quinta-feira, 4 de maio de 2023

A brincadeira termina quando o medo começa” é o tema da campanha de Maio Laranja da Prefeitura de Caucaia


O Maio Laranja, mês de combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será amplamente trabalhado em Caucaia, através de vários órgãos da gestão municipal, coordenados pela equipe do Selo UNICEF no município. Atividades nas áreas da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude, entre outras, fazem parte da programação especial, envolvendo servidores e cidadãos, em uma ampla corrente que visa prevenir esse tipo de crime.

Com o tema "“A brincadeira termina quando o medo começa", o foco da campanha é trazer luz a um assunto que muitas vezes é encarado como tabu pela sociedade. Infelizmente, o abuso sexual de crianças e adolescentes continua sendo um problema grave no Brasil. 

Em Caucaia, foram 90 denúncias realizadas entre janeiro de 2022 e abril de 2023. Estupro de vulnerável (37), abuso sexual por pessoa da família (14) e abuso sexual por membros do círculo de relações sociais de amizade (14) foram as maiores ocorrências. Para Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia, os números indicam que precisamos nos mobilizar enquanto sociedade para protegermos nossas crianças e adolescentes. “Esses números são alarmantes e evidenciam a necessidade urgente de se combater o abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Em Caucaia, estamos fazendo a nossa parte, nesta verdadeira força-tarefa que envolve uma série de órgãos da gestão municipal”, disse. 

De acordo com dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, houve um aumento de 19,3% nas denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2020 em comparação com o ano anterior. No total, foram registradas 86.837 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2020, sendo que 79,1% das vítimas eram meninas e 20,9% eram meninos. Além disso, 58,9% das denúncias envolviam violência sexual cometida por conhecido da vítima, como familiares, vizinhos e amigos da família.

*Programação*

Formações, lives, rodas de conversa, peça teatral e oficinas são algumas das atividades que serão realizadas. A primeira ação acontece já nesta quinta-feira (04), quando se iniciam as formação com Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros, Coordenadores de Unidades de Saúde, UPAS e Hospital Municipal, sobre identificação e fluxo de atendimento/encaminhamentos das situações de violência contra crianças e adolescentes.

*Como denunciar?*

*Disque 100*

O Disque Direitos Humanos (Disque 100) é um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, basta discar 100.

*Conselho Tutelar*

O Conselho Tutelar é um órgão administrativo municipal, autônomo, responsável pelo atendimento de crianças ameaçadas ou violadas em seus direitos. Os conselhos têm-se constituído em importantes peças na rede de proteção da criança e do adolescente, nos casos de denúncias de negligência, maus-tratos, abuso físico e sexual de crianças e adolescentes e também instrumento de combate ao comércio e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Conselho Tutelar - Sede: (85) 3342 8123 / (85) 99110 4288 / conselhotutelarsede@sas.caucaia.gov.br 
Conselho Tutelar - Jurema: (85) 98114 4400 / conselhotutelarjurema@sas.caucaia.ce.gov.br

*Delegacia Metropolitana de Caucaia*

Rua José Matias de Brito - Centro, Caucaia - CE, 61602-040
085 3101 3360

*Programação completa*

*04 e 05/05* Formação com Agentes Comunitários de Saúde
*10 e 11/05* Formação com Coordenadores de Postos e Enfermeiros
*11/05* Sensibilização dos comerciantes do Cumbuco 
*12/05* Formação dos profissionais da SEJUV do Caucaia Movimenta 
Live do MINISTÉRIO PÚBLICO – Rede Peteca
*12/05 a 17/05* Atividades Sócio-Educativas nas Escolas Municipais /Parceria SEJUV e IMAC
*15 a 19/05* Atividades Socioeducativas nos CRAS e CREAS
*17 a 19/05*        Teatro de Fantoches - Programa Criança Feliz/CRAS Sede, Capuan e Metrópole
*18/05* Dia D no Caucaia Movimenta (SEJUV)
*18/05* Dia D - Lar Fabiano de Cristo
*18/05*     Peça Teatral Esquete – Imersão Nota 10
*18 e 19/05* Oficina com o Projeto Caucaia em Cores – IMAC e NUCA

Prefeitura de Caucaia realiza abertura dos Jogos Escolares 2023

Nesta terça-feira (02), na E.E.I.E.F. Flávio Portela Marcílio, os alunos das escolas da rede pública e privada de Caucaia participaram da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares 2023, o maior evento esportivo educacional do município. Os jogos escolares acontecem do dia 02 ao dia 12 de maio, e contam com mais de 2.000 estudantes participantes.

O evento contou com a participação de alunos de 16 escolas, professores, e com a presença do secretário de esporte, Roberto Góes e secretário de educação, Sérgio Kobayashi. Os jogos escolares têm como objetivo incentivar a prática do esporte como forma de inclusão social, estimular a participação dos estudantes em atividades esportivas, além de identificar e desenvolver talentos.

