sábado, 31 de agosto de 2013

Baleia continua encalhada em praia do Trairi

Atualizada às 18h48
Desde a última sexta-feira, equipes de biólogos trabalham para manter o animal vivo
Uma baleia jubarte de aproxima- damente nove metros continuaencalhada na manhã deste sábado, 31, na praia de Flecheiras, no município de Trairi (124,5 km de Fortaleza).
No início da noite deste sábado, 31, a maré baixou e a baleia permanece encalhada na praia.  De acordo com informações de João Wendel, engenheiro sanitarista e ambiental, que está no local, falta maquinário para remover o animal. A previsão, segundo ele, é que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) providencie um rebocador no início para a manhã deste domingo, 1, para devolver o mamífero ao mar. O animal não apresenta ferimentos e está sendo avaliado por veterinários.
Desde a última sexta-feira, equipes de biólogos trabalham para manter o animal vivo. Uma retroescavadeira foi usada na sexta para tentar desencalhar o mamífero. Moradores também ajudaram. Nesta manhã, um pano foi utilizado para proteger o animal do sol. De acordo com João Wendel, 29, dois barcos tentam desencalhar o mamífero.






No final do dia deve chegar um rebocador, segundo Wendel. "O problema é que a maré vai estar baixa nesse horário", disse o engenheiro. Equipes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com reforço de um helicóptero, tentam salvar o animal. Curiosos lotam o local.






SAIBA MAIS

O governador Cid Gomes esteve no local onde a baleia encalhou, por volta das 16 horas da sexta-feira. Ele chegou a levantar as calças e entrar no mar.
Redação O POVO Online

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cid Gomes inaugura primeira ZPE do Brasil em operação

Nesta sexta-feira (30), às 9h30min, o governador Cid Gomes inaugura a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Brasil em operação. A ZPE do Ceará está localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), entre São Gonçalo do Amarante e Caucaia. O evento de inauguração da ZPE terá a presença de autoridades da Secretaria da Receita Federal e de lideranças do setor produtivo e empresarial do Estado.
A ZPE do Ceará foi criada em 16 de junho de 2010, pelo decreto federal Nº 14.794. “A aprovação da ZPE Ceará sem ressalvas destaca o trabalho que fizemos para garantir que seja instalado aqui um equipamento sustentável que mundialmente é sinônimo de desenvolvimento. A ZPE garantirá a criação de milhares de empregos para os cearenses e colocará o Estado na principal rota de investimentos de todo o mundo”, disse o governador Cid Gomes, quando da aprovação do projeto pelo Conselho Nacional de ZPEs (CZPE).
O que são ZPEs  
São distritos industriais incentivados, onde as empresas neles localizadas operam com isenção de impostos e liberdade cambial (não são obrigadas a converter em reais as divisas obtidas nas exportações). 80% da sua receita são resultados de exportações. A parcela vendida no mercado doméstico, quando autorizada, paga integralmente os impostos normalmente cobrados sobre as importações.
Fonte: Roberto Moreira

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Criança de 3 anos morre em incêndio enquanto mãe deixava irmãs em colégio, na Caucaia

Mãe da menina deve responder processo por abandono de incapaz

Uma menina de 3 anos morreu carbonizada durante incêndio em casa, na manhã desta quarta-feira (28), em Iparana, na Caucaia. A mãe da criança, Daiane Bezerra da Silva, 32 anos, havia ido deixar as outras 2 filhas, de 5 e 7 anos, na escola, dois quarteirões distante da residência.
A menina estava no quarto quando o fogo se alastrou no cômodo. Vizinhos perceberam as chamas e quebraram a porta de entrada da casa. Moradores tentaram controlar o incêndio jogando água, mas quando chegaram no quarto a criança já havia falecido. A mãe da menina havia parado em uma lan house e só foi encontrada após o ocorrido.
O foco do incêndio pode ter iniciado de um curto circuito em um ventilador, de acordo com a Perícia Forense. Daiane da Silva confirmou que o aparelho já havia apresentado problema. O Conselho Tutelar acompanha o caso. A mãe deve responder processo por abandono de incapaz.
Daiane da Silva é mãe solteira e deve ser ouvida na Delegacia Metropolitana de Caucaia na tarde desta quarta. 
As informações são do repórter Irismar França
diário do nordeste

