Atualizada às 18h48
Desde a última sexta-feira, equipes de biólogos trabalham para manter o animal vivo
Uma baleia jubarte de aproxima- damente nove metros continuaencalhada na manhã deste sábado, 31, na praia de Flecheiras, no município de Trairi (124,5 km de Fortaleza).
No início da noite deste sábado, 31, a maré baixou e a baleia permanece encalhada na praia. De acordo com informações de João Wendel, engenheiro sanitarista e ambiental, que está no local, falta maquinário para remover o animal. A previsão, segundo ele, é que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) providencie um rebocador no início para a manhã deste domingo, 1, para devolver o mamífero ao mar. O animal não apresenta ferimentos e está sendo avaliado por veterinários.
Desde a última sexta-feira, equipes de biólogos trabalham para manter o animal vivo. Uma retroescavadeira foi usada na sexta para tentar desencalhar o mamífero. Moradores também ajudaram. Nesta manhã, um pano foi utilizado para proteger o animal do sol. De acordo com João Wendel, 29, dois barcos tentam desencalhar o mamífero.
No final do dia deve chegar um rebocador, segundo Wendel. "O problema é que a maré vai estar baixa nesse horário", disse o engenheiro. Equipes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com reforço de um helicóptero, tentam salvar o animal. Curiosos lotam o local.
SAIBA MAIS
O governador Cid Gomes esteve no local onde a baleia encalhou, por volta das 16 horas da sexta-feira. Ele chegou a levantar as calças e entrar no mar.
O governador Cid Gomes esteve no local onde a baleia encalhou, por volta das 16 horas da sexta-feira. Ele chegou a levantar as calças e entrar no mar.
Redação O POVO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.
Comentar