sábado, 15 de setembro de 2012

Maria Gabriel 103 Anos de Vida

Maria Gabriel completando no dia 15 de Setembro 103 anos de vida e de historia pra conta, Dona Maria Gabriel casada com seu João Gabriel mãe de 11 filhos, e ainda muitos netos e bisnetos e tataranetos, ela tem uma saúde de invejar com todos esses seus anos ela caminha dentro de sua casa sem precisar de ajuda todas as tarde ela deixa a Rua 15 de novembro com o seu brilho e amor de pessoa que ela é, sentar em sua calçada em quantos os filhos que mora ao redor chegar para conversa com a moradora mais velha da Rua 15 de novembro. Parabéns Dona Maria Gabriel pelos os seus 103 anos de vida e amor.
Dona Maria disse que ainda vai vota nesse porque Caucaia Não Pode Parar..

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ministra Marta Suplicy apoia Washington



Funcionários dos Correios no Ceará decidem dia 18 se aderem à greve

Trabalhadores de dois estados já estão parados
Por: Robson Cruzuer
Os servidores do Correios no Ceará decidirão no próximo dia 18 se aderem a uma greve que já foi iniciada em Minas Gerais e Pará. Um impasse nas negociações da campanha salarial 2012 podem levar mais de 120 mil trabalhadores dos Correios à paralisação das atividades em todo o país.
Além do Ceará decidirão em assembleia dia 18 sobre a paralização os trabalhadores de Mato Grosso, Bauru, Amazonas, Campinas, Goiás, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São José do Rio Preto, e Vale do Paraíba avaliarão a deflagração da greve. No dia 25 poderão ser paralisados os serviços em Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Juiz de Fora, Rio Grande do Norte, Ribeirão Preto, Santa Maria e Santos.
A categoria reivindica um aumento de 43,7% e R$ 200 linear, ticket de R$ 35, a contratação imediata de 30 mil trabalhadores, o fim das terceirizações, além de outros pontos para garantia de melhores condições de trabalho. As negociações foram iniciadas há mais de um mês. No entanto, a empresa ofereceu uma proposta de reajuste inicial de 3%, o que foi rejeitado por unanimidade nas assembleias realizadas pela categoria em todo o país.

Secretaria de saúde de Caucaia esclarece a população caucaiense sobre o fechamento do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Sarasate

A Secretaria de Saúde de Caucaia na defesa do sistema de saúde igualitário, digno e com acesso integral a 2ª maior população do Estado do Ceará esclarece a verdadeira situação referente ao fechamento do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Sarasate. Asseguramos não haver em momento algum qualquer contribuição por parte do município para o fechamento do tradicional e popular Hospital e Maternidade. A transparência com responsabilidade e o compromisso para uma saúde digna para todos faz parte da filosofia de trabalho de todos que compõem atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde deste município, da qual temos como meta principal garantir o pleno funcionamento de todos os serviços de saúde com qualidade.
Esclarecemos que o Hospital e Maternidade Dr. Paulo Sarasate era contratado pela Secretaria Municipal de Saúde, portanto prestador de serviço por meio de um convênio firmado entre as partes e que utilizava como referência a Portaria nº. 3123/ 2006 – GM/ MS que trata do Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos no SUS em seu Art. 8º que define:” O estabelecimento hospitalar que não atingir pelo menos 70% das metas pactuadas por três meses consecutivos ou cinco meses alternados volte a receber por meio do faturamento dos procedimentos realizados.
Os recursos mensais repassados ao Hospital e Maternidade Dr. Paulo Sarasate pela Secretaria de Saúde do município e pelo Governo do Estado eram depositados rigorosamente em dia e a administração desses recursos financeiros gerenciados pele direção do próprio hospital para a garantia do pagamento de pessoal e manutenção dos serviços prestados a população de Caucaia e da região.
Diante a crise estabelecida no Hospital e Maternidade, a população de Caucaia com os 09 municípios que compõem a 2ª microrregião de saúde ficaram prejudicadas sem os serviços principalmente na referência em que o hospital era contratado em especial nas áreas de parto e na atenção ao recém-nascido. Na tentativa de manter o hospital funcionando a Secretaria de Saúde atendeu a solicitação da direção do hospital e foi avalista de 03 empréstimos junto a Caixa Econômica Federal com dedução das parcelas junto ao Fundo Municipal de Saúde para evitar o fechamento do hospital, também foram realizadas negociações com a Promotoria Pública, Governo Estadual e Municipal tendo esta situação sido acompanhada pelo Conselho Municipal de Saúde.
 Mesmo diante de todas as tentativas realizadas pelo município, os problemas internos do hospital ocasionados por uma gerência sem compromissos e responsabilidade com a saúde da população, os elevados empréstimos e o descumprimento das metas estabelecidas pela Portaria nº. 3123/ 2006 do Ministério da Saúde no referido convênio resultou na falta de pagamento de todos os funcionários e manutenção da unidade, levando ao caos.  Portanto a Secretaria Municipal de Saúde teve que estruturar e equipar com recursos próprios o Hospital e Maternidade Santa Terezinha, garantindo aos usuários da saúde atendimentos adequados nas áreas de partos e recém-nascidos, suprindo a falta do referido hospital que lamentavelmente não tinha condições de continuar sendo a principal referência da região, evitando a superlotação de gestantes nas unidades de Fortaleza sem a garantia de serem atendidas em tempo hábil ou até mesmo parir dentro das ambulâncias.
A Secretaria Municipal de Saúde por meio desta nota de esclarecimento a Sociedade Caucaiense apresenta os fatos que provocaram a lamentável situação de fechamento do Hospital Paulo Sarasate. Mesmo com todas as dificuldades o município mantém o número de partos que eram realizados pelo Hospital e Maternidade Dr. Paulo Sarasate e hoje são realizados no Hospital e Maternidade Santa Terezinha, reduzindo a taxa de mortalidade materna e infantil. 

