quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Faleceu na tarde desta quarta o Esmerino Arruda

Esmerido
Faleceu na tarde desta quarta feira, vítima de câncer, aos 91 anos, o ex-senador Esmerino Arruda. Ele estava internado em um hospital particular de Fortaleza. A data do velório e do sepultamento, no Distrito de Parazinho, em Granja, Região Norte, ainda não foi informada pela família. Um dos maiores homens públicos do Ceará, Esmerino Arruda também foi deputado federal três vezes e prefeito de Granja duas vezes. Ele chegou a fazer tratamento em São Paulo, no hospital Sírio Libanês, mas recentemente voltou para a capital cearense onde continuava a luta para vencer o câncer.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Danilo Forte mantem audiência no Ministério da Saúde

Fotos: Erasmo Salomão
O déficit entre os custos da saúde e os repasses do Fundo Nacional de Saúde nos municípios do Ceará foi o tema de audiência do deputado Danilo Forte com o ministro da saúde Alexandre Padilha, na tarde de ontem, dia 24 de setembro. Participaram do encontro também o prefeito e o vice-prefeito de Quixadá João Hudson e Antonio Wellington Xavier Queiroz, o Ci, e os secretários de saúde de Caucaia, Dr. Carlos Komoro, e de Quixadá, Aída Gomes. Nas duas cidades, os hospitais municipais funcionam como hospital polo atendendo aos demais municípios da região, elevando o teto da média e alta complexidade, sobretudo pelo atendimento de cirurgias de trauma.
Caucaia atende a mais de 700.000 habitantes da 2a. microrregião de Saúde constituindo o Polo Assistencial das Redes de Atenção às Emergências, Rede Cegonha, Rede de Atenção em Saúde Mental e de Portadores de Deficiências, dispondo de UPA porte 3, Hospital Geral especializado em Cirurgias e Traumatologia,  e Hospital-Maternidade com equipe completa de cirurgia obstétrica, neonatologia, anestesiologia e 3 pontos de atenção em urgencia e emergencia nas 24 horas. O custeio do Sistema Municipal de Saúde ultrapassa o repasse do FNS que tem sido de 900 mil reais. Junto ao Ministro da Saúde, Danilo Forte já conseguiu elevar esse valor para 5 milhões.
Durante a audiência, Danilo Forte reforçou o pleito de liberação de recursos para aquisição de um tomógrafo para o hospital Abelardo Gadelha da Rocha, em Caucaia, no valor de R$ 3.000.000,00 e equipamentos diversos para o hospital Dr. Eudásio Barroso, de Quixadá, cujas propostas já estão cadastradas no Sistema do Governo Federal. O deputado pediu também a agilidade na liberação dos recursos, R$ 2.000.000,00 para reforma do Hospital Municipal de Quixadá já autorizada pelo Ministério, cuja proposta está em análise pela equipe técnica.
Roberto Moreira

O TENENTE CORONEL CAUCAIENSE PAULO SERGIO ASSUMIR O BPRE


O  Caucaiense Tenente - Coronel . Paulo Sergio Braga Ferreira assumir o comando do Batalhão do Policiamento Rodoviário.  Parabéns comandante e um bom comando nessa nova missão em sua vida.

O Comando da PMCE nomeia novos comandantes para o Comando de Policiamento Metropolitano, BPRE e BPTUR

Assuma as funções do cargo de Comandante do Comando de Policiamento Metropolitano - CPM, o Coronel QOPM FRANCISCO CARLOS FERNANDES RIBEIRO, MF: 028.530-1-9, ficando dispensado das funções que exercia anteriormente.
 
Assuma as funções do cargo de Comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário - BPRE, o Tenente-Coronel QOPM PAULO SÉRGIO BRAGA FERREIRA, MF: 082.512-1-5, ficando dispensado das funções que exercia anteriormente.

Assuma as funções do cargo de Comandante do Batalhão de Policiamento Turístico - BPTUR, o Major QOPM ANTÔNIO CLAIRTON ALVES DE ABREU, MF: 100.393-1-2.

FONTE: PMCE

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Governo quer fixar em 15% o percentual da receita corrente líquida para a saúde

Salvati_Ideli-250x185
O governo sinalizou hoje (24) que pretende destinar 15% da receita corrente líquida para a área da saúde. Segundo a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, a intenção é incluir uma emenda na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo, em tramitação no Senado.

