quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

IMAC realiza 4ª edição do evento Coleta Solidária

Promovendo a reutilização de materiais e consequentemente a redução na geração de resíduos sólidos, nesta sexta-feira (25), acontece a 4ª edição do Coleta Solidária, evento promovido pelo Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC). Desta vez, a ação acontece no Grêmio Municipal, no centro do município, de 08h às 12h. O objetivo é recolher material reciclável e reutilizável, com foco na coleta de resíduos volumosos, a fim de dar um destino ambientalmente sustentável aos objetos.

“O Coleta Solidária faz com que materiais que iriam para o lixo tenham uma sobrevida, diminuindo o volume de resíduos gerados no município. Beneficia a cidade, os cidadãos e também o Projeto EMAÚS Amor e Justiça, parceiro do IMAC nessa ação”, disse Luciana Barbosa, Gerente de Destinação Final de Resíduos Sólidos do IMAC.

A novidade é que nesta edição, o IMAC conta com um caminhão, para a coleta e transporte de material doado nas residências próximas à ação. Os caucaienses que realizarem o descarte de seus materiais neste dia receberão uma muda de planta, um incentivo simbólico à doação.


*Confira os itens que o Movimento Emaús pode ou não pode receber*

*Itens recebidos:*
Roupas, calçados, brinquedos, móveis, utensílios domésticos, livros, revistas, metais, plásticos, eletrônicos (com ou sem defeito), materiais de informática, colchões, material de escritório, portas (com ou sem vidro), janelas (com ou sem vidro), material reciclável, materiais de construção (canos, fios, aparelho sanitário, descargas, lavatório, pias, torneiras, cerâmicas (inteiras), itens de academia, bijuterias, objetos de decoração, jarros, plantas etc. A ONG também recebe doações de medicamentos, alimentos, cadeiras de roda, cadeira de asseio, muletas, cama hospitalar, etc.

*Itens não recebidos:*
Móveis com cupim, restos de madeira com ou sem cupim, telhas, toner, plástico seco, lâmpadas, pilhas, baterias de celular, pedaços de vidro, retalhos etc.

Projeto Arte&Ação completa uma ano promovendo esporte e cultura em Caucaia

Democratizar a cultura e o esporte em Caucaia, transferindo recursos a projetos sociais do município. Foi com esse objetivo que há um ano nascia o Projeto Arte&Ação, iniciativa inovadora da gestão municipal, unindo esforços de duas secretarias, a de Esporte e Juventude (SEJUV) e a Secretaria de Turismo e Cultura (SETCULT).

A iniciativa beneficia cerca de 200 projetos na área do Esporte e Cultura, com um ajuda de custo de R$ 500,00. Entre eles, o “Bola no Pé, Bíblia na mão”, com a coordenação do voluntário Neto Ávila. A iniciativa já existe há 3 anos, e atende atualmente 59 crianças de várias localidades de Caucaia. De acordo com Neto, essa é a primeira vez que o projeto recebe um apoio por parte da Prefeitura. “A gente utiliza o recurso para a compra de material esportivo, lanche e água para as crianças. Antes, a gente tinha que correr atrás com rifas, sorteios, mas o Arte&Ação veio para impulsionar o esporte no município”, disse.

Para o Secretário de Esporte e Juventude, Mickauê Franklin, o programa cumpre o papel que se propõe: democratizar o esporte e a cultura em Caucaia. “Hoje o Arte&Ação, esse grande projeto social, leva lazer, esporte e educação a todas as localidades do município. Beneficiando vários projetos, desde o futebol, surf, kitesurf, vôlei, balé, xadrez e várias categorias esportivas, beneficiando centenas de crianças e jovens só na área de esporte”, revela.

*Cultura*

Já na área da cultura, entre os beneficiados está o Projeto Criando e Aprendendo a Arte de Modelar, que ensina a crianças do bairro Tabapauzinho a arte do biscuit, e também como incrementar a renda familiar através do artesanato. “O Arte&Ação promove o esporte e a cultura, tira as crianças das ruas, e aqui no nosso projeto ajuda até mesmo no custo de vida, pois o biscuit gera renda. É muito gratificante transmitir algo que se aprendeu, e ainda mais com essa arte que amo”, diz Cristina de Moura, Coordenadora do Projeto.