Vereadores de Caucaia Condenado será candidato

O argumento é que o crime de improbidade administrativa não resultou em enriquecimento ilícito
Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisões monocráticas reformaram acórdãos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para registrar as candidaturas de Raimundo Acinésio Bezerra à Prefeitura de General Sampaio e de Tadeu Rocha Pontes à Câmara Municipal de Caucaia.

A candidatura de Tadeu Pontes para vereador de Caucaia foi impugna pelo promotor de Justiça do Município e o registro foi negado tanto pelo juiz eleitoral de Caucaia quanto pelo TRE. A inelegibilidade dele foi decorrente de um ato de improbidade administrativa com a suspensão dos direitos políticos por decisão do Tribunal de Justiça do Ceará.

Este caso é semelhante ao de outros vereadores de Caucaia que se utilizaram da função em benefício próprio com o a locação de veículos com recursos da Câmara. Em decorrência da condenação do Tribunal de Justiça alguns dos envolvidos desistiram de pleitear reeleição, mas sete resolveram participar da disputa e a todos eles foi negado o registro da candidatura.

Enriquecimento
Em decisão monocrática, datada do dia 10 de setembro e publicada na sessão ordinária jurisdicional do dia 11, considera a ministra Laurita Vaz o entendimento do TRE cearense oposto ao do TSE. Na concepção dela "não há incidência da inelegibilidade prevista no artigo 1º,I,I, da LC n° 64/90 no caso dos autos, porque a condenação do Recorrente à suspensão dos direitos políticos por ato doloso de improbidade administrativa importou em lesão ao patrimônio público, mas não enriquecimento ilícito cumulativamente". Assim, tanto Tadeu quanto os outros vereadores condenados pelo Tribunal de Justiça cearense vão poder disputar um novo mandato.

Fonte: Diário do Nordeste

Postulantes participam de 2º debate online

Cinco dos sete postulantes de Caucaia apresentaram suas propostas para a cidade, ontem, na TV DN
A TV DN, webtv do Diário do Nordeste, realizou, ontem, com os candidatos à Prefeitura de Caucaia, o segundo debate online nas Eleições 2012. Cinco dos sete prefeituráveis compareceram. O debate foi dividido em quatro blocos dando oportunidade para os postulantes apresentarem suas propostas para a futura administração daquele Município da Região Metropolitana de Fortaleza, que possui, atualmente, o segundo maior eleitorado do Estado.


Amarílio Melo, Edson Silva, Juscelino, Dr. Washington e Paulo Gurgel apresentaram suas sugestões para gerir Caucaia em quatro blocos FOTO: JOSÉ LEOMAR

Apenas os candidatos Naumí Amorim (PSL) e Inês Arruda (PMDB) não compareceram. Segundo foi informado, a ausência de Naumí Amorim foi devido a uma dor de garganta, enquanto Inês Arruda já havia justificado sua ausência, informando que tinha uma reunião agendada com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).

A ordem de apresentação e finalização do debate foi definida através de sorteio. O primeiro candidato a se apresentar e tecer suas considerações finais foi Paulo Gurgel (PSDB). O tucano informou que é empresário há 26 anos e que possui cinco prioridades para Caucaia: saúde, segurança, educação, desenvolvimento econômico e transporte.

Confira mais conteúdo exclusivo aqui

Para Paulo Gurgel, a cidade nunca elegeu um "gestor" para administrá-la, propondo que, se eleito, irá gerenciar o município como ele precisa, juntamente com o povo. "Serei o melhor prefeito de Caucaia", assegurou.

Dentre as propostas do candidato, está a valorização do turismo. O tucano se comprometeu em retomar os festivais de quadrilha, incentivar a festa da tilápia, as festas religiosas, além de criar um calendário turístico. "Caucaia precisa de um gerente e gerenciar eu sei", garanti.

Inovar

Já Amarílio Melo (PRTB) se comprometeu em fazer uma gestão "totalmente diferente de tudo aquilo que vimos". O candidato fez questão de dizer que é natural de Caucaia e é ligado ao governador Cid. Oficial da Polícia Militar, Amarílio Melo disse que vai inovar e dar sustentabilidade a todas as políticas públicas. "Queremos propor melhor saúde, educação e segurança".

Uma de suas metas, informou, é fazer com que Caucaia tenha uma gestão transparente e descentralizada. Ele pretende instalar quatro secretarias executivas regionais, sendo uma específica para o distrito de Jurema.

Outra proposta é a qualificação de 70 mil jovens e alunos para que eles possam trabalhar no Porto do Pecém. Com os investimentos para o Porto, de acordo com Amarílio, serão gerados cerca de 297 mil empregos, entendendo ser necessário qualificar a mão de obra local para que não seja preciso importar profissionais de outros países.

O candidato Edson Silva (PPL) considerou ser necessário governar junto com as pessoas, mas sobretudo com o olhar voltado para a fiscalização dos recursos. Segundo ele, em mais de 250 anos de emancipação política de Caucaia, não foram realizadas políticas públicas que atendessem as necessidades da população. Ele pretende, se eleito, elaborar um plano estratégico de desenvolvimento para que a cidade não perca as oportunidades que estão chegando com grandes equipamentos previstos para o Porto do Pecém, como a refinaria. "É preciso realmente que a cidade esteja preparada.

Enquanto isso, Juscelino (PSOL) prometeu moralizar e descentralizar a administração, fazendo um mandato popular para as camadas menos favorecidas. O candidato pretende criar três sub-secretarias englobando as regiões da praia, sertão, serra e do distrito de Jurema.

De acordo com o postulante, Caucaia possui, hoje, um sistema de esgotamento sanitário e de saúde precário que precisa de atenção. Ele reclamou também dos "cabides de emprego" existentes em algumas secretarias, afirmando que a pasta de Turismo é uma exemplo dessa prática, alegando que a praia do Cumbuco está abandonada.

