sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cid Gomes está em Guaramiranga

O governador Cid Gomes está em Guaramiranga. Ele chegou ao Maciço de Baturité na sexta-feira, onde é hóspede do empresário Júlio Ventura Neto, que atua nos ramos automobilístico e imobiliário.
Cid fica até o final da tarde de domingo. O governador passará à segunda, terça e início de quarta-feira de cinzas ao lado da família na Serra da Merucoca, coladinha a Sobral, sua terra natal.

CARNAVAL ICARAI CAUCAIA

Uma multidão na avenida Litorânea em Caucaia fazendo a festa em uma arena fechada para dá mas segurança aos foliões bebidas só em latas.Policia Militar,Guarda Municipal.AMT, Poder Judiciário tudo isso  para um Carnaval no Icarai. Mais informações a qualquer momento ou pela a Rádio Cauipe FM 104.9

Porto do Pecém é líder na movimentação de produtos siderúrgicos

No primeiro mês de 2012 foram movimentadas 293 mil toneladas pelo Porto do Pecém com variação positiva de 82% comparando-se com o mês de janeiro do ano passado, quando foram movimentadas 161 mil toneladas.

O Terminal Portuário do Pecém assumiu a liderança de importação de produtos siderúrgicos entre todos os portos brasileiros, além de confirmar a primeira colocação na exportação de frutas e calçados.

Na importação de produtos siderúrgicos, o Pecém ultrapassou os portos de São Francisco do Sul e Santos. Pelo Pecém foram movimentadas 66 mil toneladas, com participação de 23% entre todos os portos do país. Os portos de São Francisco do Sul (SC), com 21% e de Santos (SP), com 13% ficaram na segunda e terceira colocação.

A exportação de calçados também registrou significativo aumento em janeiro de 2012, com 2,3 mil t movimentadas, assegurando uma participação de 54% entre todos os portos brasileiros. Nesse item, o Pecém estava em primeiro lugar, porém empatado com o porto do Rio Grande e seguido pelos terminais de Santos, Suape (PE) e Mucuripe. A participação de todos os outros portos somou 46%, segundo os dados da Secex – Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Na exportação de frutas o porto cearense contribuiu com uma participação de 58%, seguido pelos portos de Parnamirim (22%), Santos (10), Mucuripe (5) e Salvador, com 4%. As frutas que participaram com maior quantidade foram os melões, com 32 mil toneladas, manga (2 mil toneladas), castanha de caju (1,6 mil toneladas) , e bananas com 880 toneladas. 

As origens das frutas foram principalmente os estados do Ceará, que participou com 69%, e Rio Grande do Norte com 27%. Os principais destinos foram a Holanda, com 43%, Grã Bretanha (27), Espanha (9), Estados Unidos (4) e Itália e Alemanha, com 3% cada país.

Na importação de algodão os portos de Itajaí e Santos participaram com 21% cada um, Suape e Vitória com 18% e o porto cearense teve participação de 12%.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

CNBB CONSIDERA FICHA LIMPA UM PRESENTE PARA BRASIL

Responsável pela coleta de 1,5 milhão de assinaturas que resultou no projeto de lei da Ficha Limpa, depois aprovado pelo Congresso Nacional, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disse que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, de considerar válida a legislação “será um presente à sociedade brasileira”. 

O trabalho de coleta de assinaturas contou com o apoio de movimentos de combate à corrupção. De acordo com o presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno, a aprovação da lei “não deverá resolver todo o problema da corrupção, mas facilita a melhor escolha de políticos, mais preparados e qualificados”. 

As declarações foram por ocasião da reunião mensal do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), na capital federal. Para o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, a decisão “preservou a função do conselho”.

Os integrantes do Consep também discutiram sobre a situação dos índios guaranis-kaiowás, do município de Coronel Sapucaia (MS). De acordo com dom Leonardo, os índios “estão despojados de suas terras” e em uma situação de desamparo, submetidos à violência, pela falta de andamento dos processos tradicionais de demarcação de terras e a ausência de políticas públicas em seu favor.

