sexta-feira, 24 de maio de 2024

Caucaia realiza II Conferência Municipal da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde


Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer", e com a presença de mais de 150 pessoas, foi realizada, nesta quarta-feira (22), a II Conferência Municipal da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde de Caucaia, na Câmara Municipal de Caucaia.

O evento teve como objetivo discutir e avaliar sobre a equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em Saúde, com foco no trabalho seguro, humanizado e democrático no SUS, como também 
propor diretrizes para a construção de políticas públicas, consolidando um relatório final de propostas.   

Organizada pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal, a conferência contou com a participação dos usuários do SUS; gestores; prestadores de serviços; conselheiros municipais de saúde; trabalhadores e trabalhadoras do SUS e convidados, e discutiu os três seguintes eixos temáticos:

Eixo: 01: Democracia, controle social e o desafio da equipe na gestão participativa do trabalho e da educação na saúde.
Eixo 02 - Trabalho, digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático do SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil.
Eixo 03: Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde. 
 
“Este evento é de extrema importância para o fornecimento do SUS e para melhorar ainda mais a promoção da saúde da nossa população. O tema é extremamente importante, pois destaca a importância da participação democrática, do trabalho em conjunto e da educação contínua do Sistema Único de Saúde”, afirma Zózimo Medeiros, secretário de saúde de Caucaia. 

Na oportunidade, também, foi realizada a eleição de 24 dos delegados e delegadas, que representarão Caucaia na etapa regional e posteriormente, estadual. 

“É com muita alegria que eu vejo este espaço repleto de pessoas que entendem e valorizam a importância do controle social da saúde de todos o SUS, gestão e sistema”, celebra Juliana Nobre, representante do Conselho Estadual de Saúde (CESAU). 

*Saiba mais*

A II Conferência Municipal da Gestão do Trabalho e da Educação foi deliberada, por meio da Resolução do Conselho Municipal de Saúde n°.04/2024.

Nos dias 13 e 14 de maio, foram realizadas as pré-conferências que antecedem a II Conferência Municipal da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde de Caucaia, na Câmara Municipal de Caucaia e no Centro de Educação Olga e Parcifal, na grande Jurema, respectivamente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU).

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Prefeitura de Caucaia avança na regularização dos CEPs, beneficiando milhares de moradores e empreendedores

A Prefeitura de Caucaia, através das Secretarias de Planejamento Urbano e Ambiental (SEPLAM) e de Finanças (SEFIN), está promovendo uma série de ações para a regularização dos Códigos de Endereçamento Postal (CEP) em diversas áreas do município. Essas medidas têm como objetivo solucionar problemas históricos que impactam diretamente a vida dos cidadãos e o desenvolvimento econômico local.

A ausência de CEPs em várias regiões de Caucaia acarreta na dificuldade no recebimento de correspondências e mercadorias, abertura de empresas, na comprovação de residência e no acesso a serviços básicos. Esse problema é resultado do rápido crescimento urbano e da desatualização das legislações municipais sobre a criação de bairros e a denominação de ruas.

Para enfrentar essa questão, a Prefeitura de Caucaia publicou a Lei Municipal nº 3.571, de 20 de março de 2023, que criou cinco novos bairros: Cauípe, Pitombeira, Coité, Mixira e Matões. Em seguida, a Lei Municipal nº 3.688, de 14 de dezembro de 2023, criou outros 26 bairros, incluindo Angico, Anil, Araticuba, Bom Tempo e muitos outros. 

“Além disso, foi realizado um levantamento histórico e uma atualização da base de logradouros do município, identificando 949 vias oficiais e outras 304 ainda sem oficialização. Com base nesse diagnóstico, a Prefeitura conseguiu solicitar a criação de 74 novos CEPs em 2023 e mais 131 em 2024, abrangendo diversas áreas como Arianópoles, Bom Jesus, Campo Grande, Genipabú e Jacurutu. Até o momento, 185 desses novos CEPs já foram criados pelos Correios”, ressalta Diego Pinheiro, secretário de Planejamento Urbano e Ambiental.

Outra conquista significativa foi o mapeamento das 304 vias não oficializadas, resultando na elaboração de mapas georreferenciados e minutas legislativas para envio à Câmara Municipal. Esse processo visa a oficialização das nomenclaturas e posterior criação dos CEPs pelos Correios, com envio programado até 10 de maio de 2024.

"O trabalho da Prefeitura de Caucaia para a regularização dos CEPs é um exemplo de como ações bem planejadas podem melhorar significativamente a vida dos moradores e incentivar o crescimento econômico", destaca Vitor Valim, Prefeito de Caucaia. "Estamos comprometidos em continuar esse esforço, garantindo que todos os cidadãos e empreendedores tenham o suporte necessário para prosperar", finaliza Diego.

Evento em Caucaia: Catanho e Elmano entregam mais de 25 mil tablets a estudantes da rede estadual na Região Metropolitana

Nesta sexta-feira (8), o Governo do Ceará iniciou a entrega de 25.787 tablets para estudantes da rede estadual de ensino de oito...