sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Dia “D” de campanha de multivacinação acontece no sábado (07/10), em Caucaia

Com o objetivo de atualizar o calendário de vacinação e evitar o retorno de doenças já erradicadas no país, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seguirá o calendário nacional do Ministério da Saúde e promoverá, no sábado (07/10), um dia “D” de campanha de multivacinação.

A imunização acontecerá nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPAS (postos de saúde), de 8h às 17h

O dia D, que será destinado às crianças e aos adolescentes de até 15 anos não vacinados ou com esquema incompleto, oferecerá as seguintes vacinas: Hepatite A, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, Tetraviral, DTP (tríplice bacteriana), HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto), Menigocócica ACWY.

Camila Moreira, diretora da Atenção Primária à Saúde de Caucaia (APS) ressalta a importância da operação. “Este será mais um dia para que pais e responsáveis levem seus filhos para atualizar a caderneta de vacinação. Só assim, poderemos proteger nossas crianças e adolescentes de várias doenças eliminadas ou controladas”, afirma. 

Para ter acesso à vacina, é preciso levar RG, CPF. Cartão do SUS e cartão de vacina. 

*Serviço:*
Dia “D” de campanha multivacinação acontece no sábado (07/10), em Caucaia*
Locais: 46 UAPS (postos de saúde)
Horários: 8h às 17h

Prefeitura de Caucaia e Governo do Estado realizam entrega de kits de pescadores do município

Linha de nylon, anzol, passagem de rede, protetor solar, camisa de proteção solar, protetor solar, chapéu, garrafão térmico, colete, além de duas balanças, mesa em inox, serra, motor de popa, caixas isotérmicas, 11 canoas de madeira e duas jangadas tipo paquete. Estes foram alguns ítens entregues nesta quinta-feira (5) a 173 pescadores de água doce, salgada e mangue de Caucaia. A solenidade aconteceu no pátio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Caucaia, em um evento em parceria entre a Prefeitura de Caucaia e o Governo do Estado do Ceará.

Estiveram presentes o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, o secretário de Pesca e Aquicultura do Ceará Oriel Nunes Filho, o secretário de Desenvolvimento Rural de Caucaia Sebastião Cobrado, o presidente da Federação das Colônias de Pescadores do Ceará, Pedro Oliveira, Ari Silva, presidente da Colônia de Pescadores de Caucaia Z7, o presidente da Câmara de Vereadores de Caucaia, Tanilo Menezes, demais vereadores e autoridades municipais.

"Esse benefício é devido a essa categoria tão carente e muitas vezes tão invisibilizada. É por isso que a gestão municipal, desde o primeiro dia, tem se colocado ao lado dos pescadores do município. Prova disso são os kits já entregues pela Prefeitura a esta mesma classe, o programa de peixamento de lagoas e açudes do município, além da escavação e construção de dois açudes, ações concretas de valorização desta categoria tão importante", disse o prefeito Vitor Valim.

Oriel Nunes Filho, secretário de Pesca e Aquicultura do Ceará, falou sobre a importância dos pescadores Caucaienses em relação ao resto do estado. Motivo pelo qual o município será sede de um seminário ainda neste ano: “Quero agradecer o município de Caucaia pela acolhida. Sobre o Seminário, nós vamos fazer aqui no mês de Dezembro um Seminário, em parceria com o Banco do Nordeste, para que possa explicar todas as linhas de crédito para o pescador e aquicultor pode ter acesso junto ao banco do nordeste, traremos especialista pra falar do camarão, falar da tilápia, falar da criação conjunta de camarão e tilápia”, adiantou.

Para Francisco de Souza, pescador há quase 40 anos, anúncios e eventos como esses ajudam a valorizar e promover a categoria: “Agradecer ao prefeito Vitor Valim, porque depois que ele chegou foi que veio aparecer isso aí, beneficiou a todos. Eu só tenho a agradecer por tudo. A gente vive da pescaria, e isso aqui já é uma ajuda. Marcilene dos Santos é marisqueira e também será beneficiada com os kits. “Eu pesco na região do Mangue, no Rio Ceará. A Prefeitura tá de parabéns”, finalizou.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...