Proposta de plebiscito da reforma política começa a tramitar na Câmara

Política- reforma política - Dilma Rousseff recebe de líderes de partidos na Câmara abaixo-assinado que pede plebiscito para reforma política (28/08)
Antônio Cruz/ABr
Dilma recebe o documento dos líderes
Palácio do Planalto Depois de protocolarem a proposta na Mesa Diretora da Câmara, os autores do projeto, ao lado dos presidentes do PCdoB, Renato Rabelo, e do PT, Rui Falcão, foram ao Palácio do Planalto para entregar uma cópia do documento à presidenta Dilma Rousseff.
Além de José Guimarães e de Manuela D’Ávila, assinam o projeto os líderes do PSB, Beto Albuquerque (RS), e do PDT, André Figueiredo (CE).
PT, PDT, PSB e PCdoB apresentaram nesta quarta-feira (28) um Projeto de Decreto Legislativo (PDC) que propõe a realização do plebiscito sobre reforma política. A proposta obteve 188 assinaturas – 17 a mais do que as 171 necessárias para a tramitação do projeto. Agora, o PDC terá que ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pelo Plenário da Câmara e depois pelo Senado.
Diferentemente da proposta da presidente Dilma Rousseff, anunciada em julho, o projeto propõe que a consulta popular aborde três temas: financiamento das campanhas eleitorais, possibilidade de coleta de assinaturas por meio da internet para apresentação de propostas de iniciativa popular e coincidência de eleições.
No documento, encaminhado ao Congresso no início do mês passado, Dilma sugeriu que o plebiscito abordasse cinco temas: financiamento das campanhas, mudanças no sistema eleitoral, fim da suplência de senador, manutenção das coligações partidárias e a possibilidade do fim do voto secreto nas votações do Parlamento.
Para valer nas eleições de 2014, a reforma política teria que ser aprovada um ano antes do pleito, ou seja, até o dia 5 de outubro deste ano. Apesar do curto prazo, o líder do PT, deputado José Guimarães (CE), acredita na possibilidade de as novas regras valerem para as próximas eleições.

“Esse é o nosso esforço. Agora temos que dar celeridade à tramitação. O mais impossível nós fizemos” disse o líder. Guimarães acrescentou que não é o momento de discutir a data de realização da consulta popular. “O mais importante agora é aprovar o projeto.”
Já o líder da Minoria, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), afirmou que o projeto é uma “estratégia de marketing” para desviar a atenção de outros assuntos. “Esse plebiscito não servirá para 2014. Não há tempo hábil, isso já foi amplamente discutido isso”, afirmou. Para Leitão, o mais importante seria votar a minirreforma eleitoral, que, entre outras alterações, define novas regras para a prestação de contas pelos partidos e autoriza pré-campanhas na internet.
Perguntas Para a líder do PCdoB, deputada Manuela D’Ávila (RS), a questão mais importante da proposta se refere ao financiamento das campanhas eleitorais. “Vamos perguntar se a população quer que poucas empresas continuem financiando a política que governa todos os brasileiross por longos anos”, ressaltou.
Pelo projeto, a população responderá a cinco perguntas no plebiscito: 1. Você concorda com que empresas façam doações para campanhas eleitorais? 2. Você concorda com que as pessoas físicas façam doações para campanhas eleitorais? 3. Você concorda com que o financiamento das campanhas eleitorais deve ser exclusivamente público? 4. Você concorda com que a população participe, opinando e propondo pela internet, quanto à apresentação de proposta de emenda constitucional, projeto de lei complementar e projeto de lei ordinária? 5. Você concorda com que as eleições para presidente, governadores, prefeitos, deputados, senadores e vereadores devam ser realizadas no mesmo ano?
Fonte: Roberto Moreira


Litoral Oeste: Financiamento com a CAF será assinado nesta quarta-feira (28)


Duplicação 085O  contrato de financiamento internacional  no valor de  US$ 160 milhões (sendo US$ 48 milhões de contrapartida do Estado), destinado ao  Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste – ProinfTur, da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur), será assinado pelo governador Cid Gomes nesta quarta-feira (28), no escritório do  Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF (banco composto por países sul-americanos, sediado na Venezuela), em Brasília, às 15 horas, no Setor Administrativo Federal Sul/Quadra 02 - Lote 04 - Bloco /Ed. Via Esplanada - Sala 404. Participam ainda da assinatura, o  secretário do Turismo, Bismarck Maia, e representantes  da  CAF  e do Ministério do Turismo (MTur).


