sábado, 1 de setembro de 2012

CAGECE Abastecimento Falta de água prejudica população de Caucaia

Cagece informa que o problema ocorre devido ao crescimento populacional naquela região do município
Há mais de uma semana, a dona de casa Raquel Marques, que vive no bairro Araturi, no município de Caucaia, precisa encher bacias se quiser ter água para ela e a família no dia seguinte. Assim como ela, moradores de outros três bairros daquela cidade, como Jurema, Tabapuá e Parque das Nações, têm passado pelo mesmo problema.


Moradores precisam armazenar água em recipientes para utilizarem durante o dia. Em alguns locais, a água chega somente a partir das 22h FOTO: NATINHO RODRIGUES
"Aqui, passa o dia faltando água e só chega quase às dez horas da noite, muitas vezes quando já estamos dormindo", conta Raquel Marques. Mãe de dois filhos, sendo um recém-nascido, ela fala sobre a dificuldade que é ficar sem água em casa. "Se eu quiser lavar roupas, tenho que passar a noite preocupada em encher bacias. Além disso, trabalho fazendo marmitas, então, é muito complicado você cozinhar sem água suficiente".

Após ligar para a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Raquel foi avisada que os bairros estão passando por um racionamento de água. "Não nos informaram nada. Se a gente não tivesse ligado, estaríamos até agora sem saber de coisa alguma, só sendo prejudicados". Ainda de acordo com a dona de casa, a empresa não deu previsão de quando o serviço voltará a funcionar novamente.

Prevenir

Na casa da comerciante Maria das Dores, que mora no bairro Parque das Nações, a situação se repete há um mês. "Um dia tem, outro não tem. A gente nunca sabe", conta a comerciante, que precisa encher tambores para se prevenir contra a falta de água.

Segundo informações da Cagece, o problema é decorrente do crescimento populacional na região, que aumentou a demanda por abastecimento em todos os quatro bairros, e, como consequência, ocasiona a diminuição da pressão da água e a inconstância no abastecimento.

A Companhia diz que finalizou, em 2012, uma linha de reforço do abastecimento que beneficiou estes bairros, assim como Jurema, Potira, Conjunto São Miguel e outros. Além disso, está em construção uma Estação de Tratamento de Água no município para reforçar o abastecimento. A Estação será no Conjunto Araturi e vai levar água a 1,2 milhão de pessoas. O prazo de conclusão não foi divulgado.

LÍVIA LOPESREPÓRTER
Fonte Diário do Nordeste 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dr. Washington já prevê expansão do Shopping Caucaia

 O prefeito de Caucaia, Dr. Washington, participou na noite desta quarta-feira, 29, da inauguração do Iandê Shopping Caucaia. Confiante no sucesso do empreendimento, Dr. Washington afirmou que ele deve crescer rápido. “Já, já vocês estarão promovendo a expansão, pois o povo de Caucaia saberá agradecer e corresponder a esse presente que há muito a cidade precisava”, disse ele aos empreendedores João e Socorro Rabelo.

Também esteve presente ao evento o ex-deputado e secretário adjunto da Secretaria de Esporte do Governo do Estado, Eugênio Rabelo, além de lojistas, fornecedores, convidados e a imprensa. Localizado no Centro da cidade, o Iandê espera um fluxo diário de 30 mil pessoas

Dr. Washington afirmou que o empreendimento que vai beneficiar toda Caucaia. “Aqui estão sendo gerados mais de 1.200 empregos”, afirmou.

Socorro Rabelo parabenizou os caucaienses pelo empreendimento que vai ajudar a impulsionar a efervescente economia do município, que recebeu nos últimos três anos 190 empresas e gerou 39 mil empregos. “Hoje esse shopping é sonho, uma realidade que será de todos vocês. É um local para as famílias de Caucaia", disse ela. 