Fonte: O Povo 

HISTÓRIA DE CAUCAIA: PADRE TULA

HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia

Que em 11 de Fevereiro a Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia, foi anexada à Paróquia de Nossa Senhora da Penha de Maranguape? Por isso se quisermos encontrar alguns elementos de pesquisa sobre as genealogias de Caucaia teremos que consultar alguns documentos de Batistérios, e Livros de matrimônios, como também algumas histórias de Pastoral, estão contidos no Livro da Paróquia de Maranguape.
Como também neste período muitas escrituras de imóveis se encontram no cartório mais antigo daquela cidade. Eu mesmo encontrei muito material para fortalecer minhas pesquisas na secretária paroquial de Maranguape.
Leia e passe adiante.

No Ceará são três mil fichas sujas

O estado do Ceará vai se livrar nas próximas eleições dos chamados “ficha suja”. Em vários municípios cearenses para resolver o problema, os ficha suja estão escalando filhos, sobrinhos e netos. Todos, ainda virgens, com nome limpo.
Vai funcionar assim. O ficha suja lança o filho, um jovem, sem qualquer experiência. O filho eleito prefeito, nomeia o ficha suja secretário de finanças ou chefe de gabinete. Vai continuar mandando.
Via Roberto Moreira

Carnaval de Caucaia terá transmissão ao vivo em rádio



Um Show de muita alegria, diversão e informação neste carnaval 2012, a Cauípe Fm 104.9 estará presente transmitindo ao vivo diretamente do corredor da fólia todas as noites o carnaval de Caucaia. 
Com uma equipe formada de bons profissionais, a emissora pretende deixar seus ouvintes apar do que acontece em nosso município. 
Neste sábado dia 18/02/2012, a equipe fará um trabalho de distribuição de abadás e preservativos no centro de Caucaia, e também com seus ouvintes. 


Cauípe FM 104.9

O ADEUS AO RADIALISTA LUIZ ANTONIO QUE VAI FICAR COM DEUS


O Rádio Cearense perdeu na noite desta sexta feita 17 de Fevereiro o amigo Luiz Antonio que agora vai narrar no céu jogos juntamente com os amigos craques que também partiu para fica ao la de Deus. Meus votos de pesar aos familiares do amigo Luiz Antonio. 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Lula Pereira de volta ao Ceará

Pela quinta vez, Lula Pereira vai assumir o comando técnico do Ceará. A informação foi dada hoje pelo volante Heleno, durante a coletiva do alvinegro, que treina para o jogo da próxima quinta-feira, contra o Icasa.
À tarde houve uma reunião entre o recém-contratado, que deve se reunir com o grupo neste sábado de carnaval, e a diretoria do clube. A última vez que Lula Pereira comandou o Ceará foi em 2008. A expectativa é que o substituto de Dimas Filgueiras estreie na quinta-feira, no Presidente Vargas.
via Roberto Moreira

Dilma confirma visita ao Ceará e inclui Fortaleza

Para essa visita, com certeza, duas autoridades serão visitadas: o governador Cid Gomes (PSB) e também o senador José Pimentel (PT)

A presidente Dilma Rousseff confirmou, nesta sexta-feira, presença no Ceará dia 27 próximo. A agenda vai incluir agora a participação da prefeita Luizianne Lins (PT). A missão precursora chega neste fim de semana e irá ao Projeto Vila do Mar (Grande Pirambu), que será visitado pela presidente.

Na programação da presidente, visitas ao projeto Metrofor, em Maracanaú, e ao trecho 5 do Eixão das Águas, em Caucaia.

Para essa visita, com certeza, duas autoridades serão visitadas: o governador Cid Gomes (PSB) e também o senador José Pimentel (PT).

Aliás, não existe coisa melhor do que a calmaria do mar , sob um belo horizonte, para apagar o fogo das vaidades.

