sábado, 27 de outubro de 2012

Sexo engorda?


Você já imaginou que uma ressonância magnética do cérebro pudesse prever quanto sexo você fará e quanto vai engordar? Pois é. Isso é possível, segundo pesquisa da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos.

Publicada no periódico “The Journal of Neuroscience”, a pesquisa indica que esse simples exame pode dar dicas sobre o apetite e futuros comportamentos das pessoas.

Fazendo uso da ressonância magnética, os pesquisadores focaram suas análises em uma região do cérebro conhecida como nucleus accumbens – ou centro de recompensa do cérebro, que exerce um papel importante no prazer, riso, agressão, medo, vício, entre outros.

Estudantes universitários foram submetidos aos exames e, durante a realização das ressonâncias, algumas fotos eram mostradas. Havia imagens de animais, ambientes, comidas e pessoas, individualmente. Seis meses depois, seus pesos e respostas aos questionários sobre seus comportamentos sexuais foram comparados com seus pesos anteriores e os exames do cérebro.

O mesmo aconteceu com as pessoas que tiveram respostas cerebrais mais fortes às imagens relacionados ao sexo.

Segundo os cientistas da Universidade de Dartmouth, somos afetados por estímulos externos, como, por exemplo, o aparentemente inofensivo papel de bandeja de muitas redes de fast-food.

Fonte: EurekAlert. 
(Foto: Craig)

Polícia Polícia apreende carro com placa clonada no Bom Jardim

Um Fiat Palio com placa clonada foi apreendido na noite desta sexta-feira (26) durante um blitz da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Detran no bairro Bom Jardim.
O condutor do veículo tentou fugir da blitz montada na Avenida Osório de Paiva após ser solicitado a estacionar. Perseguido pela polícia, o motorista abandonou o automóvel pelas ruas do bairro. Confirmada a clonagem da placa, o carro foi encaminhado para o 12º Distrito Policial.
Balanço
As estradas cearenses totalizaram 15 acidentes com 11 feridos e nenhuma vítima fatal das 7h da manhã da sexta às 7h deste sábado (27), segundo a PRE e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nas BRs, foram registados 10 acidentes e nove feridos. Já nas CEs, foram cinco acidentes e dois feridos.
Fonte: Diario do Nordeste

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Incêndio em equipamento provocou blecaute no Norte e Nordeste do país

O incêndio em um equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) foi a causa do desabastecimento de energia ocorrido na Região Nordeste e em parte do Norte do país, na madrugada de hoje (26). O problema ocorreu justamente na interligação entre os sistemas Norte-Nordeste e Sul-Sudeste.
A linha de transmissão é operada pela empresa Taesa. Segundo informação da assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema ocorreu pouco depois da meia-noite e demorou pouco mais de uma hora para ser resolvido. Portanto, por volta da 1h30, a energia na linha principal já tinha sido restabelecida. No entanto, as distribuidoras de energia levaram mais tempo para restaurar a energia nas linhas secundárias.
Uma reunião de técnicos às 14h de hoje, na sede do ONS, no Rio, vai analisar mais profundamente o problema. Pela manhã, o assunto deve ser discutido em uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em Brasília
Via Roberto Moreira

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Aço inoxidável Aço Cearense investe em novos mercados

Os investimentos avançam no segmento de aço inox, apesar da retração do mercado e da redução dos preços
Com produção de 600 toneladas mensais de aço inoxidável e crescimento de produção que já se aproxima dos 10%, nos primeiros dez meses deste ano, sobre igual período de 2011, a Aço Cearense - maior importador de aço do Brasil - amplia os investimentos e busca novos mercados no Centro-Sul do País.

O gerente da Aço Cearense, Newton Guimarães Júnior, expõe na Feinox 2012, o ACinox FOTO: DIVULGAÇÃO


Dados da Associação Brasileira do Aço Inoxidável (Abinox) mostram que no Brasil, a produção brasileira de inox plano no ano passado registrou 345 mil toneladas, enquanto que o consumo aparente do produto (vendas internas, mais importações) foi de 305 mil toneladas.

"Este ano, o problema do aço está na oferta maior que a demanda, o que faz o preço cair", revela o gerente de Mercados Especiais da Aço Cearense, Newtom Guimarães Júnior. "O mercado em 2012 está mais difícil, devido ao crescimento da oferta, mas também devido a mudanças de regras" (fiscais e tributárias) no Brasil. Conforme disse, a alíquota do Imposto de Importação saltou de 14% para 25%, este ano, gerando insegurança no mercado e retração no volume de pedidos. "Foi uma medida protecionista do governo brasileiro", reconhece Guimarães. Como consequência, informa que as vendas do ACinox vinha registrando expansão anual de 15%, e que em 2012 deve fechar em 12%, de expansão.