Juscelino diz que, se eleito, fará um mandato participativo sem compromisso com "meia dúzia de empresários", atestando que a cidade está cansada de administrações que são feitas para poucos, deixando claro que seu plano de governo é montado para o povo de Caucaia.

Continuidade
O último candidato a se pronunciar foi o prefeito Washington Gois (PRB), que prometeu dar continuidade ao trabalho que iniciou, assegurando que Caucaia avançou muito nesses quase quatro anos de gestão. Dentre as áreas que avançaram, segundo pontuou, estão: geração de emprego e renda, educação, saúde, turismo, habitação, saneamento básico e iluminação pública.

Washington Gois fez questão de salientar que tem o apoio de Dilma, de Lula e do governador Cid, garantindo que, se reeleito, vai avançar na implantação de escolas em tempo integral, em centros de atenção a saúde do homem e da mulher, além de um centro para tratamento de dependentes químicos.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Candidatos à Prefeitura de Caucaia debatem propostas na TV DN

No primeiro debate online fora da Capital, os candidatos a prefeito de Caucaia Amarílio Melo (PRTB), Dr. Washington (PRB), Edson Silva (PPL), Juscelino (Psol) e Paulo Gurgel (PSDB) discutiram suas propostas para a cidade da região metropolitana na TV DN, a web TV do Diário do Nordeste. Os candidatos Naumí Amorim (PSL) e Inês Arruda (PMDB) não estiveram presentes. Naumí alegou problemas de saúde enquanto Inês afirmou estar em Brasília, em reunião com o vice-presidente da República, Michel Temer. O debate foi conduzido pelo jornalista Edison Silva.
Primeiro bloco
Logo no início, foi realizado sorteio que definiu a ordem de falas dos candidatos. No primeiro bloco, os cinco presentes apresentaram suas propostas para a cidade. "Minhas cinco propostas prioritárias são saúde, segurança, educação, desenvolvimento econômico e transporte", afirmou o candidato Paulo Gurgel (PSDB). Na sequência, Amarílio Melo (PRTB) pontuou que se propõe a atender "às necessidades que o povo deseja, que são inovar e dar sustentabilidade a uma gestão diferente de tudo que já fizeram por Caucaia", afirmando ainda possuir ligações com o governador do Estado, Cid Gomes.
O terceiro candidato, definido por sorteio, foi Edson Silva (PPL). "Caucaia tem que avançar em políticas públicas que atendam às necessidades dos cidadãos que mais precisam", determinou. Prosseguindo, Juscelino (Psol) afirmou que, se eleito, terá "um mandato popular voltado para a grande maioria do povo de Caucaia, que são as camadas menos favorecidas. Queremos descentralizar o governo criando três subscretarias, na praia, no sertão e na serra", explicou. Finalizando, o atual prefeito, Dr. Washington (PRB), afirmou que pretende "continuar o trabalho dos últimos quatro anos, com a implantação de centro de atenção à saúde do homem, à saúde da mulher, e tratamento de dependentes químicos", ressaltando que conta com o apoio do ex-presidente Lula, da presidente Dilma e também do governador Cid Gomes.
Segundo bloco
No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas uns aos outros, novamente obedecendo à ordem estabelecida pelo sorteio inicial. Nesta parte do debate, o alvo preferido foi a administração do atual prefeito, Dr. Washington, que logo de cara teve de responder à pergunta de Paulo Gurgel sobre falta de médicos e medicamentos nos hospitais de Caucaia, além do esclarecimento sobre o fechamento do Hospital Paulo Sarasate. O atual prefeito defendeu-se afirmando que o hospital era privado e recebia incentivos da prefeitura até enquanto pode funcionar. "Nós não fechamos o hospital, ele foi fechado por incompetência de seus gestores", disparou Dr. Washington, esquivando-se das acusações.
Em seguida, o candidato Amarílio questionou o concorrente Edson Silva sobre seus projetos para a segurança pública da cidade. Silva prometeu criar uma secretaria municipal de segurança pública para atender às necessidades da população. "Vemos a segurança pública de uma forma diferente. Não podemos admitir que se trate violência como antigamente, de forma repressiva. Temos um projeto para cuidar das pessoas", explanou. Na réplica, Amarílio afirmou que pretende ampliar a Guarda Municipal de Caucaia "para 500 homens armados e treinados para que se dediquem à população".
Mal-estar
Seguindo a ordem do sorteio, o candidato Edson Silva questionou o oponente Paulo Gurgel sobre as formas que se proporia a apresentar a transparência da gestão para a população de Caucaia. Na resposta, Paulo garantiu que, em caso de vir a governar a cidade, sua gestão será "totalmente transparente. Vamos criar Conselhos Municipais e mecanismos onde a população, junto com a administração pública, vai decidir as prioridades". Na sequência, promoveu um mal-estar ao criticar, mais uma vez, a gestão do atual prefeito da cidade. Paulo citou a construção do Mercado Municipal, no bairro Jurema, e chamou a obra de "criminosa, pois destruiu árvores para construir". Dr. Washington pediu direito de resposta, no que foi atendido. O atual prefeito afirmou que "o Mercado da Jurema era um anseio muito grande da população, então dividimos o terreno".
O debate transcorreu com Juscelino perguntando ao Dr. Washington sobre uma promessa da campanha das eleições passadas, onde fora dito pelo atual prefeito que seria construído um hospital infantil no bairro Jurema. O candidato do Psol ainda afirmou que faltam pediatras no Hospital Municipal de Caucaia. Dr. Washington respondeu que promoveu "avanços na saúde do município de Caucaia" e que, quando assumiu o cargo de prefeito, "o Hospital Municipal estava fechado de cadeado e o Hospital Santa Terezinha era um posto de saúde que não funcionava. Hoje ele faz 300 partos por mês".
Na réplica, Juscelino afirmou que "o que o povo reclama não é o que está sendo dito, mas é que as unidades não funcionam de forma adequada".
