quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Aço inoxidável Aço Cearense investe em novos mercados

Os investimentos avançam no segmento de aço inox, apesar da retração do mercado e da redução dos preços
Com produção de 600 toneladas mensais de aço inoxidável e crescimento de produção que já se aproxima dos 10%, nos primeiros dez meses deste ano, sobre igual período de 2011, a Aço Cearense - maior importador de aço do Brasil - amplia os investimentos e busca novos mercados no Centro-Sul do País.

O gerente da Aço Cearense, Newton Guimarães Júnior, expõe na Feinox 2012, o ACinox FOTO: DIVULGAÇÃO


Dados da Associação Brasileira do Aço Inoxidável (Abinox) mostram que no Brasil, a produção brasileira de inox plano no ano passado registrou 345 mil toneladas, enquanto que o consumo aparente do produto (vendas internas, mais importações) foi de 305 mil toneladas.

"Este ano, o problema do aço está na oferta maior que a demanda, o que faz o preço cair", revela o gerente de Mercados Especiais da Aço Cearense, Newtom Guimarães Júnior. "O mercado em 2012 está mais difícil, devido ao crescimento da oferta, mas também devido a mudanças de regras" (fiscais e tributárias) no Brasil. Conforme disse, a alíquota do Imposto de Importação saltou de 14% para 25%, este ano, gerando insegurança no mercado e retração no volume de pedidos. "Foi uma medida protecionista do governo brasileiro", reconhece Guimarães. Como consequência, informa que as vendas do ACinox vinha registrando expansão anual de 15%, e que em 2012 deve fechar em 12%, de expansão.

Norte e Nordeste
"Nosso foco é o Norte e Nordeste, mas já estamos atendendo São Paulo, Paraná e o Rio Grande do Sul", revela o gerente. Como forma de ampliar o market-share, difundir a nova marca, o ACinox, e driblar a crise financeira na Europa e Estados Unidos, a empresa participa até amanhã, em São Paulo, da 5ª edição da Feinox 2012, feira organizada pela Abinox. Apesar da retração, ele diz que está otimista com o evento. O otimismo - diante de um cenário restritivo e de elevada competitividade - vem da força que o aço inox cearense está ganhando na indústria, em vários setores.

Desenvolvido originalmente para proteção à corrosão, explica Guimarães, o inox tem hoje uma multiplicidade de usos, devido à sua versatilidade, aspecto estético, assepsia e excelente relação custo-benefício.

Conforme assinala, o aço inoxidável está presente em diversos produtos voltados para os setores de eletrodomésticos, utensílios (cutelaria, baixelas), automotivo (escapamentos) e na construção civil, em fachadas, elevadores, escadas-rolantes, mobiliário urbano e cozinhas industriais e residenciais. Vem ganhando aplicação também em equipamentos hospitalares, e nos setores de óleo e gás, papel e celulose e no agronegócio.

Produtos variados
Com mais de 30 anos de experiência no mercado siderúrgico brasileiro e há sete produzindo aço inoxidável, e com uma média de 16 mil clientes ativos em todo o País, o grupo Aço Cearense se destaca pela ampliação dos negócios e representatividade alcançada no mercado do aço. No segmento de inoxidável, fornece uma linha completa em aços especiais, dos tipos 430, 304 e 316L, em chapas e bobinas laminadas a frio e a quente, tubos redondos, quadrados e retangulares, além de barras redondas, barras chatas e cantoneiras em aço Inox 304.

CARLOS EUGÊNIOREPÓRTER
Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

Nascem primeiras tartarugas de ninhos formados na nova faixa de praia do Icaraí, em Caucaia

Na tarde desta sexta-feira (22), quem passou pela orla do Icaraí pode notar um aglomerado atípico de pessoas na nova faixa de ar...