segunda-feira, 7 de abril de 2014

Danilo Forte defende a viabilização da Usina de Itataia

O deputado federal Danilo Forte subiu à tribuna na sessão desta segunda-feira (07/04) para pedir que os cearenses se unam em prol da viabilização do projeto de exploração da mina de Itataia, que está tão perto de ser concretizado. “Peço para que tenhamos a compreensão de que a construção do futuro passa por uma tomada de posição nossa, do povo cearense”. Mudanças significativas na legislação ambiental brasileira e na conduta de algumas empresas reforçam o lado positivo na atividade de exploração das minas, que melhoram a vida da população com investimentos na infraestrutura da cidade por meio da geração emprego e renda, e a movimentação do comércio local.
Na jazida de Itataia, localizada em uma das regiões mais carentes e mais pobres do estado do Ceará, o urânio encontra-se associado ao fosfato, o que lhe dá a capacidade de produzir fertilizantes e suplemento alimentar para animais como bovinos, caprinos, ovinos etc. Na mina será feita apenas a separação dos minérios, pois o urânio será explorado na Bahia. A luta para explorar a usina de Itataia é antiga e esse empreendimento promete alavancar a economia do Ceará.

Assessoria de Imprensa

Danilo Forte entrega projeto de contenção do mar de Caucaia à Ministra do Planejamento

Exibindo IKS_0300ok.jpg
O deputado federal Danilo Forte esteve nesta segunda-feira (07/04) no Ministério do Planejamento, em Brasília, acompanhado do vice-prefeito de Caucaia, Paulo Guerra e o do diretor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), professor Luis Parente, para apresentar à ministra Miriam Belchior o projeto executivo que tem como objetivo a contenção da erosão costeira nas praias do Icaraí e Tabuba, em Caucaia, que vem provocando um enorme prejuízo à população e ao comércio local.
Miriam Belchior, que é a coordenadora do Comitê Gestor do PAC, informou que irá requisitar ao ministro da Integração Nacional uma avaliação técnica sobre o projeto executivo – o projeto foi entregue ao ministro Francisco Teixeira no início deste mês - , antes de definir se o governo fará ou não a obra, orçada em R$ 30 milhões.
A recuperação da área degradada e a contenção para evitar o aumento da erosão beneficiará uma população de cerca de 20 mil habitantes da região.  O problema, provocado, sobretudo,  pelas ressacas do mar, que se agravam em alguns meses do ano, faz com que mar avance e prejudique várias atividades. A contenção possibilitará a retomada do turismo, do comércio local, de hotéis e pousadas.
O projeto apresentado à ministra foi elaborado pela Universidade Federal do Ceará, através do Labomar e consiste na construção de uma parede de pedras para conter a erosão, além de promover a recuperação das vias públicas, de parte do sistema de esgotamento sanitário e de águas pluviais já destruídos, a implantação de equipamentos comunitários e calçadas.

Assessoria de Imprensa

------