Tanto na SEJUV quanto na SETCULT, todos os programas atendidos pelo Arte&Ação são acompanhados de perto a fim de fiscalizar o investimento público, além de dar suporte técnico aos empreendedores sociais. “Nós fazemos visitas periódicas, todo mês visitamos os projetos, que prestam contas com a Prefeitura. De um ano pra cá, sentimos uma diferença enorme na realidade do município”, declara Vania Cavalcante, Secretaria Executiva de Turismo e Cultura

*Saiba mais*

Mensalmente, a gestão municipal investe cerca de R$ 90.000 para que projetos de esporte e cultura continuem existindo no município, beneficiando não apenas as crianças e os jovens participantes, mas também fomentando o desenvolvimento de correntes esportivas e culturais em Caucaia. Alguns dos quesitos exigidos foram tempo de existência, quantitativo do público-alvo, alcance social, entre outros.

Para garantir a segurança no trânsito, AMT de Caucaia realiza blitzes educativas

A Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT) atua com várias ações educativas ao longo do ano, abordando temas atuais e que estão entre os maiores causadores de acidentes nas vias do município. Entre elas, a Blitzes Educativas. O principal intuito do órgão é abordar condutores mostrando a importância do uso do cinto, do capacete e demais equipamentos de segurança obrigatórios. A AMT anunciou que, durante o carnaval, a ação será intensificada com ações no município de Caucaia e na faixa litorânea.
 
“A AMT de Caucaia tem o objetivo de investir na educação de trânsito e tem o interesse de promover mais ações educativas que desenvolvam ainda mais a consciência do condutor sobre a responsabilidade dele no trânsito. É importante que os condutores se conscientizem e se responsabilizem por cuidar e respeitar sua própria vida e dos pedestres, ciclistas e demais condutores principalmente durante o período de carnaval”, afirma Brunno Viana de Almeida, Presidente Interino da Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT).
 
Além das ações com a população, a AMT tem fortalecido e promovido a qualificação dos agentes de trânsito com a realização de cursos de reciclagem e aperfeiçoamento em ética e conhecimentos técnicos, para manter que os profissionais possam realizar cada vez mais um atendimento de qualidade e profissionalismo.
 
 
*Ações educativas*
 
De acordo com a AMT, as últimas blitzes realizadas em fevereiro, nas áreas centrais e litorânea, foram bem recebidas pelos moradores e turistas que visitam Caucaia. A pasta também destaca a ação de “Educação ao Meio Ambiente no trânsito” junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMAC), que teve o objetivo de conscientizar sobre a importância da limpeza das praias.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

O Presidente da Câmara de Caucaia Dr. Tanilo recepcionou ao estúdios da Pod Pest arretado Lia Ferreira Gomes de Caucaia.

Na noite desta quarta-feira 23 de Fevereiro 2022. A pré candidata a deputada estadual. Irmã dos Ferreira Gomes Lia Gomes, chegou nos estúdio ao lado do Dr. Tanilo Menezes que também é PDT. 

Caucaia recebe Projeto CeArt Itinerante em março


 O município de Caucaia recebe nos dias 10 e 11 de março, das 8h às 16h, na praça do anfiteatro, no Centro da cidade, a primeira edição do CeArt Itinerante, que tem o objetivo de promover o fortalecimento da identidade do artesão cearense. Na programação, estão previstas oficinas, certificação de peças, palestras, exposição de produtos, cadastro de identidades artesanais, entre outros.
 
“É uma alegria receber a CeArt Itinerante em Caucaia. O evento conta com a parceria da Secretaria de Turismo e Cultura (SETCULT), visando também o incentivo e a valorização desses produtores que irão se aperfeiçoar com a promoção de cursos, oficinas e a emissão ou renovação da carteira de identificação artesanal, de forma rápida e prática. Da mesma forma que damos importância ao turismo, sabemos da importância do artesanato para o desenvolvimento regional. Portanto é sempre uma alegria apoiar e promover política pública nesse sentido de fortalecimento”, destaca Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo e Cultura de Caucaia.
 
Os artesãos já cadastrados deverão apresentar a identidade artesanal, os ainda não cadastrados devem comparecer com a documentação necessária para realizar o teste de habilidade, que é a confecção presencial do produto artesanal.
 