Por fim, foi a vez do Dr. Washington escolher um candidato para perguntar. E ele optou por continuar o debate com o candidato do Psol. O atual prefeito questionou sobre as propostas de Juscelino para geração de emprego e renda na cidade. Juscelino acusou a atual gestão de negligenciar o turismo na região. "Investir no turismo é um dos pontos positivos para a geração de emprego e renda. Em Caucaia temos três climas que não são aproveitados. Não temos uma política de turismo", disparou.
Terceiro bloco
O terceiro bloco do debate da TV DN foi feito por perguntas enviadas por internautas através das redes sociais do Diário do Nordeste. O mediador, jornalista Edison Silva, sorteou uma pergunta para cada candidato, seguindo a ordem previamente definida pelo primeiro sorteio de falas. Desta forma, a primeira pergunta, feita pela internauta Daiane, foi respondida pelo candidato Paulo Gurgel. A eleitora perguntou sobre quais as propostas para usufruir dos incentivos do PAC Mobilidade, caso Caucaia seja beneficiada. O candidato comparou a cidade com um de seus empreendimentos. "Vamos cuidar de Caucaia como cuidamos da minha empresa", afirmou, reforçando que pretende "reformar toda a malha viária de Caucaia, urbanizar todas as favelas - pois Caucaia é uma ilha cercada de favelas por todos os lados. Vamos criar centros poliesportivos, asfaltar e criar novos abrigos. Vamos ainda fazer a integração do transporte público de Caucaia com o de Fortaleza e construir um terminal de ônibus", prometeu.
Em seguida, Yuri Almeida perguntou sobre os projetos voltados para juventude. Amarílio Melo respondeu que pretende instalar "um CUCA, semelhante ao que está em Fortaleza, de forma muito mais ampla. Temos de olhar para o esporte, nos quatro cantos do município. Vamos investir na questão do esporte, criando um complexo esportivo da Região Metropolitana através de um convênio com os governos Estadual e Federal,além de investir na qualificação profissional de 70 mil jovens", emendou.
Na sequência, o candidato Edson Silva respondeu à eleitora Camila Veríssimo sobre as propostas de melhoria para a Guarda Municipal da cidade. Edson criticou a atuação da Guarda. "Está mais do que na hora de pensar em uma Guarda que possa atender às necessidades do município. Temos observado que os equipamentos que servem a cidade se encontram deteriorados. Temos a impressão de que ele não atende às necessidades. Ou então, está no faz de conta que paga, e faz de conta que vigia", disparou, emendando que "todos os servidores que fazem a coisa acontecer devem ser vistos com muito carinho pelo governante e o poder público deve dar condições para que eles possam desenvolver suas atividades".
Dando continuidade, Antônio Ribeiro enviou sua dúvida sobre as propostas para saneamento básico do município. Pela ordem do sorteio, foi Juscelino quem respondeu que "onde tem pavimentação em Caucaia, não tem esgotamento sanitário. Se você chegar, você vê crianças brincando no esgoto a céu aberto", acusou. "Com os investimentos do PAC é possível amenizar esta situação. No nosso governo, vamos investir prioritariamente em saneamento", prometeu.
Por fim, Dr. Washington foi indagado por internauta anônimo sobre a continuidade do programa 'Minha Casa Minha Vida' em Caucaia. E afirmou que pretende "conseguir mais de 5200 residências para zerar a deficiência de moradias. Vamos avançar muito mais na habitação, saúde, turismo, saneamento", finalizou.
Considerações finais
O quarto bloco foi com as considerações finais dos candidatos. Seguindo novamente a ordem do sorteio inicial, Paulo gurgel reforçou o compromisso em construir a Secretaria Municipal de Segurança Pública além de "um hospital na Grande Jurema, readequar os campos de futebol, criar torneios regionais, incentivar a cultura, colocar novos abrigos para os usuários de ônibus. Vou colocar médicos todos os dias nos postos de saúde", prometeu, frisando ainda que "a cidade precisa de um gerente, e gerenciar eu sei. Sou um empresário bem sucedido porque sei gerenciar", finalizou.
Em seguida, Amarílio Melo frisou que pretende investir em "saneamento, saúde, educação profissional. Vou investir em 70 mil jovens e adultos, qualificando e preparando para o Complexo do Pecém, que vai ter 297 mil vagas. Vamos fazer o dever de casa, senão vem gente de fora", explanou.
O candidato Edson Silva chamou individualmente os populares de Caucaia para "analisarem de forma muito cautelosa os candidatos em Caucaia. É um momento importante. Reflita, procure saber o passado de cada candidato, suas propostas de governo e faça um julgamento coerente para que possamos viver um novo momento", completando ainda com a afirmação de que "seremos implacáveis. Não iremos admitir o câncer da corrupção, que tira o dinheiro do nosso povo".
Na sequência, Juscelino explicou que seu trabalho "é mais pedagógico, de conscientização. Precisamos mudar a forma de fazer política em Caucaia, e o Psol reúne todas as condições de fazer um mandato popular, participativo. Temos condições de montar um governo técnico, com pessoas profissionais em seus devidos lugares. Não vamos colocar pessoas por indicação", disse.
Por fim, Dr. Washington agradeceu à população de Caucaia e prometeu avanços no caso de um novo mandato. "Vamos avançar mais, continuando a trabalhar pelo povo de Caucaia. Só temos uma maneira de agradecer: é trabalhando ainda mais pelo povo. E vamos continuar o nosso trabalho, intensificar em todos os setores", concluiu.
Fotos: José Leomar
Fonte: Diário do Nordeste

Debates de ações para Caucaia

A TV DN, webtv do Diário do Nordeste, realiza, hoje, ao vivo, às 10 horas, mais um debate online nas Eleições 2012. Desta vez, a troca de ideias e propostas acontecerá entre os candidatos a prefeito do município de Caucaia, que detém o segundo maior eleitorado do Estado. Candidatos a prefeito de Fortaleza também apresentam suas propostas em uma série de debates que vem ocorrendo nos últimos dias. Ontem, prefeituráveis da Capital participaram do debate realizado pela Rede TV.