Blog do Eliomar

Ficha Limpa: A grande vitória do Brasil

Por Djalma Pinto
Ministros do STF durante votação sobre a Lei do Ficha Limpa - Foto: ABr
O País se reencontrou com os princípios da probidade e da moralidade enfaticamente consagrados na Constituição de 1988. Já em 1994, a Emenda Constitucional de Revisão nº 4 determinou que fosse considerada a vida pregressa de todo cidadão que pretendesse ser investido em mandato eletivo. Infelizmente, ao julgar a ADPF nº 144, o STF, por maioria, fez prevalecer o princípio da presunção de inocência até o trânsito em julgado da decisão penal condenatória em detrimento do princípio da exigência de vida pregressa compatível com a magnitude da representação popular, consagrado no art. 14, § 9º da Constituição.
Essa posição da Suprema Corte provocou desconforto na população, incomodada com a presença de notórios delinquentes no exercício do poder político. A reação foi o Projeto de Lei Complementar de Iniciativa popular transformado na Lei Complementar nº 135/2010, que, em síntese, considera inelegíveis os condenados por sentença penal transitada em julgado, bem como aqueles que foram condenados por órgão judicial colegiado.
Por maioria, o STF emprestou seu aval à chamada Lei do Ficha Limpa. Inaugura-se uma nova fase na democracia brasileira. É o primeiro sinal concreto para afastamento de infratores do exercício do mandato eletivo. Passou a ter eco este grito há muito contido nos quatro cantos da nação: lugar de delinquente é na penitenciária, não no parlamento!
Em breve, avançaremos para que todos percebam que o mandato deve ser privativo de pessoas de elevado espírito público, dispostas a servir à coletividade sem preocupação com os seus interesses privados, com o seu bolso ou de seus correligionários. Foi uma vitória significativa da nação que se reencontrou, no mundo dos fatos, com as normas produzidas pelos seus constituintes, objetivando preservar a decência no exercício do poder. Parabéns Brasil.
*Djalma Pinto é advogado e escritor, autor do livro Distorções do Poder

CARNAVAL] Icarai ficando pronto para logo mas

Avenida litorânea do Icarai mesmo debaixo de chuva uma grande equipe trabalha para que logo mas a noite tudo esteja pronto para recebe os foliões segundo o coordenador de eventos da Prefeitura Dayves Oliveira a expectativa é que o Icarai recebe muitos foliões por conta das bandas que iram fazer o Carnaval de 2012 de Caucaia ele garante que todas precauções de segurança, ambulâncias,AMT dará todo o conforto para os foliões que venha brinca em Caucaia. Para que  seja um dos melhores carnavais de 2012 do Ceará .


Polícia PF apreende meia tonelada de maconha no Icaraí

PF realizou a maior apreensão de drogas do ano
DIVULGAÇÃO
A Polícia Federal (PF) informou na manhã desta sexta-feira (17) uma operação que apreendeu cerca de meia tonelada de maconha solta no Icaraí.
Com este número, a quantidade de maconha apreendida em 2012 supera a metade do valor resgatado durante todo o ano de 2011.  
A droga foi encontrada em uma casa abandonada naquela região. A PF chegou aolocal após barrar um gol prata que transportava 60 quilos de maconha no porta-malas do veículo. 

Os testes da PF indicam que a maconha veio do Paraguai.
Cocaína
Outra operação da PF prendeu um jovem de 23 anos por receber uma encomenda pelos Correios com cerca de um quilo e 300 gramas de cocaína no início da tarde de quinta-feira (16).

Fonte: Diário do Nordeste

CAUÍPE FM INAUGURA NOVO ESTÚDIO


Nesta última quarta-feira dia 15/02/2012, no centro de Caucaia, foi Inaugurado o mais novo e
stúdio da Rádio Cauípe Fm 104,9. A emissora no ar há mais de 1 ano, vem aos poucos mostrando sua cara, levando aos o

uvintes uma boa
União Municipal de Estudantes e Comunidades de Caucaia não vem medindo esforços para alavancar recursos para a compra de novos equipamentos e proporcionar uma melhoria na qualidade de som que é disponibilizado todos os dias aos seus ouvintes. Durante o evento de inauguração, estiveram presentes, Dona Estér
Gois (Primeira Dama do município de Caucaia), Solano Filho (secre
tário de Comunicação), Jorge Elias (Secretaria de Cultura), Eudes Caucaia ( Presidente do Caucaia Esporte Clube), Fernando Paz (Paz
programação atendend
o a todos os gostos e gêneros, com isso a rádio vem se consolidando no seio da comunidade caucaiense com sua maneira de comunicar. Através de seus diretores a
Comunicação e Publicidade), Ribamar Santos ( Sindicato dos Empregados no Comércio de Caucaia), Pastor Leonardo ( Assembléia de Deus), Bruno Bergman (P
aróquia Nossa Senhora dos Prazeres), Manoel Veloso, Diego Rodrigues, Ivandir Arrães, Ilton Santos, Patrícia Cavalcante, Helder Silva, Otávio Gadelha, Benê Lima (Radialistas), Dona Ana Hélia, Joana Darc, Marcio, Mario, Micaeli, Marcílio Santiago, Neto (Pastoral Familiar). Com muito entusiasmo o Diretor Valdiano Oliveira apresentou o mais novo estúdio os equipamentos com destaque para o console de áudio da emissora, com tecnologia alemã, o console fará uma transmissão de áudio com qualidade superior ao que o antigo console promovia. O nosso muito obrigado aos amigos, colaboradores, apoiadores, Radialistas - Comunicadores, familiares pela confiança dispensada nesse projeto de comunicação. Parabéns povo caucaiense.