*Saiba o que é necessário para renovar ou tirar sua carteira de artesão pela primeira vez:*
 
Se você retirou a carteira de artesão no ano de 2017 ou anterior, se faz necessário:
trazer um mostruário do seu produto (até 3 peças);
trazer uma peça em produção ou material para produzir ou finalizar uma peça durante a entrevista;
RG/ CPF e comprovante de endereço.
 
Para carteiras emitidas a partir de 2017, renovação ou emissão de novas carteiras, apresentar os: RG/CPF e comprovante de endereço.
 
*Serviço*
CeArt Itinerante Caucaia
Local: Anfiteatro de Caucaia - Centro
Horário: 8h às 16h
Telefone / WhatsApp: (85) 3318-1282

Prefeitura intensifica limpeza e mantém a balneabilidade das praias caucaienses


A Prefeitura de Caucaia, através do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), intensificou a fiscalização e limpeza de praias desde que o estado vive alerta por conta das manchas de óleo no litoral. De acordo com Thiago Menezes, Gerente de Recursos Hídricos e Gestão da Orla do IMAC, no dia 31 já começaram a ser realizadas uma série de fiscalizações, porém, somente no dia 08 de fevereiro os primeiros sinais e relatos de óleo começaram a ser verificados pelas equipes de monitoramento do órgão. “A antecedência nas fiscalizações foi fundamental para a pronta resposta à situação”, disse.

Ainda de acordo com o órgão, no dia 09 de fevereiro houve uma mobilização que reuniu 150 pessoas, entre servidores do IMAC, da Secretaria de Patrimônio, Secretaria de Turismo e Cultura e voluntários. Desde então, a limpeza continua sendo realizada regularmente. “Durante toda a ação recolhemos mais de 5 toneladas da substância, e uma amostra desse material foi enviada imediatamente para análise no laboratório do LABOMAR - Instituto de Ciências do Mar da UFC, conforme orientação da SEMA”, finaliza Thiago.

Mesmo com a incidência de óleo, a substância não afetou a balneabilidade das praias caucaienses. Após a fase de procedimento intensivo, agora o órgão entra na fase de monitoramento extensivo, para a identificação de reincidência. Logo após, o IMAC segue com a programação normal de limpeza, e monitoramento contínuo.

*Calendário anual de limpeza*

Neste sábado (19), o IMAC lançou o projeto Praia Cinco Estrelas, que propõe a renovação do calendário anual de limpeza de praias, além de ações com viés educacional envolvendo a sociedade civil. A iniciativa visa adequar as praias de Caucaia a padrões de limpeza internacionais, com a requalificação de pontos estratégicos definidos pelo órgão, além de promover a conscientização em três pontos: saúde e bem-estar, vida na água e vida terrestre.

A Prefeitura de Caucaia, através do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), intensificou a fiscalização e limpeza de praias desde que o estado vive alerta por conta das manchas de óleo no litoral. De acordo com Thiago Menezes, Gerente de Recursos Hídricos e Gestão da Orla do IMAC, no dia 31 já começaram a ser realizadas uma série de fiscalizações, porém, somente no dia 08 de fevereiro os primeiros sinais e relatos de óleo começaram a ser verificados pelas equipes de monitoramento do órgão. “A antecedência nas fiscalizações foi fundamental para a pronta resposta à situação”, disse.

Ainda de acordo com o órgão, no dia 09 de fevereiro houve uma mobilização que reuniu 150 pessoas, entre servidores do IMAC, da Secretaria de Patrimônio, Secretaria de Turismo e Cultura e voluntários. Desde então, a limpeza continua sendo realizada regularmente. “Durante toda a ação recolhemos mais de 5 toneladas da substância, e uma amostra desse material foi enviada imediatamente para análise no laboratório do LABOMAR - Instituto de Ciências do Mar da UFC, conforme orientação da SEMA”, finaliza Thiago.

Mesmo com a incidência de óleo, a substância não afetou a balneabilidade das praias caucaienses. Após a fase de procedimento intensivo, agora o órgão entra na fase de monitoramento extensivo, para a identificação de reincidência. Logo após, o IMAC segue com a programação normal de limpeza, e monitoramento contínuo.