O debate promovido, hoje, pela webtv do Diário do Nordeste, será o segundo debate transmitido pela internet no Estado, através da página oficial da TV DN (http://tv.diariodonordeste.com.br/). Os prefeituráveis deverão discutir possíveis soluções para os problemas da cidade em quatro blocos que, juntos, terão duração de 85 minutos.

Até ontem, estava confirmada a presença de seis dos sete candidatos a prefeito de Caucaia ao debate da TV DN, que ocorrerá no estúdio da TV Diário. Apenas Inês Arruda (PMDB) justificou sua ausência, pois já havia uma reunião agendada com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).

Amarílio Neto (PRTB), Edson Silva (PPL), Juscelino (PSOL), Naumí Amorim (PSL), Dr. Washington (PRB) e Paulo Gurgel (PSDB) confirmaram a participação no debate da TV DN. "Pela primeira vez, haverá, em Caucaia, um debate em nível de um meio de comunicação tão importante", disse Amarílio Neto.

Perfil
Já Edson Silva acredita que participar do debate é uma forma de fazer suas propostas chegarem a um número maior de pessoas. "Esse debate irá possibilitar para a população de Caucaia conhecer quem são os candidatos, seu perfil, qual o comprometimento com a sociedade, além de discutir as propostas reais para a cidade", declarou. Enquanto isso, Jucelino espera discutir propostas com os demais concorrentes.

Atual prefeito de Caucaia, Dr. Washington considera o debate através da internet uma realização democrática e em sintonia com a dinâmica social. Já o candidato Paulo Gurgel (PSDB) avalia que a sua participação no debate de hoje será positiva. "É muito importante que as pessoas conheçam as propostas de cada um de nós", disse.

Sistemática
O primeiro bloco é destinado à apresentação dos candidatos e à apresentação de propostas centrais, enquanto, no segundo, os pleiteantes deverão questionar uns aos outros sobre as ideias para governar a cidade. Durante o terceiro bloco, eles deverão responder perguntas enviadas pelos internautas através do perfil do Diário Online na rede social Facebook. Até agora, 20 questionamentos foram selecionados. Para o último bloco, estão previstas as considerações finais de cada prefeiturável.

Fonte Diário do Nordeste

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dr. Washington faz caminhada em Matões

O candidato da coligação Caucaia Não Pode Parar, Dr. Washington Gois, e o vice-prefeito Paulo Guerra estiveram presentes mais uma vez em visita na comunidade de Matões. A caminhada, que aconteceu na tarde de hoje (10), passou por diversas ruas da comunidade e foi acompanhada por centenas de militantes e ativistas.
Durante a caminhada Dr. Washington falou sobre os benefícios que Matões recebeu durante esta gestão e garantiu que outras obras ainda acontecerão na localidade. “Nesta gestão fizemos a estrada amarela, coisa que a população pedia há muito tempo, desde quando eu era vereador. Fizemos a estrada da escola que posteriormente será asfaltada, a escola Paulo Ferreira foi reformada e a do Guararu está sendo reformada. Reformamos o posto de saúde e falta apenas a pracinha, que ainda será recuperada”, listou.
A comunidade indígena Anacé também esteve presente no evento declarando seu apoio para o prefeito Washington.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Em Caucaia Einhart Jácome muda campanha do prefeito Washington

Caucaia é uma cidade grande com mídia totalmente dependente de Fortaleza. É difícil fazer campanha. É como se você morasse numa capital com jeito de sertão. Einhart Jácome, o marqueteiro do dr. Washington acertou o passo. A comunicação do prefeito que disputa a reeleição está chegando a todos os veículos. Agora, é caminhar e pedir votos e cuidar dos apoios. A avaliação é de quem cuida das pesquisas.
Roberto Moreira

Petrobras reafirma compromisso com refinaria no Ceará

Segunda a presidente da Petrobras, Graça Foster, o terreno para a construção da refinaria de petróleo Premium II, no Ceará, está próximo de ser recebido.
Foto: (Divulgação)
A dificuldade para a aquisição do terreno é devido a ocupação da tribo de índios Anacé na região. Além dos nativos, a regularização em todos os órgãos oficiais também está gerando obstáculos, disse a Presidente.
“O assunto é difícil, não é trivial. Você obter um terreno que esteja autorizado por todos os órgãos competentes, que vão autorizar sua operação, é realmente uma etapa de muitas atividades”.
O senador José Pimentel (PT/CE) afirmou que a presença de Graça Foster deixou muito claro que a obra da Premium II não começou porque a questão do terreno ocupado pelos índios anacés ainda não foi resolvida.
“Ela está pessoalmente acompanhando esse processo porque pretende, ainda em 2012, concluir esse item que já se arrasta desde 2008 e tem gerado um atraso na planta de investimento da Petrobras”, concluiu.
Benefícios
A refinaria que será instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) terá capacidade de processar 300 mil barris de petróleo por dia, abastecendo os mercados nacional e internacional. Serão produzidos derivados como óleo diesel, nafta petroquímica, querosene de aviação, coque e óleo bunker, combustível utilizado em embarcações. A construção garantirá a geração de 90 mil empregos diretos e indiretos. 
Fonte: Diário do Nordeste