Fazem parte do projeto, iniciado com recursos do Tesouro Estadual no final de 2012, a duplicação da CE 085 (entre Fortaleza e Paracuru), o Aeroporto Internacional de Jericoacoara (cuja pista está em fase de conclusão), e o saneamento básico nas praias de Taíba (São Gonçalo do Amarante) e Flecheiras (Trairi). Além da duplicação, a rodovia, que é a principal via do Litoral Oeste, vai ter dois trechos recuperados. Um deles dá acesso à Praia do Preá, em Cruz; e o outro, vai da sede de Barroquinha até Bitupitá.


Ainda estão previstas 17 intervenções urbanísticas e ambientais em 12 municípios de relevância turística da região. São elas: urbanização da faixa de praia com calçadão, ciclovia, jardins paisagísticos e iluminação cênica; mobiliário urbano; criação de espaços para a prática esportiva, e construção e/ou duplicação de acesso a praias.


Descrição: https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gifSomado a estes itens, vão ser promovidas qualificação profissional e empresarial e requalificação e proteção de recursos naturais. Outras estradas e projetos urbanos atualmente em análise pela Setur vão ser incluídos no ProinfTur.


Ações preventivas:

- Projetos de melhoria urbana local e restauração de acessos a áreas de uso público;

- Construção de áreas para a prática esportiva;
- Construção e expansão dos sistemas de água potável de Flecheiras e Taíba;
- Estudos Ambientais;
- Apoio à Unidade de Conservação e Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Mundaú;
- Aeroporto Internacional de Jericoacoara (pista e Terminal de Passageiros e Serviços – TPS);
- Duplicação de 62,26 quilômetros da CE 085 entre Fortaleza e Paracuru nos trechos: Cauípe/Variante do Pecém, Variante do Pecém (contorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP), e CIPP/CE 341, na entrada de Paracuru
- Auditorias externa e de segurança.




MUNICÍPIOS E DESTINOS CONTEMPLADOS
INTERVENÇÕES
Jijoca de Jericoacoara
Jericoacoara
Melhorias urbanísticas à beira-mar;
-Estacionamento, caminhos para pedestres e pontos de acesso às lagoas.
São Gonçalo do Amarante;
Taíba
Saneamento básico (abastecimento d'água e esgotamento sanitário).
Trairi:
Flecheiras e Mundaú
-Saneamento básico (abastecimento d'água e esgotamento sanitário) em Flecheiras;
-Melhorias urbanísticas à beira-mar em Mundaú.
Paraipaba
Lagoinha
-Melhorias urbanísticas à beira-mar; - Construção de Mirante.
Itapipoca
Praia da Baleia
-Melhorias urbanísticas à beira-mar;
-Recuperação de trechos da CE 085: Barroquinha/Bitupitá e acesso à Praia do Preá.
Amontada:
Icaraí de Amontada
Itarema:
Praia da Barra e Guajiru
Acaraú:
Arpoeiras
Cruz:
Praia do Preá
Camocim:
Maceió
Barroquinha:
Bitupitá
Paracuru:
sede


Serviço
Assinatura empréstimo internacional Setur CE/CAF
Dia 28/08, 15h
Local: CAF
Setor Administrativo Federal Sul
Quadra 02 - Lote 04 - Bloco D
Ed. Via Esplanada - Sala 404