A cerimônia de abertura foi marcada pela entrada solene da tocha olímpica e também dos atletas. Além disso, houve uma apresentação de taekwondo e a participação da banda municipal de Caucaia. Para a aluna Lorena Maria da Silva, de 15 anos, que estuda na Escola Vicente Arruda, os Jogos Escolares significam a união das escolas e uma oportunidade de se destacar na modalidade do futsal, seu esporte favorito. “É sempre bom ter essa união de todos os alunos e de todas as escolas. Para as meninas, é uma oportunidade muito legal, pois também é uma oportunidade muito boa de mostrar nossas habilidades e quem sabe ser até destaque em algum outro time”, enfatizou a aluna.

“É um momento de união do esporte e educação nas escolas e o esporte é uma área que ajuda muito na formação das crianças. Conseguimos mais de 2 mil alunos nessa edição e isso vai dar muitos frutos para o nosso município", ressaltou o secretário Roberto. “Os jogos escolares são importantíssimos para a Educação. Tanto que estão na nossa grade pedagógica.  Nós temos certeza que esse modelo de educação prevalecerá e que Caucaia vai se destacar ainda mais”, reforçou o secretário de Educação, Sérgio Kobayashi.  

No período de realização dos Jogos, teremos a disputa de 18 modalidades esportivas nas categorias individuais e coletivas. Nas modalidades individuais teremos: atletismo, natação, vôlei de praia, taekwondo, karatê, judô, triathlon, ginástica rítmica, ginástica artística, badminton, xadrez, ciclismo, tênis de mesa e luta olímpica. Já nas modalidades coletivas teremos:  basquete, futsal, handebol e vôlei.

*Jogos Escolares*

Os Jogos Escolares 2023 contam com 18 modalidades esportivas nas categorias individuais e coletivas. Atletismo, badminton, luta olímpica, ciclismo, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez, vôlei, ginástica rítmica e artística contemplam as modalidades individuais. Já as modalidades coletivas são: futsal, handebol e voleibol, basquete e handebol. Caucaia fica à frente das etapas municipais, que são: Interclasses (realizada por cada escola); e Intercolegial (realizada pelo município). Logo após, acontecem as etapas macrorregional e estadual, ambas conduzidas pelo Governo do Estado.

terça-feira, 2 de maio de 2023

Prefeitura de Caucaia anuncia auxílio financeiro para famílias afetadas por alagamentos e inundações

Há muitos anos algumas comunidades de Caucaia são impactadas por alagamento e inundações que se intensificam no período chuvoso. Para auxiliar essas famílias, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, anunciou na tarde dessa terça-feira (02), um Auxílio Financeiro com a finalidade de atender temporariamente às famílias em vulnerabilidade social, afetadas por alagamentos e inundações em virtudes das fortes chuvas que acometeram o município.

Na última quinta-feira (27), após forte chuva, o prefeito Vitor Valim e a Defesa Civil foram até os bairros Picuí, Parque Soledade e outras localidades para prestar apoio à população. “Desde o primeiro momento, estivemos juntos da população. Estamos trabalhando para amenizar o sofrimento dessas famílias que infelizmente passaram por essa situação. O projeto de lei será enviado para a Câmara e tenho certeza que vai ter o amparo de todos os vereadores”, frisou o prefeito Vitor Valim. 

De acordo com a lei, o Auxílio Financeiro, consiste no pagamento de parcela única no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) e poderá ser utilizado para aquisição de gêneros alimentícios e produtos de limpeza; artigos pessoais; mobiliário residencial; eletrodomésticos e aquisição de materiais de construção.

O pagamento do Auxílio será feito diretamente para o beneficiário, por meio de operação bancária realizada por instituição financeira oficial. A Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (SEFIN) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST) atuarão para operacionalizar o pagamento do Auxílio.

O benefício será destinado exclusivamente à família em vulnerabilidade social que:
I- resida em áreas cujos domicílios tenham sido afetadas por alagamentos e inundações ocasionados pelas fortes chuvas no Município de Caucaia, e que tenham sofrido danos materiais, conforme atestado pela Defesa Civil;
II- esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico;
III- tenha renda per capita de até um salário mínimo;
IV- o requerente tenha idade mínima de 18 anos ou ser emancipado;
V- comprove residência no Município de Caucaia.
VI- requeira o benefício junto às unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho – SDST, até o prazo máximo de 30 (trinta) dias, a partir da publicação dessa Lei.

A prefeitura de Caucaia informa que, excepcionalmente as famílias que foram afetadas pelas inundações e alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas e que não possuírem CadUnico, deverão, no ato do requerimento do Auxílio nas unidades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), realizar a sua inscrição junto ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

*Outras ações de apoio às famílias*

A Prefeitura de Caucaia realizou, ainda, entrega de produtos de assistência às famílias alojadas na escola municipal Antônio Miranda de Melo, como produtos de higiene, colchões, fraldas, roupas, cestas básicas e berços as famílias com crianças de colo. Uma equipe de saúde formada por médicos e enfermeiros também prestaram atendimento às famílias desabrigadas.

