sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Vitor Valim reúne multidão para prestação de contas do mandato aos caucaienses e apresentar seus candidatos no pleito de 2022



No mesmo local do primeiro ato público de campanha a prefeito, Vitor Valim reuniu milhares de pessoas para a prestação de contas dos 20 meses de mandato, e apresentar aos caucaienses seus candidatos no pleito de 2022. O ginásio do Centro da Vida, no Padre Julio Maria, recebeu no fim da tarde desta quinta-feira (15) pessoas de várias localidades do município. 

Recebido com muito carinho, o prefeito Vítor Valim chegou tomado pela emoção e acompanhado dos candidatos à Câmara Federal, Eunício Oliveira, à Assembleia Legislativa, Salmito Filho, vereadores e do vice-prefeito Deuzinho Filho.

O gestor municipal deu início ao encontro com uma grande prestação de contas. Alças de acesso ao bairro do Metrópole, a entrega de mais de 45 mil tablets aos alunos da rede municipal de ensino, reforma do Mercado da Jurema, do Ginásio Cazuzão, reforma de escolas municipais, duplicação da CE-090, novo Polo Industrial para o município e a construção dos Espigões do Icaraí, o Bota de Graça, maior programa de mobilidade urbana do país que oferece transporte público 100% gratuito, foram algumas das conquistas já realizadas ou em andamento citadas por Vitor como compromissos firmados com a população e já realizados pela gestão municipal. "Todo pai e toda mãe de família sabe que não se consegue fazer todas as melhorias na residência de uma vez. Às vezes se investe em um lado, e falta no outro, e assim também é na Prefeitura. Principalmente pois sabemos que nossa cidade sofreu com muitos anos de abandono. Sabemos também que muito a gente fez. Já avançamos em inúmeras áreas. E muito mais iremos fazer", reforçou.

Ainda de acordo com Vitor Valim, muitas dessas realizações foram conseguidas através da exitosa parceria entre Governo do Estado, através do ex-governador e atual candidato ao Senado Federal, Camilo Santana, e da articulação do então deputado estadual Elmano Freitas, hoje candidato ao Governo do Estado. "Nós precisamos continuar a avançar. E essa parceria com o Governo do Estado vai continuar, com Elmano Freitas governador, Camilo Santana senador, e também com Eunício Oliveira deputado federal, e Salmito Filho deputado estadual. Esses são os meus candidatos", declarou o prefeito Vitor Valim.

Ao agradecer o apoio de Vitor Valim, Salmito Filho, candidato a Deputado Estadual, disse da gratidão e do compromisso que tem com Caucaia. "Eu quero assumir um compromisso aqui com vocês, prefeito Vitor Valim, eu quero ser o deputado estadual que vai trabalhar muito por Caucaia, e eu quero voltar aqui pra mostrar que estamos juntos", declarou.

Logo após, foi a vez do candidato à Câmara dos Deputados, Eunício Oliveira, dar o recado aos milhares de caucaienses. "Conheci o Vitor Valim vereador, apresentador, deputado federal, deputado estadual, e agora estou conhecendo o grande gestor, e que surpresa maravilhosa. Eu também quero voltar aqui após as eleições, quero voltar depois de assumir o mandato, pra você poder dizer a mesma coisa, que tanto eu quando Salmito Filho estamos fazendo o dever de casa, e honrando os compromissos que fizemos junto à população caucaiense", disse Eunício Oliveira.

Antes de encerrar, o prefeito Vitor Valim falou do futuro, dos próximos projetos que serão colocados em prática e irão melhorar ainda mais a vida dos caucaienses. Entre eles, a disponibilização de Wi-fi gratuito em todas as praças do município, a construção de um novo Hospital Municipal e a ampliação da Maternidade Santa Terezinha, a fim de que ela se torne também um centro de referência à saúde da mulher. "Compromissos que firmo onde há dois anos anunciei o que faria como prefeito, e que hoje é uma realidade. E tenho certeza que, com Elmano Freitas governador, Camilo Santana senador, Eunício Oliveira deputado federal e Salmito Filho deputado estadual, vamos conseguir fazer isso, e muito mais", finalizou o prefeito Vitor Valim.

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Prosperar Projeto Prosperar forma primeira turma de capacitação de camareiro.