*Calendário anual de limpeza*

Neste sábado (19), o IMAC lançou o projeto Praia Cinco Estrelas, que propõe a renovação do calendário anual de limpeza de praias, além de ações com viés educacional envolvendo a sociedade civil. A iniciativa visa adequar as praias de Caucaia a padrões de limpeza internacionais, com a requalificação de pontos estratégicos definidos pelo órgão, além de promover a conscientização em três pontos: saúde e bem-estar, vida na água e vida terrestre.

Caucaia libera 2ª dose da vacina contra Covid-19 para crianças de 8 a 11 anos sem agendamento


A partir desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, libera a segunda dose da vacina contra Covid-19, mesmo sem agendamento prévio, para crianças de 8 a 11 anos, que foram imunizados há pelo menos 28 dias com a Coronavac, na primeira dose.

A vacinação das crianças acontece todos os dias em dois pontos da cidade: Praça de Esportes e Cultura (PEC), no Araturi, e Secretaria de Patrimônio, no Centro. De segunda a sábado, de 9h às 15h, e aos domingos, de 9h às 14h.

A coordenadora de Imunização da Prefeitura de Caucaia, Estrella Pinheiro, destaca a importância da continuação do esquema vacinal. “É fundamental que os pais ou responsáveis levem as crianças para tomar a segunda dose da vacina para dar continuidade na proteção”, afirma.
 
A coordenadora ressalta ainda a necessidade do aumento do cadastro para atingirmos a cobertura vacinal. “É fundamental que os pais fiquem atentos ao cadastro dos filhos para atingirmos o maior número de crianças vacinadas”, finaliza.

Sonia Melo (52), mãe da primeira criança vacinada no Município, fala sobre a expectativa em relação ao reforço. “Estou muito ansiosa para que a Sofia receba a segunda dose. E sou muito grata ao SUS e à Prefeitura de Caucaia por essa oportunidade de imunizar a minha filha”, comemora.

*Documentação necessária*

Os pais ou responsáveis devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já em relação às crianças que serão imunizadas, é necessário levar RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF ou Cartão do SUS, além do cartão de vacinação.

*Como se cadastrar (1ª dose)?*

O cadastro para a primeira dose é realizado no site do Governo do Estado. Para efetuar o procedimento, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br
2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"
3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados
4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada
5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro
6) Verifique o e-mail de confirmação

*Mais informações*

Com o objetivo de proporcionar o acesso aos pais e responsáveis que não disponham de internet, ou que tenham alguma dificuldade durante o cadastro no Saúde Digital, a Prefeitura disponibiliza locais de apoio nos próprios locais de vacinação, em todas as escolas municipais e na sede da Secretaria de Saúde, no centro de Caucaia.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Caucaia inicia as atividades do “Programa Municipal Hora de Plantar"

As atividades de agricultura no município de Caucaia ainda são predominantemente de origem familiar, porém tem grande potencial de produção. Com isso, o município  aposta na mecanização agrícola para promover e fortalecer o trabalho dos agricultores e aumentar as chances de retorno econômico para os pequenos produtores. Atenta ao potencial de produção agrícola do município, que tem 70% de zona rural, a Prefeitura de Caucaia, por meio da  Secretaria de Desenvolvimento Rural, desenvolveu o “Programa Municipal Hora de Plantar”, que permite ao agricultor o acesso à mecanização do solo com suporte técnico e equipamentos.
 
A iniciativa tem o objetivo de realizar o preparo de solo de forma mecanizada para plantio das culturas agrícolas e, assim, beneficiar o pequeno agricultor e aquecer a economia municipal. Com o programa, é possível fazer um planejamento agrícola com uma estrutura que contempla toda a cadeia produtiva, desde o preparo do solo até a pós colheita, como a destinação ao Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar do Município de Caucaia (Lei nº 3.315/2021), uma iniciativa que pretende comprar os produtos dos agricultores beneficiados pelo “Programa Municipal Hora de Plantar”.
 
Serão beneficiados, aproximadamente, 600 agricultores com até 5 (cinco) horas de trator por produtor cadastrado e a depender do tamanho da propriedade. Os agricultores cadastrados relatam que é primeira vez que estão recebendo incentivos dignos para continuar na atividade agrícola familiar.
 