Coligação Caucaia Não Pode Parar
Prefeito Dr. Washington 10 - Vice Paulo Guerra
Jornalista Responsável: Marcel Bezerra


PREFEITO DR. WASHINGTON AGREDECE AO FAMILIA RABELO PELO O SHOPPING CAUCAIA

 O Prefeito Dr. Washington na noite de inauguração do Shopping Caucaia agradeceu primeiramente a Deus e a familia Rabelo no nome da Dona Socorro Rabelo, Sr. João Rabelo e o Deputado Eugenio Rabelo pelo o presente ao povo Caucainses que é o Shopping Caucaia que agora virou realidade. Também estava presente o vice prefeito Paulo Guerra e sua Esposa Inês Guerra, e também a Primeira Dama Ester Gois e demas autoridades.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dr. Washington ressalta obras na comunidade do Guaé em Iparana



Em caminhada na comunidade do Guaé, em Iparana, bairro de Caucaia, o candidato à reeleição Dr. Washington Gois, ressaltou os investimentos da Operação Só o Mí no local. Ao passar por obra de calçamento na rua do Manguezal, Washington anunciou que os trabalhos de infraestrutura terão continuidade em outras ruas da localidade.
Ao lado do vice, Paulo Guerra, Washington conversou com os moradores, e lembrou os investimentos na iluminação da avenida principal e do campo de futebol. No projeto “Só o Mi” foram investidos 150 milhões em obras de pavimentação, calçamento e asfalto em toda Caucaia.
Segundo o prefeito, o emprego e a geração de renda estiveram entre os principais problemas herdados da gestão anterior. Na administração passada, Caucaia gerou apenas 1.800 empregos. Hoje, a cidade se destaca na economia brasileira, como o terceiro município que mais gera emprego no país.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Programa apresenta avanços na Educação de Caucaia

O quarto programa eleitoral da Coligação Caucaia Não Pode Parar apresentou na noite desta segunda-feira, 27, os avanços obtidos pela Educação na gestão do prefeito Dr. Washington Gois. Veiculado pela TV Metrópole canal 26, o programa mostrou os programas da escola Alice Moreira de Oliveira, em Sítios Novos. A escola foi deixada completamente destruída pela gestão anterior. Com Dr. Washington, a unidade passou por reforma e ampliação, e hoje é modelo para a Educação do município.

As próprias alunas da Alice Moreira apresentaram a escola. Entre os programas desenvolvidos, estão a sala de atendimento a crianças especiais, que funciona há dois anos como apoio ao ensino regular, com atendimentos individualizados. Há também o Alfabetização Na Idade Certa, que trabalha com crianças a partir dos seis anos. Outra iniciativa da escola, o projeto Luz do Saber promove a alfabetização dos alunos através da informática, com a utilização de computadores, datashow e jogos pedagógicos. Além disso, os estudantes contam ainda com a Rádio Escola na divulgação de notícias, lembretes e prestação serviços à comunidade escolar.

No momento seguinte, o prefeito Dr. Washington falou sobre os avanços registrados na Educação de Caucaia durante o seu governo. “Pegamos o município nas últimas colocações. Quase todas as escolas estavam na zona vermelha de avaliação do Ideb. Hoje, invertemos a situação. Quase todas estão no verde-escuro, que é a zona principal de eficiência do ensino”, comentou.

Dr. Washington citou ainda a reforma de 157 escolas, a ampliação de outras 65, a construção de 16 unidades já licitadas e 3 novas escolas concluídas. “No nosso governo, os professores chegaram a ter 16 salários. Distribuímos, somente do Fundeb, R$ 25 milhões, enquanto a Prefeitura anterior rateou apenas R$ 6 milhões. Isso é respeito ao dinheiro do professor. Por isso as escolas melhoraram”, afirmou ele, ao lembrar que 60% do Fundo são destinados exclusivamente ao pagamento dos professores, restando 40% para investimentos.

As quatro escolas deixadas destruídas pela gestão anterior também foram lembradas pelo prefeito. As escolas Maria Alice, nos Sítios Novos, Antônio Albuquerque, no Potira e a escola do Ipu foram recuperadas e ampliadas. “Três já foram construídas e vamos fazer a do Assentamento Santa Bárbara, que teve sua construção licitada. Assim como vamos construir mais 13 creches, a escola do Capuan e a do Parque das Nações”, disse. A Prefeitura também investiu no fardamento escolar para todos os alunos e na qualidade da merenda escolar. O prefeito também prometeu implantar cinco escolas de tempo integral por ano e pontuou a aquisição de 12 ônibus escolares.