*lCentenas de pessoas atendidas no Prefeitura Presente no Sítios Novos

Serviços gratuitos como emissão de documentos oficiais, vacinação, orientação sobre saúde, cadastro no SINE e recreação para crianças foram oferecidos nesta sexta-feira (28) para a comunidade caucaiense, na Escola Alice Moreira de Oliveira, no Sítios Novos. A iniciativa faz parte do Programa Prefeitura Presente, que visa aproximar cada vez os serviços da Prefeitura à população. 
O Programa Prefeitura Presente tem a participação dos esforços de diversas secretarias municipais. O programa é itinerante e acontece na última sexta-feira de cada mês. Valdilane Martins aproveitou para colocar em dia o cartão de vacinação dos filhos. “Essa ação da Prefeitura foi muito boa porque essa interação da comunidade com a escola é ótima para a comunidade mesmo. As atividades trazidas são excelentes. Eu mesma, a vacina da Covid meus filhos não tomaram, pois eu estava sem tempo de ir, e eles estão já chegando pra tormar. Então, foi muito bom. A gente fica grato e ao mesmo tempo feliz por facilitarem essas atividades para a gente!”, agradece.

Além dos serviços de saúde e emissão de documentos, o Programa Prefeitura Presente elaborou uma programação especial para as crianças. Os agentes de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) de Caucaia promoveram dinâmicas lúdicas sobre educação no trânsito, e o Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) esteve presente para a doação de mudas para a comunidade local e atendimento no Vetmóvel, serviço que Dinamites aproveitou para fazer: “Ah, um espetáculo, né? É maravilhoso esse momento, eu só tenho a agradecer. E sobre o atendimento, eu quero agradecer à doutora e a todos vocês que aqui se fazem presente porque é um espetáculo o atendimento de vocês. Eu acabei de chegar e acabei de ser atendida. Ele está sendo muito bem examinado. Eu só tenho a agradecer”, revela.

“O programa é mais uma ação da gestão atual que tem o objetivo de oferecer serviços básicos para estreitar ainda mais os laços com a comunidade. Através disso, temos como oferecer às localidades mais distantes do Centro de Caucaia a oportunidade de ter acesso rápido aos diversos serviços gratuitos, inclusive de vacinação, sem sair do bairro”, reforça Gleydson Oliveira, representante da Coordenação do Programa Prefeitura Presente. 

*Saiba mais*

Desde 2021, a atual gestão municipal tem realizado ações de descentralização de serviços, a fim de democratizar o acesso a procedimentos tão importantes. Coité Pedreiras, Parque Soledade, Minguaú e Parque Leblon são algumas das localidades que já receberam a ação.

Para participar, basta comparecer com documento com foto ao local itinerante, que é avisado com antecedência nos canais oficiais da Prefeitura de Caucaia e na própria comunidade.

Mais de 2500 pessoas são atendidas com a abertura dos postos de saúde de Caucaia neste sábado (29)

Priorizar a saúde com a oferta de serviços de qualidade e acessível a todos faz parte das prioridades da Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Neste sábado (29), foi batido mais um recorde com o registro de mais de 2500 atendimentos na abertura dos oito postos de saúde. 

As Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPS (Postos de Saúde) funcionaram de 8h às 16h, com atendimento médico, de enfermagem, odontológico e multiprofissional; cuidados com o hipertenso e diabético; aferição de sinais vitais; teste de covid-19, hepatites, sífilis e HIV, além de vacinação adulta e infantil e a realização de cadastros e cartão nacional do SUS.

Sebastião Gonçalves, que foi atendido neste sábado no Posto Antônio Jander, no bairro Araturi, aponta os benefícios da ação. “Eu acho muito importante essa abertura dos postos sempre no último sábado do mês porque aquelas pessoas que trabalham durante a semana e no sábado estão de folga, podem realizar uma consulta. E o atendimento que eu recebi foi excelente”, afirma. 

Camila Moreira, diretora da Atenção Primária à Saúde (APS), destaca a relevância do novo recorde de atendimentos. “Esse número de mais de 2500 atendimentos em um dia só reforça o compromisso de uma gestão que zela pelo povo e se esforça para atender da melhor forma possível essa população caucaiense”, diz.

*Saiba mais*

Desde julho de 2022, todo último sábado de cada mês, a SMS abre unidades para atendimento. Os equipamentos da APS contam com 03 ou 04 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que possuem profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos em saúde bucal e agentes comunitários de saúde (ACS). As Unidade também disponibilizam atendimento diário da Equipe do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), com os seguintes profissionais: Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Educador Físico e Psicólogo.

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...