terça-feira, 28 de agosto de 2012

Programa apresenta avanços na Educação de Caucaia

O quarto programa eleitoral da Coligação Caucaia Não Pode Parar apresentou na noite desta segunda-feira, 27, os avanços obtidos pela Educação na gestão do prefeito Dr. Washington Gois. Veiculado pela TV Metrópole canal 26, o programa mostrou os programas da escola Alice Moreira de Oliveira, em Sítios Novos. A escola foi deixada completamente destruída pela gestão anterior. Com Dr. Washington, a unidade passou por reforma e ampliação, e hoje é modelo para a Educação do município.

As próprias alunas da Alice Moreira apresentaram a escola. Entre os programas desenvolvidos, estão a sala de atendimento a crianças especiais, que funciona há dois anos como apoio ao ensino regular, com atendimentos individualizados. Há também o Alfabetização Na Idade Certa, que trabalha com crianças a partir dos seis anos. Outra iniciativa da escola, o projeto Luz do Saber promove a alfabetização dos alunos através da informática, com a utilização de computadores, datashow e jogos pedagógicos. Além disso, os estudantes contam ainda com a Rádio Escola na divulgação de notícias, lembretes e prestação serviços à comunidade escolar.

No momento seguinte, o prefeito Dr. Washington falou sobre os avanços registrados na Educação de Caucaia durante o seu governo. “Pegamos o município nas últimas colocações. Quase todas as escolas estavam na zona vermelha de avaliação do Ideb. Hoje, invertemos a situação. Quase todas estão no verde-escuro, que é a zona principal de eficiência do ensino”, comentou.

Dr. Washington citou ainda a reforma de 157 escolas, a ampliação de outras 65, a construção de 16 unidades já licitadas e 3 novas escolas concluídas. “No nosso governo, os professores chegaram a ter 16 salários. Distribuímos, somente do Fundeb, R$ 25 milhões, enquanto a Prefeitura anterior rateou apenas R$ 6 milhões. Isso é respeito ao dinheiro do professor. Por isso as escolas melhoraram”, afirmou ele, ao lembrar que 60% do Fundo são destinados exclusivamente ao pagamento dos professores, restando 40% para investimentos.

As quatro escolas deixadas destruídas pela gestão anterior também foram lembradas pelo prefeito. As escolas Maria Alice, nos Sítios Novos, Antônio Albuquerque, no Potira e a escola do Ipu foram recuperadas e ampliadas. “Três já foram construídas e vamos fazer a do Assentamento Santa Bárbara, que teve sua construção licitada. Assim como vamos construir mais 13 creches, a escola do Capuan e a do Parque das Nações”, disse. A Prefeitura também investiu no fardamento escolar para todos os alunos e na qualidade da merenda escolar. O prefeito também prometeu implantar cinco escolas de tempo integral por ano e pontuou a aquisição de 12 ônibus escolares.

No quadro Meu Bairro é 10, o programa do Dr. Washington foi até a comunidade da Serra do Juá, onde residem remanescentes de quilombos reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares. Nele, os próprios moradores falam sobre benefícios conquistados durante a gestão do Dr. Washington, como o calçamento da estrada de acesso ao local, que permite o trânsito inclusive de ambulâncias, e os investimentos em educação, onde um aluno da comunidade chegou a vencer uma Olimpíada de Língua Portuguesa. Uma moradora também afirmou que o prefeito é bastante presente na comunidade.

O quadro Repórter 10 mostrou a caminhada no bairro Capuan, e abordou a reforma da Praça do local, das escolas e os investimentos da Operação Só o Mí em calçamento e asfalto.

O programa no. 4 pode ser conferido aqui

Coligação Caucaia Não Pode Parar
Prefeito Dr. Washington 10 – Vice Paulo Guerra
Jornalista responsável: Marcel Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

Nascem primeiras tartarugas de ninhos formados na nova faixa de praia do Icaraí, em Caucaia

Na tarde desta sexta-feira (22), quem passou pela orla do Icaraí pode notar um aglomerado atípico de pessoas na nova faixa de ar...