Na localidade de Poço Verde, no distrito de Sítios Novos, o agricultor Francilio Costa de Sousa (PC), reforça que o manejo do solo feito pelo trator é uma benção, pois “há anos que a gente não tinha apoio nenhum. A gente precisa da ajuda de uma máquina dessa para poder fazer um trabalho bem feito. O trator corta bem a terra e tem ajudado bastante na hora do plantio. Facilita demais nossa vida”, reforça.
 
O projeto é planejado, executado e avaliado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural. De acordo com o secretário, "com esse programa, os agricultores voltaram a ser estimulados a continuar com o plantio e produção agrícola familiar”.  O secretário também destacou que, além do custo zero para os produtores agricultores, o manejo do solo feito com tratores de arado permite uma maior celeridade no processo agrícola de produtividade e colheita, pois o serviço que o trator faz em 5 cinco horas substitui a mão de obra de 15 trabalhadores braçais. Além disso, se o agricultor fosse contratar o serviço de um trator, teria custo de R$ 200 por hora e, com o Programa Municipal Hora de Plantar, o custo fica por conta da Prefeitura de Caucaia.
 
Para o beneficiado pelo programa, o agricultor Antônio Iran Ferreira da Silva, que tem propriedade na localidade de Brasília, no Distrito de Bom Princípio, “o programa veio para beneficiar várias famílias, pois cada hora de uso do trator é uma diária a menos de trabalho braçal a ser contratada”.
 
O engenheiro agrícola responsável pelo programa, Amauri Miranda,  destaca que, com o uso do trator, reduz a necessidade de utilização de queimadas, aumenta a infiltração da água no solo e a qualidade do alimento, pois melhora o sistema radicular do plantio. Além disso, a redução do custo da mão de obra, haja visto que o equipamento amplia a área de plantio e reduz a quantidade de limpa do terreno. Sendo assim, o produtor tem mais tempo para se dedicar a outras atividades”, afirma.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Crianças de cinco anos já podem se vacinar contra Covid-19 em Caucaia


O município de Caucaia avança para a última fase da faixa etária infantil para vacinação contra Covid-19. A partir desta terça-feira (22), crianças de 5 a 11 anos estão aptas a se imunizar contra o coronavírus. “Já são cerca de 10 mil crianças imunizadas com a primeira dose no município. Temos feito mutirões em todos os fins de semana, desde o início da vacinação para esta faixa etária. Para continuarmos avançando, precisamos do apoio dos pais e responsáveis, para alavancarmos o número de cadastros e agendamentos”, explica Estrella Gurgel,  Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Caucaia.

Para isso, os pais ou responsáveis deverão cadastrar os filhos na Plataforma Saúde Digital, bem como agendar o atendimento em um dos dois pontos fixos de vacinação específicos para crianças: Secretaria de Patrimônio, no centro, e a Praça PEC, no Araturi. Após esse procedimento, basta se dirigir a um dos pontos de vacinação na data escolhida, portando RG, CPF e comprovante de endereço (pais ou responsáveis), RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF ou Cartão do SUS (da criança a ser imunizada).

*Como se cadastrar?*

O cadastro e agendamento para a vacinação é realizado no site do Governo do Estado. Para efetuar o procedimento, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br
2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"
3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados
4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada
5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro
6) Verifique o e-mail de confirmação
7) Finalize o cadastro e confira a disponibilidade de agendamento

OPORTUNIDADE Sine Municipal de Caucaia começa a semana com 55 novas vagas de emprego

/admin/view/noticia/img/20220221111700oportunidade.jpg

Nesta segunda-feira (21), o SINE Municipal de Caucaia disponibiliza à população 55 novas vagas de emprego. Analista de contabilidade. revisor de tecidos, auxiliar de produção, costureiro(a), vendedor(a), entre outros. Vagas para os três níveis de escolaridade e também para Pessoas Com Deficiência – PCD.

Você pode ir até a agência do SINE, na rua 15 de novembro, 1478, no Centro, para ter acesso a essa e outras oportunidades. Vale lembrar que o órgão também realiza atendimentos itinerantes nos CRAS e órgãos do município. Você confere o calendário completo no Instagram da Prefeitura, clicando aqui: https://www.instagram.com/p/CYmI43WrY19/?utm_source=ig_web_copy_link

Para conferir as vagas de emprego, clique aqui!

Assessoria de Comunicação


CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...