Partidos cearenses já pensam no que fazer com candidatos "ficha-suja"

Ainda não terminou a votação sobre a constitucionalidade da lei da Ficha Limpa, mas lideranças políticas cearenses já expressam o posicionamento de suas siglas sobre como vão tratar os eventuais atingidos.
O presidente do PSDB no Ceará, Marcos Cals, declarou que a sigla não vai lançar candidaturas de candidatos com problemas na Justiça. "Só será candidato quem não tiver condenação por colegiado", disse o tucano, pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza.
Já o diretório do PT no Ceará informou que o veto aos candidatos que eventualmente se enquadrem na Lei da Ficha Limpa não vai ser automático, pois cada caso será analisado individualmente.

Com informações da Folhapress

Caucaia

Torre eólica produz energia na Fatene
Já está finalizada a primeira torre eólico-solar a abastecer, sozinha, uma instituição de ensino superior no País. A torre deverá gerar 720 KW por dia, o suficiente para atender toda a demanda de energia do campus Caucaia da Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene).

Fonte: Diário do Nordeste

CARNAVAL 2012


Fiscalização está intensificada a partir de hoje nas rodovias

Clique para Ampliar
Em todo o Estado, 120 pontos de fiscalização controlam o tráfego no carnaval
FOTO: ALEX COSTA
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
No Terminal Rodoviário João Thome é crescente, ano a ano, o número de pessoas que preferem os municípios no carnaval
Beber e dirigir é a maior causa de mortes nas rodovias. Na viagem do feriado, motoristas devem estar atentos
Limoeiro do Norte As condições nas rodovias no Estado estão melhores, com aumento do efetivo de agentes fiscalizadores, o que facilita o acesso aos roteiros da folia. Porém, o número de acidentes também tem aumentado no Ceará neste período. E não bastassem os trechos rodoviários em que ainda predominam buraco, mato e animais, o excesso de velocidade, a ingestão de bebida alcoólica e outras imprudências são as maiores causas de acidentes e mortes de quem não soube brincar na folia. Amanhã e quarta-feira de cinzas são considerados os dias mais críticos. Cerca de 800 agentes das Polícias Rodoviárias estadual e federal farão a fiscalização, além de 300 servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Confira os trechos que merecem cuidado de trafegabilidade, mas o alerta de nada servirá se o próprio motorista não fizer a sua parte. Queira ou não, as estatísticas da quarta-feira de cinzas vão comprovar essa preocupação.

Já que sol e mar são a tônica dos carnavais, os acessos ao litoral são os mais cobrados neste período. Para o Litoral Oeste, o tráfego maior é nas rodovias CE-085 e na BR-222, que também liga aos Municípios do Norte e do Vale do Acaraú. A rodovia estadual está com boas condições de tráfego e bem sinalizada. Já a federal saiu do estado péssimo de 2011, mas as obras de recuperação ainda continuam e exigem maior atenção dos motoristas. Em alguns pontos há desvio de tráfego. E buracos ainda são encontrados em maior número próximo aos Municípios da fronteira com o Piauí.

Para o Litoral Leste, a situação é mais tranquila, especialmente com a duplicação de mais um trecho da CE-040, o que facilita sobremaneira o escoamento de veículo nos pontos onde tradicionalmente registram os maiores congestionamentos. A rodovia está duplicada até Beberibe. Quem seguir adiante para Aracati vai cruzar na BR-304, que está em boas condições. Apesar da obra não estar concluída, a ponte Juscelino Kubitschek, sobre o Rio Jaguaribe, está liberada com três faixas.