A receita corrente líquida da União é a soma de todas as receitas do governo federal com tributos e contribuições, excluídas as transferências constitucionais para estados e municípios.
“Seria uma forma de associar o esforço da União e do próprio Parlamento, direcionando novos recursos, extras, para a saúde da população, que é uma reivindicação muito forte”, disse a ministra depois de reunião com lideranças da base aliada na Câmara.
“Estamos tendo uma sinalização positiva de podermos, na aprovação do orçamento impositivo, agregar à proposta o percentual que a União vai se comprometer a aplicar na saúde. Os royalties [do petróleo] foram aprovados [com percentual de recursos para a saúde] então, é uma somatória de todos os esforços destinando [mais recursos], nos próximos anos, para a saúde”, frisou.
A ministra acrescentou que a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) deve ser votada depois da aprovação da PEC que torna impositivas as emendas parlamentares até o limite de 1% das receitas correntes líquidas da União. “Vamos fazer o ajuste na PEC do Orçamento Impositivo e depois eles votam a LDO”, disse Ideli.
Agência Brasil

Cogerh anuncia inauguração de adutoras

Danilo Forte
O Presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh,  Rennys  Frota, disse que a Adutora do Escuridão está pronta para ser inaugurada, o que garante o abastecimento de água em Canindé, durante as festas de São Francisco, no próximo dia 04 de outubro. A informação é do deputado Danilo Forte que, em telefonema com Renys Frota, cobrou a agilidade nas obras da Adutora, do açude Escuridão à Estação de Tratamento do Município. Com esta captação de água, somada ao abastecimento fornecido pelos açudes Souza e São Mateus, fica afastado o risco de colapso na sede do município durante as romarias que se iniciam amanhã, dia 24 de setembro, e se prolongam até a primeira semana de outubro. Construída no Açude da Escuridão, na localidade da Baixa Fria, a 20 km da sede, a adutora, informou o deputado Danilo Forte, foi feita em tempo record justamente para atender esta necessidade, tendo em vista que a população do município é profundamente afetada no período,  quando Canindé recebe uma média de 400 mil romeiros por dia.
O presidente da Cogerh disse que, também em Caridade, está pronta para inauguração a Adutora do Umari, com 4 km de extensão que, construída em caráter emergencial, vai atender à sede do município e o distrito de Campos Belo, com uma população de 7 mil habitantes. Danilo Forte ressalta que a adutora do Umari é uma ação emergencial para garantir a segurança hídrica de Caridade e Campos Belo na quadra atual. A solução definitiva para o município será a construção de uma adutora ligando o açude Siriema/Piedade à sede  de Caridade e outra adutora ligando o açude Pereira de Miranda ao distrito de Campos Belos. Estas obras estão previstas no PAC da Estiagem do Governo Federal.

Conselho Federal de Farmácia vai autorizar farmacêuticos a prescrever medicamentos de venda livre

FARMACEUTICOS
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) anunciou que vai publicar amanhã (25) uma resolução que vai permitir aos farmacêuticos prescrever medicamentos de venda livre, como antitérmicos e analgésicos. Para o presidente do CFF, Walter Jorge João, a resolução atribui formalmente aos profissionais uma prática comum em todo o Brasil.
“São aqueles medicamentos que não precisam de apresentação de receita, não tarjados. São esses medicamentos que o farmacêutico vai poder prescrever depois da resolução”, explica Jorge João. De acordo com a norma, a prescrição farmacêutica poderá ser feita também para plantas medicinais, drogas vegetais e fitoterápicos.
Jorge João disse que a medida vai dar ao farmacêutico o poder de receitar o medicamento e a responsabilidade de responder pelo ato, caso o paciente sofra consequências. Segundo ele, os farmacêuticos são orientados a recomendarem uma consulta médica quando o paciente tem algo que vai além da sua competência.
Via Roberto Moreira

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

COGHER ANUNCIA INAUGURAÇÃO DE ADUTORAS

O Presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh,  Rennys  Frota, disse que a Adutora do Escuridão está pronta para ser inaugurada, o que garante o abastecimento de água em Canindé, durante as festas de São Francisco, no próximo dia 04 de outubro. A informação é do deputado Danilo Forte que, em telefonema com Renys Frota, cobrou a agilidade nas obras da Adutora, do açude Escuridão à Estação de Tratamento do Município. Com esta captação de água, somada ao abastecimento fornecido pelos açudes Souza e São Mateus, fica afastado o risco de colapso na sede do município durante as romarias que se iniciam amanhã, dia 24 de setembro, e se prolongam até a primeira semana de outubro. Construída no Açude da Escuridão, na localidade da Baixa Fria, a 20 km da sede, a adutora, informou o deputado Danilo Forte, foi feita em tempo record justamente para atender esta necessidade, tendo em vista que a população do município é profundamente afetada no período,  quando Canindé recebe uma média de 400 mil romeiros por dia.
O presidente da Cogher disse que, também em Caridade, está pronta para inauguração a Adutora do Umari, com 4 km de extensão que, construída em caráter emergencial, vai atender à sede do município e o distrito de Campos Belo, com uma população de 7 mil habitantes. Danilo Forte ressalta que a adutora do Umari é uma ação emergencial para garantir a segurança hídrica de Caridade e Campos Belo na quadra atual. A solução definitiva para o município será a construção de uma adutora ligando o açude Siriema/Piedade à sede  de Caridade e outra adutora ligando o açude Pereira de Miranda ao distrito de Campos Belos. Estas obras estão previstas no PAC da Estiagem do Governo Federal.