No quadro Meu Bairro é 10, o programa do Dr. Washington foi até a comunidade da Serra do Juá, onde residem remanescentes de quilombos reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares. Nele, os próprios moradores falam sobre benefícios conquistados durante a gestão do Dr. Washington, como o calçamento da estrada de acesso ao local, que permite o trânsito inclusive de ambulâncias, e os investimentos em educação, onde um aluno da comunidade chegou a vencer uma Olimpíada de Língua Portuguesa. Uma moradora também afirmou que o prefeito é bastante presente na comunidade.

O quadro Repórter 10 mostrou a caminhada no bairro Capuan, e abordou a reforma da Praça do local, das escolas e os investimentos da Operação Só o Mí em calçamento e asfalto.

O programa no. 4 pode ser conferido aqui

Coligação Caucaia Não Pode Parar
Prefeito Dr. Washington 10 – Vice Paulo Guerra
Jornalista responsável: Marcel Bezerra

Prefeito faz caminhada pelo Carrapicho


Na manhã desta terça-feira, o bairro Carrapicho recebeu Washington Gois (PR), candidato à reeleição a prefeito de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Com ele, o postulante a vice Paulo Guerra. Durante caminhada, com várias paradas, o prefeito  falou sobre obras na área da saúde. “Reformamos postos de saúde e um CEO e uma UPA estão funcionando. Outra UPA está em construção pelo Governo do Estado na Jurema, em parceria com a Prefeitura, assim como a Policlínica será em breve inaugurada”, disse.
Washington destacou que “essas conquistas” foram resultado da credibilidade alcançada “por nossa gestão”. O prefeito lembrou também a reforma do Hospital Abelardo Gadelha, que ele herdou fechado pela gestão anterior.
(Foto – Divulgação)

Grupo é preso suspeito de vender moradias do Minha Casa Minha Vida em Caucaia

Um homem foi preso e dois adolescentes apreendidos em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, no fim da manhã desta terça-feira (28) por policiais do Ronda do Quarteirão. O grupo é suspeito de vender ilegalmente moradias do programa Minha Casa Minha Vida.
De acordo com a polícia, na última semana populares invadiram apartamentos que estavam sendo construídos pelo Governo Federal. Após o ocorrido, a polícia recebeu uma denúncia de que uma mulher, que seria traficante na área, estaria vendendo as residências.
Prisão
Ao chegarem no local, a polícia localizou um veículo Siena de cor prata que empreendeu em fuga ao perceber a aproximação de uma viatura do Ronda do Quarteirão, nas proximidades do cruzamento da avenida Dom Almeida Lustosa com Idealista.
A viatura policial então perseguiu o veículo, até conseguir interceptá-lo. No interior do carro estavam os dois homens, portando um revólver calibre 38.
A polícia acredita que o grupo tentou livrar-se da arma durante a fuga e que deve existir ainda mais material bélico nos arredores da ocorrência.
Segundo a polícia, os suspeitos seriam comparsas da mulher, ainda não identificada, e estariam vendendo os apartamentos aos moradores que ocupavam de forma irregular o local.
O homem e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia da cidade. Os dois adolescente foram levados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (CDA).
A polícia ainda não tem pistas da mulher envolvida no caso.
Fonte: Diário do Nordeste

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dr. Washington faz caravana por comunidades de Caucaia


 A caravana da coligação “Caucaia Não Pode Parar” do Dr. Washington 10 percorreu, neste, domingo, 26, as comunidades do Cercadão, na Praia do Icaraí, do assentamento Santa Bárbara, nos Sítios Novos, Lagoa da Serra e Planalto Contínuo.  A caravana contou com a participação de candidatos a vereadores, militantes, amigos e familiares.

Dr. Washington 10 fez a primeira parada na comunidade dos remanescentes de quilombos do Cercadão para reafirmar o seu compromisso por mais quatro anos e para falar das melhorias das políticas voltadas para as etnias. Caucaia possui nove quilombos mapeados. Quatro deles foram certificados pela Fundação dos Palmares, e os demais estão em processo de reconhecimento.

Segundo Dr. Washington, Caucaia já investiu muito na educação dentro do segmento Raça, Etnia e Gênero no município, que conta também com sete escolas indígenas. Ao todo, 119 professores de história foram contratados através de concurso público, para resgatar a cultura e a religiosidade matriz africana. “A marca da nossa gestão é comprometida com o progresso e com o desenvolvimento. Para isso, precisamos educar nossas crianças, nossos jovens com educação de qualidade”, comentou.

