terça-feira, 26 de setembro de 2023

Aluna de escola municipal de Caucaia vence Etapa Regional do Ceará Científico


A estudante caucaiense Júlia Gabrielly Lopes, da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Celina Sá Morais, foi a vencedora da Etapa Regional do Ceará Científico, na categoria Pesquisa Júnior. Sob a orientação da Professora Eliza Lopes de Lemos, Júlia venceu a disputa com o Projeto *“O impacto da alimentação adaptada para mitigar a APLV em uma escola pública municipal de Caucaia-CE em 2023”*. 

Com essa conquista, o Município de Caucaia garantiu vaga para a Etapa Estadual do Ceará Científico, tornando-se o município representante da CREDE 01, na categoria Pesquisa Júnior.

O Ceará Científico, desenvolvido em três etapas: escolar, regional e estadual, é promovido pela Secretaria Estadual de Educação do Ceará, com apoio financeiro do FIT e gerenciado pela FUNCAP em parceria com instituições de pesquisa, arte, cultura e universidades locais, é um evento que incentiva ações de educação científica para estudantes e professores, por meio de projetos e participação em eventos culturais e científicos, valorizando a pesquisa como princípio pedagógico. 

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, destaca a importância dessa conquista. *“Estamos imensamente felizes com esse importante resultado. Essa conquista também é fruto de todo um trabalho que vem sendo desenvolvido no nosso município, como a reforma de escolas, implantação de tempo integral em mais de 40 escolas, além do “Bora Conectar”, que beneficia mais de 46 mil alunos com internet gratuita”*, afirma. 

*Saiba mais*

Além da EEIEF Celina Sá Morais, a EEIEF Nossa Senhora da Conceição também participou, concorrendo com mais oito municípios na Categoria Pesquisador Júnior, com o Projeto “Produção de Cosméticos Naturais”, elaborado pelas alunas Emanuela Augusta Vieira Gomes e Raquel dos Santos Costa Silva e orientado pelo professor Paulo Willian Almeida Sousa. O certame aconteceu no Centro de Formação Olímpica-CFO, em Fortaleza.

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Genipabu recebe o Programa Prefeitura Presente nesta quinta-feira, 28

Chegou a vez dos moradores do Genipabu receberem o Prefeitura Presente, programa da Prefeitura de Caucaia que leva a gestão municipal para mais perto da população. O evento acontece nesta quinta-feira (28), na Escola Oscar de Azevedo e Sá, na rua José Elizaldo de Sousa, S/N.

A comunidade contará com os tradicionais serviços ofertados, como vacinação, doação de mudas, vetmóvel (consultas e vacinas), emissão de documentos oficiais, orientação sobre saúde bucal, cadastro no SINE, recreação para crianças, a Ouvidoria com atendimentos e pesquisa de satisfação com a população, o Caminhão Cidadão, em parceria com o Governo do Estado, entre outros.

“Neste mês, nós já realizamos um evento com enorme sucesso na Carauçanga. Ou seja, dobramos o número de atendimento, de serviços prestados, que é o grande intuito dessa ação. Agora, aguardamos os moradores do Genipabu!”, disse Natécia Campos, Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho.

*Programa Prefeitura Presente*

A Prefeitura de Caucaia tem realizado ações de descentralização de serviços, a fim de democratizar o acesso a procedimentos tão importantes. Para participar, basta comparecer com documento com foto ao local itinerante, que é avisado com antecedência nos canais oficiais da Prefeitura de Caucaia e na própria comunidade, por meio de líderes comunitários e também nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Matões, Parque Soledade, Potira, e Nova Metrópole são algumas localidades que já foram beneficiadas com a ação.

*Serviço*
Programa Prefeitura Presente - Genipabu
Data: 28 de Setembro
Local: Escola Oscar de Azevedo e Sá, na rua José Elizaldo de Sousa, S/N
Horário: de 08h às 14h

Equipes do Camurupim e do Itambé são as grandes vencedoras da Taça das Favelas

Neste domingo (24), enquanto o Cumbuco sediava mais um alcance de recorde mundial no Kitesurf (https://www.caucaia.ce.gov.br/informa.php?id=1320), o município também realizava a grande final da Taça das Favelas realizada. A equipe do projeto Bola no pé, Bíblia na Mão, representando a comunidade do Camurupim ficou com a Taça na modalidade masculina, sendo a decisão levada até os pênaltis. Já o Esquadrão Elite, representando a comunidade do Itambé, conquistou o título no feminino. 

“Eu acho que ainda não caiu a ficha. Por conta da emoção incrível que foi essa competição, um torneio de altíssimo nível, e também porque é o sonho de cada um desses garotos. O brilho nos olhos de cada atleta não tem preço”, revela Neto Ávila, técnico da equipe. “Agora as expectativas são as melhores possíveis, e estamos nos preparando pra chegarmos no topo!”, finaliza.

O torneio foi promovido pela Central Única das Favelas (Cufa) com o apoio da Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude e realizado no Estádio Municipal Raimundo de Oliveira Filho (Raimundão). “Agradecemos a todos os jovens participantes, e todos os envolvidos nesse grande evento de esporte e lazer. Agora é torcer para que essas equipes sigam levando o nome de Caucaia para os lugares mais altos dos pódios estaduais e nacionais”, desejou o prefeito de Caucaia, Vitor Valim.

Agora os times classificados seguem para a disputa estadual, que acontece nos dias 07 e 08 de outubro, no Centro de Formação Olímpica (CFO).

Praia do Cumbuco, em Caucaia, bate recorde mundial de kitesurf e irá retirar 44 toneladas de lixos do oceano

"O céu mais colorido do mundo", foi assim que ficou a praia do Cumbuco, em Caucaia, neste domingo (24), durante a Kiteparade 2023. A cidade cearense, meca do kitesurf, foi palco, mais uma vez, do maior desfile da modalidade do planeta.

Em um novo recorde mundial estabelecido, o movimento convidou velejadores do mundo inteiro a entrar na água com suas pipas de kitesurf, em qualquer parte do planeta, em prol do oceano, e chegar a marca de 44 mil quilômetros velejados (uma volta na terra), durante um mês. A marca foi atingida com uma semana de antecedência. A ideia é que, para cada quilômetro velejado, um quilo de lixo seja retirado do oceano e ambientes costeiros até maio de 2024.

O Guinness World Record oficializou o novo recorde na cerimônia de encerramento do Kite for the Ocean, confirmando 77 mil km velejados, por mais de 600 pessoas, em mais de 30 países diferentes. 

“É com muita alegria que Caucaia entra, pela terceira vez, no guinness book. Feliz também por ver toda a comunidade, a nossa Vila de Pescadores, integrada e participando deste momento tão importante. Nós somos a verdadeira meca do kitesurf. Por isso, é um orgulho receber e apresentar a nossa cidade para turistas do mundo inteiro. Por isso, temos investido em ações de fomento ao turismo, principalmente o sustentável, que é responsável pela geração de emprego e renda de milhares de caucaienses.”, ressalta Vitor Valim, prefeito de Caucaia.

Mariana Zonari, co-fundadora do Winds For Future e diretora da Kiteparade, falou da alegria de estar novamente quebrando um recorde e ajudando o meio ambiente. "Em 2019 e 2022 nós trouxemos o mundo para o Cumbuco, esse ano nós levamos o Cumbuco para o mundo. O planeta se engajou nessa causa e o poder do coletivo venceu, somos novamente recordistas. Quem entrou na água nesse último mês em prol da causa ajudou a tornar o mundo melhor", celebrou Mariana.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...