Assessoria de Imprensa

Interdição da BR 222 DANILO FORTE APRESENTA SOLUÇÃO PARA EVITAR ISOLAMENTO DE ITAPAGÉ

Recebido em audiência hoje, 23/09, pelo Diretor-Geral do DNIT, General Jorge Fraxe, o deputado Danilo Forte expressou a preocupação dos moradores de Itapagé com a interdição da BR 222, quando da retirada da curva do S, a chamada Curva da Morte em razão dos constantes acidentes no local, e a duplicação daquele trecho do município, necessário para garantir a segurança em face das explosões no local. Segundo o deputado, o corte ali, como está proposto, provocará o isolamento de Itapagé e os desvios, por Itapipoca, aumentarão em aproximadamente 40 km o acesso ao município com grandes prejuízos para a população.
A alternativa, sugeriu Danilo Forte, é fazer as intervenções por etapas, de forma a não impor riscos à população local, utilizando-se tecnologia como o corte químico. Danilo Forte Propôs também que os desvios sejam feitos por dois caminhos: para veículos pesados, o tráfego seria feito por Itapipoca, e para as ambulâncias e veículos de passeio o desvio seria feito pela serra, onde se localiza o restaurante Sandrinha. “Trata-se de alternativas que não exigem tantos sacrifícios dos moradores e pessoas que precisam trafegar por aquela região”, argumentou.
O Diretor-Geral do DNIT, General Jorge Fraxe concordou com a argumentação de Danilo Forte e se comprometeu  de estudar o problema até o fim desta semana,  para apresentar uma análise da engenharia sobre a melhor alternativa técnica a ser adotada para o corte de pedra,  que viabilize a continuidade da obra com segurança, sem prejudicar as pessoas que por ali necessitam trafegar. Danilo Forte disse que serão necessários sacrifícios por parte dos motoristas, e que haverá uma redução na trafegabilidade, mas, ao final, o estado do Ceará receberá uma rodovia federal nova e segura, como devem ser todas as estradas do país, que priorizam o transporte rodoviário. O general Fraxe garantiu que em 15 dias a interdição do trecho será liberada. 
Assessoria Deputado

Fórum Social do MP ouve população de Caucaia


Nesta sexta-feira, dia 27, o Fórum Social 2013, promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará, chega a Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Promovido pelo Planejamento Estratégico do MP, o evento ocorre a partir das 8 horas, na Faculdade Terra Nordeste (Fatene), na rua Coronel Correia, nº 1.119 – no Parque Soledade, na continuação da BR-222, próximo à escola profissionalizante professor Antônio Walmir da Silva.
A proposta do encontro é ouvir da população sugestões, críticas e demandas que estejam relacionadas à atuação da instituição na região. Vale ressaltar que o evento também é voltado para moradores de municípios vizinhos. O encontro envolverá os municípios componentes das 5ª e 6ª Unidades Regionais, tais como: Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Guaiúba, Palmácia, Redenção, Itaitinga, Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Horizonte, Pacajus, Acarape, Barreira, Chorozinho, Ocara, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itapipoca, Tururu, São Luís do Curu, Umirim, Uruburetama, Itapajé, Tejuçuoca, Apuiarés, General Sampaio, Paramoti e Caridade.

Na ocasião, as pessoas poderão colocar em pauta questões relativas às mais diversas áreas temáticas, como trânsito, educação, saúde, etc. A finalidade é fortalecer o diálogo do Ministério Público com a sociedade, de forma a mapear os principais anseios da população e nortear as ações da própria instituição para os próximos anos. Ainda neste mês de setembro ocorrerá um encontro do Planejamento Estratégico em Caucaia, no dia 27. 
Mais informações são encontradas no blog: http://planejamento.mpce.mp.br/

Os moradores que não puderem comparecer ao evento têm ainda a opção de enviar sugestões através do e-mail planejamento.estrategico@mpce.mp.br. “Vamos coletar novos dados para focar a atuação do Ministério Público em cada Unidade Regional nos anos de 2013 e 2014 e prestarmos contas à população do que fizemos nos últimos quatro anos”, explica a procuradora de Justiça Sheila Cavalcante Pitombeira, que é coordenadora do Planejamento Estratégico e do Núcleo de Gerenciamento de Projetos do MP.
 Mais informações com a procuradora de Justiça Sheila Pitombeira: 3452.3739 / 9982.5701.
Fonte:caucaiaagora.com.br