Dr. Washington 10 foi a base das políticas para fomentar o reconhecimento de direito dos remanescentes de quilombos e descendentes indígenas de Caucaia, criando o Núcleo da Africanidade, Indígenas e Escolas de Campo (Naice), voltadas para as etnias do município. “Como tenho falado por onde tenho passado, nossa gestão já fez muito por Caucaia, mas é preciso fazer mais”. Dr. Washington foi o primeiro gestor a viabilizar políticas de inserção de igualdade social para no município de Caucaia. Hoje, eles são reconhecidos, como legítimos cidadãos participativos.    

Em Sítios Novos, Dr. Washington 10 rebateu acusações de opositores de que a Prefeitura iria implantar um aterro sanitário na região. “Nossa gestão é um governo de progresso, trabalho, emprego e educação, não de lixão”. Ele lembrou episódios da gestão anterior, como o desabamento da escola municipal Maria Lúcia Moreira em 2008. “Nós não somos do mal, nós somos do bem. Um gestor que coloca um patrimônio público no chão é do mal. Isso é verdade e vocês não podem esquecer”, ressaltou.

Dr. Washington 10 reorganizou o distrito de Sítios Novos, com a reconstrução e ampliação da escola Maria Lúcia Moreira, como também melhorias nas ruas com calçamentos, construção de Praça, pavimentação, iluminação do campo de futebol e cemitério, além de outras ações programadas para esse ano. “Vamos juntos levar Caucaia rumo ao desenvolvimento, por que o povo de Caucaia já decidiu que Caucaia não pode parar”.

Dr. Washington com parceria com os governos estadual e federal têm conseguido trazer mais recursos para o município. Em Sítios Novos, já foi recuperada a estrada que começa liga a BR-222 à sede do município, além da construção da Escola estadual. “Na gestão passada, os alunos estudavam num clube, sem condições necessárias para receber um ensino de qualidade. Além disso, o distrito já é contemplado com o projeto Ambulância 24h, priorizando a saúde na comunidade, pontuou.

Coligação Caucaia Não Pode Parar
Prefeito Dr. Washington 10 – Vice Paulo Guerra
Jornalista Responsável: Marcel Bezerra

domingo, 26 de agosto de 2012

Dr. Washington caminha nas comunidades de Porteiras e Serra do Juá



O candidato da coligação Caucaia Não Pode Parar, Dr. Washington Gois 10, participou no fim da tarde deste sábado, 25, de caminhada nas comunidades de Porteiras e da Serra do Juá. Na oportunidade, Dr. Washington relembrou o quanto aquelas comunidades já foram desassistida por governos anteriores. No ensejo, reforçou o compromisso de confiança e credibilidade, marca da sua gestão.

A estrada principal que liga as duas comunidades era precária, sem condições de tráfego de veículos, impossibilitando os moradores de se locomoverem. “Estivemos aqui em 2008, durante duas vezes. Subimos a pé e levamos cerca de setenta minutos para chegar até aqui, na Serra do Juá. Hoje, já é outra realidade,” comentou.

Dr. Washington falou do progresso de Caucaia, dos diversos empreendimentos e equipamentos trazidos pelo governo estadual ao município, como a Refinaria, Usina de energia Eólica, a empresa Eternit, a Siderúrgica e tantas outras empresas têm alcançado através das parcerias. “A nossa Siderúrgica vai injetar mais capital em Caucaia, do que a Siderúrgica do Pecém”, pontou.

O prefeito destacou a credibilidade alcançada pela gestão do município. “Hoje Caucaia é um município de referência. A Prefeitura tem um nome limpo, uma nova cara. Nós estamos fortes, por que temos o povo do nosso lado”, concluiu, ao abordar as dívidas de mais de R$ 30 milhões que herdou da administração anterior, sendo mais da metade apenas com a empresa que coletava o lixo na cidade.

Coligação Caucaia Não Pode Parar
Prefeito Dr. Washington 10 – Vice Paulo Guerra
Jornalista responsável: Marcel Bezerra