos órgãos, o governador decretou a criação do Comitê Interinstitucional para Fortalecimento da Política Habitacional Social do Programa Minha Casa, Minha Vida, no Ceará. 


O Comitê promoverá a ação coordenada de esforços entre órgãos e entidades, públicas ou privadas, envolvidos na execução do Programa Minha Casa, Minha Vida, no Ceará, otimizando sua implementação e promovendo o seu fortalecimento, especialmente, por meio da consolidação de ações, instrumentos e atos administrativos. 


Compõem o Comitê os seguintes órgãos ou entidades estaduais: 

I - Secretaria das Cidades;

II - Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece;

III - Corpo de Bombeiros do Estado;

IV - Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace

§ 1o Também integram o Comitê como convidado:

I - órgãos indicados pelos municípios com competência afim ao Programa;

II - Enel Ceará;

III - Caixa Econômica Federal – Caixa;

IV - Sindicado da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará – Sinduscon/CE.

§ 2o A coordenação do Comitê caberá à Secretaria das Cidades, a qual conduzirá seus trabalhos, designando as datas dos encontros. A Secretaria das Cidades dará o suporte necessário ao funcionamento do Comitê.

Fonte: Roberto Moreira

domingo, 5 de março de 2023

Moses Rodrigues e a Federação Partidária: União Brasil e Progressistas

A concretização da federação partidária chamada de União Progressista (União Brasil e Progressistas) deve ser realizada até o final do mês de março deste ano. A cúpula nacional do Progressistas na figura do seu presidente nacional, o senador Ciro Nogueira (PI), é a principal força política do antigo bloco partidário (Republicano, Partido Liberal e Progressistas) que apoiou a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), no último pleito eleitoral presidencial, porém, vai ser a primeira, outrora agremiação oposicionista ao presidente Lula (PT), que vai se tornar governista. Progressistas vai entrar oficialmente no Governo Federal, com a possibilidade de ocupar o Ministério da Comunicação ou Ministério da Indústria e Comércio.

A Consultoria LCFB acompanhou de perto o processo da construção da federação partidária União Progressista, seção local via as informações que recebia dos parlamentares ou deputados federais do União Brasil (UB). A bancada de quatro parlamentares da Câmara já daria o direito do União Brasil se tornar o líder natural do bloco partidário unificado numa aliança de quatro anos, em todas as instâncias (Municipal, Estadual e Nacional), na política cearense.

A direção estadual do Progressistas na figura do deputado estadual e secretário estadual das Cidades, Zezinho Albuquerque, deve manter a sua aliança, com o governador Elmano de Freitas (PT), a nível estadual. Zezinho Albuquerque não tem nenhuma aliança política-administrativa, com o atual prefeito de Fortaleza, o médico José Sarto (PDT), porém, a federação partidária União Progressista vai ter uma candidatura majoritária, no pleito eleitoral da capital cearense, em 2024.

Anexo

A presidência da federação partidária União Progressista deve ser ocupada pelo deputado federal, Moses Rodrigues (UB), no próximo biênio 2023-2024, com a possibilidade de ser renovada no biênio 2025-2026. A Consultoria LCFB acredita que o governador Elmano de Freitas (PT) manterá um bom relacionamento político- administrativo, com o deputado federal Moses Rodrigues (UB), pois o deputado federal sobralense é aliado do presidente Lula (PT), no Congresso Baixo (Câmara).

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), com certeza vai tentar fortalecer o Republicanos seção cearense, nos próximos dias, em função do surgimento da federação partidária União Progressista, na política local. Camilo Santana tem noção do poder de capitalização do bloco partidário ou federação partidária capitaneada provavelmente pelo deputado federal, Moses Rodrigues, nas eleições municipais cearenses de 2024.

A Consultoria LCFB acredita que o ministro Camilo Santana,o empresário Chiquinho Feitosa e o vereador fortalezense, Pastor Ronaldo Martins, vão tentar atrair o diretório estadual do MDB sob a liderança do deputado federal, Eunício Oliveira, para uma espécie de aliança informal, com o intuito do fortalecimento do camilismo sem petismo, nas eleições municipais de 2024. O processo de ação e reação por causa do surgimento da federação partidária União Progressista, no território político-eleitoral do Republicanos pró- Camilo Santana (PT) ou camilismo sem petismo.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor - gerente da Consultoria LCFB

Fonte:Blog Luiz Claudio Ferreira 

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...