27.08.2013

Assessoria de Comunicação da Setur

CABRITO NASCE COM ROSTO SEMELHANTE À DE UM SER HUMANO NO CEARÁ

filho_cabra_macho_irapuram_310_350O proprietário da Fazenda Agropecuária Lima, no Sitio Três Riachos, situado a 10 Km do Centro de Dep. Irapuan Pinheiro, no Sertão Central cearense, tomou um susto na manhã desta terça-feira (27), quando foi realizado um parto em uma cabra na sua propriedade.
A surpresa foi porque os dois filhotes de caprinos tinha uma anomalia, sendo que, um deles tinha a cabeça num formato de uma cabeça de um ser humano. Tendo a cabeça, a boca e o nariz um pouco semelhante à de uma pessoa.
O proprietário Raimundo Pereira explicou que a cabra teve dificuldade para parir, daí então, ele entrou em contato com uma pessoa da região que veio até a sua propriedade para fazer o parto, para a surpresa de todos, os dois filhotes que foram retirados tinha uma anormalidade, o primeiro a ser retirado foi o que teve a cabeça com formato de um ser humano, sendo que nasceu morto, já o segundo filhote também tinha uma deficiência e morreu em seguida.
Pereira ainda acrescentou que só nesta terça-feira, nasceram 06 (seis) filhotes e que 05 (cinco) destes nasceram com anormalidades e todos morreram, sendo que, apenas um nasceu perfeito e ainda sobrevive. O mesmo relatou ainda que nunca havia nascido nenhum animal com anomalia genética na sua propriedade.
Fonte: Sertão Central / Aratuba Online

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Titular da SSPDS busca em Brasília ampliação de programa de combate ao crack no Ceará

O Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, será recebido na manhã desta quarta-feira (28), em Brasília, pela Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki. Bezerra leva pleitos para a ampliação das ações do programa “Crack, é Possível Vencer” no Ceará.
O Ceará já recebeu e está em fase de implantação, três bases móveis equipadas com sistema de videomonitoramento, 60 câmeras de videomonitoramento fixo, três veículos, seis motocicletas. Essas bases funcionarão  nos bairros Vicente Pinzon, São Miguel e Genibaú.  A intenção é ampliar o número de estações de videomonitoramento para o combate ainda mais efetivo ao tráfico de drogas.
Outras três bases estão sendo aguardadas para implantação em Caucaia, Maracanaú e Juazeiro do Norte, garantindo a ampliação do programa para a Região Metropolitana e interior do Estado.
No encontro de trabalho também serão abordados pautas emandas do Conselho de Segurança Pública do Nordeste, que tem o secretário Francisco Bezerra como presidente recém-eleito.
Mais informações sobre o programa “Crack, é Possível Vencer” podem ser obtidas aqui:http://www.brasil.gov.br/crackepossivelvencer/home
Fonte: Roberto Moreira

Comissão de Orçamento pode votar texto final da LDO hoje

Os líderes dos partidos na Comissão Mista de Orçamento se reúnem hoje, às 11 horas, para discutir o texto final da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2014. A intenção do presidente do colegiado, senador Lobão Filho (PMDB-MA), é votar o texto ainda hoje, às 15 horas.

O relatório final do deputado Danilo Forte (PMDB-CE) foi apresentado na última quinta-feira (22). O texto restringe os gastos do governo caso a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) não seja sancionada até o fim do ano, a chamada execução provisória.

A proposta de LDO enviada pelo Executivo autorizava o governo a gastar 8,3% dos recursos previstos para cada área multiplicados pelo número de meses de tramitação da proposta no Congresso. Com essa medida, o Executivo poderia ter gastado até 58,3% dos recursos do Orçamento de 2013, aprovado somente em março deste ano.

Pelo relatório de Danilo Forte, essa regra valeria apenas para despesas correntes de caráter inadiável, para manutenção da máquina pública, como material de escritório, contas de luz e água, passagens e combustíveis. 
O texto do relator também facilita a transferência de recursos da União para estados e municípios.

O prazo para apresentação de destaques ao relatório final encerra-se hoje. Após a aprovação na Comissão de Orçamento, a LDO seguirá para o Plenário do Congresso, mas a pauta está trancada por dois vetos presidenciais. Com isso, a LDO só poderá ser votada no Plenário do Congresso depois do dia 17 de setembro, data prevista para a votação dos vetos.