As primeiras turmas do Projeto Prosperar, maior programa de capacitação profissional de Caucaia, já concluíram o primeiro ciclo de cursos oferecidos pela gestão municipal. A última formação oferecida e concluída foi o curso de Camareiro, que aconteceu na última terça-feira (6). O curso foi realizado na sede da Secretaria de Cultura e Turismo (SETCULT), no Cumbuco, e teve a duração de 20 horas/aula. O encerramento do curso de camareira aconteceu com uma visita técnica em um hotel do Cumbuco. Na ocasião, 24 alunos receberam os certificados de conclusão do curso. 
De acordo com a coordenação do Projeto Prosperar, os cursos oferecidos são nas modalidades presenciais, cursos híbridos e ead. As datas, horários/turnos e locais de todos os cursos estão sujeitos a alterações. Todos os cursos híbridos e EAD serão realizados na plataforma online de ensino do Prosperar. Os estudantes serão informados previamente sobre as datas, horários e locais da aula presencial dos cursos híbridos.

Para a aluna Lucélia Braga, a formação foi uma ótima oportunidade para aprender uma nova atividade e ter chance de conseguir um emprego na região turística da Caucaia. “Eu gostei muito do curso de Camareira porque, além de ter mais uma chance de emprego, os conhecimentos sobre as atividades de camareira também vão agregar na minha atual atividade profissional que é a de cuidador de idoso. Inclusive fiz o curso ‘Cuidadora de idosa’ por meio do Projeto Prosperar. Eu acho incrível essa oportunidade que a prefeitura de Caucaia está proporcionando. São cursos gratuitos com profissionais muito gentis e capacitados. Isso é muito bom pra Caucaia. Para mim também, quanto mais qualificada eu estiver, mais chance de emprego terei. Inclusive quero fazer novos cursos do Prosperar”, destacou Lucélia.

Para Ana Beatriz Lima, o curso de camareira será um divisor de águas, pois é uma oportunidade de capacitação que, se não fosse gratuito, ela não teria condições de fazer. “Foi muito importante para mim fazer esse curso do Projeto Prosperar. Eu entendi a importância que tem uma camareira no hotel. Ela é o coração do hotel e, por isso, é preciso muita capacitação. É muita responsabilidade. Eu achava que a função de camareira era só para cuidar da cama. Mas não é, são muitas outras responsabilidades. Eu estou ansiosa para ingressar na área”, afirma Ana. Além dos curso de Camareira, a aluna destacou que vai se inscrever em outras modalidades do Projeto Prosperar, como o de Auxiliar de Cozinha. 

*Projeto Prosperar*

O programa Prosperar foi lançado em julho deste ano e oferece 57 cursos e mais de 20 mil vagas para os cauienses nas áreas de alimentação, confecção, empreendedorismo, estética, formação geral, hotelaria e turismo, produção agrícola e tecnologia da informação.  Os cursos têm duração de até 40h/aula

Até o momento, mais de 70 pessoas foram capacitadas em 7 cursos oferecidos na modalidade presencial. Os cursos Higiene e Manipulação de Alimentos, Formação de Agente de Delivery, Manicure e Pedicure, Produção Orgânica e Agroecologia aconteceram entre 04 e 19 de julho.

*Confira o calendário dos próximos cursos*

*ÁREA DE ALIMENTAÇÃO*

Auxiliar de cozinha (Turma 05)
Período de realização: 12 à 23 de Setembro no turno da tarde.
Local: CRAS - Grilo.

Auxiliar de cozinha (Turma 06)
Período de realização: 12 à 23 de Setembro no turno da manhã.
Local: Igreja Do Sagrado Coração De Jesus.

Gastronomia: Formação de cozinheiros - Básico (Turma 03)
Período de realização: 19 à 30 de Setembro no turno da tarde.
Local: CRAS - Metrópole.

Gastronomia: Formação de cozinheiros - Intermediário (Turma 02)
Período de realização: 19 à 30 de Setembro no turno da tarde.
Local: Banco de Alimentos.

Gastronomia: Formação de cozinheiros - Avançado (Turma 01)
Período de realização: 12 à 16 de Setembro no turno da manhã.
Local: CATEQ.

