quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

MEIO AMBIENTE IMAC realiza plantio de carnaúbas em parceria com o Programa Agente Jovem Ambiental

/admin/view/noticia/img/20211221160200meio_ambiente.jpg

Promover a Educação Ambiental e o convívio com o ecossistema, além de auxiliar no processo de restauração ambiental da área atingida por incêndio no Parque Estadual Botânico, dando destaque à árvore símbolo do nosso município, a Carnaúba. Esses foram alguns objetivos da ação de plantio que aconteceu no último dia 16, no Parque Botânico do Ceará, promovido pela Prefeitura de Caucaia, através do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Ceará - SEMA, por meio do Parque Estadual Botânico.

Na ação, 30 Agentes Jovem Ambiental (AJA) caucaienses realizaram desde a produção das 50 mudas até o próprio plantio das novas Carnaúbas. O local da ação foi escolhido de maneira estratégica, já que recentemente sofreu as consequências de um incêndio. “Escolhemos essa área com o objetivo de restaurar o local atingido pelo fogo. As mudas de carnaúbas, representam o nosso município, sendo uma espécie importante ecologicamente e economicamente, e vão ajudar a trazer mais qualidade e beleza para o nosso ecossistema”, disse Robson Figueiredo, Gerente de Biodiversidade do IMAC.


Saiba mais

O Programa AJA é voltado para jovens de 15 a 29 anos inscritos no CadÚnico. Tem como objetivo estimular a participação de jovens em projetos socioambientais e capacitação profissional com foco na preservação do meio ambiente. Atualmente,  Caucaia é um dos municípios cearenses com mais AJAs em atividade. São 139 agentes.

CAPACITAÇÃO Prefeitura de Caucaia realiza curso gratuito de avicultura básica


/admin/view/noticia/img/20211222235900capacitacao.jpg

Após uma série de cursos voltados para a produção rural, entre eles Bovinocultura do Leite, Tratorista Agrícola, adestramento de equinos, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caucaia (SDR), realizou, entre os dias 16 e 20 de dezembro, a última formação do Programa Municipal de Capacitação para o Desenvolvimento Rural deste ano, Avicultura Básica. O curso, ministrado pelo técnico Marcelo Porto, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e teve uma carga horária de 32 h/a.

O foco dessa capacitação foi a formação de produtor rural na área de criação de galinha tipo caipira. “A ideia dessa capacitação é dar autonomia para os participantes empreenderem na área e deixar o processo já andando, já com aviários montados, estruturas funcionando, cálculo de alimentação, etc”, disse Marcelo.

Alimentação, construção de aviário, equipamentos, vacinação, manejo sanitário e alimentar e todo o processo de produção e planejamento foram alguns dos tópicos abordados. “Foi bom, foi muito importante. Antes a gente fazia algumas coisas erradas, como o espaço para a quantidade de galinha, e a manutenção do chiqueiro de uma maneira geral. A gente usava o milho inteiro, o que não é bom, enfim, aprendemos muitas coisas novas e boas”, Henrique Cesar, pequeno produtor rural.

“Estamos encerrando um ciclo de vários cursos voltados para os produtores rurais. Já estamos preparando uma nova etapa do Programa Municipal de Capacitação para o Desenvolvimento Rural, para que em 2022 a gente possa avançar ainda mais na capacitação e profissionalização dos caucaienses que vivem no campo”, disse Sebastião Conrado, Secretário de Desenvolvimento Rural

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

SAÚDE Em Caucaia, dose de reforço da Janssen pode ser aplicada sem agendamento


/admin/view/noticia/img/20211220160500saude.jpg

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...