sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Postulantes participam de 2º debate online

Cinco dos sete postulantes de Caucaia apresentaram suas propostas para a cidade, ontem, na TV DN
A TV DN, webtv do Diário do Nordeste, realizou, ontem, com os candidatos à Prefeitura de Caucaia, o segundo debate online nas Eleições 2012. Cinco dos sete prefeituráveis compareceram. O debate foi dividido em quatro blocos dando oportunidade para os postulantes apresentarem suas propostas para a futura administração daquele Município da Região Metropolitana de Fortaleza, que possui, atualmente, o segundo maior eleitorado do Estado.


Amarílio Melo, Edson Silva, Juscelino, Dr. Washington e Paulo Gurgel apresentaram suas sugestões para gerir Caucaia em quatro blocos FOTO: JOSÉ LEOMAR

Apenas os candidatos Naumí Amorim (PSL) e Inês Arruda (PMDB) não compareceram. Segundo foi informado, a ausência de Naumí Amorim foi devido a uma dor de garganta, enquanto Inês Arruda já havia justificado sua ausência, informando que tinha uma reunião agendada com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).

A ordem de apresentação e finalização do debate foi definida através de sorteio. O primeiro candidato a se apresentar e tecer suas considerações finais foi Paulo Gurgel (PSDB). O tucano informou que é empresário há 26 anos e que possui cinco prioridades para Caucaia: saúde, segurança, educação, desenvolvimento econômico e transporte.

Confira mais conteúdo exclusivo aqui

Para Paulo Gurgel, a cidade nunca elegeu um "gestor" para administrá-la, propondo que, se eleito, irá gerenciar o município como ele precisa, juntamente com o povo. "Serei o melhor prefeito de Caucaia", assegurou.

Dentre as propostas do candidato, está a valorização do turismo. O tucano se comprometeu em retomar os festivais de quadrilha, incentivar a festa da tilápia, as festas religiosas, além de criar um calendário turístico. "Caucaia precisa de um gerente e gerenciar eu sei", garanti.

Inovar

Já Amarílio Melo (PRTB) se comprometeu em fazer uma gestão "totalmente diferente de tudo aquilo que vimos". O candidato fez questão de dizer que é natural de Caucaia e é ligado ao governador Cid. Oficial da Polícia Militar, Amarílio Melo disse que vai inovar e dar sustentabilidade a todas as políticas públicas. "Queremos propor melhor saúde, educação e segurança".

Uma de suas metas, informou, é fazer com que Caucaia tenha uma gestão transparente e descentralizada. Ele pretende instalar quatro secretarias executivas regionais, sendo uma específica para o distrito de Jurema.

Outra proposta é a qualificação de 70 mil jovens e alunos para que eles possam trabalhar no Porto do Pecém. Com os investimentos para o Porto, de acordo com Amarílio, serão gerados cerca de 297 mil empregos, entendendo ser necessário qualificar a mão de obra local para que não seja preciso importar profissionais de outros países.

O candidato Edson Silva (PPL) considerou ser necessário governar junto com as pessoas, mas sobretudo com o olhar voltado para a fiscalização dos recursos. Segundo ele, em mais de 250 anos de emancipação política de Caucaia, não foram realizadas políticas públicas que atendessem as necessidades da população. Ele pretende, se eleito, elaborar um plano estratégico de desenvolvimento para que a cidade não perca as oportunidades que estão chegando com grandes equipamentos previstos para o Porto do Pecém, como a refinaria. "É preciso realmente que a cidade esteja preparada.

Enquanto isso, Juscelino (PSOL) prometeu moralizar e descentralizar a administração, fazendo um mandato popular para as camadas menos favorecidas. O candidato pretende criar três sub-secretarias englobando as regiões da praia, sertão, serra e do distrito de Jurema.

De acordo com o postulante, Caucaia possui, hoje, um sistema de esgotamento sanitário e de saúde precário que precisa de atenção. Ele reclamou também dos "cabides de emprego" existentes em algumas secretarias, afirmando que a pasta de Turismo é uma exemplo dessa prática, alegando que a praia do Cumbuco está abandonada.

Juscelino diz que, se eleito, fará um mandato participativo sem compromisso com "meia dúzia de empresários", atestando que a cidade está cansada de administrações que são feitas para poucos, deixando claro que seu plano de governo é montado para o povo de Caucaia.

Continuidade
O último candidato a se pronunciar foi o prefeito Washington Gois (PRB), que prometeu dar continuidade ao trabalho que iniciou, assegurando que Caucaia avançou muito nesses quase quatro anos de gestão. Dentre as áreas que avançaram, segundo pontuou, estão: geração de emprego e renda, educação, saúde, turismo, habitação, saneamento básico e iluminação pública.

Washington Gois fez questão de salientar que tem o apoio de Dilma, de Lula e do governador Cid, garantindo que, se reeleito, vai avançar na implantação de escolas em tempo integral, em centros de atenção a saúde do homem e da mulher, além de um centro para tratamento de dependentes químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

Nascem primeiras tartarugas de ninhos formados na nova faixa de praia do Icaraí, em Caucaia

Na tarde desta sexta-feira (22), quem passou pela orla do Icaraí pode notar um aglomerado atípico de pessoas na nova faixa de ar...