Fonte: Agência Câmara Notícias

O GOVERNO TRABALHANDO TODO O DIA E O DIA TODO RUAS DO ICARAI RECEBE TAPA BURACOS

Foto: Trabalha Caucaia
O Icarai recebeu na tarde desta terça feira a operação Tapa Buracos as ruas David Couto e a rua Belamino José.


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ZPE do Ceará vai ser inaugurada na 6ª feira

O governador Cid Gomes (PSB) vai inaugurar, às 9h30min da próxima sexta-feira, a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Brasil em operação. A ZPE do Ceará está localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), entre São Gonçalo do Amarante e Caucaia. O evento de inauguração da ZPE terá a presença de autoridades da Secretaria da Receita Federal e de lideranças do setor produtivo e empresarial do Estado.
A ZPE do Ceará foi criada em 16 de junho de 2010, pelo decreto federal Nº 14.794. “A aprovação da ZPE Ceará sem ressalvas destaca o trabalho que fizemos para garantir que seja instalado aqui um equipamento sustentável que mundialmente é sinônimo de desenvolvimento. A ZPE garantirá a criação de milhares de empregos para os cearenses e colocará o Estado na principal rota de investimentos de todo o mundo”, disse o governador Cid Gomes, quando da aprovação do projeto pelo Conselho Nacional de ZPEs (CZPE).
Segundo César Ribeiro, presidente da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará. (ZPE CEARÁ), apesar de ser a segunda alfandegada pela Receita Federal no País, a ZPE do Ceará é a primeira com empresas já instaladas e em processo de instalação. 
Fonte: Blog Eliomar

Danilo Forte cobra soluções para abastecimento d’água

danilo-490x320
O iminente colapso de abastecimento de água em municípios do Ceará motivou o deputado Danilo Forte a reunir-se com o Presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, Rennys  Frota.  No encontro, que aconteceu na última sexta-feira, o parlamentar pediu que medidas urgentes sejam tomadas principalmente em Canindé, Irauçuba, Milhã e Pecém que apresentam alto risco de escassez de água. Itapajé e Paracuru também carecem de uma solução, embora a situação de abastecimento de água nestes municípios ainda esteja sob controle.
Alertando para as romarias em Canindé, que iniciam em setembro e se prolongam até o dia de São Francisco, em 4 de outubro, Danilo disse que a situação no município é muito preocupante. Segundo o parlamentar, 400 mil romeiros buscam o santuário de Canindé por dia, o que recomenda uma ação emergencial. O PAC da Estiagem contempla a região com a construção da barragem Piedade (conhecido também como açude Seriema) que vai abastecer também os municípios de Caridade e Paramoti. Antes, Danilo aponta como solução emergencial a construção de uma adutora a partir do açude Escuridão/Baixa Fria, orçada em cerca de R$ 5 milhões.  Também para Caridade, a solução está na construção de adutora a partir do açude Umari, com custo estimado em R$ 801,6 mil. Em Canindé, a obra já está em andamento e tem prazo previsto de 60 dias.
IRAUÇUBA – Danilo Forte pediu o imediato conserto de vazamentos na adutora do açude Jerimum, em Irauçuba e as providências para a construção da adutora no açude Missi, obra que já está incluída no PAC da Estiagem, com previsão da Assinatura da Ordem de Serviço até setembro deste ano. O investimento é de R$ 15,4 milhões e solucionará definitivamente o problema de água no município que é um dos mais castigados pela seca e já vive um processo intenso de desertificação. Além das ações urgentes para garantir o abastecimento, Danilo manifestou sua preocupação com a qualidade da água para o consumo humano.
O Município de Milhã precisa, como ação emergencial, da recuperação da adutora no Rio Patu, já iniciada. Em médio prazo, a solução será também construção de adutora, com captação de água em açude que tem o mesmo nome(Patu) mas fica no município de Senador Pompeu. Esta obra também está incluída no PAC Estiagem. Danilo Forte reivindicou também construção de adutoras para o Pecém, a partir do canal do açude Sítios Novos, outra no trecho 5 do Eixão das Águas, com expectativa para dezembro de 2013; para atender o  município de Paracuru,  a adutora será na localidade Poço Doce, com extensão de 12 Km.
Fonte Roberto Moreira