Caucaia institui dia de Prevenção as Drogas

 
O Municipio de Caucaia instituiu pela Lei Nº 2013 de 01 de junho de 2009 o  dia de Prevenção ao uso de drogas no município de Caucaia.
Para marcar o DIA e dar continuidade as suas ações O Conselho Municipal de Politicas Publicas sobre Drogas de Caucaia lançou hoje o Premio COMAD 2013/2014.
O  PREMIO agraciará personalidades e instituições do município que contribuírem para a causa de prevenção e reinserção social referente as drogas.
São sete as modalidades:
Secretario Municipal
Diretor  Escolar
Professor
Aluno
Vereador
Comunidade terapêutica
Iniciativa Privada
As  atividades avaliativas ocorrerão a partir de novembro 2013 ate julho de 2014 e a premiação ocorrerá em 20 de setembro de 2014 em grande solenidade.
O COMAD espera com o concurso envolver todo o municipio caucaiense na prevenção ao uso de drogas e também na reinserção social  dos ex adictos
Demais informações  disponíveis na pagina do COMAD no facebook
Fonte: COMAD

domingo, 22 de setembro de 2013

Presidente Dilma avisa que o cargo de Ministro dos Portos é de Cid Gomes

A presidente Dilma avisou ao governador Cid que o cargo de ministro dos Portos continuará sendo da cota pessoal dele. O Planalto comunicou aos partidos da base que não há chances para mudanças no setor. O cargo continuará sendo controlado pelo governador do Ceará. Assim, Cid tem duas alternativas: pode com o retorno de Leônidas Cristino retirá-lo do PSB e filiá-lo ao PSD mantendo-o no ministério ou orientá-lo a sair dos Portos e depois indicar um novo ministro. Uma opção avaliada pelo Governador seria o secretário de Turismo, Bismark Maia, contudo outros nomes técnicos se Cid escolher esse caminho vão ser examinados.
Fonte Roberto Moreira

Sai Edson entra Ilário

foto
Cid Gomes vai seguir com o rodízio de suplentes na Câmara Federal. O suplente de deputado José Gerardo Filho(PMDB) teve seu período interrompido por causa da reforma do secretariado, mas vai retornar ao mandato e em seguida ceder para Ilário Marques, o petista que se reaproximou de Cid Gomes. Eudes Xavier diz ser segredo irrevelável a reaproximação. Para abrir os espaços o deputado Edson Silva, apresentador do Vira e Mexe na TV Diário, vai se licenciar para interesses particulares.
Roberto Moreira

Nove meses depois, MP eleitoral acata denúncia do PT contra Roberto Cláudio



Nove meses depois, MP eleitoral acata denúncia do PT contra Roberto Cláudio
Nove meses depois, MP eleitoral acata denúncia do PT contra Roberto Cláudio
O Ministério Público Eleitoral do Ceará deu parecer favorável à representação de Elmano de Freitas, ex-candidato do PT a prefeito de Fortaleza, que acusa o governador do Ceará, Cid Gomes, e o prefeito eleito da capital, Roberto Cláudio (PSB), de abuso de poder político e financeiro nas eleições do ano passado.
A representação foi protocolada na Justiça Eleitoral em dezembro de 2012. A informação foi divulgada pela ex-prefeita Luizianne Lins na noite de sexta-feira (20), durante encontro com candidatos à presidência do PT, e acabou ganhando repercussão nacional nas páginas do jornal O Globo.
Nas mãos do TJ
O promotor Sávio Amorim entendeu que há indícios de irregularidades que teriam sido praticadas pelos socialistas. Ele recomendou a cassação de Cid e do prefeito, além do vice, Gaudêncio Lucena (PMDB). O processo, agora, vai a julgamento no Tribunal Regional Eleitoral.
Boca de Urna
Na representação, Elmano anexou fotos e filmagens de cabos eleitorais que o governador utilizava no interior do estado e que, segundo denunciou, teriam sido deslocados para a capital, no dia da eleição, para fazer boca de urna. Também há imagens de carreatas e de pessoas distribuindo panfletos.
E Cid Gomes?
Contra o governador, o Ministério Público entendeu que ele abusou de seu poder político ao veicular diversas propagandas de ações de seu governo voltadas para Fortaleza coladas à propaganda do candidato Roberto Cláudio, como uma forma de sugestionar o eleitor.
Silêncio
A assessoria de Cid Gomes disse que ele não se pronunciaria sobre o processo. A reportagem não conseguiu falar com a assessoria do prefeito de Fortaleza.
Com informações de O Globo