Norte e Nordeste
"Nosso foco é o Norte e Nordeste, mas já estamos atendendo São Paulo, Paraná e o Rio Grande do Sul", revela o gerente. Como forma de ampliar o market-share, difundir a nova marca, o ACinox, e driblar a crise financeira na Europa e Estados Unidos, a empresa participa até amanhã, em São Paulo, da 5ª edição da Feinox 2012, feira organizada pela Abinox. Apesar da retração, ele diz que está otimista com o evento. O otimismo - diante de um cenário restritivo e de elevada competitividade - vem da força que o aço inox cearense está ganhando na indústria, em vários setores.

Desenvolvido originalmente para proteção à corrosão, explica Guimarães, o inox tem hoje uma multiplicidade de usos, devido à sua versatilidade, aspecto estético, assepsia e excelente relação custo-benefício.

Conforme assinala, o aço inoxidável está presente em diversos produtos voltados para os setores de eletrodomésticos, utensílios (cutelaria, baixelas), automotivo (escapamentos) e na construção civil, em fachadas, elevadores, escadas-rolantes, mobiliário urbano e cozinhas industriais e residenciais. Vem ganhando aplicação também em equipamentos hospitalares, e nos setores de óleo e gás, papel e celulose e no agronegócio.

Produtos variados
Com mais de 30 anos de experiência no mercado siderúrgico brasileiro e há sete produzindo aço inoxidável, e com uma média de 16 mil clientes ativos em todo o País, o grupo Aço Cearense se destaca pela ampliação dos negócios e representatividade alcançada no mercado do aço. No segmento de inoxidável, fornece uma linha completa em aços especiais, dos tipos 430, 304 e 316L, em chapas e bobinas laminadas a frio e a quente, tubos redondos, quadrados e retangulares, além de barras redondas, barras chatas e cantoneiras em aço Inox 304.

CARLOS EUGÊNIOREPÓRTER
Fonte: Diario do Nordeste

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Nacional Mensalão: Ministros do STF concordam com pena de ao menos 11 anos para Valério

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) definiu nesta terça-feira (23) uma pena de ao menos 11 anos de prisão para o empresário Marcos Valério, considerado o operador do mensalão.
Ele foi condenado por cinco crimes diferentes no julgamento e os ministros já concordaram com as penas a Valério por formação de quadrilha, uma das condenações por corrupção ativa e uma das condenações por peculato para o empresário.
Todos os ministros seguiram o entendimento do relator Joaquim Barbosa, que definiu a pena de 2 anos e 11 meses de prisão por quadrilha e 4 anos e 1 mês, mais 180 dias-multa por corrupção. No caso de peculato, a pena sugerida foi de 4 anos e 8 meses e 210 dias-multa.
A sessão foi interrompida antes de os ministros terminarem de votar as penas sobre as demais condenações por peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas para Valério.
Os ministros também devem discutir qual vai ser a fórmula para chegar a uma pena final para cada réu. A Corte deve voltar a discutir a chamada dosimetria na sessão de amanhã.
Absolvições
Sete réus do mensalão foram inocentados nesta terça-feira, após empate no resultado de seus julgamentos. Com isso, os ministros absolveram o ex-ministro Anderson Adauto (Transportes) e os ex-deputados Paulo Rocha (PT-PA) e João Magno (PT-MG) dos crimes que foram acusados no mensalão por receberem dinheiro do esquema.
Com dez integrantes desde a análise do segundo capítulo da denúncia e por conta da aposentadoria de Cezar Peluso, os ministros do Supremo se dividiram na análise de alguns casos de acusação de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
Adauto, Rocha, Magno e o ex-deputado José Borba (PMDB-PR) eram acusados de lavagem de dinheiro e receberam cinco votos pela condenação e cinco votos pela absolvição. Na sessão de hoje, foram absolvidos da acusação.
Adauto ainda foi absolvição da acusação de corrupção ativa, pela compra de parlamentares para a formação da base aliada do governo Lula no Congresso. Borba, no entanto, foi condenado pelo Supremo por corrupção passiva.
Ainda foram inocentados o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), do ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas e de Vinicius Samarane, executivo do Banco Rural, sobre formação de quadrilha. Eles, porém, já foram condenados por outros crimes no processo.
Por 9 votos a 1, o Supremo entendeu que o empate favorece o réu. O princípio que sustenta essa avaliação é que, na dúvida, predomina a posição mais benéfica ao réu já que está em análise uma eventual possibilidade de prisão. Esse modelo é adotado no Supremo em discussões de habeas corpus. Isolado, o ministro Marco Aurélio Mello se posicionou contra essa linha e defendeu que os impasses devem ser decididos pelo voto do presidente do STF, também conhecido como voto de qualidade, que tem previsão no regimento da Corte.
"Admito que vossa excelência, porque não versa o regimento interno sobre a prevalência da corrente aqui integrada pelo presidente, possa nesse voto de qualidade, até mesmo, sem adentrar o campo da incongruência, manifestar-se no sentido da absolvição." 