A BR-116 vai sempre exigir muita atenção. Por ser a maior rodovia que corta o Ceará, é comum encontrar trechos em boas condições, regulares e mesmo com buracos ou obras. O maior cuidado está no início (entre Fortaleza e Horizonte) e ao sul do Ceará, com registro de buracos e mato na pista. E atenção: com o início da estação chuvosa aumenta o número de animais na pista. Principalmente à noite, eles fogem do frio e dos mosquitos do matagal em direção ao calor do asfalto.

Na região centro-sul do Estado, a BR-230 exige maior atenção no trecho próximo a Várzea Alegre, entre os quilômetros 80 e 115, pela quantidade de buracos. A via dá acesso à BR-116 já próximo à Paraíba. Poderá haverá congestionamentos.

Acidentes
Entre 2008 e 2010 houve crescimento no número de mortos e feridos em acidentes de trânsito no Ceará durante o período do carnaval. Beber e dirigir é a maior causa de mortes. E quanto mais gente na pista, os riscos só aumentam - cresce a uma taxa de 11% ao ano a frota de veículos no Ceará. Em 2008 foram 237 vítimas em acidentes, em 2011 foram 312 vítimas. Também no ano passado foram 60 feridos em acidentes nas rodovias federais no Ceará. A Polícia Rodoviária Federal está com efetivo de 350 agentes na Operação Carnaval, e 450 policiais rodoviários estaduais em mais de 120 pontos de fiscalização, notadamente os mais próximos das maiores concentrações de festas. Além disso, o Detran atuará com 300 servidores em 238 operações de fiscalizações.

80 mil foliões saem pela rodoviária de Fortaleza
Agentes de trânsito e policiais já estão de plantão e têm feito campanhas por um carnaval mais seguro nas estradas. As dicas vão de não frear em poças dágua e não dirigir se tiver ingerido bebida alcoólica. O Detran realizará fiscalizações nos acessos a 55 Municípios do Ceará. Também é maior o fluxo de ônibus intermunicipais ligando Capital e Interior.

Os passageiros devem denunciar ônibus que estejam na estrada com mais de nove passageiros em pé, o máximo permitido nesse fim de semana - nos demais dias do ano são proibidas viagens em pé. Cerca de 80 mil pessoas devem deixar Fortaleza pela rodoviária, 20% a mais que no ano passado.

Emanuel Carneiro, de Limoeiro do Norte, vai viajar e está "com tudo ok" para levar a família para Beberibe. Fez a revisão mecânica no carro, verificou a documentação (dele e do carro), mas assim como quer viajar cedo quer também retornar cedo. "Talvez na segunda-feira", comenta. Durante o feriado, 45 funcionários do Detran estarão nos Distritos Operacionais (D.O) à disposição em caso de problemas nas estradas, como acidentes e animais na pista. Na campanha por um carnaval seguro, o Detran orienta o motorista a nunca frear em poças d´água. Se isso for inevitável, alivie o pedal rapidamente para que as rodas não travem. Muito cuidado ao frear tendo caminhões na sua traseira. Pesados, eles percorrem uma área muito maior que um veículo comum até parar completamente. No caso de viagens longas, deve-se descansar bastantes antes de dirigir. Importante também verificar o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação.

No caso de acidentes, antes de prestar qualquer socorro, respeite a sua própria segurança, para não ser mais uma vítima. Tente avisar à Polícia Rodoviária. Se você não é médico ou paramédico, evite mexer nas vítimas e nem permita que leigos removam as pessoas acidentadas. No caso de chover na estrada, se o carro deslizar sobre uma lâmina de água, não freie nem pise na embreagem. Solte o acelerador e deixe reduzir a velocidade até você sentir que as rodas adquiriram contato com o piso.

O Detran atua com 300 servidores em 238 operações de fiscalização e munidos de bafômetro. Nas praias haverá equipes volantes. As fiscalizações serão mais intensas nas rodovias que fazem acesso a 55 Municípios do Estado: Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Aracati, Guaiuba, Acarape, Redenção, Aracoiaba, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itarema, Jijoca, Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Marco, Morrinhos, Santana do Acaraú, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Ipu, Quixadá, Quixeramobim, Mombaça, Senador Pompeu, Acopiara, Iguatu, Icó, Orós, Cedro, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Milagres, Brejo Santo, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Itapipoca, Tururu, Uruburetama, Pentecoste e São Luiz do Curu.

MELQUÍADES JÚNIORREPÓRTER
Fonte: Diário do Norceste