11 ANOS FAZ HOJE O ATENTADO AS TORRES GÊMEAS 11 DE STEMBRO DE 2001

O Atentado às Torres Gêmeas – 2001

Os ataques terroristas de 11 de setembro, chamados também de atentados de 11 de setembro, foram uma série de ataques suicidas, coordenados pela Al-Qaeda contra alvos civis nos Estados Unidos da América em 11 de Setembro de 2001. Na manhã deste dia, quatro aviões comerciais foram seqüestrados, sendo que dois deles colidiram contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Nova York. Um terceiro avião, o American Airlines Flight 77, foi direcionado pelos seqüestradores para uma colisão contra o Pentágono, no Condado de Arlington, Virgínia. Os destroços do quarto avião, que atingiria o Capitólio, o United Airlines Flight 93, foram encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, Pensilvânia. A versão oficial apresentada pelo governo norte-americano reporta que os passageiros enfrentaram os supostos seqüestradores e que, durante este ataque, o avião caiu. Os atentados causaram a morte de 3234 pessoas e o desaparecimento de 24.
Desde a Guerra de 1812, esse foi o primeiro ataque de efeitos psicológicos e altamente corretivos imposto por forças inimigas em território americano. Causado por uma célula terrorista ligada à rede Al Qaeda, esse inimigo invisível deixou um saldo de mortes superior a 3 mil. Para se ter uma idéia quantitativa de seu resultado arrasador, só o ataque em si excedeu o saldo de aproximadamente 2400 militares norte-americanos mortos no ataque sem aviso prévio dos japoneses à base naval de Pearl Harbor em 1941; além disso, essa terrível demonstração de impunidade foi caprichosamente planejada e direcionada aos ícones americanos, praticada impunemente, e tendo como armas aviões comerciais. O ato agravou-se muito mais por ter sido transmitido ao vivo pelas cadeias de TV do mundo inteiro, com a própria tecnologia americana. Tal ataque, ainda sem precedentes em toda a história da humanidade, feriu profundamente o orgulho americano e superou, em muito, o efeito moral imposto às tropas americanas pela força aérea japonesa.
Os ataques
Sequência de imagens mostrando o colapso das Torres do World Trade Center – O Pentágono depois dos ataques de 11 de setembro. Os ataques de 11 de Setembro designam uma série de ataques terroristas perpetrados nos Estados Unidos da América no dia 11 de setembro de 2001, uma terça-feira, envolvendo o seqüestro de quatro aviões de passageiros:
* Voo 11 da American Airlines, um Boeing 767-223 partiu de Boston, Massachusetts com destino a Los Angeles, California as 7:59. Colidiu com o lado norte da torre norte (North Tower) do World Trade Center entre os andares 94 e 98 às 8:46:26, hora local a uma velocidade aproximada de 789 km/h. Neste avião viajavam 81 passageiros, 9 assistentes de bordo e 2 pilotos.
* Voo 175 da United Airlines, um Boeing 767-222, partiu de Boston, Massachusetts com destino a Los Angeles, Califórnia as 8:13, hora local. Colidiu com o lado sul da Torre Sul (South Tower) do World Trade Center entre os andares 78 e 84 as 9:02:54, hora local a uma velocidade superior a 805 km/h. 2 pilotos, 7 assistentes de bordo e 56 passageiros viajavam a bordo deste avião.
* Voo 77 da American Airlines, um Boeing 757-223 partiu de Dulles, Virgínia com destino a Los Angeles, Califórnia às 8:20, hora local (com 10 minutos de atraso). É geralmente aceito que este avião colidiu com o Pentágono. O Pentágono afirma que a colisão ocorreu às 9:37, hora local. Neste avião viajavam 58 passageiros, 4 assistentes de vôo e 2 pilotos.
* Voo 93 da United Airlines, a Boeing 757-222 partiu de Newark, Nova Jérsei com destino a São Francisco, Califórnia. Os destroços deste avião foram encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, Pensilvânia. Neste avião viajavam 38 passageiros, 5 assistentes de bordo e 2 pilotos. Este avião teria possivelmente sido abatido ou eventualmente caído devido a confrontos diretos entre os passageiros revoltosos e os seqüestradores. A queda do avião deu-se às 10:06, hora local. Provavelmente estaria destinado ao Capitólio..
Com freqüência as pessoas se referem aos ataques como “o 11 de Setembro”, em razão deles terem ocorrido no dia 11 de setembro de 2001. Sendo terça-feira, os vôos domésticos nos Estados Unidos transportam poucos passageiros, tornando um vôo mais fácil de ser seqüestrado.
Infraestrutura
Fora a destruição das torres gêmeas de 110 andares cada uma, cinco edifícios do World Trade Center ficaram destruídos ou seriamente danificados, entre eles o 7 World Trade Center e o Marriott World Trade Center, quatro estações do metrô de Nova York e a igreja cristã ortodoxa de São Nicolau. No total, 25 edifícios em Manhattan sofreram danos e sete edifícios do complexo do World Trade Center foram arrasados. Mais tarde, o Deutsche Bank Building situado na rua Libery Street e o Borough of Manhattan Community College’s Fiterman Hall tiveram que ser demolidos devido ao estado em que se encontravam. Vários equipamentos de comunicações também sofreram danos. As antenas de telecomunicações da Torre Norte caíram com seu desmoronamento. Em Arlington, uma parte do Pentágono foi severamente danificada pelo fogo e impacto do avião. Uma seção inteira do edifício foi derrubada.
Vítimas
Um bombeiro de Nova Iorque solicita mais dez socorristas para trabalharem junto aos escombros do World Trade Center. As perdas humanas nos ataques de 11 de Setembro de 2001 foram elevadas: 265 nos aviões; pelo menos 2752 pessoas, incluindo 242 bombeiros, no World Trade Center e 125 no Pentágono. 3234 pessoas faleceram. Além das Torres Gêmeas de 110 andares do World Trade Center, 5 outras construções nas proximidades do World Trade Center e 4 estações subterrâneas de metrô foram destruídas ou seriamente danificadas. No total, foram 25 prédios danificados em Manhattan. Em Arlington, uma parte do Pentágono foi seriamente danificada pelo fogo e outra parte acabou desmoronando. Alguns passageiros e tripulantes efetuaram chamadas telefônicas dos vôos seqüestrados. Um total de 19 seqüestradores foram posteriormente identificados, 4 no vôo 93 da companhia United Airlines e 5 nos outros vôos. Segundo informações, os seqüestradores assumiram o controle das aeronaves usando facas para matar as atendentes de bordo, pilotos, e/ou pelo menos um passageiro. No vôo 77 da American Airlines, um dos passageiros relatou que os seqüestradores estavam na posse de punhais. Foi relatado o uso de um determinado tipo de spray químico nocivo, para manter os passageiros longe da primeira classe nos vôo 11 da American Airlines e 175 da United Arlines. Foram feitas ameaças de bomba em 3 dos 4 aviões seqüestrados, não tendo o vôo 77 da American Airlines registrado ameaça de bomba.
Efeitos econômicos
Edifícos danificados pela queda das Torres gêmeas do World Trade Center.
Os ataques tiveram um impacto significativo nos mercados norte-americanos e mundiais. A Reserva Federal reduziu temporáriamente seus contatos com bancos pela falta de equipamento perdido no distrito financeiro de Nova York. Em horas recuperou o controle sobre o sinistro de dinheiro, com a consequente liquidez para os bancos. Os índices bolsa New York Stock Exchange (NYSE), American Stock Exchange e NASDAQ não abriram em 11 de setembro e permaneceram fechados até 17 do mesmo mês. Os sistemas do NYSE não foram danificados pelo ataque, mas os danos nas linhas telefônicas do sistema financeiro do World Trade Center impediram seu funcionamento. Quando os mercados reabriram em 17 de setembro de 2001, atrás da maior queda desde a Grande Depressão, o índice Dow Jones caiu 684 pontos (7,1%), até 8920, em sua maior queda em um só dia. Ao final da semana, o Dow Jones tinha perdido 1369,7 pontos (14,3%), sua maior queda em uma semana. Desde então Wall Street permanece protegido contra um atentado terrorista. A economia de Manhattan, terceiro distrito econômico dos Estados Unidos, ficou devastada. 30% do solo de escritórios (2,7 milhões de m³), muitos deles de classe A, foi destruído ou danificado. O Deutsche Bank Building, vizinho das Torres Gêmeas teve que ser fechado pelos danos e demolido. A eletricidade, telefone e gás foram cortados. Foi restringida a entrada de pessoas no Soho e Baixo Manhattan. A deslocalização de postos de trabalho a Midtown e Nova Jersey se acelerou.