Higiene e manipulação de alimentos (Turma 04)
Período de realização: 12 à 16 de Setembro no turno da manhã.
Local: CATEQ

Higiene e manipulação de alimentos (Turma 05)
Período de realização: 26 à 30 de Setembro no turno da tarde.
Local: Mercado do Povo Juaci Sampaio Pontes

*ÁREA DE CONFECÇÃO*

Bordado - Intermediário (Turma 01)
Período de realização: 19 à 30 de Setembro no turno de manhã.
Local: Praça PEC - Araturi.

Modelista - Intermediário: Modelagem intima e fitness (Turma 02)
Período de realização: 19 à 30 de Setembro no turno da tarde.
Local: Praça PEC - Araturi.

*ÁREA DE ESTÉTICA*

Manicure e pedicure (Turma 02)
Período de realização: 12 à 16 de Setembro no turno da tarde.
Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho.

Manicure e pedicure (Turma 03)
Período de realização: 26 à 30 de Setembro no turno da tarde.
Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho.


*ÁREA DE FORMAÇÃO GERAL*

Empreendedores e recicladores de resíduos sólidos (Turma 01)
Período de realização: 26 à 30 de Setembro no turno da tarde.
Local: CATEQ.

Empreendedores e recicladores de resíduos sólidos (Turma 02)
Período de realização: 26 à 30 de Setembro no turno da manhã.
Local: CATEQ.

*ÁREA DE HOTELARIA E TURISMO*
Recepcionista
Período de realização: 19 à 30 de Setembro no turno da manhã.
Local: SETCULT - Cumbuco.

*ÁREA DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA*
Agroecologia (turma 02)
Período de realização: 21/09 à 23/09 - 28/09 e 29/09 nos turnos manhã e tarde.
Local: Comunidade Belo Monte.

Compostagem
Período de realização: 26 à 28 de Setembro nos turnos manhã e tarde.
Local: Organização dos Velhos Troncos do Povo Anace da Japuara.

Escoamento de produção e logística (Turma 01)
Período de realização: 27 à 29 de Setembro no turnos manhã e tarde.
Local: Comunidade Matões.

Produção orgânica
Período de realização: 12 à 16 de Setembro nos turnos manhã e tarde.
Local: Reserva Indígena Taba dos Anacé.

*ÁREA DE EMPREENDEDORISMO (CURSOS EAD)*

Cooperativismo e associativismo: Unindo forças para vencer
(Turma 03)
Evolução e marketing pessoal em redes sociais (Turma 03 e 04)
Gestão de pequenos negócios (Turma 03)
Gestão financeira e fundamentos contábeis (Turma 04)
Marketing digital e negócios online para o microempreendedor
(Turma 04)
Planejamento estratégico para empreendedores (Turma 03)
Precificação: Formatação e definição do preço de venda (Turma 03) Técnicas de empreendedorismo (Turma 03)

*ÁREA DE FORMAÇÃO GERAL (CURSO HÍBRIDO)*
Auxiliar de escritório (TURMA 06)

*ÁREA DE HOTELARIA E TURISMO (CURSOS HÍBRIDOS)*
Inglês - Básico (Turma 06 e 07)
Inglês - Intermediário (Turma 02 e 03)

*ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (CURSOS EAD)*
Excel - Básico (Turma 07 e 08)
Excel - Intermediário (Turma 03)
Excel - Avançado (01)
Python para ciência de dados (Turma 01)

*PRAZO DE REALIZAÇÃO DOS CURSOS HÍBRIDOS E EAD*

Os cursos de Excel - Avançado e Python para ciência dos
dados serão realizados no período de 12/09 à 07/10.
Os demais cursos - EAD e Híbrido - serão realizados no período
de 05/09 à 03/10.

*CURSOS PRESENCIAIS CURSOS HÍBRIDOS E EAD*

*As datas, horários/turnos e locais de todos os cursos estão sujeitos à alterações.
*Todos os cursos híbridos e EAD serão realizados em nossa plataforma online de ensino.
*Os estudantes serão informados previamente sobre as datas, horários e locais da aula presencial dos cursos híbridos.

*Serviço*

*Projeto Prosperar*

Inscrições na plataforma oficial www.eadcedepam.com.br ou presencialmente no CATEQ, que fica na rua 15 de novembro, número 1478, no Centro de Caucaia.  Atendimento de 8h às 16h.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...