Ayres Britto
Ayres Britto rejeitou a tese e disse que o "voto de minerva o enerva". "Eu entendo que o princípio constitucional da não culpabilidade exclui o princípio regimental porque ele exige que num plenário de 11 haja o voto de seis pessoas, para dar segurança à decisão, seis experiências de vidas, imperativos de vida". "Um ministro sozinho votando por dois é contraindicado", afirmou.
O regimento do voto de minerva para o presidente da Corte. "Eu alertei, expressando minha discordância com a edição deste dispositivo para o fato de que nós estávamos introduzindo uma norma regimental estranha às nossas tradições, ao fato de que a Constituição com 11 membros e só 11 membros".
Decano do Supremo, Celso de Mello disse que a Constituição prevê esse benefício aos réus em situação de dúvida. "Acima de todas elas prevalece um princípio básico que consagra a presunção de inocência. Processo de construção que se projetou ao longo dos tempos e que representa uma conquista. Não há alternativa de se não aplicar realmente essa cláusula de benignidade".
O ministro Gilmar Mendes reforçou esse discurso e disse que "tribunal existe para decidir e não para empatar" . "O próprio Código Penal permite a absolvição por insuficiência de prova. Se temos uma tão cabal dúvida jurídica, como sustentar outro resultado? Norma sim faz sentido diante desses impasses", afirmou.
Fonte: Diário do Nordeste

PREFEITO COM EXCESSO DE APOIO EM CAUCAIA

Antonio Viana
Tomei conhecimento,através de uma fonte insuspeita, que um caso raro na política ocorreu,pelo menos num município do Ceará,no caso, Caucaia.Alí, o médico e prefeito Washington Gois(PRB-10),não apenas acabou com o fantasma de que desde a reeleição nunca o gestor municipal havia sido reeleito, como derrotou sete “”candidaturas”,que no final viraram três(3); desmoralizou o Ibope duas vezes,pois, em 2008 referido instituto disse que ele perderia para a então prefeita Inês Arruda(PMDB) e, ele ganhou com uma boa margem de votos.Este ano, o Ibope voltou a vaticinar que a ex-prefeita e deputada estadual do PMDB,no exercício, ganharia dele com um percentual de 10% e ele não apenas ganhou ,mas colocou mais de 30 mil votos de maioria.Derrotou a adversária direta, os “falsos” candidatos(três desistiram para apoiar outros concorrentes) e ainda colocou essa estrondosa maioria de votos.O mais expressivo e, talvez inédito, é o que vou dizer agora:nenhum candidato adversário fez qualquer vereador dos 15 que formarão a Câmara Municipal.Que loucura essa Viana?Não , o grupo de apoiamento ao prefeito WG/Vice Paulo Guerra elegeu 13 vereadores e os outros dois(2) foram eleitos pelo PSDC do deputado Ely Aguiar, que não lançou candidato a prefeito.Foram eles: Bené da Jurema(nome de urna) e Pastor Euclides,também do populoso distrito caucaiense.O grupo político da ex-prefeita Inês/Zégerardo Arruda(PMDB) e mais dos candidatos Paulo Gurgel(PSDB), Naumi Amorim(PSL) e dos candidatos que desistiram Uedson Silva (PPL), Amarílio Melo(PRTB) e Juscelino(PSOL),zero vereador.Ou sedja, liderança igual a zero.Que o recado das urnas sirva como lição e que possa ser avaliado de forma positiva para os próximos embates.
De Antonio Viana – via Facebook