A reconstrução enfrentou a falta de acordo sobre as prioridades. Por exemplo, o prefeito Michael Bloomberg fez a candidatura de Nova York para os Jogos Olímpicos de 2012, enquanto o governador Pataki delegou na Corporação para o Desenvolvimento da Baixa Manhattan, duramente criticada pelos escassos recursos obtidos com os amplos fundos recebidos.
Significativas perdas ocorreram no setor aéreo: o espaço aéreo norte-americano permaneceu fechado durante vários dias pela primeira vez em sua história, e em vários países como Canadá. Depois de sua reabertura, as companhias aéreas sofreram uma diminuição em seu tráfico. Se estima que o negócio perdeu cerca de 20% de seu tamanho, e os problemas financeiros das companhias aéreas norte-americanas se agravaram, dando lugar a uma crise económica.
Efeito potencial na saúde
Imagem de satélite de Nova York um dia após os ataques. A ilha de Manhattan está no centro, com a fumaça resultante do colapso do World Trade Center. Os milhões de toneladas de escombros tóxicos resultado da queda das Torres Gêmeas eram compostos por: 50% de material não fibroso e escombros de construção; 41% de vidro e fibra; 9,2% de celulose e 0,8% de asbesto. Além disto, foram liberados níveis sem precedentes de dioxinas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos nos fogos que arderam durante os três meses seguintes. Isto causou várias doenças nas equipes de resgate e reconstrução que trabalharam na zona zero. Os efeitos se estenderam também à saúde dos habitantes da Baixa Manhattan e proximidades. Imagem de um satélite meteorológico mostrando o alcance da fumaça formada após o colapso da Torres Gêmeas. Segundo uma especulação científica, a exposição a vários produtos tóxicos e contaminantes do ar circundante a Torres depois da queda do WTC poderia ter efeitos negativos no desenvolvimento fetal. Devido a este risco potencial, um notável centro de saúde de crianças está atualmente analisando filhos de mães que estavam grávidas durante a queda do WTC e que viviam ou trabalhavam próximas das torres. O propósito do estudo é determinar se há diferenças significativas no desenvolvimento e na saúde das crianças de mães expostas aos produtos tóxicos, frente a filhos cujas mães não estiveram expostas à contaminação. Em maio de 2007, as autoridades admitiram que a morte de uma advogada se deveu a exposição à nuvem tóxica, o que constituiu o primeiro reconhecimento oficial de uma morte como consequência do pó depois da queda das Torres.
Responsabilidade
Al-Qaeda
O FBI, trabalhando junto com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, identificou os 19 sequestradores falecidos em apenas 72 horas. Poucos tinham tratado de ocultar seus nomes ou cartões de crédito, e eram quase os únicos passageiros de origem árabe nos vôos. Assim, o FBI pode determinar seus nomes e em muitos casos detalhes como a data de nascimento, residências conhecidas ou possíveis, o estado do visto, e a identidade específica dos suspeitos pilotos. As investigações do Governo dos Estados Unidos incluíram a operação do FBI, a maior da história com mais de 7.000 agentes envolvidos. Os resultados desta determinaram que Al-Qaeda e Osama bin Laden tinham responsabilidade dos atentados. A idêntica conclusão chegaram as investigações do governo britânico.. Sua declaração de guerra santa contra os Estados Unidos, e uma frota firmada por Bin Laden e outros chamando a matar a civis norte-americanos em 1998, são consideradas por muitos como evidência de sua motivação para cometer estes atos. No dia 16 de setembro de 2001, Bin Laden negou qualquer participação nos atentados lendo um comunicado que foi emitido por ele por um canal de televisão via satélite do Qatar, a Al Jazeera e posteriormente emitido em numerosas cadeias americanas: “Insisto que não executei este ato, que parece ter sido executado por indivíduos com seus próprios motivos.” Khalid Sheikh depois de sua captura no Paquistão, considerado o autor intelectual do ataque terrorista às torres gêmeas do World Trade Center.
Entretanto, em novembro de 2001, as Forças Armadas dos Estados Unidos da América encontraram uma fita de vídeo caseiro de uma casa destruída em Jalalabad, Afeganistão, onde Osama bin Laden fala com Khaled al-Harbi. Em várias partes da fita, Bin Laden reconhece ter planejado os ataques: “Nós calculamos por adiantado a quantidade de baixas do inimigo, que morreríam devido ficarem presos na torre. Nós calculamos que os andares que deveriam ser prejudicados eram três ou quatro. Eu era o mais otimista de todos…devido a minha experiência neste campo. Eu pensava que o fogo da gasolina do avião derreteria a estrutura de ferro do edifício e somente faría colapsar a área onde o avião se chocara e os andares acima. Isso era todo o que esperávamos.” No dia 27 de dezembro de 2001, foi difundido outro vídeo de Bin Laden no qual afirma: “Ocidente em geral, e os Estados Unidos em particular, têm um ódio pelo islã… O terrorismo contra EEUU é benéfico e está justificado.” Pouco antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2004, em um comunicado por vídeo, Bin Laden reconheceu publicamente a responsabilidade da al-Qaeda nos atentados dos Estados Unidos, e admitiu sua implicação direta nos ataques. Disse “nós decidimos destruir as torres na América… Deus sabe que não nos ocorreu originalmente essa idéia, mas nossa paciência se esgotou diante da injustiça e inflexibilidade da aliança entre Americanos e Israelenses contra o nosso povo na Palestina e no Líbano e então a idéia surgiu na minha mente.” – Em uma fita de áudio transmitida pela Al Jazeera em 21 de maio de 2006, Bin Laden disse que ele dirigiu pessoalmente aos 19 sequestradores… Outro vídeo obtido pela Al Ja
zeera em setembro de 2006 mostra Osama bin Laden com Ramzi Binalshibh, assim como a dois sequestradores, Hamza al-Ghamdi e Wail al-Shehri, fazendo preparações para os atentados.
A Comissão Nacional sobre os Ataques Terroristas contra os Estados Unidos foi formada pelo governo dos Estados Unidos e é habitualmente conhecida como Comissão 11 de setembro. Publicou uma informação em 22 de julho de 2004, concluindo que os atentados foram elaborados e executados por membros da al-Qaeda. No informe da Comissão se encontra: “Os conspiradores de 11 de setembro gastaram finalmente entre $400.000 e $500.000 USD para planificar e conduzir seu ataque, mas as origens específicas do dinheiro usado para executar os ataques permanece desconhecido.”
Motivações do ataque
Segundo conclusões das investigações oficiais do governo americano, os ataques cumpriam com a intenção declarada da Al-Qaeda, expressada na fatwa de 1998 de Osama bin Laden, Aymán al-Zawahirí, Abu-Yasir Rifa’i Ahmad Taha, Shaykh Mir Hamzah, e Fazlur Rahman (emir do Movimento Yihadista de Bangladesh).
A fatwa lista três “crimes e pecados” cometidos pelos Estados Unidos:
* Apoio militar a Israel.
* Ocupação militar da península arábica.
* Agressão contra o povo do Iraque.
Por: Dihelson Mendonça

