quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Caucaia realiza encontro sobre Cultura da Transparência e apresenta novo site da Prefeitura

Com o objetivo de apresentar os resultados da implantação do Site e Portal da Transparência do Município de Caucaia, realizada em 04 de agosto deste ano. A reunião, que aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores, teve como público alvo os operadores do Site e do Portal da Transparência do Município, gestores e servidores públicos.

De acordo com a ouvidora geral do município, Séphora Barcelos, "O nosso padrão é transparência e é um grande marco apresentar esse novo site para os cidadãos de Caucaia. O site garante a acessibilidade e transparência para todos os usuários que acessam o site. Inclusive, é possível fazer manifestação na Ouvidoria e também acessar relatórios de gestão, dados e auditorias que estão ao alcance de todos. Tanto para o público geral como para o público externo", destaca a ouvidora.

Roberto Medeiros, controlador geral de Caucaia, reforçou que o site está de acordo com a Lei de Transparência e que atende muito bem o cidadão caucaiense. "É importante destacar que o site atende à legislação e que o cidadão consegue, de fato, acompanhar como a Prefeitura está aplicado o recurso do município".

Ouvidoria-Geral do Município recebeu a incumbência da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (SEFIN) de realizar a implantação do novo Site e Portal da Transparência do Município de Caucaia, como Guardiã da Transparência. Durante o processo de implantação, foram realizadas visitas técnicas às unidades administrativas, adequações à legislação, definidas rotinas de trabalho e melhorias sistêmicas.

O novo site foi disponibilizado em outubro para a sociedade com informações compreensíveis e de fácil acesso, fomentando a participação social e o aprimoramento das políticas públicas municipais.

O site e portal da transparência do município estão em processo de monitoramento e a qualidade das informações são realizadas pela equipe de transparência da Controladoria-Geral do município. A ouvidoria-geral ficará com participação e controle social através da carta de serviço, dos conselhos municipais, do sistema e ouvidoria e da transparência passiva.

O processo de implantação do novo site e portal da transparência do município começou em abril deste ano e está em constante no processo de monitoramento e a qualidade das informações são realizadas pela equipe de transparência da Controladoria-Geral do município. A ouvidoria-geral ficará com participação e controle social através da carta de serviço, dos conselhos municipais, do sistema e ouvidoria e da transparência passiva.

Saiba mais

OS PILARES DA OUVIDORIA-GERAL Para realizar a implantação do novo Site e Portal da Transparência do Município de Caucaia, foi necessário reestruturar as atividades da

Ouvidoria- Geral em três pilares:

1º Pilar — PARTICIPAÇÃO SOCIAL: Desenvolve as atividades da Ouvidoria Ativa (Alô Caucaia, Governança, Rede de Ouvidores, Conselhos Municipais e Portal da Transparência).

2º Pilar — CONTROLE SOCIAL: Criado o Laboratório Social - LABS/CAUCAIA que realiza capacitação de servidores, conselheiros municipais e sociedade civil em conceitos de Boas Práticas, Controle Social, Participação Social e Cultura da Transparência.

3º Pilar — TRANSPARÊNCIA: Criado o Observatório de Transparência Ativa - OTA/CAUCAIA que realiza o monitoramento das informações conforme a obrigatoriedade da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação - LAI).


Hospital Municipal de Caucaia inicia etapa do Projeto Lean para otimizar atendimento na emergência

O Hospital Dr. Abelardo Gadelha da Rocha, unidade de saúde da Prefeitura Municipal de Caucaia, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde - INTS, foi selecionado para participar do Projeto Lean, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libanês. A unidade está no processo de implantação da metodologia que tem como objetivo reduzir a superlotação nas urgências e emergências dos hospitais públicos do país.

Para participar do Projeto Lean o hospital passa por uma avaliação criteriosa que é dividida em diferentes etapas. Nos dias 1 e 2 de dezembro, um consultor do Sírio-Libanês esteve no hospital e avaliou se a unidade atende aos critérios para entrar na segunda etapa do programa. "Essa primeira etapa foi a coleta de indicadores que vão nortear o trabalho da equipe do Lean nas emergências em otimizar os nossos processos dentro do hospital. Todas as equipes foram envolvidas, tanto os setores administrativos como das áreas da técnica e laboratorial. O objetivo é atender melhor e mais rápido os nossos pacientes", explica, Thiago Mariz, diretor clínico e gerente médico do hospital de Caucaia.

A próxima etapa do projeto será em janeiro e membros da equipe do hospital de Caucaia vão participar de um treinamento em São Paulo, no Sírio Libanês, para iniciar a fase prática, que é chamada de Fase 1 do Lean. "Depois desse treinamento, nós vamos ter visitas mensais e reuniões quinzenais com a equipe de especialistas do projeto para nos auxiliar no passo a passo e dessa forma a gente melhorar o hospital e a qualidade assistencial como um todo", disse Thiago.

Sobre o Lean

Em tradução livre, Lean significa "enxuto". O Lean é um projeto do Ministério da Saúde desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS - Proadi/SUS, executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. O objetivo é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. Com início em agosto de 2017 e fim previsto para 2023, a proposta deve atender até 160 hospitais do sistema público de saúde.

A participação dos hospitais no projeto acontecem em ciclos, que iniciam a cada seis meses. Para participar do Lean a instituição deve atender a alguns critérios essenciais de elegibilidade, que consideram a estrutura, governança institucional e algumas características da emergência.


CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...