sábado, 13 de agosto de 2022

Cultura Secretaria de Turismo e Cultura de Caucaia abre seleção para Conselho de Política Cultural.


As manifestações culturais fazem parte da identidade do povo. Em Caucaia, um município extenso e com muita riqueza cultural, é importante manter as tradições culturais vivas. Para ajudar a construir políticas públicas voltadas para a Cultura, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SETCULT),  lançou edital de seleção para compor o Conselho Municipal de Política Cultural de Caucaia (CMPC), biênio 2022 / 2024.  As inscrições podem ser feitas até dia 19 de agosto no site do Mapa Cultural de Caucaia: https://mapacultural.caucaia.ce.gov.br.

Serão 12 (doze) vagas que irão compor o CMPC. Os membros do conselho irão participar da escolha dos representantes dos segmentos culturais da Sociedade Civil, que devem contemplar na sua composição os diversos segmentos artísticos e culturais de Caucaia como Povos de Terreiros, Comunidades Quilombolas, Cultura Indígena, Cultura Cigana, Capoeira, Audiovisual, Artes visuais, Literatura, Artesanato, Artes Cênicas (Teatro e Dança), Música, Circo, Humor e Cultura Tradicional e Popular.

“O Conselho Municipal da Cultura impulsionará as políticas culturais, corrigindo um débito com esse setor. De caráter deliberativo e consultivo, vinculado à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETCULT), as características dele serão democratizar a elaboração, execução e monitoramento do nosso trabalho. Por isso, ressaltamos a importância da participação de todos os agentes culturais e sociedade civil no processo, viabilizando um olhar plural e diverso. Anterior a esse momento, abrimos o debate com representantes de diversas classes artísticas e agora chegou a hora de conclamar todos para as eleições. Não temos dúvida de que com mais esse passo da gestão, a Cultura de Caucaia irá acelerar, evoluir e se tornar mais profissional, relevante, profunda e popular”, destacou a secretária de Turismo e Cultura de Caucaia, Yrwana Albuquerque.

*Requisitos*

Poderão se inscrever para participar do processo eleitoral na condição de candidato(a) a conselheiro(a), maiores de 18 anos, moradores em Caucaia. Os(as) candidatos (as) precisam cadastrar-se na plataforma Mapa Cultural de Caucaia. 
 
A íntegra do Edital, os materiais de orientações e a página de inscrições poderão ser acessados no Diário Oficial do Município (05/08) e também no Mapa Cultural (https://mapacultural.caucaia.ce.gov.br.)

O processo seletivo de composição do CMPC será composto de 02 (duas) etapas, a saber: uma fase inicial de habilitação e outra fase de seleção por eleição mediante votação e que servirá para todos. A fase de seleção se dará por eleição e votação na plataforma do Mapa Cultural de Caucaia. 

Divulgue, cadastre-se, candidate-se e vote!

*Saiba mais*

O Conselho Municipal de Política Cultural é órgão colegiado de caráter permanente, de representação paritária do Poder Público e da Sociedade Civil, com funções consultivas, deliberativas, normativas, fiscalizadoras nas áreas de atividade cultural, no âmbito do Município de Caucaia.

Serviço:

Seleção Conselho Municipal de Política Cultural de Caucaia (biênio 2022 / 2024)
Inscrições: https://mapacultural.caucaia.ce.gov.br
Prazo: Até o dia 19 de agosto
Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail: cultura@setur.caucaia.ce.gov.br

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Prefeitura de Caucaia dá início à Consulta Pública do Orçamento 2023

/admin/view/noticia/img/20220811130500gestao.jpg

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Educação Caucaia combate evasão escolar com investimento em tecnologia e valorização dos profissionais de educação.



A educação é a base de uma sociedade mais justa e desenvolvida. A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), investiu na melhoria da base educacional e apostou na tecnologia, merenda escolar de qualidade e transporte gratuito para diminuir a evasão escolar no município. Além disso, outros fatores como reforma das escolas e valorização dos professores e gestores educacionais contribuíram para o fortalecimento da Educação no município.   

Com a pandemia da Covid-19, as desigualdades na educação se agravaram. Com isso, os alunos tiveram muitas dificuldades com a falta de acesso à tecnologia e o apoio escolar. Para reverter essa realidade, a Prefeitura de Caucaia investiu em tecnologia e garantiu a entrega de 45 mil tablets com chip de acesso à internet para os alunos e distribuição de notebooks para o corpo docente. Com isso, os alunos puderam acompanhar de casa os conteúdos escolares com mais comodidade e qualidade. 

A rede de ensino público municipal conta atualmente com 58 mil alunos, destes, menos de 400 estão evadidos. Caucaia agora é exemplo em manter seus alunos na escola. A gestão municipal tem dado todo o apoio para que as políticas públicas de valorização do corpo docente e combate a evasão escolar. De acordo com o Secretário de Educação Sérgio Kobayashi, o objetivo é zerar a evasão escolar até o final da gestão e garantir que todos os adolescentes e crianças estejam matriculados nas escolas municipais.  

De acordo com a SME, a alimentação escolar gratuita e de qualidade também foi um fator decisivo para a permanência dos alunos nas escolas. Afinal, crianças alimentadas aprendem melhor. Além da merenda escolar ser oferecida nas escolas, durante o período mais crítico da pandemia, a prefeitura também deu suporte às famílias dos alunos com a doação de kits de alimentação.  

*Busca Ativa Escolar* 

Em 2021, a gestão municipal aderiu a campanha Busca Ativa Escola, uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).  

Com a participação na plataforma, a Secretaria de Educação consegue ter dados concretos que possibilitam o planejamento e a aplicação de políticas públicas que ajudam na inclusão escolar.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...