domingo, 9 de setembro de 2012

Dr. Washington anuncia construção de posto de saúde no Parque Albano


O candidato da coligação Caucaia Não Pode Parar, Dr. Washington Gois, anunciou na tarde deste sábado, 8 de setembro, a construção de um posto de saúde no bairro Parque Albano. “Já foi dada a imissão de posse pelo juiz do terreno e nós estaremos construindo em breve uma unidade de saúde no bairro”, explicou o prefeito durante caminhada pelas ruas da localidade ao lado do vice Paulo Guerra, de candidatos a vereador, militantes e ativistas.

Segundo o prefeito, já estão programadas para o bairro obras de asfaltamento pela Operação Só o Mí até o final do ano. Na ocasião, Dr. Washington também agradeceu a receptividade da população local. “Isso que esta acontecendo aqui é o combustível que todo político quer, é ser recebido com tanto carinho do seu povo. É isso que faz toda diferença”, fala Washington ao ser recebido com muito carinho por centenas de pessoas que o aguardavam para a caminhada que aconteceu na tarde deste sábado.

Dr. Washington falou sobre o desenvolvimento na cidade nestes últimos três anos e as benfeitorias que estão por vir. “Avançamos muito, mas precisamos avançar muito mais. Enquanto a gestão anterior gerou apenas 1.856 empregos em nossa gestão foram gerados mais de 40 mil novos postos de trabalho. Agora temos UPAs, CEO, Policlínica, o hospital municipal que estava no cadeado foi reformado e ampliado, o Santa Terezinha deixou de ser uma unidade de saúde e hoje, realiza mais de 300 partos mensais, são mais de 7 mil moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida. Caucaia mudou muito e vai continuar mudando”, falou o prefeito 10.

O candidato reforçou a importância de intensificar o trabalho na busca da reeleição. “Faltam apenas 29 dias para as eleições, temos que conscientizar mais pessoas para que o trabalho tenha continuidade. São quatro anos de obras. Agora temos a confiança do governo federal, estadual e do povo. Temos que continuar este projeto. Certamente no dia 7 de outubro estaremos comemorando a vitória em todas as ruas de Caucaia. Hoje, o povo tem liberdade e não podemos perder isso, não queremos mais perseguições, queremos é desenvolvimento, crescimento, progresso e liberdade“, concluiu.

Coligação Caucaia Não Pode Parar
Prefeito Dr. Washington 10 – Vice Paulo Guerra
Jornalista Responsável: Marcel Bezerra